Capa do livro: TRILHAS INVESTIGATIVAS NO SERTÃO DA BAHIA: <br>diálogos com sujeitos do campo e da cidade

TRILHAS INVESTIGATIVAS NO SERTÃO DA BAHIA:
diálogos com sujeitos do campo e da cidade

Autores: Domingos Rodrigues da Trindade - Naydson Manoel Ataide Costa (Orgs.)

livro impresso
de R$ 64,90 por
livro digital
de R$ 64,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Esta obra evidencia vozes de diferentes sujeitos do campo e da cidade sobre múltiplas temáticas: EJA, trajetórias de vida em diferentes processos formativos, práticas pedagógicas antirracistas, Educação do Campo, Educação Empreendedora, dentre outros temas que atravessam a vida cotidiana.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-036-9
ISBN DIGITAL:978-65-5868-035-2
DOI: 10.24824/978655868036.9
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 270
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

TRILHAS INVESTIGATIVAS NO SERTÃO DA BAHIA: <br>diálogos com sujeitos do campo e da cidade

Autores

ADEILMA QUEIROZ DA MOTA
Pedagoga e Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica e Educação do Campo pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Vinculada ao Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire – Nepe da Uneb/Campus XII de Guanambi. Linha de Pesquisa: Currículo, diversidade e formação docente. Professora da Educação Básica e coordenadora pedagógica.

ADRIELLY SILVEIRA RIBAS NEVES
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Uneb – DEDC XII Guanambi-BA. Foi monitora de ensino como bolsista na Uneb. Atuou como bolsista no Programa de Iniciação Científica 2018-2019, com o projeto: Análise do perfil da gestão das escolas do campo no Território Sertão Produtivo. Participou do projeto: Alfabetização em Foco, com intervenção na sala de aula das series iniciais do Fundamental I. Colaborou como Monitora do projeto de extensão para capacitação de gestores do Território de Identidade Sertão Produtivo. Ministra oficinas para jovens e adultos pela Secretaria de Assistência Social de Guanambi.

ALEXANDRE ALVES DA SILVA
Mestre em Educação. Pedagogo. Professor do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias Campus XVII/Uneb – Bom Jesus da Lapa-BA. Grupo de pesquisa: Culturas, gêneros e sexualidades em espaços escolares.

ALINE OLIVEIRA RAMOS
Pedagoga, pós-graduada em Antropologia com Ênfase em Culturas Afro-brasileiras com Mestrado em Educação, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É professora efetiva da rede municipal de Itapetinga. Atuou na gestão da escola Municipalizada Manoel Novaes, 2016 a 2018, a Primeira escola de Tempo Integral da rede municipal de Itapetinga, zona urbana. É Professora Substituta do Departamento de Educação de Guanambi – Campus XII – Uneb, no Colegiado de Pedagogia, atua como Coordenadora Técnica de Ciências Humanas (história e geografia). É vinculada ao Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire/Nepe. Linha de Pesquisa: Educação e relações étnico-raciais na Educação Básica e ao Grupo de Pesquisa Gepedet- Grupo de Pesquisa em Educação- Linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Diversidade.

ALINE SANTOS DA COSTA
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – Campus XII. Assistente/monitora de Educação Infantil no município de Guanambi-BA.

ANDRÉIA MARQUES RODRIGUES
Graduada em Administração. Administradora. Recepcionista na Empresa Grupo Gestor Segurança e Serviços Terceirizados, lotada na Caixa Econômica Federal-Agência Guanambi.

ANTÔNIO AMORIM
Graduado em Pedagogia. Pós-Doutor em Difusão do Conhecimento. Professor na Universidade do Estado da Bahia, Campus I, Salvador. Grupo de pesquisa: Gestão, Organização, Tecnologia e Políticas Públicas em Educação.

CAMILA CAROLINA LEÃO DUARTE
Graduada em Administração pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, Campus XVII da Universidade do Estado da Bahia.

DALCI DE AMORIM RODRIGUES
Graduada em Administração pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, Campus XVII da Universidade do Estado da Bahia.

DINALVA DE JESUS SANTANA MACÊDO
Doutora em Educação e Contemporaneidade. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia-Uneb. Departamento de Educação, Campus XII de Guanambi-Ba. Coordenadora do Grupo de Estudos Educação e Relações Étnico-raciais: saberes e práticas afro-brasileiras e quilombolas do Território de Identidade do Sertão Produtivo. Pesquisadora do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire – Nepe. Linha de Pesquisa: Currículo, diversidade e formação docente. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – PPGED/Uesb, Campus de Vitória da Conquista, vinculada à Linha 2 de pesquisa: Currículo, prática educativa e diferença.

DOMINGOS RODRIGUES DA TRINDADE (ORG.)
Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2000), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Educação pela Universidade de Brasília. Professor Titular do Departamento de Educação, Campus XII/Uneb. É vinculado ao Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire/Nepe/CNPq. Linha de pesquisa: Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais (Uneb). Grupo de Pesquisa Educação do Campo: trabalho, contra-hegemonia e emancipação humana (Uneb). Linha de pesquisa: Políticas Públicas de Educação do Campo. É membro da Câmara de Educação do Campo do Conselho de Desenvolvimento do Território de Identidade Sertão Produtivo. Tem experiência na área de Educação do Campo. Juventude do campo. Formação de educadores e educadoras do campo e Pesquisa em educação.

