Capa do livro: ENTRE A ACADEMIA E A ESCOLA:<br> reflexões sobre políticas, teorias e práticas educacionais

ENTRE A ACADEMIA E A ESCOLA:
reflexões sobre políticas, teorias e práticas educacionais

Autores: Getuliana Sousa Colares - Wendel Melo Andrade - Gilmar Pereira Costa (Orgs.)

livro impresso
de R$ 49,90 por
livro digital
de R$ 49,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Este livro versa sobre temáticas variadas, inseridas na área da Educação. Composto por quinze capítulos, organizados em duas partes, traz a contribuição de autores e autoras inseridos na Escola e na Universidade, divulgando a produção elaborada a partir de distintas perspectivas teóricas.
A coletânea Entre a academia e a escola: reflexões sobre políticas, teorias e práticas educacionais nasce dos esforços de professores e professoras, pesquisadores e pesquisadoras imersos na escola e na Universidade, preocupados/as com questões que se apresentam no cotidiano escolar e/ou nas configurações políticas que impactam diretamente o saber-fazer educacional. Composta por quinze capítulos, organizados em duas partes distintas, porém articuladas. Esta é uma obra que se propõe a divulgar a produção científica de autores e autoras comprometidos/as com a educação pública, com a formação de sujeitos conscientes de seus papeis sociais.  

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-985-0
ISBN DIGITAL:978-65-5868-986-7
DOI: 10.24824/978655868985.0
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 196
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

ENTRE A ACADEMIA E A ESCOLA:<br> reflexões sobre políticas, teorias e práticas educacionais

Autores

ADRIANA SOUZA COLARES SANTOS
Especialista em Gestão Educacional pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA), em Atendimento Educacional Especializado – A.E.E. pela Faculdade Kurios (FAK) e em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Ítalo Brasileira (FIB). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e em Letras/Língua Portuguesa e Inglês pela UVA. Atualmente, é professora efetiva da Rede Municipal de Educação de Canindé (CE).

ANA PAULA ARAÚJO MOTA
Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), de Campinas. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente, é professora substituta da UECE, no Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns, em Tauá (CE).

ANDREIA CRISTINA FREITAS BARRETO
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Pedagoga pela Faculdade de Educação Montenegro (FAEM). Professora da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Campus XVIII.

ANTÔNIA RAFAELA DA CRUZ COSTA
Mestra em Planejamento e Políticas Públicas, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas, pela Universidade Cândido Mendes. Graduada em Geografia, pela UECE. Professora de Geografia da Rede Estadual de Ensino do Ceará, ocupando o cargo de Coordenadora Escolar da EEM Liceu Professor Francisco Oscar Rodrigues, em Maracanaú (CE).

ANTONIA VERA LÚCIA DA SILVA
Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Língua Portuguesa e Arte e Educação pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Habilitada em Língua Portuguesa e Inglês pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professora Efetiva da Rede Estadual de Ensino do Ceará, atualmente ocupa o cargo de Articuladora de Gestão na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 15).

BRUNO MARQUES ALBUQUERQUE
Mestre em Planejamento e Políticas Públicas, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Serviço Social, Políticas Públicas e Direitos Sociais pela UECE e em Direito e Processo Eleitoral pela Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC). Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Membro do Instituto Latino-Americano de Estudos sobre Direito, Política e Democracia (ILAEDPD). Advogado (OAB/CE).

CARLOS ROBERTO OLIVEIRA SANTANA
Mestrando em Educação/Gestão Escolar pela CECAP. Especialista em Ensino de Ciências pela Faculdade Farias Brito (FFB). Graduado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua na Área Pedagógica na Formação continuada de Professores pelas editoras Moderna, Editora do Brasil, Edições SM, Somos Educação e pela Tendência Consultoria Educacional.

DIVA LIMA
Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Psicomotricidade pela UECE e em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Graduada em Pedagogia pela UECE. Habilitada em Língua Portuguesa e Inglês pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professora Efetiva da Rede Estadual de Ensino do Ceará, ocupando atualmente o cargo de Orientadora da Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (CEDEA), na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 15), em Tauá/CE.

EDVALTER DA SILVA SENA FILHO
Pós-Doutor em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Matemática pela UFC. Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Bacharel em Matemática pela UFPI. Atualmente, é Professor Assistente da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

ELANE TORQUATO VENÂNCIO
Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua como Professora Polivalente dos anos iniciais do Ensino Fundamental, na EEF Maria do Livramento Barreto da Costa Leitão e na EEF Maria Mota Lima (Tauá/CE).

ELIETE DE CASTRO CORDEIRO
Mestra em Planejamento e Políticas Públicas, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em História e Sociologia, pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, pelo Centro Universitário de Juazeiro do Norte (UNIJUAZEIRO). Graduada em História, pela URCA. Professora efetiva de História da Rede Estadual de Ensino do Ceará e municipal de Juazeiro do Norte (CE).

FRANCISCO JOSÉ BALDUINO DA SILVA
Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Membro do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (CNPq/UERN). Professor de História do Instituto Federal do Piauí (IFPI) – Campus Paulistana.

FRANCISCO ROGÉRIO GOMES BARROS
Mestre em Ciências da Educação pela Florida Christian University (FCU). Especialista em Metodologia da Língua Espanhola pelo Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia (IMES), em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Inteligências Humanas, Códigos do Cérebro e Construção da Cidadania pela Faculdade de Ensino Superior do Nordeste (FAESNE). Graduado em Letras-Espanhol pela UFC e em Teologia pelo Instituto de Teologia Aplicada (INTA). Diretor da EEF Dondon Feitosa (Tauá/CE). Professor no Centro Universitário UNIPLAN.

FRANCISCA ROSÂNGELA MONTEIRO DA SILVA
Especialista em Educação Infantil com Ênfase na Educação Inclusiva pela Faculdade Excelência (FAEX). Licenciada em Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e em Pedagogia pela Faculdade Kurios (FAK). Atualmente, é professora efetiva da Rede Municipal de Educação de Canindé (CE).

GETULIANA SOUSA COLARES (ORGANIZADORA)
Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Ensino de Biologia pela Faculdade Farias Brito (FFP), em Gestão Escolar pela Faculdade Kurios (FAK), em Educação do Campo – Saberes da Terra e em Educação de Jovens e Adultos, pela UFC. Bacharela em Direito pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Canindé (CE).

GILMAR PEREIRA COSTA (ORGANIZADOR)
Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Planejamento e Políticas Públicas, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Língua Portuguesa e Arte e Educação, pela Universidade Regional do Cariri (URCA), e em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Graduado em Pedagogia, pela UECE, e em Artes Visuais, pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Professor de Arte da Rede Estadual de Ensino do Ceará.

GISLANEA ALVES ARAÚJO
Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica e em Gestão Escolar pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA). Licenciada em Pedagogia, com Habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atualmente, é professora efetiva da Rede Municipal de Educação de Canindé (CE).

GUILHERME ALVES DA SILVA
Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Cursando Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Atua como Professor Polivalente dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no Centro Educacional Betesda (Tauá/CE).

JACIARA DE OLIVEIRA SANT’ANNA SANTOS
Mestranda em Ensino, Linguagem e Sociedade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pedagoga pela Faculdade de Educação Montenegro (FAEM) e Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Atualmente é Diretora do Campus XX da UNEB.

JOÃO GUTEMBERG NOBRE SIMPLÍCIO
Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual Ceará (UECE). Licenciado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor efetivo da Rede Estadual de Ensino do Ceará. Atualmente, é Diretor da EEEP Presidente Roosevelt, em Fortaleza (CE).

JOÃO PAULO PRADO ALMEIDA
Especialista em Didática da Matemática pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA), em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e em Qualificação do Ensino da Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Matemática pela UVA. Professor efetivo do Estado do Ceará. Atuando como Assistente Técnico da CEDEA/CREDE 6 (Sobral/CE).

JOSÉ SAMUEL DE ALCÂNTARA OLIVEIRA
Especialista em Educação Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Gestão Escolar pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR) e em Qualificação do Ensino da Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Matemática pela UVA. Professor efetivo da Prefeitura Municipal de Sobral e do Governo do Estado do Ceará. Atua como Orientador da CEDEA/CREDE 6 (Sobral/CE).

MÁRCIA FROTA FERNANDES
Mestra em Educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Professora de Filosofia da Rede Estadual de Ensino do Estado do Ceará, atuando como Coordenadora Escolar na EEEP Monsenhor José Aloysio Pinto, em Sobral (CE).

MAÍRA SOUZA MACHADO
Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Participa do Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação de Professores em Ensino de Ciências (GPeCFEC-UESC). Atualmente é Professora na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

MARIA CIBELLE MOREIRA DE ARAÚJO
Mestra em Planejamento e Políticas Públicas, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Gestão de Organizações Sociais, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), e em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar, pela Faculdade Rio Sono. Graduada em Ciências Sociais, pela UVA, e em Serviço Social, pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Professora efetiva de Sociologia da Rede Estadual de Ensino do Ceará.

PATRÍCIA VERAS RODRIGUES
Especialista em História do Brasil com ênfase em História do Ceará pela Faculdade Darcy Ribeiro. Licenciada em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professora efetiva da Rede Estadual de Ensino do Ceará. Atua como Coordenadora Escolar na EEEP Presidente Roosevelt, em Fortaleza (CE).

SALUANA VIEIRA SILVA
Mestranda em Ciências da Educação pela Faculdade de Sidrolândia-MG. Especialista em Gestão Escolar e Graduada em Pedagogia e Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atua como professora na Educação Infantil.

TIAGO ALVES DE SOUSA
Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atuando como Professor de graduação e pós-graduação, além de assistente administrativo, no Centro Educacional IDETE (Tauá/CE).

WENDEL MELO ANDRADE (ORGANIZADOR)
Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação pela UFC. Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Tecnologias da Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e em Mídias na Educação pela UFC. Graduado em Ciências, com habilitação plena em Matemática pela UVA. Atua como professor de Matemática na Rede Estadual de Ensino do Ceará e ministra formações na área de Educação Matemática.