Capa do livro: PRESSUPOSTOS FREIREANOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:<br> ação e movimentos para a transformação

PRESSUPOSTOS FREIREANOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
ação e movimentos para a transformação

Autores: Maria Eleni Henrique da Silva - Raphaell Moreira Martins (Orgs.)

livro impresso
de R$ 59,90 por
livro digital
de R$ 59,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A/O leitora/or encontra algumas possibilidades e reflexões político-pedagógica para a área da docência em Educação Física com base nas obras de Paulo Freire. Essa interseccionalidade nos provoca a pensar em como refletir a obra de Freire se torna possível para um Brasil que vem atravessando mudanças severas no campo político/econômico/cultural nos últimos anos e, paralelamente, como o resto do mundo foi afetado por uma pandemia de covid-19. Essas nuances precisam de respostas rigorosas e ousadas, mas sem perder de vista a esperança na humanidade e que dias melhores virão. Essa leitura nos convida a analisar a Educação Física iluminada pelo trabalho de Paulo Freire, não na dimensão do culto a personalidade de um determinado autor, mas pelo compromisso de apontar o inédito-viável com o apoio de um teórico que nunca perdeu a sua atualidade no campo educacional brasileiro. Esse livro é mais uma forma de resistir aos desmandos do preconceito, do autoritarismo, da ignorância e da opressão. Portanto, utilize-o como instrumento de mudança da realidade, avante!

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-555-5
ISBN DIGITAL:978-65-5868-549-4
DOI: 10.24824/978655868555.5
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 244
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

PRESSUPOSTOS FREIREANOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:<br> ação e movimentos para a transformação

Autores

SOBRE OS ORGANIZADORES

MARIA ELENI HENRIQUE DA SILVA
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (1998) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2005). Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011). É professora adjunta do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará. É Coordenadora do Subprojeto de Educação Física do Programa Pibid – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. É Coordenadora do Grupo de pesquisa Saberes em Ação. Coordena Projeto de Extensão com ênfase na área de Formação de professores de Educação Física e Esportes. Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, na Linha de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola.


RAPHAELL MOREIRA MARTINS
Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (Ueva); Especialista em Educação Física Escolar pelo Centro Universitário Unifanor Wyden; Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Saúde e Exercício Físico (IFCE/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Aspectos Pedagógicos e Sociais do Futebol – ProFut-UFSCar/CNPq.



SOBRE AS AUTORAS E OS AUTORES DO LIVRO

ANA CLÍCIA FREITAS GUEDES
Professora de Educação Física. Especialista em Psicomotricidade (Unice). Professora da Rede Estadual de ensino de Canindé – CE. Supervisora do Pibid de Educação Física do IFCE Campus Canindé (2018-2020). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar (UECE).

ANNE CAROLINE DE ARAÚJO
Graduanda em Educação Física pela Universidade de Guarulhos (UNG). Estudante de curso Técnico em Organização Esportiva pela Etec de Esportes – Curt Walter Otto Baumgart.

ANTONIO DE PÁDUA DOS SANTOS
Professor de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985). Especialista em Educação Motora na Escola pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008).

ANTÔNIO JANSEN FERNANDES DA SILVA
Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Especialista em Educação Física Escolar, Faculdades do Nordeste. Especialista em Treinamento Esportivo, Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Educação Física Escolar, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisador do Grupo de Estudos Saberes em Ação, Universidade Federal do Ceará. Professor da Rede Municipal de Educação de Fortaleza. Professor da Rede Estadual de Educação do Ceará.

DANIEL TEIXEIRA MALDONADO
Cursou o Bacharelado, a Licenciatura, o Mestrado e o Doutorado em Educação Física na Universidade São Judas. Realizou o Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da USP. Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Tem como linha de pesquisa os seguintes temas: Educação Física Escolar, Currículo, Formação de Professores e Pesquisa Qualitativa.

DEYVIANE MAIA SILVA
Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará. Membro do grupo de Estudos em Ginástica – GEG/IEFES-UFC. Membro do Grupo de Pesquisa Saberes em Ação. Membro Grupo prático de Ginástica para Todos do IEFES-UFC Gymnarteiros.

ESTERLANDIA SOUZA CASTRO
Graduanda em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente bolsista de iniciação à pesquisa (PIBIC) com o projeto: Limites e possibilidades de Implementação de uma proposta crítica de ensino fundamentada nos pressupostos de Paulo Freire para a Educação Física Escolar. Participante do projeto de Extensão Programa Projeto Rondon na UFC e do grupo de pesquisa Saberes em Ação

FRANCISCO FILIPE DAMASCENO FERNANDES
Bacharelado e licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Educação Física escolar pela Universidade Estadual do Ceará. Mestrando em Educação Brasileira pela pela Universidade Federal do Ceará. Artista marcial.

FRANCISCO LUCAS SILVA ROCHA
Mestrando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Bolsista pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar – Saberes em Ação, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará IEFES/UFC. Possui experiência em Educação Física Escolar no Ensino Fundamental.

ÍTALA ALMEIDA TIMÓTEO
Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Maracanaú-CE. Integrante do grupo de estudos e pesquisa Saberes em Ação.

