Capa do livro: TÊNIS: <br>um olhar multidisciplinar

TÊNIS:
um olhar multidisciplinar

Autores: Caio Corrêa Cortela - Carlos Adelar Abaide Balbinotti - Janice Zarpellon Mazo - Juan Pedro Fuentes García (Orgs.)

Esta obra reúne estudiosos, pesquisadores e amantes do tênis que vêm dedicando muitos anos de suas vidas para apresentar todos os ângulos possíveis do nosso esporte. Uma leitura obrigatória para todos aqueles que queiram entender e apreciar as riquezas deste esporte em seus mínimos detalhes.
Carlos Kirmayr
Treinador, ex-tenista profissional
Ex-Capitão da Equipe Brasileira da Copa Davis

Leitura extremamente interessante para quem quer evoluir. Livro cheio de informações e curiosidades. Fascinante.
Teliana Pereira
Ex-tenista profissional

Este livro elaborado por grandes especialistas aborda aspectos de extrema importância para atletas, profissionais da área e todos os amantes da bolinha amarela.  A leitura é indispensável para aqueles que queiram entender o mundo do tênis desde o trabalho de base, que foi fundamental na minha formação, abrindo caminhos para que eu chegasse ao alto rendimento.
Beatriz Haddad Maia
Tenista profissional

Devo boa % do meu sucesso na carreira a meus treinadores. Todos eles tiveram participação enorme no meu desenvolvimento. Contar com um treinador é algo importantíssimo e todo atleta tem a necessidade de bons educadores em suas carreiras. Como ex-atleta profissional e hoje pai de atletas, acredito que este livro seja de uma relevância enorme para treinadores buscarem capacitação e também valorização de tudo o que se busca no meio esportivo.
Alex
Ex-jogador profissional de futebol

Um livro que reúne vários temas importantes para o crescimento e aprimoramento do Tênis Brasileiro.
Escrito por autores de grande conhecimento, abordando inú- meras questões relacionadas ao tênis, com várias dicas que elucidarão dúvidas das pessoas envolvidas no esporte.
Traz um espectro amplo da modalidade pontuando aspectos múltiplos, que, além dos professores e treinadores, des- perta o interesse de todo tipo de leitor, desde um jogador iniciante até mesmo um tenista profissional.
O livro chega em boa hora pois há muito tempo a comunidade brasileira do tênis em geral ansiava por mais informações técnicas e de qualidade.
Roberta Burzagli
Capitã da Equipe Brasileira da Billie Jean King Cup

A busca por informação sempre é importante na vida do ser humano. Um livro voltado para a comunidade do tênis chega em boa hora. Professores do Brasil inteiro poderão através deste livro tirar algumas dúvidas em relação ao trabalho na formação do tenista. Necessidades que sempre buscamos na troca de informações com diversos treinadores.
Jaime Oncins
Capitão da Equipe Brasileira da Copa Davis

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-129-8
ISBN DIGITAL:978-65-5868-109-0
DOI: 10.24824/978655868129.8
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 438
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

TÊNIS: <br>um olhar multidisciplinar
SOBRE OS ORGANIZADORES
CAIO CORRÊA CORTELA
Vice-presidente da Federação Paranaense de Tênis. Assessor de Coordenação do Departamento de Capacitação de Treinadores da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Coordenador dos Departamentos de Capacitação das Federações Paranaense e Paulista de Tênis. Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Treinamento Esportivo para crianças e jovens pela Universidade de Coimbra e Treinador Nível 3 pela Federação Internacional e Tênis (ITF). Atua com o Tênis em diferentes vertentes, e nas áreas da Pedagogia do Esporte e do Desenvolvimento Profissional de Treinadores.

CARLOS ADELAR ABAIDE BALBINOTTI
Professor Titular da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado) em Ciências do Movimento Humano da UFRGS. Doutor em Ciências do Desporto da Faculdade do Desporto da Universidade do Porto (Portugal). Líder do Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Pedagogia do Esporte (NP3-Esporte). Atualmente, desenvolve pesquisas na área do Tênis e da Pedagogia do Esporte. Possui experiência de 12 anos como coordenador da escola de formação de tenistas da Associação Leopoldina Juvenil (ALJ) em Porto Alegre. Participou como atleta e, anos depois, como treinador de tenistas em competições do circuito profissional de tênis (ATP).

JANICE ZARPELLON MAZO
Professora Titular da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estágio de pós-doutorado em História. Doutora em Ciências do Desporto (UP). Idealizadora e coordenadora, do Centro de Memória do Esporte (CEME) e do Observatório do Esporte Paralímpico Brasileiro da ESEFID/UFRGS. Líder do “Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física” (NEHME).

