Capa do livro: ABORDAGENS TEÓRICOMETODOLÓGICAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: <br>trilhando caminhos

ABORDAGENS TEÓRICOMETODOLÓGICAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO:
trilhando caminhos

Autores: Oto João Petry - Ilma de Andrade Barleta - Camila Caracelli Scherma (Orgs.)

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Sinopse

Ainda precisamos retomar a pergunta que nos orienta nessa reflexão, construída em articulação aos capítulos que estruturam esta coletânea: a defesa do humanismo é compatível com uma educação pós-capitalista? Após termos retomado algumas leituras de Freire e Sennett, considero pertinente trazer a última obra de Paul Mason, intitulada Clear Bright Future. Os escritos desse jornalista, bastante perspicaz, provocam-nos a tomar posição frente aos novos fascismos emergentes e a defesa do humano. Em suas palavras, “para liberar o potencial de elevação do bem-estar humano, que envolvem as novas tecnologias, temos que fazer algo humano para nos proteger” (MASON, 2020, p. 18). As crises que enfrentamos, em sua abordagem, estão enraizadas na erosão do próprio significado de ser humano. Isto implica em redimensionar nosso compromisso com a democracia e a revisar o modelo econômico predominante. Reforçar o humanismo, então, apresenta-se como uma atitude de resistência e favorece a reinscrição da formação humana sob novos princípios.
Tal como assinalamos desde a epígrafe desse texto, o humanismo pode se constituir como um dos pilares para uma educação pós-capitalista. Coletâneas como esta que aqui apresento, com foco na pesquisa contemporânea em Educação, apresentam potencial heurístico para reinventarmos outros modos de educar, pesquisar e experimentar a vida social em nosso tempo.

Roberto Rafael Dias da Silva

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-093-2
ISBN DIGITAL:978-65-5868-092-5
DOI: 10.24824/978655868093.2
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 316
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

ABORDAGENS TEÓRICOMETODOLÓGICAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: <br>trilhando caminhos

Autores

ALINE DA SILVA SERPA MARANGONI
Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGE) Mestrado em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) (2018), com bolsa de pesquisa Capes. Participante do Grupo de Pesquisa em Gestão e Inovação Educacional (Gpegie) da UFFS. Especialista em Educação e bolsista do Programa de Bolsa Universitária de Santa Catarina (Uniedu-2016). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS-2015). Atuou como professora da educação infantil na rede Municipal de Ensino de Chapecó-SC e nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede Estadual de SC. Atualmente é coordenadora pedagógica da rede Municipal de ensino na área da Educação Infantil.

ANA LUCIA ADRIANA COSTA E LOPES
Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacharela e Licenciada em Psicologia da Educação pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES-JF-1996). Professora da Rede Municipal de Juiz de Fora. Atualmente é Gerente do Departamento de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Juiz de Fora. Integrante do Grupo Atos/ UFF – Grupo de Estudos Bakhtinianos.

ANGÉLICA DUARTE DA SILVA ARAÚJO
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Niterói. Integrante do Grupo Atos/ UFF – Grupo de Estudos Bakhtinianos.

ÂNGELO RICARDO DE SOUZA
Doutor em Educação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor e pesquisador do Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

ANTONIA COSTA ANDRADE
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Educação do Pará (UFPA), bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade da Amazônia (Unama), Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (Unifap), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Pós-Doutorado em Educação pela UFPA. Atualmente é professora da Universidade Federal do Amapá, atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação e coordena o Curso de Especialização em Política Educacional da Unifap. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política de formação de professores, pedagogia histórico-crítica e trabalho e educação.

ARTHANE MENEZES FIGUEIRÊDO
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Pedagoga pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). É Professora da Universidade Federal do Amapá, atuando no curso de Pedagogia e outras Licenciaturas, no curso de Especialização lato sensu em Política Educacional e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unifap, no qual é coordenadora da Linha Políticas Educacionais. Desenvolve pesquisas na linha de Políticas Educacionais, tendo como foco as Políticas de Currículo, Trabalho e Formação de Professores nas Amazônias.

CAMILA CARACELLI SCHERMA (ORG.)
Doutora em Linguística (2015) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), desenvolveu estudos de Pós-Doutorado no Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos e no Laboratoire Lettres, Langages et Arts da Université Toulouse Jean Jaurès (2017-2018). Mestra em Linguística (2010) pela Universidade Federal de São Carlos. Graduada em Letras – Português e Inglês pela Universidade Anhanguera de São Paulo (Unian-SP) (2005). Professora de Língua Portuguesa e Linguística e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). É membro do Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (GEGe) e coordena o Laboratório bakhtiniano de estudos do discurso, das expressões artísticas da educação.

