Capa do livro: CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO: <br> IMBRICAÇÕES DOS PROGRESSOS

CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO:
IMBRICAÇÕES DOS PROGRESSOS

Autores: Rogerio Baptistella Sidney Reinaldo da Silva (Orgs)

livro impresso
de R$ 35,90 por
livro digital
de R$ 35,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Este livro está associado às atividades do Grupo Pesquisa Filosofia Política, Ética e Educação com ênfase em Ciência, Tecnologia e Sociedade, ligado ao PPGCTS do IFPR Campus Paranaguá. Mostra-se que a abordagem da ideia de progresso – e suas congêneres, desenvolvimento, inovação, aperfeiçoamento (humano/social/técnico) não deixa de ser uma presença necessária em um programa/currículo de educação CTS, tanto como uma categoria de avaliação dos rumos sociais, quanto como ideologia colonial, que justifica, muitas vezes, formas inautênticas e mesmo perversas de desenvolvimento. Essa clivagem no âmbito do ensino é necessária para a compreensão crítica das controvérsias envolvidas no campo CTS, sobretudo quanto se propõe alguma forma de integração entre o ensino técnico científico, formação profissional e humanidades. Discute-se, no âmbito desta obra, uma formação capaz de promover o desenvolvimento não apenas das habilidades técnicas e da racionalidade científica, mas também do compromisso social, conscientes das responsabilidades frente às gerações futuras, às tradições dos povos e à proteção da natureza.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-350-6
ISBN DIGITAL:978-65-5868-345-2
DOI: 10.24824/978655868350.6
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 132
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO: <br> IMBRICAÇÕES DOS PROGRESSOS

Autores

FABIO LUCIANO IACHTECHEN
Licenciado em História, mestrado em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná e pós-doutorado em História Social pela Universidade Estadual de Londrina. É professor do Instituto Federal do Paraná, campus Paranaguá.

KELLEN SMAK
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade do Instituto Federal do Paraná. Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Paraná (2011). Áreas de pesquisa: filosofia da técnica e da tecnologia, Interdisciplinaridade e CTS e Epistemologias do Sul.

LUCIANA REUSING
Mestre em Ciência Tecnologia e Sociedade pelo Instituto Federal do Paraná / Paranaguá. Docente no Instituto Federal do Paraná- IFPR. Membro do Núcleo de Direitos Humanos Marielle Franco-IFPR –Advogada. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade do Instituto Federal do Paraná. Possui graduação em Tecnologia em Comunicação Institucional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2010), Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Paraná (2011).

RODRIGO FERNANDES
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) pelo IFPR. Graduado no curso de Ciências Sociais pelo IFPR. Participa do Grupo de Pesquisa Filosofia Política, Ética e Educação e do Grupo de Estudos em Cinema e Ensino de Filosofia.

ROGERIO BAPTISTELLA
Doutor em Filosofia pela UNISINOS. Docente do Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). E-mail: rogerio.baptistella@ifpr.edu.br

SIDNEY REINALDO DA SILVA
Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é Professor de Filosofia do Instituto Federal do Paraná (IFPR), professor do PPGCTS do IFPR e coordenador do “Grupo de Pesquisa Filosofia Política, Ética e Educação”.