JUAN PEDRO FUENTES GARCÍA (ESPANHA)
Doutor em Ciências do Esporte pela Universidade de Extremadura (UEX) e Mestre em Ensino, Treinamento e Gestão do Tênis pela Universidade Internacional de Valência (Espanha). Professor de “Tênis de Alto Rendimento”, coordenador do Grupo de Pesquisa “Análise Didática e Comportamental do Esporte” (ADICODE) e do “Laboratório de Aprendizagem e Controle Motor” da Escola de Ciências do Esporte da UEX. Professor Nacional de Tênis (Nível 3) e Árbitro Nacional da Real Federação Espanhola de Tênis. Autor de diversos artigos científicos, livros e capítulos relacionados ao tênis.

SOBRE OS AUTORES
ALEXANDRE CAVEDINI BISNETO
Especialização: em Fisiologia do Exercício pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS), em Esporte de Alto Rendimento: Desenvolvimento Esportivo pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e em Esporte de Alto Rendimento: Aperfeiçoamento no Esporte pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Mestrado em andamento em Ciências do Movimento Humano na área de Atividade Física e Performance (ESEFID/UFRGS). Trabalha com Esporte Adaptado desde 2003 e como Treinador de Atletismo Paralímpico de Alto Rendimento desde 2016.

ALICE BEATRIZ ASSMANN
Professora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Socioculturais em Educação Física e Esporte (GEPESEFE). Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME), do Observatório do Esporte Paralímpico e do Centro de Memória do Esporte (CEME) da UFRGS.

CAROLINA FERNANDES DA SILVA
Professora Adjunta do Centro de Desportos (CDS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Sôma – Núcleo de Estudos em Cultura, Corpo e Movimento do CDS/UFSC certificado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Orientadora nos cursos de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/UFSC) na área de Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física; e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSC) na linha Sociologia e História da Educação.

CÉSAR DÍAZ CASASOLA (ESPANHA)
Doutor em Ciências da Atividade Física e do Esporte pela Universidade da Extremadura. Coordenador da área de reabilitação desportiva da Clínica Sohail em Málaga. Professor associado da escola de formação Fisiodocent (Málaga) e iBiomechanics (Zaragoza). Treinador com mais de 20 anos de experiência, tanto na formação de atletas amadores quanto no trabalho com atletas Elite.

CESAR KIST
Foi membro da Copa Davis do Brasil em 1986. No ranking da ATP, atingiu a posição de nº 119 em simples e nº 79 de duplas. Foi treinador de Goichi Motomura, nº 1 do ranking profissional japonês e membro da equipe da Copa Davis do Japão. Foi treinador de Kyoko Nagatsuka, a qual chegou a ocupar a 28ª posição no ranking da WTA e disputou as Olimpíadas de Atlanta. Foi proprietário e responsável técnico da Academia Cesar Kist Tennis. Foi membro da Comissão de Treinadores da ITF (2008 a 2015). É também treinador graduado pela ATP. Desde 2005 é coordenador de Capacitação da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), palestrante em diversos cursos e simpósios em todo o Brasil e exterior. Atualmente é Oficial de Desenvolvimento da ITF para a América do Sul.

DAVID SANZ RIVAS (ESPANHA)
Diretor Geral de formação on-line MEDAC. Doutor em Ciências do Esporte pela Universidade da Extremadura e Mestre em Alto Rendimento Esportivo pelo Comitê Olímpico Espanhol. Foi Diretor da Área de Docência e Pesquisa da Real Federação Espanhola de Tênis de 2003 a março de 2020. Professor universitário no curso de Ciências do Esporte, de 2000 a 2020 em diferentes universidades espanholas (UEX, UCJC, UFV). Professor Nacional de Tênis Nível 3 (RFET e ITF). Codiretor do Programa de Desenvolvimento de Jogadores a Longo Prazo da Real Federação Espanhola de Tênis “Tênis x Etapas” e Diretor do Programa de Tênis nas escolas da RFET. Autor de diversos artigos, capítulos e livros relacionados ao tênis.

ESTER LIBERATO PEREIRA
Professora Efetiva do Departamento de Educação Física e do Desporto (DEFD) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Unimontes. Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Centro de Memória do Esporte (CEMESP) da Unimontes. Líder do Grupo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (GEHEF) do Laboratório de Estudo, Pesquisa e Extensão do Lazer (LUDENS) certificado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).