CHAIANE BUKOWSKI
Doutoranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – campus Chapecó/SC (2016). Possui Especialização em Educação Integral pela Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Erechim-RS (2014). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Anglicana de Erechim (2011). Trabalhou recentemente como Professora Substituta na Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Erechim-RS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (Gepes –UPF) e membro do Grupo de Pesquisa em Gestão e Inovação Educacional (Gpegie-UFFS) – campus Chapecó. Suas pesquisas estão relacionadas principalmente com os seguintes temas: currículo, conhecimento escolar, educação integral, ensino médio, aprendizagem, políticas educacionais e gestão escolar. Tem experiência na área de educação como docente na Educação Básica e no Ensino Superior.

DENISE SANTOS LIMA
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II. Integrante do Grupo Atos/ UFF – Grupo de Estudos Bakhtinianos.

EDITE MARIA SUDBRACK
Doutora (2002) e Mestra em Educação (1995) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui Graduação em Pedagogia (1975) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Realizou estágio pós-doutoral (2016) pela Universidade Federal do rio Grande do Sul (UFRGS) com o projeto: Assistência Financeira da União aos Estados e Municípios na Educação Básica: política e políticas. Está em estágio pós-doutoral na Universidade de Aveiro-Portugal. Atualmente é pró-reitora de ensino da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Integra também o Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior, da Universidade Estadual de Campinas-SP. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação (GPE) e integra os Grupos de Pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior (Neppes) e o Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas Sobre Educação Superior, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

GISELE DA SILVA SANTOS
Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS (2019). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Roraima (UERR-2011). Graduada no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR-2014). Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR-2014). Especialista em Planejamento e Gestão de Empreendimentos e Destinos Turísticos Sustentáveis, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR-2017). Professora estatutária da rede municipal de ensino do Município de Boa Vista-RR. Membro do Laboratório bakhtiniano de estudos do discurso, das expressões artísticas da educação.

ILMA DE ANDRADE BARLETA (ORG.)
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (Unifap), Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional pela Unifap, Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Atualmente é docente do Magistério Superior e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá. É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo, Trabalho e Política Educacional (Gemte). Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado e Políticas Educacionais; Trabalho Docente; Gestão e Financiamento da Educação.

JANETE PALÚ
Licenciada em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Possui especialização em Ciências Sociais: História e Geografia pela Faculdade de Itapiranga (SEI-FAI); Especialização em Educação na Diversidade com Ênfase na Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) e Especialização em Educação na Cultura Digital pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó-SC. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Linha de Políticas Educacionais. Membro do Grupo de Pesquisa em Gestão e Inovação Educacional (Gpegie) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e do Grupo de Pesquisa “Políticas e Gestão da Educação” da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora de História e Assistente Técnica Pedagógica da Rede Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina.

JÉSSICA PAULETTI
Mestra em Educação (2018) pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Especialista em Educação do Campo pela Faculdade São Braz (FSB). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Realeza. Atualmente está na coordenação de uma escola municipal em tempo integral. Membro do Laboratório bakhtiniano de estudos do discurso, das expressões artísticas e da educação, bem como membro do Grupo de Pesquisa em Gestão e Inovação Educacional (Gpegie).

JÚLIO CESAR GODOY BERTOLIN
Possui doutorado em Educação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio de doutoramento na Universidade de Aveiro (UA) – Portugal e Pós-Doutorado no Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (Cipes), em Porto, Portugal. Atualmente é professor titular e pesquisador da Universidade de Passo Fundo (UPF). Fez parte da Comissão Especial de Avaliação (CEA) do Ministério da Educação (MEC) que elaborou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Atuou como consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e do MEC no desenvolvimento de sistemas de avaliação da educação superior. Também é pesquisador colaborador da United Nations Research Institute for Social Development (Unrisd). Tem experiência em pesquisas, planejamento e avaliação na educação superior.

LILIANE CORRÊA NEVES MOURA
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Integrante do Grupo Atos/ UFF – Grupo de Estudos Bakhtinianos.

LUCILÉA SANTOS AYRES DA SILVA
Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (Ibpex). Pedagoga pela Unifap. Técnica em Assuntos Educacionais (TAE) da Unifap. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em políticas curriculares da Educação Superior.

LUTHIANE MISZAK VALENÇA DE OLIVEIRA
Licenciada em História pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Especialista em Orientação Educacional pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Integrante do Grupo de Pesquisa em Gestão e Inovação Educacional (UFFS) e do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (Gipedi) da (Unisinos). Professora da Rede Estadual e Municipal de Educação no Município de Santo Ângelo/RS. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, políticas curriculares, Ensino Médio e ensino de História.

MARIA DO SOCORRO SMITH NEVES
Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Macapá (Fama). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Experiência profissional em docência na Educação Básica e Superior e em Coordenação Pedagógica na Educação Profissional. Atualmente é Assessora Técnica no Conselho Estadual de Educação do Amapá com ênfase em legislação da Educação Profissional e Educação Superior.

