Capa do livro: DESENVOLVIMENTO HUMANO:<br> trajetórias de pesquisas

DESENVOLVIMENTO HUMANO:
trajetórias de pesquisas

Autores: Claudia Broetto Rossetti - Cláudia Patrocinio Pedroza Canal - Daniela Dadalto Ambrozine Missawa (Orgs.)

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Sinopse

A presente obra constitui um panorama amplo da produção conjunta dos docentes e discentes que fazem parte do Laboratório de Estudos do Desenvolvimento Humano da Universidade Federal do Espírito Santo (LEDHUM/UFES), bem como da linha de pesquisa de Processos de Desenvolvimento e Aprendizagem do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES. O LEDHUM foi criado em 2013 e tem como objetivo geral a pesquisa e a intervenção, com ênfase nos aspectos cognitivos, afetivos e sociais, em diferentes contextos de desenvolvimento ao longo do ciclo de vida. Todos os estudos apresentados possuem em comum um caráter de inovação, seja pelo público-alvo participante, seja pelos procedimentos metodológicos adotados. A partir de uma perspectiva sobre o desenvolvimento humano em constante construção, espera-se que a leitura dessa obra contribua para uma reafirmação das potencialidades acerca do desenvolvimento, as quais fundamentem os trabalhos de avaliação e intervenção de profissionais e pesquisadores que atuem com questões desse campo da Psicologia.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-153-3
ISBN DIGITAL:978-65-5868-152-6
DOI: 10.24824/978655868153.3
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 204
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

DESENVOLVIMENTO HUMANO:<br> trajetórias de pesquisas

Autores

SOBRE AS ORGANIZADORAS
CLAUDIA BROETTO ROSSETTI
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996) e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2001). Concluiu Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo em 2011. É Professora Titular da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo e fundadora do Laboratório de Estudos sobre o Desenvolvimento Humano (LEDHUM/UFES). Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento, pesquisando principalmente aspectos afetivos e cognitivos presentes na prática de jogos e brincadeiras. Mais recentemente, passou a investigar também aspectos afetivos e grupais do desenvolvimento de adultos, envelhescência, manualidades e criatividade.

CLÁUDIA PATROCINIO PEDROZA CANAL
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2004) e Doutorado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da UFES (2008). É Professora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES e integrante do Laboratório de Estudos sobre o Desenvolvimento Humano (LEDHUM/UFES). Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento, pesquisando principalmente aspectos afetivos e cognitivos ao longo do ciclo vital, avaliação e intervenção psicológicas por meio de jogos e brincadeiras, desenvolvimento e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, desenvolvimento e Transtorno do Espectro Autista.

DANIELA DADALTO AMBROZINE MISSAWA
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004); Mestrado (2006) e Doutorado (2017) em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é Pós-Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo com apoio FAPES/CAPES. Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento, pesquisando sobre aspectos afetivos e cognitivos de crianças e adolescentes com TDAH. Recentemente, passou a pesquisar questões relacionadas a Neuropsicologia e avaliação em crianças e adolescentes.

SOBRE OS AUTORES
AGNALDO GARCIA
Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo, com Pós-Doutorado pela USP e pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente é professor do curso de graduação e pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ, nível 1B. Editor do periódico científico Interpersona: An International Journal on Personal Relationships, publicado pela PsychOpen, Alemanha. Seus interesses de pesquisa são relações interpessoais, especialmente amizades interculturais e cooperação científica internacional.

ALEJANDRO OLIVA TRUJILLO
Graduando em Psicologia pela Universidade de Pernambuco – UPE. Membro extensionista do Núcleo de Estudo em Educação Cognitiva – NUEEC, atuando com adolescentes em situação de vulnerabilidade social na percepção e promoção do desenvolvimento cognitivo e afetivo. Mais recentemente, integrante da Liga Acadêmica de Terapia Cognitivo Comportamental (LATCC – UPE).

ALENA PIMENTEL MELLO CABRAL NOBRE
Possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade Frassinetti do Recife (2003), Mestrado e Doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). É professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE) do curso de Pedagogia. Membro do NUEEC – Núcleo de Estudos em Educação Cognitiva, da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de educação, com ênfase em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, leitura, escrita, bilinguismo e Funções Executivas.

AMANDA CASTRO
Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Psicodramatista formada pela escola Viver Psicologia Psicodrama. Especialista em Psicologia do desenvolvimento pela Universidade de Araraquara – UNIARA. Colaboradora do LACCOS – Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição. Membro do Nupac-ST – Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador. Atualmente é professora na Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc e na Faculdade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e processos grupais. Realiza pesquisas sob o enfoque da Teoria das representações sociais.

