Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-153-3
ISBN DIGITAL:978-65-5868-152-6
DOI: 10.24824/978655868153.3
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 204
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
SOBRE AS ORGANIZADORAS
CLAUDIA BROETTO ROSSETTI
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996) e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2001). Concluiu Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo em 2011. É Professora Titular da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo e fundadora do Laboratório de Estudos sobre o Desenvolvimento Humano (LEDHUM/UFES). Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento, pesquisando principalmente aspectos afetivos e cognitivos presentes na prática de jogos e brincadeiras. Mais recentemente, passou a investigar também aspectos afetivos e grupais do desenvolvimento de adultos, envelhescência, manualidades e criatividade.
CLÁUDIA PATROCINIO PEDROZA CANAL
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2004) e Doutorado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da UFES (2008). É Professora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES e integrante do Laboratório de Estudos sobre o Desenvolvimento Humano (LEDHUM/UFES). Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento, pesquisando principalmente aspectos afetivos e cognitivos ao longo do ciclo vital, avaliação e intervenção psicológicas por meio de jogos e brincadeiras, desenvolvimento e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, desenvolvimento e Transtorno do Espectro Autista.
DANIELA DADALTO AMBROZINE MISSAWA
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004); Mestrado (2006) e Doutorado (2017) em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é Pós-Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo com apoio FAPES/CAPES. Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento, pesquisando sobre aspectos afetivos e cognitivos de crianças e adolescentes com TDAH. Recentemente, passou a pesquisar questões relacionadas a Neuropsicologia e avaliação em crianças e adolescentes.
SOBRE OS AUTORES
AGNALDO GARCIA
Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo, com Pós-Doutorado pela USP e pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente é professor do curso de graduação e pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ, nível 1B. Editor do periódico científico Interpersona: An International Journal on Personal Relationships, publicado pela PsychOpen, Alemanha. Seus interesses de pesquisa são relações interpessoais, especialmente amizades interculturais e cooperação científica internacional.
ALEJANDRO OLIVA TRUJILLO
Graduando em Psicologia pela Universidade de Pernambuco – UPE. Membro extensionista do Núcleo de Estudo em Educação Cognitiva – NUEEC, atuando com adolescentes em situação de vulnerabilidade social na percepção e promoção do desenvolvimento cognitivo e afetivo. Mais recentemente, integrante da Liga Acadêmica de Terapia Cognitivo Comportamental (LATCC – UPE).
ALENA PIMENTEL MELLO CABRAL NOBRE
Possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade Frassinetti do Recife (2003), Mestrado e Doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). É professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE) do curso de Pedagogia. Membro do NUEEC – Núcleo de Estudos em Educação Cognitiva, da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de educação, com ênfase em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, leitura, escrita, bilinguismo e Funções Executivas.
AMANDA CASTRO
Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Psicodramatista formada pela escola Viver Psicologia Psicodrama. Especialista em Psicologia do desenvolvimento pela Universidade de Araraquara – UNIARA. Colaboradora do LACCOS – Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição. Membro do Nupac-ST – Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador. Atualmente é professora na Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc e na Faculdade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e processos grupais. Realiza pesquisas sob o enfoque da Teoria das representações sociais.
ANA AUGUSTA WANDERLEY RODRIGUES DE MIRANDA
Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-Doutorado na UFRJ (2018). Doutorado em Estudos Literários – Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Mestrado em Estudos Literários – Universidade Federal do Espírito Santo (2000). Graduação em Psicologia – Universidade Federal do Espírito Santo (1988). Experiência profissional na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise. Temas principais de pesquisa: Clínica psicanalítica, Psicanálise e conexões com outros saberes, Psicanálise na Universidade, Psicanálise e Saúde Pública. Coordenadora do Programa Permanente de Extensão “Atenção à Saúde Mental de Crianças e Adolescentes”. Membro dos Grupos de pesquisa “Psicanálise na Universidade” e “Psicanálise: clínica e laço social”. Supervisora clínica e institucional no CAPSi de Serra – ES. Professora da Residência Multiprofissional do HUCAM. Psicanalista Membro da Escola Letra Freudiana.
ANA MARIA JUSTO
Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculada ao Laccos – Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social. Realiza pesquisas sob o enfoque da Teoria das representações sociais, especialmente no que ser refere às temáticas Corpo e Envelhecimento Humano.