MARIA LETICIA MIRANDA BARBOSA DA SILVA
Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Educação Artística pela Universidade Salgado de Oliveira. Professora de Artes Visuais do Colégio Pedro II. Integrante do Grupo Atos/UFF – Grupo de Estudos Bakhtinianos.

MARISOL BARENCO DE MELLO
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Coordena o Grupo de Pesquisa Atos/UFF.

MÁRCIA DE SOUZA MENEZES CONCENCIO
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, aposentada da Rede Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Integrante do Grupo Atos/UFF – Grupo de Estudos Bakhtinianos.

MÁRCIA FERNANDA CARNEIRO LIMA
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Fundadora e orientadora pedagógica do Centro Educacional Canto de Criar (CECC). Professora do Ensino Fundamental no CECC. Professora do curso de Pedagogia da Faculdade Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (Faeterj). Integrante do Grupo Atos/ UFF – Grupo de Estudos Bakhtinianos.

MIZA CARVALHO DOS SANTOS
Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora da Rede Municipal de Búzios. Integrante do Grupo Atos/ UFF – Grupo de Estudos Bakhtinianos.

NATÁLIA DE ABREU NASCIMENTO
Estudante do curso de História na Universidade Federal Fluminense (UFF). Integrante do Grupo Atos/UFF – Grupo de Estudos Bakhtinianos.

OTO JOÃO PETRY (ORG.)
Possui graduação em Estudos Sociais, Pedagogia e Especialização em Fundamentos Educacionais pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Mestrado e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões (URI) campus de Frederico Westphalen (RS). Pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa em Gestão e Inovação Educacional. É Professor Associado III da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó-SC.

ROBERTO RAFAEL DIAS DA SILVA
Doutor e Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no qual atua na linha de pesquisa “Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas”. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura e Políticas Contemporâneas (UFFS/CNPq) e o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (Unisinos/CNPq). Atua como Editor Associado na revista Educação Unisinos. Investiga principalmente os seguintes temas: Ensino Médio, políticas de escolarização, currículo e conhecimento escolar, constituição da docência e relações entre educação e capitalismo contemporâneo.

RODRIGO BARBOSA BASTOS
Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). Licenciado em Pedagogia pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (Iesap). Especialista em Política Educacional pela Unifap. Especialista em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas (Fatech). Mestre em Educação pela (Unifap). Professor da Educação Básica de Ensino de Macapá-AP lotado na Secretaria Municipal de Educação (Semed). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em trabalho docente na educação superior, educação no/do campo e ensino de contemporâneo de Geografia.

ROQUE MORAES (IN MEMORIAM)
Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Education And Communication – The Ohio State University (OSU) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi e aposentou-se como professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e foi professor visitante da Fundação Universidade do Rio Grande (Furg). Atuou como pesquisador principalmente nos seguintes temas: educar pela pesquisa, ensino de ciências, ensino de Química, formação de professores, Ensino Fundamental e Ensino Superior.

ROSANE FÁTIMA VASQUES
Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) (Bolsista Capes). Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFSS) Campus Chapecó. Especialista em Processos Pedagógicos na Educação Básica pela UFSS, campus Erechim. Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus Erechim. Professora Titular do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Erechim, e professora da Rede Municipal de Educação de Erechim. Membro do Grupo de Pesquisa em Gestão e Inovação Educacional (Gpegie).

ROSENEI CELLA
Bacharel em Ciências Contábeis e Licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Especialista em Letras – Língua e Literatura de Língua Inglesa e Letras – Língua e Literatura de língua portuguesa pela Unochapecó. Mestra e Doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF), na linha de pesquisa Políticas Educacionais. Membro do grupo de pesquisa da UFFS: Pesquisa em Gestão e Inovação Educacional (Gpegie). Possui experiência na Educação Básica e Superior como professora e gestora. É servidora técnica da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

TANIA MARA ZANCANARO PIECZKOWSKI
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Graduada em Pedagogia, especialista em Educação Especial e em Docência na Educação Superior pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó); Diretora de Ensino na Unochapecó no período de 2009 a 2016. Professora, pesquisadora e, atualmente, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação (Unochapecó). Líder do grupo de pesquisa Desigualdades Sociais, Diversidades Socioculturais e Práticas Educativas da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

TÂNIA MARA MACHADO THOMÉ
Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS-2018). Especialista em Ciências Sociais pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai (Ideau), de Getúlio Vargas-RS. Licenciada em Geografia pela Universidade do Oeste Santa Catarina (Unoesc). Experiência como docente, gestora e coordenadora pedagógica, em escolas de educação básica, redes pública e privada. Membro do Laboratório bakhtiniano de estudos do discurso, das expressões artísticas e da educação.