EUGÊNIA DA SILVA PEREIRA
Mestra em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB (2015); possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – Uneb Campus XII – Guanambi – Bahia (2010); Especialista em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012); Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Guanambi/BA (2012). Atua como professora substituta, vinculada ao Colegiado de Pedagogia, da Universidade do Estado da Bahia – Campus XII (2014-atual); Professora efetiva da Rede Municipal de Educação de Guanambi desde 2016, atuando com Educação Infantil (5º período) e anos iniciais do Ensino Fundamental (1º, 3º e 4º ano) na Escola Municipal Colônia Agrícola de Ceraíma e atualmente coordenadora pedagógica no Centro de Treinamento Pedagógico- Cetep. Atuou como membro do Conselho Municipal de Educação do município de Guanambi-Bahia (Gestão 2007-2011; 2016-2018); atuou na Câmara de Educação do Campo do Território de Identidade do Sertão Produtivo, Bahia (2015-2019). Atuou na coordenação da Especialização em Educação do Campo da Uneb Campus XII (turma 2017-2018). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire – Nepe, na linha de pesquisa em Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais. Membro da diretoria do Centro de Agroecologia no Semiárido – Casa, entidade ligada à Articulação no Semiárido Brasileiro – ASA. Membro do Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial (CAECDT) da Uneb. Filiada ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guanambi e região e da Associação dos docentes da Uneb (Aduneb). Militante da Consulta Popular. Atuação na área de Educação em espaços escolares e não escolares, Educação do/no Campo, Educação Ambiental, Convivência com o Semiárido, Trabalho e Educação.

JANDERLANE FROTA DA SILVA
Bacharela em Administração pela Universidade do Estado da Bahia.

JANE DA SILVA OLIVEIRA
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – Campus XII (2020). Atuou como Profissional/Monitor de Atividade Complementar na Escola Municipal Emília Mila de Castro – Guanambi-BA no período de julho a dezembro de 2016. E na mesma função na Escola Municipal de Educação Infantil Maria Edite Lima Ramos – Guanambi-BA, no período de fevereiro a agosto de 2018. Atuação como Professora substituta de Ciências, Geografia, História e Artes nos anos iniciais da Escola Municipal Vereador João Farias Cotrim. Residente bolsista do Subprojeto “Programa de Residência Pedagógica do Campus XII/Uneb: Práticas de Pesquisa e Estágio no Contexto da Formação do Pedagogo”, no período de agosto de 2018 a fevereiro de 2020.

JOÃO WILKER APARECIDO GUIMARÃES DA SILVA
Mestrando em Ensino, Linguagem e Sociedade pela Universidade do Estado da Bahia. Especialista em Gestão Ambiental e em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Unifg em Guanambi-BA. Bacharel em Administração e Licenciado em Pedagogia, ambos pela Universidade do Estado da Bahia – Campus XII. Docente no Centro Universitário Unifg e na Universidade do Estado da Bahia – Campus XII.

LARA LUIZA COSTA MONTALVÃO DA SILVA
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação Campus XII – Guanambi. Foi Estagiária na Uneb Campus XII. Tem interesse nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, gestão democrática, Educação do Campo e Plano Municipal de Educação.

LUANE BÁRBARA DE OLIVEIRA COSTA
Pós-Graduanda em Finanças e Controladoria pela Universidade Norte do Paraná – Unopar. Bacharela em Administração pela Universidade do Estado da Bahia – Campus XII.

LUCINETE GONÇALVES GOMES
Pedagoga pela Universidade do Estado da Bahia – Departamento de Educação Campus XII. Pós-Graduanda em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento; Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. É vinculada ao Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire/Nepe/Uneb. Linha de pesquisa: 1 – Educação e relações étnico-raciais na educação básica; 2 – Educação, Cultura e Diversidade.

MAIANA CARLA DA SILVA OLIVEIRA
Graduada em Administração pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, Campus XVII da Universidade do Estado da Bahia.

