Capa do livro: ALMANAQUE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR VOLUME 1 <br> Coleção Ciência Aberta - Volume 18

ALMANAQUE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR VOLUME 1
Coleção Ciência Aberta - Volume 18

Autores: Sérgio Nunes de Jesus (Coord.) - Elizângela Ataíde de Souza Morais - Ingrid Letícia Menezes Barbosa - Jorge Luís de Freitas Lima - Nara Dantas de Azevêdo (Orgs.)

livro impresso
de R$ 62,90 por
livro digital
de R$ 62,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Hoje, quando se fala de almanaques, se pensa em revistas em quadrinhos que juntam histórias de diversas pequenas revistas em um volume maior, às vezes, com alguma atividade interativa para crianças. Mas, quando pensamos nos almanaques tradicionais, o último grande almanaque brasileiro de que tenho notícia, foi o espetacular Almanaque Abril – que eu me esforçava para comprar anualmente – publicado de 1974 até o ano de 2015, quando sucumbiu ao novitatismo e ao poderio dos portais de notícias e de consultas rápidas da Internet. O fim da publicação do Almanaque Abril constituiu uma morte que lamentei profundamente, pois que marcaria simbolicamente a consolidação de uma nova era de superficialismo, de efemeridades e de mesquinhez na formação cultural de nosso povo. Portanto, a ideia de criar almanaques de formação continuada para professores é um resgate da tradição de formação ampla que os antigos almanaques permitiam naqueles tempos. O que tínhamos, até agora, no mercado de obras científicas, era um conjunto expressivo de obras específicas: Letras para quem é de Letras, Biologia para quem é de Biologia e assim por diante – e só.
É evidente que se trata de obras importantes, mas circunstanciadas e um grupo focado apenas em sua formação especializada. Mas, por que um professor de Letras não pode desejar ler um material sólido e profundo sobre Saúde, História, Geografia, Física ou sobre Metodologia da Educação? É claro que pode! Aliás, não apenas pode como deveria fazê-lo frequentemente. E isso deveria ser guiado pelo que a curiosidade pede e pelo que o tempo permite, e não pela inexistência de publicações que permitam isso.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-338-4
ISBN DIGITAL:978-65-5868-337-7
DOI: 10.24824/978655868338.4
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 196
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

ALMANAQUE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR VOLUME 1 <br> Coleção Ciência Aberta - Volume 18

Autores

ANA CLÁUDIA DIAS RIBEIRO (UFT/IFRO)
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Araguaína (TO). Professora efetiva do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Rondônia (IFRO), campus PVH Zona Norte.

ANGELA MARIA SANTOS DE SOUZA (SEMED, CACOAL)
Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior (UNESC). Especialista no Ensino de Ciências e Matemática (IFRO). Licenciada em Matemática (UNIR). Professora de Matemática.

BRENO PATRICK FRANCO DIAS
Bolsista de projeto de Extensão UEA biênio (2018-2019 e 2019-2020), Graduando no curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas – CESTB; Membro do Núcleo de Estudos Socioambientais da Amazônia – NESAM e do Núcleo do Nova Cartografia Social da Amazônia – NCSA.

BRUNO LÁZARO FRANCO DIAS
Bolsista de projeto de Extensão UEA biênio (2018-2019 e 2019-2020), Graduando no curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas – CESTB; Membro do Núcleo de Estudos Socioambientais da Amazônia – NESAM e do Núcleo do Nova Cartografia Social da Amazônia – NCSA.

CARLOS ALBERTO SUNIGA DOS SANTOS (UNESC, SEDUC, CACOAL)
Professor das Faculdades Integradas de Cacoal (UNESC, Campus Cacoal). Membro do GELLIC. Mestre em Educação (UFMS). Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior (UNIOESTE). Especialista em Teoria e Metodologias Literárias (UNIR). Licenciado em Letras (UNIOESTE).

CELSO FERRAREZI JUNIOR (UNIFAL)
Paulistano de nascimento, atualmente residente em Alfenas, MG. Possui Licenciatura em Letras Português/Inglês (1989), mestrado (1997) e doutorado (1998) em Linguística com enfoque em Semântica e pós-doutorado (2005) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), também em Semântica. É autor de vários livros literários e científicos, estes na área de linguagem e ensino de línguas, dentre os quais “Gramática do Brasileiro” (2008), “Introdução à Semântica de Contextos e Cenários: de la langue à la vie” (2010), “Semântica para a Educação Básica” (2008), “Guia do Trabalho Científico” (2011) e “Sintaxe para a Educação Básica” (2012). Também escreveu mais de 200 artigos científicos e de opinião publicados no Brasil e no exterior. Professor Titular no Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas/UNIFAL, MG, e professor convidado do programa de Mestrado em Letras da Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Tem experiência de ensino e de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Semântica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas, alfabetização, descrição e teorias semânticas da linguagem.

ELIZÂNGELA ATAÍDE DE SOUZA MORAIS (SEDUC, PVH)
Professora do Governo do Estado de Rondônia (Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra-IEECD). Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior (UNESC). Especialista em Mídias na Educação (UNIR). Licenciada em Letras (UNIR).