GABRIEL HENRIQUE TRETER GONÇALVES
Professor Adjunto do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-Graduado em Gestão do Esporte pela Universität Leipzig – Alemanha. Coordenador do Núcleo de Estudos em Gestão e Marketing Esportivo (NEPEGEM) do CEFID/UDESC. Professor de tênis com experiência no ensino de crianças e jovens.

GEORGINO JORGE DE SOUZA NETO
Professor Efetivo do Departamento de Educação Física e do Desporto (DEFD) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Doutor em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenador do Observatório do Futebol e do Torcer do Laboratório de Estudo, Pesquisa e Extensão do Lazer (LUDENS) certificado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).

GIANDRA ANCESKI BATAGLION
Doutoranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME), do Observatório do Esporte Paralímpico Brasileiro e do Centro de Memória do Esporte (CEME) da UFRGS.

JORGE BOTH
Licenciado em Educação Física (2003) e Especialista em Atividade Física Direcionada à Promoção da Saúde (2004) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestre (2008) e Doutor (2011) em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde 2012 é Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e desde 2013 é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física das Universidades Estaduais de Londrina e Maringá (UEL/UEM). Atualmente é Líder do Grupo de Pesquisa sobre Formação e Trabalho em Educação Física (FORTEF/UEL). As investigações do pesquisador estão centradas na Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação Física.

JOSÉ GUILHERME MORAES DANELON
Graduado em Educação Física e Teologia. Vice-presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e Presidente da Federação Paranaense de Tênis (FPT) por dois mandatos. Fundador da Tebet Danelon Escola de Tênis e Eventos desde 1986. Proprietário da Escolinha Guga – Unidades Londrina. Membro da USPTA desde 1989. Ex-representante da Palmer Tennis Center no Brasil. Professor de tênis a 38 anos, formou 42 jogadores encaminhados ao circuito universitário americano e 56 tenistas juvenis Top 10 do Ranking Nacional. Implementou o Circuito Tennis Kids na FPT e CBT. Promoveu mais de 150 torneios – ITF, Futures, Sul-americanos, Brasileiros e Estaduais.

JOSIANA AYALA LEDUR
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH). Mestra em Ciências do Movimento Humano. Integrante do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME), do Observatório do Esporte Paralímpico e do Centro de Memória do Esporte (CEME) da UFRGS.

JUAREZ MÜLLER DIAS
Professor Adjunto no Centro de Desportos (CDS) da Universidade Federal de Santa Catarina, área de Tênis de Campo. Graduado em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestre em Didática da Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Criador e coordenador do Núcleo de Estudos em Tênis de Campo (NETEC) da UFSC, Diretor Administrativo do Centro de Excelência Esportiva (CENESP) da UFSC. Ministrante de cursos de tênis e tênis nas escolas em vários congressos no Brasil, Paraguai e na Espanha. Idealizador, consultor e responsável pelas capacitações do projeto Tênis Júnior nas Escolas, num convênio elaborado entre NETEC e a iniciativa privada.

LAYLA MARIA CAMPOS ABURACHID
Professora Adjunto III da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (FEF/UFMT). Doutora em Ciências do Esporte pela UFMG. Líder do Grupo de Pesquisa em Metodologias de Ensino e Psicologia do Esporte (GEMEPE – CNPq). Atua nas áreas de graduação, pós-graduação e de formação continuada de professores e treinadores em diferentes modalidades. Membro do Núcleo de Ciências do Esporte da Confederação Brasileira de badminton (CBBd) e capacitadora da Badminton World Federation (BWF). Experiência de 30 anos como ex-tenista juvenil e ex-treinadora de tênis.

LUCIANO JUCHEM
Professor Adjunto II do Colegiado de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor de tênis com experiência de mais de 19 anos na formação de tenistas infantojuvenis.

MARCELO MEIRELLES DA MOTTA
Coordenador Técnico do Projeto de Massificação Maria Esther Bueno do Instituto Tênis. Mestre em Ciências do Movimento Humano na área de Atividade Física e Performance pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor de tênis há 36 anos, tendo atuado nas escolas de formação de tenistas de dois dos maiores clubes relacionados à modalidade, o Esporte Clube Pinheiros em São Paulo e a Associação Leopoldina Juvenil em Porto Alegre.

MARCOS ALENCAR ABAIDE BALBINOTTI
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Psicologia pela Université de Montréal (2000). Atualmente é Professor Titular da Université du Québec à Trois-Rivières. Tem experiência nas áreas da Psicologia do Esporte, da Psicologia da Orientação, da Psicometria e Estatística Aplicada. É líder de Grupo de Pesquisa no CNPq (NP3-Esporte – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia e Psicologia do Esporte) e pesquisador colaborador do LEPESPE (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte). É Psicólogo e membro da Ordre des conseillers et des conseillères d’orientation et des psychoéducateurs et psychoéducatrices du Québec (OCCOPPQ). É diretor-fundador do Service d’Intervention et de Recherche en Orientation et Psychologie (SIROP), em Montreal, no Canadá.