ANA AUGUSTA WANDERLEY RODRIGUES DE MIRANDA
Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-Doutorado na UFRJ (2018). Doutorado em Estudos Literários – Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Mestrado em Estudos Literários – Universidade Federal do Espírito Santo (2000). Graduação em Psicologia – Universidade Federal do Espírito Santo (1988). Experiência profissional na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise. Temas principais de pesquisa: Clínica psicanalítica, Psicanálise e conexões com outros saberes, Psicanálise na Universidade, Psicanálise e Saúde Pública. Coordenadora do Programa Permanente de Extensão “Atenção à Saúde Mental de Crianças e Adolescentes”. Membro dos Grupos de pesquisa “Psicanálise na Universidade” e “Psicanálise: clínica e laço social”. Supervisora clínica e institucional no CAPSi de Serra – ES. Professora da Residência Multiprofissional do HUCAM. Psicanalista Membro da Escola Letra Freudiana.

ANA MARIA JUSTO
Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculada ao Laccos – Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social. Realiza pesquisas sob o enfoque da Teoria das representações sociais, especialmente no que ser refere às temáticas Corpo e Envelhecimento Humano.

ANNA PAULA SAMPAIO BARBOSA
Possui Graduação em Psicologia pela Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo (2013), Pós-Graduação em Design Instrucional (2017), Especialização em Gestão de Pessoas (2018) e Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2019). É consultora e criadora de jogos na LUDO Thinking Games. Tem experiência na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, Educação Corporativa, Jogos Educacionais e Tecnologias Inovadoras para Educação.

BARBARA FRIGINI DE MARCHI
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, UFES (2013); Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP)/UFES (2019) e atualmente Doutoranda em Psicologia também pelo PPGP/UFES. Psicóloga efetiva na Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo desde 2014. Tem experiência na área de Saúde Mental e Psicologia do Desenvolvimento Humano, pesquisando principalmente aspectos afetivos e cognitivos envolvidos no uso de redes sociais digitais por idosos. Mais recentemente, passou a investigar também aspectos afetivos e grupais na prática de manualidades por adultos.

BÁRBARA SIQUEIRA BATISTA
Graduanda em Psicologia pela Universidade de Pernambuco (UPE). Extensionista do Núcleo de Estudos em Educação Cognitiva – Nueec, atuando desde 2018 com adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com foco no desenvolvimento de aspectos cognitivos e afetivos. Estagiária da Coordenação Setorial de Extensão e Cultura da UPE Multicampi, desempenhando atividades de organização de eventos científicos, suporte e divulgação de todas as ações extensionistas da UPE Multicampi.

CLAUDIMARA CHISTÉ SANTOS
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo; Mestrado e Doutorado na mesma instituição. Professora adjunta da Universidade de Pernambuco – UPE. Docente do Programa de Práticas e Inovação em Saúde Mental – Prismal – da Universidade de Pernambuco, investigando fenômenos relacionados à promoção de saúde mental na envelhescência. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação Cognitiva – UPE, com foco em aspectos cognitivos e afetivos junto a adolescentes e adultos maiores.

DANIELLE GURGEL DA FONSECA
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2017) e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Mackenzie (2019). Instrutora de treinamento de jovens em situação de vulnerabilidade social.

GABRIELA ALMEIDA ROCHA
Graduanda em Psicologia pela Universidade de Pernambuco – UPE. Membro do Núcleo de Estudos em Educação Cognitiva – NUEEC da UPE, com foco no desenvolvimento de aspectos cognitivos e afetivos junto a adolescentes em situação de vulnerabilidade social, e membro da Liga Acadêmica de Terapia Cognitivo-Comportamental – LATCC da UPE.

HELOISA MOULIN DE ALENCAR
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Doutorado na Universidade da Califórnia – Berkeley (EUA). É Professora Titular na UFES atuando no Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento (DPSD) e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP), onde fundou e coordena o Laboratório de Psicologia da Moralidade – LAPSIM (http://www.lapsim.ufes.br). É membro do GT Psicologia e Moralidade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

HÉMERSON CARLOS DOVOEZEM COSTA
Graduando em Psicologia pela Universidade de Pernambuco – UPE. Membro do Núcleo de Estudos em Educação Cognitiva – Nueec, com foco no desenvolvimento de aspectos cognitivos e afetivos junto a adolescentes de uma escola pública, e membro do Centro Acadêmico de Psicologia – Capsi, da UPE.

JACICLEIDE SILVA DE MORAIS
Graduanda em Psicologia pela Universidade de Pernambuco – UPE. Membro do Núcleo de Estudos em Educação Cognitiva – Nueec, com foco no desenvolvimento de aspectos cognitivos e afetivos junto a adolescentes de uma escola pública.