JOÃO EDUARDO SANTOS NOGUEIRA
Profissional de Educação Física. Especialista em Educação Física para grupos especiais (Fanor), Especialista em Educação física escolar (Inta) e Especialista em musculação e treinamento funcional (FMG). Professor de Educação Física da rede municipal de ensino de Canindé – CE. Supervisor do Pibid de Educação Física do IFCE Campus Canindé (2018-2020).

KÁSSIA MITALLY DA COSTA CARVALHO
Mestra em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará. Atua como docente no curso de Educação Física da Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de Estudos em Ginástica – GEG/IEFES-UFC. Membro do Grupo de Pesquisa em Ginástica – GPG/FEF-Unicamp. Membro do Grupo de Pesquisa Saberes em Ação. Coordenadora Grupo de Ginástica para Todos do IEFES-UFC Gymnarteiros.

LIANA LIMA ROCHA
Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará. Professora de Educação Física da rede estadual do Ceará. Integrante do Grupo de pesquisa Saberes em Ação UFC.

LÍGIA ESTRONIOLI DE CASTRO
Mestra em Docência para a Educação Básica junto à Faculdade de Ciências/Unesp/Bauru/São Paulo. Docente do curso de graduação em Educação Física do Centro Universitário Sagrado Coração – Unisagrado, professora coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Bauru e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Abordagens Táticas nos Esportes Coletivos (Nepatec).

LÍLIAN APARECIDA FERREIRA
Docente do curso de Graduação em Educação Física e Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica da Faculdade de Ciências – Unesp/Bauru, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Abordagens Táticas nos Esportes Coletivos (Nepatec), membro da Associação Internacional de Praxiologia Motriz (Aipram).

LUIZ SANCHES NETO
Professor adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes). Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre, Doutor em Pedagogia da Motricidade Humana com Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).
 
MARIA DE FÁTIMA DE LACERDA
Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Educação pela Universidade Estadual do Ceará, Graduada em Educação Física Pela Universidade de Fortaleza. Docente da Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza. Integrante dos grupos de pesquisa e estudo Saberes em Ação na Educação Física Escolar e do Grupo de Educação Ambiental Dialógica, Educação, Educação Intercultural e Educação Popular-GEAD ambos da Universidade Federal do Ceará- UFC.

MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES
Possui licenciatura em Educação Física pelo Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (IEFES-UFC). Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da UFC. Professor Substituto do Departamento de Educação Física da Universidade Regional do Cariri (URCA).

OSMAR MOREIRA DE SOUZA JUNIOR
Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), docente do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), coordenador e docente do núcleo UFSCar do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) e coordenador do Grupo de Estudos dos Aspectos Pedagógicos e Sociais do Futebol (ProFut) da UFSCar.

OTONIEL CARNEIRO FERNANDES
Mestrando do programa de pós-graduação em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisador-bolsista pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Graduado em Licenciatura em Educação Física, pelo Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da Universidade Federal do Ceará. Integrante do Grupo de Pesquisa Saberes em Ação, vinculado à Universidade Federal do Ceará. Atualmente estuda e pesquisa a área da Educação Física Escolar, com ênfase nos temas: juventude, cultura, práticas corporais e saberes discentes.

ROMILLA DE MENEZES NASCIMENTO
Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Cândido Mendes. Professora da rede municipal de ensino de Maracanaú. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar – Saberes em Ação, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará IEFES/UFC. Experiência em Educação Física Escolar, com ênfase na educação básica.

ROSANGELA MARIA LIMA PEREIRA
Professora de Educação Física. Especialista em Saúde do Idoso pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Massoterapeuta. Professora da rede municipal de ensino de Canindé – CE. Supervisora do Pibid de Educação Física do IFCE Campus Canindé (2018-2020).

SAMARA MOURA BARRETO DE ABREU
Professora de Educação Física. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE UECE). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Coordenadora de Área do Pibid de Educação Física do IFCE campus Canindé (2018-2020). Membro dos Grupos de Pesquisa: Educação, Saúde e Exercício Físico (IFCE) e Educação, História e Saúde Coletiva (UECE).

SILVIA MARIA NÓBREGA-THERRIEN
Enfermeira. Doutora em Sociologia em Educação pela Universidade de Salamanca, Espanha. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE UECE. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, História e Saúde Coletiva (UECE). Membro fundadora do Núcleo de História e Memória da Enfermagem no Ceará – NUDIHMEn.

TIAGO GRIFONI
Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos-SP (ProEF-UFSCar), docente da Rede Municipal e Rede Estadual da cidade de Araraquara-SP e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Aspectos Pedagógicos e Sociais do Futebol (ProFut) da Universidade Federal de São Carlos-SP.
 
UIRÁ DE SIQUEIRA FARIAS
Professor de Educação Física da rede municipal de São Paulo e Santo André – SP. Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2017). Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Faculdade Diadema (2008) e pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2009). Pedagogo pela Universidade Nove de Julho (2013). É Doutorando em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu.

VALDEMARIN COELHO GOMES
Professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (Faced-UFC).

VALDILENE ALINE NOGUEIRA
Bacharel e licenciada em Educação Física e Pedagoga pela Universidade Federal de Viçosa. Especialista em Educação, com ênfase nas questões de Gênero e Raça pela Universidade Federal de Viçosa. Mestra e Doutoranda em Educação Física pela Universidade São Judas. Professora da Rede Municipal de Educação de São Paulo e do curso de Educação Física da Universidade Guarulhos.