MARCUS LEVI LOPES BARBOSA
Professor do Curso de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e do Mestrado Acadêmico em Psicologia da Universidade Feevale. Doutor em Ciências do Movimento Humano para Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Pedagogia do Esporte (NP3) da ESEFID/UFRGS e Líder do Grupo de Pesquisa em Psicologia, Subjetividade Contemporânea e Saúde Mental da Universidade Feevale, ambos certificados pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).

MICHEL MILISTETD
Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NUPPE-UFSC). Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004), Mestrado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2007) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Formação como Coach Developer pelo International Council for Coaching Excellence/Nippon Sports Sciences University (ICCE/NSSU). Consultor em organizações esportivas na formação de atletas e treinadores. Membro do grupo de trabalho internacional para desenvolvimento de treinadores de alta performance (ICCE). Atua nas áreas de Treinamento Esportivo, Pedagogia do Esporte e Formação de Treinadores.

MIGUEL CRESPO CELDA (ESPANHA)
Doutor em Direito, Doutor em Psicologia, Bacharel em Filologia, Professor Nacional de Tênis e Responsável pela Área de Participação e Treinamento do Departamento de Integridade e Desenvolvimento da ITF. Responsável pelo desenvolvimento de programas, direção de cursos, elaboração de materiais de suporte, organização de conferências e coordenação de pesquisas aplicadas à participação e treinamento no tênis. Tesoureiro do International Council for Coach Excelence e membro do Conselho Diretivo do European Coaching Council. Credenciado como Professor Titular da Universidade pela ANECA.

OSVALDO ANDRÉ FURLANETO RODRIGUES
Professor Adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutor em Biodinâmica do Desempenho Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) do Centro de Desportos (CDS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Núcleo de Estudos em Tênis de Campo (NETEC) do CDS da UFSC. Possui experiência nas demandas de ensino, pesquisa, extensão e arbitragem referentes à área da didática e ensino-aprendizagem do Tênis de Campo e esportes de raquete.

PABLO JUAN GRECO
Professor titular do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, da Universidade Federal de Minas Gerais (EEFFTO/UFMG). Doutor em Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pós-Doutorado pela Escola de Educação Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EEF/UFRGS). Coordenador do Centro de Estudos em Cognição e Ação (EEFFTO/UFMG). Atua nas áreas de graduação, pós-graduação e de formação continuada de professores e treinadores em diferentes modalidades. Conferencista da Federação Internacional de Handebol desde 1987, hoje atuo como referente no projeto Handball at School.

PATRÍCIA LUIZA BREMER BOAVENTURA
Professora Adjunto I do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (DEF/CDS/UFSC). Doutora em Ciências Humanas pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGICH/CFH/UFSC). Pesquisadora do Sôma – Núcleo de Estudos em Cultura, Corpo e Movimento do CDS/UFSC. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC/CED/UFSC/CNPq). Áreas de interesse e atuação: educação, filosofia e antropologia do corpo; aspectos socioculturais do esporte e das ginásticas; relações de gênero e feminilidades nas práticas corporais.

RAQUEL VALENTE DE OLIVEIRA
Licenciada em Educação Física pelo Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra em Educação Física pela UFSM. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da UFRGS. Integrante do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME) e do Centro de Memória do Esporte (CEME) da ESEFID/UFRGS.

ROBERTO TIERLING KLERING
Docente do curso de Educação Física da Universidade Feevale. Mestre e Doutor em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH/UFRGS). Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EsEF/UFRGS). Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Pedagogia do Esporte (NP3-Esporte/UFRGS).

RODRIGO VIEIRA BULSO
Doutorando em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Bacharel em Educação Física (UFRGS). Professor de tênis com experiência de mais de 5 anos na formação de atletas.

SCHELYNE RIBAS DA SILVA
Professora Adjunto da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Doutora em Ciências do Esporte pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro Centro de Estudos de Cognição e Ação (CECA) e do Grupo de Estudos de Metodologias de Ensino e Psicologia do Esporte (GEMEPE).

VITÓRIA CRIVELLARO SANCHOTENE
Licenciada em Educação Física e Bacharela em Educação Física pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da UFRGS. Integrante do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME), do Centro de Memória do Esporte (CEME) e do Observatório do Esporte Paralímpico Brasileiro da ESEFID/UFRGS.