JACQUELINE TRAVASSOS DE QUEIROZ
Docente do curso de Psicologia da Universidade de Pernambuco (UPE). Psicóloga Escolar e Educacional, Mestrado (2012) e Doutorado (2017) em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Membro do NUEEC – Núcleo de Estudos em Educação Cognitiva, da Universidade de Pernambuco, desenvolve estudos nas áreas de Aquisição e desenvolvimento da Linguagem oral e escrita e Compreensão textual.

JADSON DO PRADO RAFALSKI
Possui Graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Salesiano (2010), Especialização em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2013) e Mestrado em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013). É Professor de Tecnologias Educacionais/Robótica da Secretaria Municipal de Vila Velha. É Certified Educator Google For Education. Tem experiência na área de Robótica Maker Educacional, Jogos Educacionais, Tecnologias Inovadora para Educação e Pensamento Computacional.

JUSSARA ABILIO GALVÃO
Psicóloga CRP 16/5289, Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015) e Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2017). É Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo, com o apoio do CNPq. Tem experiência em pesquisa qualitativa na área da Psicologia da moralidade. Atualmente, pesquisa a conjugalidade no campo do Relacionamento interpessoal.

LARISSY ALVES COTONHOTO
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1994), Mestrado em Psicologia Escolar pela Universidade Pontifícia Católica de Campinas (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014). É Professora do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (CEFOR) do Instituto Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento e Educação, pesquisando principalmente aspectos cognitivos, educação especial, deficiência intelectual e jogos e brincadeiras. Mais recentemente, passou a investigar também acessibilidade e tecnologias digitais aplicadas à educação.

LEONARDO AUGUSTO GUERRA D’ALMEIDA
Psicólogo e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES; atuante tanto no mercado de trabalho quanto docente do Instituto Ensinar Brasil, além de pesquisador das áreas de cognição, comportamento, neuropsicologia e contextos jurídicos. Desenvolvedor de instrumento computadorizado para avaliação psicológica infantil no campo da Neurociência. Experiências acadêmicas e profissionais no ensino superior e pós-graduações com prática em atendimento psicológico em policlínicas de especialidades, hospital, empresa multinacional e consultorias psicológicas forenses e psicopedagógicas. Participou também de políticas públicas no serviço denominado consultório de rua, com foco na redução de danos. Coordenou o Núcleo de Psicologia Aplicada – NPA da Faculdade Doctum de Serra/ES.

LETÍCIA DOS SANTOS FONSECA
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2018). Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGP/UFES) com apoio CAPES. Atualmente pesquisa o processo de escolha profissional de adolescentes.

MÔNICA COLA CARIELLO BROTAS CORRÊA
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (1992) e Doutorado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da UFES (2014). É Professora e Coordenador Pedagógica do Curso de Medicina da Universidade de Vila Velha (UVV). Especialista em Neuropsicologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP). Especialista em Ativação de Processos de Mudança nas Formações Superiores em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ (2005). Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento, pesquisando desenvolvimento e Transtorno do Espectro Autista e aspectos afetivos e cognitivos dos processos de ensino e aprendizagem na formação superior em saúde.

SÁVIO SILVEIRA DE QUEIROZ
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1988); Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995) e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2000). Atuou como Presidente Nacional da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento – SBPD (atual ABPD), no período entre 2006 e 2008. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES 2002-2004. Professor Titular da Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, no Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento até agosto de 2019. Atualmente atua como professor colaborador no PPGP/UFES, orientando pesquisas na área de Psicologia do Desenvolvimento, com ênfase em Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia genética, psicologia genética, construtivismo, jogos de regras, afeto e moralidade, pesquisas em modelagem e crítica em EaD e aprendizagem mediada por processos digitais.

SILVIA LORENZONI PERIM SEABRA
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003) e Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo, com o apoio da Capes. Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano, atualmente pesquisa sobre o desenvolvimento cognitivo e afetivo de alunos que aprendem robótica educativa. Atuou em docência de ensino superior e na área clínica.

SIMONE CHABUDEE PYLRO
Doutora (2012), Mestre (2004) e Graduada (1993) em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente, docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública (PPGSEG) e professora do Curso de Psicologia, ambos da Universidade Vila Velha (UVV-ES). Possui experiência em docência na graduação presencial, assim como em pós-graduação latu sensu e stricto-sensu. Atualmente tem interesse em pesquisas ligadas aos temas violência escolar e desenvolvimento humano.

SIRLEY TRUGILHO DA SILVA
Graduada em Psicologia e Letras-Inglês, Mestre e Doutora em Psicologia Social e do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Espírito Santo. É psicóloga efetiva do Instituto Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento e Educação, pesquisando principalmente aspectos cognitivos do desenvolvimento de adultos,jogos e educação especial (especialmente deficiência intelectual e surdez).