ALANE NÓBREGA
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília – DF, com especialização em Gestão Pública e formação técnica em Desenvolvimento de Sistemas, ambas pelo Instituto Federal de Brasília – DF. Cursa mestrado em Ciências Sociais (PPGECsA/ELA) e graduação em Engenharia de Computação, ambos na Universidade de Brasília – DF. Desenvolve pesquisas sobre tecnologia, sociedade e política. Teve a oportunidade de aliar tecnologia e estudos gênero quando participou do projeto "Escola de App: Enfrentando a Violência Online Contra Meninas", enquanto estudante do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas do IFB, contribuindo com a capacitação técnica de estudantes do Ensino Médio na construção de aplicativos, utilizando o MIT App Inventor.
CALILA DAS MERCÊS
Escritora, jornalista, pesquisadora do Grupo de Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea (Gelbc). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade de Brasília – UnB, Mestra em Estudos literários, pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Especialista/MBA em Comunicação corporativa (Universidade Salvador) e bacharela em Comunicação social com habilitação em jornalismo (UFRB). Estudos no Instituto Politécnico de Bragança em Portugal (2009/2010). Realiza estudos sobre movimentos, deslocamentos, representações e (re)mapeamentos de mulheres negras e grupos invisibilizados na literatura contemporânea. Recebeu o Prêmio Pesquisa Literária da Fundação Biblioteca Nacional (2015) pelo projeto de dissertação e o Prêmio Antonieta de Barros – Jovens Comunicadores Negros e Negras, pelo projeto Escritoras Negras da Bahia (2016). Publicou “Notas de um interior circundante e outros afetos” (2019, Editora Padê) e coordena o projeto @escritorasnegras.
CRISTIANE JORGE DE LIMA BONFIM
Mestre Educação pela Universidade de Brasília (2011), Especialista em EPT integrada à EJA pelo CEFET/PA, Bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2001) e Especializanda em Computação Aplicada à Educação pelo ICMC-USP. Participou da quarta etapa do Projeto Escola de App que ensinou meninas a criar aplicativos para Android usando o MIT App Inventor. É professora Mentora de dois grupos de Meninas no Projeto STEAM POWER FOR GIRLS uma parceria do IFB/UnB e Embaixada dos Estados Unidos. Áreas de interesse: Formação docente para uso de Tecnologias Educacionais Digitais (TED), Jogos Educacionais Digitais, Gamificação, Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional (CSCL), Realidade Virtual e Aumentada, Mineração de Dados Educacionais, Plataformas de Ensino Aprendizagem de Ciências com ênfase em Exatas. Tem orientado trabalhos para o desenvolvimento de TED para Ensino de Matemática, Programação e Pensamento Computacional na Educação Básica e Integrada à Educação Profissional.
JALINE GONÇALVES MOMBACH
Jaline Gonçalves Mombach possui graduação em Ciência da Computação (2012/2) e mestrado em Engenharia Elétrica (2015), ambos pela Universidade Federal do Pampa. Docente do Instituto Federal Farroupilha desde 2013, atualmente está em exercício provisório no Instituto Federal de Brasília – Campus Brasília. É doutoranda em Ciência da Computação, na Universidade Federal de Goiás e atua nas áreas de lnteração Humano-Computador, Acessibilidade, Informática na Educação e Educação em Computação. Entusiasta do ensino de programação nas escolas, já participou de diversas ações que incentivam o pensamento computacional na educação básica. Entre essas ações, participou em um dos módulos do projeto "Escola de App" para ensinar meninas a criarem aplicativos para Android usando o MIT App Inventor.
JANARA KALLINE LEAL LOPES DE SOUSA
Janara Sousa é jornalista (2000) e mestre em Comunicação (2003), pela Universidade de Brasília (UnB). Fez Doutorado em Sociologia (2009), na linha de pesquisa Educação, Ciência e Tecnologia, também pela UnB, e, em 2008, fez estágio de doutoramento na Universitat de Barcelona, em Barcelona, na Espanha. Atualmente, é professora-adjunta do curso de Comunicação Organizacional e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Faculdade de Comunicação, UnB. No PPGCOM, atua na linha de pesquisa Políticas de Comunicação e Cultura. Também é membro do grupo de pesquisa LapCom Laboratório de Políticas de Comunicação. Suas áreas de interesse são: governança da internet, direito à comunicação, direito à informação, liberdade de expressão, políticas de comunicação e Lei de Acesso à Informação. Fez pós-doutorado sobre o papel da sociedade civil na governança da internet, no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CESC), Universidade do Minho, Portugal.
LARISSA FERREIRA
É docente do Instituto Federal de Brasília/IFB - Licenciatura em Dança. Doutora e Mestra em Artes - Universidade de Brasília. Licenciada em Dança - Universidade Federal da Bahia. Foi Coordenadora de Sustentabilidade, Cultura, Gênero, Raça e Estudos Afro-Brasileiros - IFB/Campus Brasília (2017-2020), onde coordenou projetos pautadas na educação antirracista e igualdade de gênero, tais como: Seminário Corpo, Cena e Afroepistemologias e Construindo a Equidade de Gênero e Simpósio Gênero em perspectiva. Integra o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas/NEABI da mesma instituição. Coordena o Grupo de Pesquisa Corpografias, com pesquisa em dança, crítica e história da arte com enfoque atual nas questões de raça e gênero. Dança e Tecnologia, Estudos da Performance e Visualidades também figuram como áreas de sua atuação artística e pesquisa, cujas obras coreográficas, performáticas e visuais foram apresentadas no Brasil e em outros países, tais como; Inglaterra, Moçambique, Alemanha, Qatar, Itália, Uruguai, Finlândia e EUA. É angoleira, integrante do Grupo Nzinga de Capoeira Angola. Natural de Salvador-Bahia, vive e trabalha em Brasília.
OLGA FREITAS
Olga Cristina Rocha de Freitas é mineira de Três Marias-MG, radicada em Brasília desde 1970; é Pedagoga, Mestra em Neurociência do Comportamento, doutoranda em Educação, especialista em Educação, Democracia e Gestão Escolar, em Língua Brasileira de Sinais para docência no ensino superior; em Neuropsicologia e em Neuropsicopedagogia. É professora da SEEDF e professora universitária. É membro efetiva da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento e da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia. Coordena projetos de pesquisa em neurociência e aprendizagem, diversidade cognitiva e social, educação especial e inclusiva e direitos humanos. Tem publicações nas áreas de educação, neurociência e aprendizagem, libras, educação especial e inclusiva, diversidade social e de gênero. Foi subsecretária de formação continuada da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Distrito Federal (2011 a 2014) e da Escola de Governo do Distrito Federal (2011). Pelas contribuições à educação e à sociedade, foi agraciada com os títulos Personalidade da Educação 2005, concedido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal e com o Prêmio Mulher Educadora, Cidadã do Mundo (2011), concedido pelo Sindicato dos Professores do Distrito Federal.
ROSALIA DE OLIVEIRA LEMOS
Profa. Titular do IFRJ ? Campus Nilópolis; Dra. em Política Social UFF; Mestre pela UFRJ, com a primeira diss. sobre Feminismo Negro no Brasil (1997). Bacharel e Licenciada em Química UFF; Secretária de governo na Prefeitura Municipal de Niterói CODIM – Coord. dos Direitos das Mulheres (2003-2008). Atuou na implantação do Curso de Ext. Brasil-África em Sala de Aula (2009) IFRJ Campus São Gonçalo. Coord. de Diversidades no IFRJ (2010-2012). Elaborou o Projeto Etnociências (1997-2000) e o Diálogos sobre Divers. e a Lei 10639/03 – IFRJ/PROEXT 2011. Elaborou o Plano Mun. de Educação e Igualdade Racial da Prefeitura de Niterói com a Sec. Mun. de Educação (2003). Atuou no Grupo Amigos Negros de Favela e Periferia (1979), no Grupo de Trabalho André Rebouças/UFF (1982) e no NZINGA (1983). Fundadora da E`LÉEKÒ (1996) e do Disque Racismo (2000). Profa. no Curso de Espec. em Aval. de Políticas para a Pop. Negra/UFF; Convidada do Programa de Visitante Internacional - EUA (2003), implantou das Comissões de Heteroidentificação Racial do IFRJ e membro da Comissão Recursal.
TÂNIA MARA CAMPOS DE ALMEIDA
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF (1989), mestra e doutora em Antropologia pela Universidade de Brasília- UnB (respectivamente, 1994 e 2001), com pós-doutorado em Representações Sociais pela UnB (Instituto de Psicologia, 2006), pela Université de Provence e pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/França, 2007). Atualmente, é pesquisadora e professora adjunta IV do Departamento de Sociologia-UnB, bem como é integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres (NEPeM) da mesma universidade. No período de 2012 a meados de 2016, foi editora-adjunta da "Sociedade e Estado", exercendo de meados de 2020 a meados de 2022 a editoria-chefe dessa revista científica A1 Qualis CAPES. De 2016 – 2018, atuou como coordenadora dos bacharelados em Sociologia e Ciências Sociais do Departamento. Tem experiência e publicações na área das Ciências Sociais e Humanas, com ênfase nos seguintes temas: gênero, violência, trabalho, saúde e religião. É bolsista produtividade PQ2 do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) no país.
TATIANA LIONÇO
Doutora em Psicologia e Professora do Departamento de Comunicação Organizacional da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Coordenadora do Núcleo de Estudos da Diversidade Sexual e de Gênero do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da UnB (NEDIG/CEAM/UnB, desde setembro de 2017. Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH mandato 2019-2020). Em 2018 foi homenageada pelo CFP e Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB) por ocasião da celebração “Psicologia 56 anos: Reconhecendo histórias, valorizando contribuições”. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais (CEP/CHS) da UnB desde 2015. Tem se dedicado ao estudo da laicidade do Estado e do fundamentalismo religioso na política nacional; do discurso de ódio na contemporaneidade; das fake news; dos processos de subjetivação e sua relação com gênero e sexualidade; das determinações sociais do sofrimento e das redes de proteção nas universidades.
VALESKA ZANELLO
Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Brasília (2005), graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1997), e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2005) com período sanduíche de um ano na Université Catholique de Louvain (Bélgica). Professora Associada 1 do departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília. Coordenadora do programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPGPSICC)/UnB. Orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPG-PSICC). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em SAÚDE MENTAL e GÊNERO. Coordena o grupo de pesquisa Saúde Mental e Gênero (foco em mulheres) no CNPq, o qual realiza uma leitura do campo da saúde mental sob um viés feminista das relações de gênero (e interseccionalidades com raça e etnia) no que diz respeito à epistemologia, semiologia, diagnóstico psiquiátrico e prática profissional. Foi representante do Conselho Federal de Psicologia no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (SPM) no período de 2014 a 2016.
VERUSKA RIBEIRO MACHADO
Graduada em Letras, mestra e doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Atuou como docente nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e em cursos de licenciatura de Letras e de Pedagogia. Exerce hoje a função de docente de Língua Portuguesa de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Brasília. É também docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, atuando na linha Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Atualmente se dedica à investigação das seguintes temáticas: i) estratégias pedagógicas e processos avaliativos desenvolvidos na educação profissional técnica de nível médio, ii) (multi)letramento(s) e a formação de professores, iii) educação para a diversidade.