Autores: Rafael Siqueira de Guimarães - Rosanna Rita Silva
É difícil deixar de pensar que o supervisor abriga para si uma proteção paterna de seus iniciantes ao mundo do trabalho. Depois de anos de bancos escolares se apresenta uma nova realidade que exige uma reinvenção de si por parte do estagiário que está sendo convocado ao mundo dos adultos. Acabaram-se as simulações práticas colocadas ao longo do curso. O conflito e o sofrimento da clientela, tanto de pessoas como de instituições é real! E elas esperam uma intervenção real! É evidente que não temos o direito ao desespero que a demanda do outro provoca. O supervisor não pode perder de vista que o seu objetivo precípuo é a formação de seu aluno. A carga que este deve carregar deve ser proporcional as suas possibilidades. Por omissões de muitos, principalmente do poder público, as instituições de estagio das universidades tem sido exigidas muitas vezes para além de sua ambição e propósito. Mas diante do pessimismo das impossibilidades e impotências deve imperar o otimismo da vontade. Assim sendo, é imprescindível uma relação solidária entre supervisor e estagiário a fim de atenuar as dificuldades implícitas na ação. Por todas estas razões este livro é oportuno. Ele pretende pensar a prática que estamos fazendo, a relação entre supervisor e estagiário, além de como se estabelece o vínculo entre as instituições participantes no estágio.
(José Artur Molina)
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-445-4
DOI: 10.24824/978858042445.4
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 108
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Alvaro Marcel Palomo Alves
Mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência (UFPR), doutorando em Psicologia e Sociedade (FCL/UNESP), professor Assistente da área de Fundamentos da Psicologia na Universidade Estadual de Maringá. Atua nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Social, com interesse na produção social da infância e cultura lúdica.
Ana Priscila Batista
Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Especialista em “Terapia Comportamental e Cognitiva: teoria e aplicação” pela Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo – USP. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.
Claudia Regina Magnabosco Martins
possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, e doutoranda em Saúde Coletiva. Atualmente é Professor Assistente B da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Representações Sociais, Envelhecimento Humano, Formação em Psicologia, Psicologia do Trabalho, Organizações de saúde, Saúde Coletiva e Trabalho.
Clea Maria Ballão Lopes
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Mestrado em Psicologia Clínica com ênfase em Psicanálise pela Universidade Federal do Paraná e atua como professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área da Psicanálise atuando principalmente nos seguintes temas: clínica mãe-bebê e supervisão de estágios.
Érika Pessanha d´Oliveira
professora de Psicologia no Instituto Federal do Paraná e doutoranda na UNICAMP, no grupo FOCUS da Faculdade de Educação. Concluiu a graduação na UNESP Bauru e é mestre em Psicologia da Educação pela PUCSP. Foi professora e supervisora de estágios da Universidade Estadual do Centro-Oeste – PR, trabalhando no curso de psicologia e nas licenciaturas. Vem atuando principalmente com os seguintes temas: medidas socioeducativas em meio aberto, legislação e sistema nacional de atendimento sócio educativo, egressos do sistema penitenciário, psicologia sócio-histórica e orientação profissional.
José Artur Molina
Psicólogo, Psicanalista e Docente de Psicologia Clínica na Universidade Estadual de Maringá. Mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidad Complutense de Madrid e Doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista – Assis. Formação em Psicanálise pela Biblioteca Freudiana de Curitiba.
Rafael Siqueira de Guimarães
Professor Adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Doutor em Sociologia pela Unesp/Araraquara e Pós-Doutor em Psicologia Social pela Universidad de Granada, na Espanha. Coordena o Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Cultura e Diversidade, desenvolvendo pesquisa e intervenção nas áreas de Psicologia Social e Comunitária, Relações de Gênero e Sexualidade e Arte, Cultura e Subjetividade.
Rosanna Rita Silva
professora assistente do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Coordenadora do Laboratório de Psicologia do Desenvolvimento e da Saúde e líder do grupo de pesquisa Psicologia da Saúde.
Rosemary Sartori Pottker
possui graduação em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina e mestrado em Educacao pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Professora aposentada da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiente mental, educação, linguagem, avaliação e educação ambiental.
Veronica Suzuki Kemmelmeier
possui graduação em psicologia pela Universidade Estadual de Maringá e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em psicologia clinica.
Vinícius Anciães Darriba
possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Instituto de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicanálise. Tem experiência na área da clínica psicanalítica. Temas de pesquisa: teoria da clínica psicanalítica; psicanálise, ética e discurso; psicanálise e universidade; psicanálise, ciência e capitalismo.