MARISELA PI ROCHA
Mestra em Ensino, Filosofia e História das Ciências – UFBA, Especialista em: Psicologia Educacional – PUC-Minas. Pós Graduanda em: Libras e Neuropsicopedagogia e Educação Especial e Inclusiva. Graduada em Pedagogia/Uneb. Professora Substituta da Uneb, Campus XII nas disciplinas Metodologia das Ciências, Metodologia da Geografia, Coordenação Pedagógica e TCC. Desenvolveu atividades como: Coordenadora Mesorregional no Instituto Paulo Freire; professora substituta no IFBaiano – Campus Santa Inês nas Licenciaturas de Ciências Biológicas e Geografia; professora na Faculdade Maria Milza – Famam; professora na Plataforma Freire – Parfor /Uesb, Campus Jequié, nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Biologia; professora na Faculdade de Guanambi nos cursos de Bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Trabalho em cursos de Especialização, – cujos estudos abrem espaços para diálogos entre etnias, família, gênero, memórias, inclusão e diversidade buscando compreender como se dão os processos de produção e (re)formulação das identidades, – especialmente de mulheres que na dinâmica das relações, se reconhecem e autodefinem impulsionando movimentos e formas de lutas individuais ou coletivas. Tem experiência na área de Coordenação Pedagógica, Formação de Professores, Neurociências, Educação Especial e Inclusiva. Participa das discussões sobre História Oral na ABHR. Membro do grupo de pesquisa El Consejo Europeo de Investigaciones Sociales de América Latina – CEISAL e de diversas Universidades Portuguesas e Espanholas. Participa de encontros científicos nas Universidades de Sevilha e Salamanca-Espanha, Universidade de Granada/Havana/Cuba, Universidade de Santiago de Chile-Chile e Universidades de Córdoba e Cuyo-Mendoza-Argentina, com investigações acerca das estampas familiares e dos processos de inclusão. Atua como pesquisadora nos: Grupo de Estudos Hermenêuticos sobre Famílias, Territórios, Identidades e Memórias, atrelado ao DCHL/UESB/Campus Jequié e no Grupo de Pesquisa em Juventude, Políticas Públicas e Formação dos Sujeitos Uneb – Campus XII. Desenvolve trabalhos de tradução de artigos para o espanhol e tradução simultânea.

MAYNARA BORGES DE MOURA
Bacharela em Administração pela Universidade do Estado da Bahia.

NAYDSON MANOEL ATAIDE COSTA (ORG.)
Mestrando em Ensino, Linguagem e Sociedade pela Universidade do Estado da Bahia. Especialista em MBA Controladoria e Finanças Empresariais; MBA em Gestão de Equipe em Marketing e Novas Tecnologias Educacionais. Graduado em Administração pela Universidade do Estado da Bahia. Professor substituto do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, Campus XVII – Uneb – Bom Jesus da Lapa.

PRISCILA TEIXEIRA DA SILVA
Graduada em Pedagogia: docência e gestão de processos educativos pela Universidade do Estado da Bahia – Campus XII (2011). Especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Regional de Filosofia Ciências e Letras de Candeias (2015), Mestra em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, na linha de pesquisa: Formação de Professores e Organização do Trabalho Pedagógico (2015); Doutoranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia na linha: Educação, Gestão e Desenvolvimento Sustentável. Atuou como docente na graduação e na Pós-Graduação Lato Sensu em Educação do Campo da Universidade do Estado da Bahia Campus XII. Atualmente atua na graduação do Campus XVII. Pesquisadora no Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (Nepe) nas Linhas de Pesquisa: 1 – Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos Movimentos Sociais e 2 – Avaliação, Gestão e Políticas Públicas. É Membro do Conselho Municipal de Educação e da Câmara de Educação do Campo do Território Sertão Produtivo.

ROBERTA DE JESUS MUNIZ
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia Campus XII – Guanambi. É membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (Nepe/CNPq). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) no período de 2016 a 2018.

ROBSON DE CÁSSIO SANTOS DOURADO
Mestre em Educação de Jovens e Adultos. Licenciado em Ciências Biológicas. Professor substituto na Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII, Bom Jesus da Lapa. Professor da Educação Básica no Município de Tanhaçu-BA. Grupos de pesquisa: Gestão, Organização, Tecnologia e Políticas Públicas em Educação. Líder do grupo de pesquisa Cultura, Gêneros e Sexualidades em espaços escolares (Uneb/CNPq).

SILVANA PEREIRA DA SILVA
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – Departamento de Educação Campus XII. É vinculada ao Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire-Nepe. Linha de Pesquisa: Educação e relações étnico-raciais na Educação Básica e à Linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Diversidade.

SÔNIA MARIA ALVES DE OLIVEIRA REIS
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – Campus XII – Guanambi (1995), Mestrado (2009) e Doutorado (2014) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia onde atua na graduação e nos cursos de especialização lato sensu. É professora externa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/Uesb). É Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). É líder do Núcleo de Estudos Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (Nepe/CNPq). É coordenadora do Doutorado Interinstitucional-Dinter Uneb-UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens, adultos e idosos, mulheres, práticas educativas, alfabetização e letramento. É autora de capítulos de livros, artigos em periódicos e anais de eventos científicos.

THAÍS FAGUNDES DOS SANTOS LEÃO
Graduada em Administração. Administradora. Assistente Administrativo I na Prefeitura Municipal de Guanambi/BA.

THARCIZO AUGUSTHO AMADO PEREIRA ALVES
Mestrando em Ensino, Linguagem e Sociedade pela Universidade do Estado da Bahia, Campus VI. Licenciado em Pedagogia pelo Departamento de Educação, Campus XII da Universidade do Estado da Bahia. É vinculado ao Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire/Nepe. Linha de pesquisa: Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais (Uneb).