ANNA PAULA SAMPAIO BARBOSA
Possui Graduação em Psicologia pela Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo (2013), Pós-Graduação em Design Instrucional (2017), Especialização em Gestão de Pessoas (2018) e Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2019). É consultora e criadora de jogos na LUDO Thinking Games. Tem experiência na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, Educação Corporativa, Jogos Educacionais e Tecnologias Inovadoras para Educação.
BARBARA FRIGINI DE MARCHI
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, UFES (2013); Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP)/UFES (2019) e atualmente Doutoranda em Psicologia também pelo PPGP/UFES. Psicóloga efetiva na Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo desde 2014. Tem experiência na área de Saúde Mental e Psicologia do Desenvolvimento Humano, pesquisando principalmente aspectos afetivos e cognitivos envolvidos no uso de redes sociais digitais por idosos. Mais recentemente, passou a investigar também aspectos afetivos e grupais na prática de manualidades por adultos.
BÁRBARA SIQUEIRA BATISTA
Graduanda em Psicologia pela Universidade de Pernambuco (UPE). Extensionista do Núcleo de Estudos em Educação Cognitiva – Nueec, atuando desde 2018 com adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com foco no desenvolvimento de aspectos cognitivos e afetivos. Estagiária da Coordenação Setorial de Extensão e Cultura da UPE Multicampi, desempenhando atividades de organização de eventos científicos, suporte e divulgação de todas as ações extensionistas da UPE Multicampi.
CLAUDIMARA CHISTÉ SANTOS
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo; Mestrado e Doutorado na mesma instituição. Professora adjunta da Universidade de Pernambuco – UPE. Docente do Programa de Práticas e Inovação em Saúde Mental – Prismal – da Universidade de Pernambuco, investigando fenômenos relacionados à promoção de saúde mental na envelhescência. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação Cognitiva – UPE, com foco em aspectos cognitivos e afetivos junto a adolescentes e adultos maiores.
DANIELLE GURGEL DA FONSECA
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2017) e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Mackenzie (2019). Instrutora de treinamento de jovens em situação de vulnerabilidade social.
GABRIELA ALMEIDA ROCHA
Graduanda em Psicologia pela Universidade de Pernambuco – UPE. Membro do Núcleo de Estudos em Educação Cognitiva – NUEEC da UPE, com foco no desenvolvimento de aspectos cognitivos e afetivos junto a adolescentes em situação de vulnerabilidade social, e membro da Liga Acadêmica de Terapia Cognitivo-Comportamental – LATCC da UPE.
HELOISA MOULIN DE ALENCAR
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Doutorado na Universidade da Califórnia – Berkeley (EUA). É Professora Titular na UFES atuando no Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento (DPSD) e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP), onde fundou e coordena o Laboratório de Psicologia da Moralidade – LAPSIM (http://www.lapsim.ufes.br). É membro do GT Psicologia e Moralidade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).
HÉMERSON CARLOS DOVOEZEM COSTA
Graduando em Psicologia pela Universidade de Pernambuco – UPE. Membro do Núcleo de Estudos em Educação Cognitiva – Nueec, com foco no desenvolvimento de aspectos cognitivos e afetivos junto a adolescentes de uma escola pública, e membro do Centro Acadêmico de Psicologia – Capsi, da UPE.
JACICLEIDE SILVA DE MORAIS
Graduanda em Psicologia pela Universidade de Pernambuco – UPE. Membro do Núcleo de Estudos em Educação Cognitiva – Nueec, com foco no desenvolvimento de aspectos cognitivos e afetivos junto a adolescentes de uma escola pública.
JACQUELINE TRAVASSOS DE QUEIROZ
Docente do curso de Psicologia da Universidade de Pernambuco (UPE). Psicóloga Escolar e Educacional, Mestrado (2012) e Doutorado (2017) em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Membro do NUEEC – Núcleo de Estudos em Educação Cognitiva, da Universidade de Pernambuco, desenvolve estudos nas áreas de Aquisição e desenvolvimento da Linguagem oral e escrita e Compreensão textual.
