Capa do livro: PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E TRABALHO: <br> inclusão em contextos escolares - VOLUME 2 <br> Coleção: Psicologia, Educação e Trabalho

PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E TRABALHO:
inclusão em contextos escolares - VOLUME 2
Coleção: Psicologia, Educação e Trabalho

Autores: Denise Mesquita de Melo Almeida - Regina Basso Zanon - Lígia Rocha Cavalcante Feitosa - Alexandra Ayach Anache

A Coleção ‘Psicologia, Educação e Trabalho’ resulta do I Colóquio ‘Psicologia, Educação e Trabalho: inclusão em diferentes contextos (I-COPET)’, que ocorreu na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS), em abril de 2019. Ali surgiu a parceria entre o Grupo de Pesquisa ‘Psicologia, Educação e Trabalho: inclusão em diferentes contextos de desenvolvimento’ (GEPETin_contextos - UFGD/CNPq) e o Grupo de Estudos sobre Educação Especial e Desenvolvimento Humano (UFMS), que engendrou esta obra.
A Coleção está dividida em dois volumes. O primeiro aborda processos inclusivos em diferentes contextos, e é composto por 13 capítulos divididos em duas seções: 1) Perspectivas para a formação inclusiva e 2) Novas vivências, novos sentidos. O segundo trata da inclusão no contexto escolar, e está organizado nas seções: 1) Experiências formativas inclusivas e 2) Reflexões para formação e atuação de psicólogas(os). Os textos contemplam discussões sobre os processos inclusivos em diferentes contextos sociais e expressam elaborações e vivências de pesquisadoras(es) implicadas(os) na construção de práticas formativas e profissionais em favor da humanização e da emancipação humana.

Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-685-9
ISBN DIGITAL:978-65-5868-665-1
DOI: 10.24824/978655868685.9
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 178
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E TRABALHO: <br> inclusão em contextos escolares - VOLUME 2 <br> Coleção: Psicologia, Educação e Trabalho
ALEXANDRA AYACH ANACHE
Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano – USP. Tem experiência na área de Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, e avaliação psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, deficiência intelectual, educação, psicologia e educação inclusiva.


ALINE PEREIRA DA SILVA
Psicóloga. Pesquisadora, membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia, Educação e Trabalho: inclusão em diferentes contextos (UFGD/CNPq).


ANA GABRIELA ROCHA ARAUJO
Graduada em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco. É mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFGD, nas linhas Processos Comportamentais e Cognitivos, e integrante dos grupos de pesquisa Gepetin-Contextos e Geappi.


ANA PAULA OLIVEIRA E FERNANDES
Possui graduação em Educação Artística – Área Artes Visuais (2001) e graduação em Licenciatura em Letras Libras (2012), Mestre em Letras, Docente do Curso de Letras Libras da Faculdade de Educação a Distância da UFGD. Trabalha na área de Letras, com ênfase em LÍNGUA DE SINAIS.


ANDRÉIA CRISTINA SILVA DE JESUS
Educadora Física. Especialista em Docência e Interpretação em LIBRAS, em Educação Intercultural Indígena e Educação Especial com ênfase em atendimento educacional. Professora ligada ao Atendimento Educacional Especializado na Rede Municipal de Ensino de Dourados/MS.


CARLO SCHMIDT
Mestre e Doutor em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS, 2004/2008). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Docente do depto de Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM), Líder do grupo de pesquisa Educação Especial e Autismo (EdEA/CNPq).


CLAISY MARIA MARINHO-ARAUJO
Psicóloga. Professora e pesquisadora da graduação e pós-graduação do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília. Pós-doutorado pela Universidade do Minho, Portugal. PQ Cnpq. Coordenadora do GT de Psicologia Escolar e Educacional da ANPEPP. Líder do Laboratório de Psicologia Escolar da Universidade de Brasília.


DARDIELLE SANTOS DIAS
Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), membro em formação da escola de Psicanálise Corpo Freudiano, bolsista de Iniciação Científica (PIBIC), desenvolve pesquisa e extensão nas áreas: psicanálise, empatia, orientação profissional e planejamento de carreiras.


DENISE MESQUITA DE MELO ALMEIDA
Psicóloga (UFPR). Mestre e Doutora em Educação (UNICAMP). Pós-doutorado em Psicologia (UFMS). Professora Adjunta no Curso de Graduação e no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências Humana da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Líder do Grupo de Pesquisa Psicologia, Educação e Trabalho: inclusão em diferentes contextos (GEPETin-Contextos CNPq/UFGD).


FERNANDA APARECIDA SZARESKI PEZZI
Psicóloga e Licenciada em Pedagogia. Mestre em Psicologia (UNISINOS) e Doutoranda em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Atua como Psicóloga Escolar/Educacional na Prefeitura Municipal de Santa Rosa – RS e como Docente no Curso de Graduação em Psicologia na Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM.


FERNANDA MARTINS DE BRITO
Docente do curso de Letras Libras da Faculdade de Educação a Distância da UFGD. Mestre em Educação pela UFPR. Graduada em Artes Visuais e Letras Libras e pós-graduada em Educação Bilíngue para Surdos: Língua Portuguesa/Libras.