IANIS GONÇALVES PINTO (SEDUC, CACOAL)
Especialista em Docência no Ensino Superior (UNESC). Especialista em Língua Portuguesa: Redação e Oratória (FESL). Especialista em Gramática Normativa da Língua Portuguesa (UNESC). Licenciada em Letras (UNESC). Professora do Governo do Estado de Rondônia na Escola Indígena Sete de Setembro Tancredo Neves, Cacoal Zona Rural – Linha 11 – Laptanha. Especialista em Gramática Normativa pela UNESC, campus Cacoal.

INGRID LETÍCIA MENEZES BARBOSA (IF-RO, PDA)
Mestre em Ciências da Linguagem (UNIR). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Português (FACIMED). Especialista em Tecnologias Educacionais (PUC – RJ). Licenciada em Letras: Português e Literatura Brasileira (UNESC). Membro do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: saberes e práticas discursivas na Amazônia (PDA, IF-RO). Desenvolve pesquisas nas áreas de Estudos da Linguagem, Linguistica e Educação. Coautora do Projeto Simpósio PDA (Premiado pela SBPC na UFMG em 2017).

JONAS DIAS DE SOUZA
Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Geografia pela Universidade de São Paulo (2009), com mestrado (2012) e doutorado (2017) em Geografia pela mesma instituição, tendo trabalhado a relação entre a Geografia e o Direito Ambiental. Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado do Amazonas – Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da (CESTB/UEA), e pesquisador membro do Núcleo de Estudos Socioambientais da Amazônia, onde desenvolve pesquisas sobre meio ambiente e legislação ambiental, ocupação e desenvolvimento da microrregião do Alto Solimões, e formação e proteção do patrimônio cultural do Alto Solimões.

JORGE LUÍS DE FREITAS LIMA (INC-UFAM)
Docente do Instituto de Natureza e Cultura – INC da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Doutor e Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia (UFAM), Licenciado em Letras: Língua Portuguesa e respectivas literaturas (UNIR). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: saberes e práticas discursivas na Amazônia (PDA, IF-RO – Premiado pela SBPC na UFMG em 2017). Membro do Grupo de Pesquisa Observatório de Ensino de Línguas – UFAM e do Grupo de Pesquisa Infâncias, Criança e Educação na Fronteira Amazônica – UFAM.

MAIARA BARROS DE ASSIS (SEMED-AM)
Licenciada em Letras: Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola. Professora da Educação Básica no município de Atalaia do Norte – AM.

MARIA DEUSA BRITO DE SOUSA APINAGÉ (UFT)
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literaturas (UFT). Professora efetiva da Educação Básica, da Rede Estadual de Ensino do Tocantins.

NARA DANTAS DE AZEVÊDO (SEDUC, CAETITÉ)
Especialistaem Língua, Linguística e Literaturas (FACIBA). Especialista em Coordenação Pedagógica (UFBA). Professora efetiva da Secretaria Estadual de Educação da Bahia (NTE – 13). Docente no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo em Caetité – BA.

REGINALDO CONCEIÇÃO DA SILVA (UEA-AM)
Cursa Doutorado em Geografia na Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Professor da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Membro do Grupo de Pesquisa Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia – PDA (IF Cacoal). Coordenador do Núcleo Cartografia Social da Amazônia – Pesquisador do Projeto Nova Cartografia Social do Amazônia. UEA-CSTB e UFAM – PPGAS. Pesquisador do Núcleo de Estudos Socioambientais da Amazônia – NESAM, linha de Pesquisa: Culturas, Religião e Representações Socioespaciais. Membro do GEPCULTURA/UNIR – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre modos de Vida e Populações Amazônicas – RO.

SÉRGIO NUNES DE JESUS (IF-RO)
Pós-Doutor em Educação (UFLO). Doutor em Ciências da Educação (UTIC). Mestre em Linguística (UNIR). Licenciado em Letras Português-Inglês (UNEB). Acadêmico do curso de Licenciatura em História (UNIUBE). Foi professor visitante na York University por meio do Department of Languages, Literatures and Linguistics (Faculty of Liberal Arts & Professional Studies, Toronto-Canadá). Assessor Científico da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência/SBPC. Da Associação Brasileira de Editores Científicos-ABEC. Avaliador de Cursos Superiores do Guia do Estudante (GE), da Editora Abril – Área / Verbete: Letras. Membro do Conselho Consultivo do Movimento Internacional Lusófono – MIL/Portugal. Membro Fundador da Academia de Letras de Cacoal/ACLEC-RO. Membro da Associação Cacoalense de Imprensa/ACI-RO. Membro Consultivo Permanente nas Editoras CRV/PR e Paco Editorial/SP. Atualmente lidera o Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq – (Premiado pela SBPC na UFMG em 2017) e desenvolve pesquisas nas áreas de Estudos da Linguagem – Educação – Povos e Comunidades Tradicionais. Jornalista/Articulista (DRT 0001619-RO – Portaria 89, de 22 de Janeiro de 2016 – MTPS). Pesquisador Associado do Projeto PAINTER – FAPEAM – UFAM (ICN, Benjamim Constant-AM). Escritor, músico e poeta.

VALDENICE OLIVEIRA MENDES (SEDUC, CACOAL)
Licenciada em Letras: Português – Inglês e Respectivas Literaturas (UNESC, Campus Cacoal). Especialista em Gramática Normativa da Língua Portuguesa (UNESC, Campus Cacoal). Professora efetiva no Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM).