Capa do livro: ENSINANDO FUTUROS PROFESSORES:<br> experiências formativas inspiradoras

ENSINANDO FUTUROS PROFESSORES:
experiências formativas inspiradoras

Autores: Gabriela Miranda Moriconi (Org.)

Se ensinar é uma tarefa complexa, que dirá ensinar a ensinar! Cientes desse desafio, nove pesquisadores e pesquisadores-colaboradores da Fundação Carlos Chagas, com a participação da professora Katherine K. Merseth, da Universidade de Harvard, investigaram as práticas formativas utilizadas por formadores em contextos de formação inicial docente no Brasil, buscando assegurar o aprendizado da docência de futuros professores da educação básica. O resultado é encontrado neste livro, o qual apresenta nove casos de práticas inspiradoras realizadas por doze formadores. São sete iniciativas individuais, uma conduzida por uma dupla e outra por um trio, espalhadas pelo país, de Macapá (AM) a Rio Grande (RS). Essas iniciativas permitem extrair muitas lições acerca de aspectos que podem favorecer, aos licenciandos, a aprendizagem de sua futura profissão, bem como outros fundamentais a qualquer processo pedagógico que pretenda ser bem-sucedido. Espera-se que essas lições contribuam para que formadores de todo o país reflitam, analisem e debatam suas práticas e de seus colegas, buscando inspirar e aprimorar, cada vez mais, a formação dos futuros professores das escolas brasileiras.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-706-1
ISBN DIGITAL:978-65-5578-709-2
DOI: 10.24824/978655578706.1
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 248
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ENSINANDO FUTUROS PROFESSORES:<br> experiências formativas inspiradoras
ANI MARTINS DA SILVA
Professora aposentada, com atuação na educação básica regular e no campo da Educação Especial; no ensino superior atuou como docente em curso de Pedagogia. Graduada em Pedagogia, mestrado em Psicologia da Educação e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade, ambos na PUC/SP. É parecerista ad hoc de artigos e de projetos de pesquisa e, atualmente, supervisora de projeto de pesquisa em implantação.

CLAUDIA LEME FERREIRA DAVIS
Bacharel em Ciências, com concentração em Psicologia, pela Universidade de Stanford; mestrado em Psicologia Experimental e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, ambos pela USP. É pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e professora titular do Programa de Pós-graduação em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP. Sua atuação tem ênfase em Psicologia Educacional, principalmente em: desenvolvimento humano, processos de ensino-aprendizagem e avaliação, formação de professores e atividade docente, e teoria sócio-histórica em Psicologia.

GABRIELA MIRANDA MORICONI
Pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas. Coordena e atua em projetos de pesquisa e assessoria em temas relativos a políticas docentes, tais como formação inicial e continuada, avaliação, carreira, remuneração e condições de trabalho. É mestre e doutora em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas.

GISELA LOBO TARTUCE
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e mestre e doutora em Sociologia pela mesma instituição. É especialista em Orientação Profissional e Carreira pelo Instituto Sedes Sapientiae.  Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas desde 1997, desenvolve trabalhos sobre os seguintes temas: relação escola-trabalho, jovens, juventude, ensino médio e políticas educacionais. É editora executiva de Cadernos de Pesquisa.

LISANDRA PRÍNCEPE
Licenciada em Pedagogia (1995) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarulhos. Mestre (2010) e Doutora (2017) em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também realiza estágio pós-doutoral. Tem experiência como docente na Educação básica e como coordenadora pedagógica em instituições do terceiro setor. É docente no curso de Pedagogia da Universidade Paulista e, também, atua na formação continuada de professores.

MARINA MUNIZ ROSSA NUNES
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado (2001) e doutorado (2008) em Educação pela Universidade de São Paulo. É pesquisadora da Fundação Carlos Chagas desde 1995. Desenvolve projetos em avaliação, políticas educacionais, currículo, ensino médio e formação de professores. Foi Orientadora Educacional do Ensino Médio do Colégio Santa Cruz (São Paulo) de 1997 a 2014, tendo assumido em 2012 a direção do Ensino Médio do Colégio, função que exerce atualmente.

PATRÍCIA CRISTINA ALBIERI DE ALMEIDA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1991), Mestrado (1999) e Doutorado (2005) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, professora permanente do Mestrado Profissional em Educação do Unasp e professora visitante do Mestrado Profissional em Educação da Unitau. Sua atuação tem ênfase em Formação de Professores, principalmente em: formação inicial e continuada, desenvolvimento e conhecimento profissional.

RODNEI PEREIRA
Doutor em Educação: Psicologia da Educação, pela PUC-SP, licenciado em Filosofia, Pedagogia e Letras. É professor em cursos de licenciatura e de pós-graduação stricto sensu na Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Atua na docência, pesquisa e consultoria em projetos de formação inicial e continuada de professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares, políticas educacionais, currículo e direitos humanos.

WALKIRIA RIGOLON
Doutora em Educação pelo programa de Ciências Sociais na Educação pela Unicamp; Mestre em Educação pelo programa de Psicologia da Educação pela PUC/SP, licenciada em Pedagogia. É professora da Universidade Paulista – UNIP e da rede pública estadual de São Paulo. Atua em projetos de pesquisa e consultoria em formação inicial e continuada de professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares; políticas educacionais; gestão educacional; currículo e alfabetização.