FREDERICO GUERREIRO FERREIRA
Bacharel e Licenciado em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás. Doutorando em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília. Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Psicólogo da Universidade Federal de Catalão.


HEMILLY RAYANNE CORREA DA SILVA
Graduanda no Curso de Bacharelado e Licenciatura em Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados. Bolsista no Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica Fluxo Contínuo / PIVIC-FC (UFGD). Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia, Educação e Trabalho: inclusão em diferentes contextos (UFGD/CNPq).


JANETE DE MELO NANTES
Docente do curso de Letras Libras e Coordenadora Adjunta UAB da Faculdade de Educação a Distância da UFGD. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFGD, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Campus de Corumbá (2001).


LAUREN SLONGO BRAIDA
Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ. Especialista em Psicopedagogia. Graduada em Pedagogia. Professora dos Anos Iniciais no Ensino Fundamental. Atuação em atendimentos clínicos psicopedagógicos e na formação de professores, nas temáticas principais: estimulação e reabilitação em dificuldades e transtornos de aprendizagem, educação especial, deficiência intelectual, inclusão de estudantes com deficiência na escola, educação.


LÉA GÉLLER
Psicóloga. Especialista em Avaliação Psicológica e em Educação Especial com ênfase em Atendimento Educacional Especializado. Coordenadora do Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SMEDE) de Caarapó/MS.


LENIR BASSO ZANON
Doutora em Educação com Estágio de Investigação na Universidade de Aveiro (Portugal). Mestre em Bioquímica (UFPR). Especialista em Ensino de Ciências (UCS). Farmacêutica Bioquímica (UFSM). Professora pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (UNIJUÍ), com atividades de ensino, pesquisa e extensão fundamentadas no referencial histórico cultural.


LÍGIA CARVALHO LIBÂNEO
Psicóloga formada pela Universidade de Brasília (UnB). Mestrado e doutorado realizados no Programa de Pós Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (PGPDS/UnB). Atualmente é psicóloga escolar na Coordenação de Articulação da Comunidade Educativa (CoEduca), estrutura que integra a Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (DASU) do Decanato de Assuntos Comunitários da UnB (DAC/UnB).


LÍGIA ROCHA CAVALCANTE FEITOSA
Docente do curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Integrante do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional da UFSC e integrante do do Grupo de Pesquisa Psicologia, Educação e Trabalho: inclusão em diferentes contextos da UFGD. Desenvolve estudos sobre trajetórias escolares e profissionais, juventudes, educação superior e educação profissional e tecnológica.


LÚCIA HELENA CAVASIN ZABOTTO PULINO
Psicóloga (USP- Rib Preto), Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência – Epistemologia (UNICAMP), Doutora em Filosofia (UNICAMP), com pós doutorado em Filosofia – Estética (Université PARIS 8 e UERJ -Proped). Professora e pesquisadora do Iinstituto de Psicologia PED/PGPDE e no Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos e Cidadania- CEAM/UnB.


MARILDA GONÇALVES DIAS FACCI
Psicóloga. Pós-Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora voluntária do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UEM e professora visitante da UFMS. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.


MARLI DALLAGNOL FRISON
PhD (UNESP). Doutora em Educação em Ciências (UFRGS). Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Pesquisadora e Professora do Departamento de Ciências da Vida e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ. Vice-líder do Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (GIPEC-UNIJUÍ).


MAURÍCIO MORAIS CARVALHO
Bacharel em Psicologia – Formação de Psicólogo pelo Centro Universitário Santo Agostinho. Mestrando em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar pela Universidade de Brasília. Especialista em Psicologia Escolar Educacional pelo Instituto Camilo Filho.


NELSON DIAS
Doutorando em Ensino de Ciências pelo programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – INFI/UFMS. Possui mestrado em Educação (PPGEDU/UFMS). É Professor de Libras na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Campus de Ponta Porã.


PAOLA CRISTINA FEBRONIA DA SILVA
Graduanda no Curso de Bacharelado e Licenciatura em Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados. Bolsista no Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica Fluxo Contínuo / PIVIC-FC (UFGD). Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia, Educação e Trabalho: inclusão em diferentes contextos (UFGD/CNPq).


REGINA BASSO ZANON
Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS. 2012/2016). Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Psicologia UFGD, pesquisadora da linha “Processos Comportamentais e Cognitivos” do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFGD, e integrante do grupo de pesquisa Gepetin-Contextos.


RUBERVAL FRANCO MACIEL
É professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Doutor em Estudos Linguísticos e Literários de Inglês- USP. Atua na área de Linguística Aplicada, políticas públicas para o ensino de Línguas, translinguísmo, novos letramentos, multiletramentos, letramento crítico, formação de professores e políticas de internacionalização.


SORAYA KLUG POSSIDÔNIO
Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Mestre em Psicologia pela UEM. Atua como psicóloga no Centro de Referência Especializado de Assistência Social na Prefeitura Municipal de Maringá.


TAMIRIS LOPES FERREIRA
Psicóloga. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Secretária da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE.