Autores: Lucióla Licínio de Castro Paixão Santos - André Márcio Picanço Favacho (Orgs)
A história do currículo tem se debruçado sobre o estudo das práticas pedagógicas, buscando entender como no cotidiano das instituições escolares são organizados e trabalhados os saberes escolares. Nesse sentido, busca-se conhecer o processo de seleção dos conteúdos desenvolvidos nas diferentes disciplinas, a forma como estão estruturados ao longo do percurso escolar e as relações que se estabelecem entre os diferentes tipos de saberes que compõem o currículo escolar. Considerando que as políticas e propostas curriculares são mediatizadas pelos órgãos gestores locais, pelas instituições escolares e pelo trabalho docente, compreende-se porque o campo do currículo encontra-se intimamente relacionado com o estudo das instituições escolares e das práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professorado. Conhecendo-se as formas como os docentes buscam organizar seu trabalho, as dificuldades que encontram para desenvolvê-lo, assim também como sua visão sobre educação, suas crenças e valores, torna-se possível explicar como as propostas oficiais são reinterpretadas pelo conjunto do professorado e por cada docente no interior das instituições escolares e das salas de aula.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-453-9
DOI: 10.24824/978858042453.9
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 272
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
André Fafacho
Doutor em Educação pela USP. Professor da Faculdade de Educação da UFMG. Atualmente pesquisa o tema experiência docente e discurso pedagógico, a partir das teorizações foucaultianas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas (GECC/UFMG) e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores, Trabalho Docente e Discurso Pedagógico (NFTD/UEMG).
Lucióla Licínio de Castro Paixão Santos
É professora Titular da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade f4ederal de Minas Gerais (UFMG) e do Programa de Pós Graduação em Educação da FAE/UFMG. É bolsista de Produtividade em pesquisa do CNPq, nível 1A. Pesquisa, publica e orienta dissertações e teses e no campo do currículo, formação e trabalho docente, bem como das políticas públicas implementadas nesses campos.