JADSON DO PRADO RAFALSKI
Possui Graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Salesiano (2010), Especialização em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2013) e Mestrado em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013). É Professor de Tecnologias Educacionais/Robótica da Secretaria Municipal de Vila Velha. É Certified Educator Google For Education. Tem experiência na área de Robótica Maker Educacional, Jogos Educacionais, Tecnologias Inovadora para Educação e Pensamento Computacional.
JUSSARA ABILIO GALVÃO
Psicóloga CRP 16/5289, Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015) e Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2017). É Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo, com o apoio do CNPq. Tem experiência em pesquisa qualitativa na área da Psicologia da moralidade. Atualmente, pesquisa a conjugalidade no campo do Relacionamento interpessoal.
LARISSY ALVES COTONHOTO
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1994), Mestrado em Psicologia Escolar pela Universidade Pontifícia Católica de Campinas (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014). É Professora do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (CEFOR) do Instituto Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento e Educação, pesquisando principalmente aspectos cognitivos, educação especial, deficiência intelectual e jogos e brincadeiras. Mais recentemente, passou a investigar também acessibilidade e tecnologias digitais aplicadas à educação.
LEONARDO AUGUSTO GUERRA D’ALMEIDA
Psicólogo e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES; atuante tanto no mercado de trabalho quanto docente do Instituto Ensinar Brasil, além de pesquisador das áreas de cognição, comportamento, neuropsicologia e contextos jurídicos. Desenvolvedor de instrumento computadorizado para avaliação psicológica infantil no campo da Neurociência. Experiências acadêmicas e profissionais no ensino superior e pós-graduações com prática em atendimento psicológico em policlínicas de especialidades, hospital, empresa multinacional e consultorias psicológicas forenses e psicopedagógicas. Participou também de políticas públicas no serviço denominado consultório de rua, com foco na redução de danos. Coordenou o Núcleo de Psicologia Aplicada – NPA da Faculdade Doctum de Serra/ES.
LETÍCIA DOS SANTOS FONSECA
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2018). Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGP/UFES) com apoio CAPES. Atualmente pesquisa o processo de escolha profissional de adolescentes.
MÔNICA COLA CARIELLO BROTAS CORRÊA
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (1992) e Doutorado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da UFES (2014). É Professora e Coordenador Pedagógica do Curso de Medicina da Universidade de Vila Velha (UVV). Especialista em Neuropsicologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP). Especialista em Ativação de Processos de Mudança nas Formações Superiores em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ (2005). Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento, pesquisando desenvolvimento e Transtorno do Espectro Autista e aspectos afetivos e cognitivos dos processos de ensino e aprendizagem na formação superior em saúde.
SÁVIO SILVEIRA DE QUEIROZ
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1988); Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995) e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2000). Atuou como Presidente Nacional da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento – SBPD (atual ABPD), no período entre 2006 e 2008. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES 2002-2004. Professor Titular da Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, no Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento até agosto de 2019. Atualmente atua como professor colaborador no PPGP/UFES, orientando pesquisas na área de Psicologia do Desenvolvimento, com ênfase em Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia genética, psicologia genética, construtivismo, jogos de regras, afeto e moralidade, pesquisas em modelagem e crítica em EaD e aprendizagem mediada por processos digitais.
SILVIA LORENZONI PERIM SEABRA
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003) e Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo, com o apoio da Capes. Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano, atualmente pesquisa sobre o desenvolvimento cognitivo e afetivo de alunos que aprendem robótica educativa. Atuou em docência de ensino superior e na área clínica.
SIMONE CHABUDEE PYLRO
Doutora (2012), Mestre (2004) e Graduada (1993) em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente, docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública (PPGSEG) e professora do Curso de Psicologia, ambos da Universidade Vila Velha (UVV-ES). Possui experiência em docência na graduação presencial, assim como em pós-graduação latu sensu e stricto-sensu. Atualmente tem interesse em pesquisas ligadas aos temas violência escolar e desenvolvimento humano.
SIRLEY TRUGILHO DA SILVA
Graduada em Psicologia e Letras-Inglês, Mestre e Doutora em Psicologia Social e do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Espírito Santo. É psicóloga efetiva do Instituto Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento e Educação, pesquisando principalmente aspectos cognitivos do desenvolvimento de adultos,jogos e educação especial (especialmente deficiência intelectual e surdez).