Capa do livro: SOCIEDADES INDÍGENAS NA AMAZÔNIA:<br> territorialidades, história e processos educativos

SOCIEDADES INDÍGENAS NA AMAZÔNIA:
territorialidades, história e processos educativos

Autores: Maria Cristina Macedo Alencar - Ribamar Ribeiro Junior - Ronielle de Azevedo-Lopes (Orgs.)

Os textos que compõem este livro se inserem nas conjunturas/disjunturas amazônicas; são frutos de pesquisas comprometidas com a territorialização, a etnohistória e os processos educativos dos povos indígenas na Amazônia (nas Amazônias talvez seria mais pertinente). O envolvimento com os povos indígenas conduz as pesquisas aqui enunciadas a um duplo movimento. Primeiro, pôr em questão o desenvolvimento como paradigma, de Estado e do grande capital, que se desdobra suprimindo territórios étnicos, línguas indígenas, corpos e narrativas nas Amazônias. Segundo, acolher a contra-hegemonia indígena nos agenciamentos do cotidiano, na releitura da história oficial, nas memórias, na afirmação linguística, nas narrativas, na soberania alimentar, na reterritorialização, na reivindicação por território, enfim, nas múltiplas resistências e nas insistências de suas re-existências.

O livro e seus escritos se movimentam no espaço-tempo acionado pelo Grupo de Pesquisa Territórios Indígenas e Etno-envolvimento (GPTIE). O mundo indígena é o horizonte do GPTIE, deste livro e de seus escritos. Sociedades Indígenas na Amazônia: territorialidades, história e processos educativos convida à leitura e um fazer etnoenvolvimentista da pesquisa.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-781-8
ISBN DIGITAL:978-65-5868-645-3
DOI: 10.24824/978655868781.8
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 248
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

SOCIEDADES INDÍGENAS NA AMAZÔNIA:<br> territorialidades, história e processos educativos
RICHELLY DE N. LIMA DA COSTA   
Mestre em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (UNIFESSPA). Agente em Indigenismo, FUNAI. Membro do Grupo de Pesquisa Territórios Indígenas e Etno-envolvimento (GPTIE).

TATIANE DE CÁSSIA DA COSTA MALHEIRO
Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (POSGEO/UFF). Docente EBTT – Instituto Federal do Pará (IFPA/CRMB). Membro do Grupo de Pesquisa Territórios Indígenas e Etno-envolvimento (GPTIE).

RAYANE GOMES DA SILVA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, da UFPA. Professora da Estadual de Educação do Pará e Membro do grupo de Pesquisa Territórios Indígenas e Etnoenvolvimento GPTIE.

MARLENE BORGES DE CARVALHO
Mestre em Letras – POSLET – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA, Professora de Língua Portuguesa do IFPA-Campus Rural de Marabá – Membro do Grupo de Pesquisa Territórios Indígenas e Etnoenvolvimento (GPTIE).

RIBAMAR RIBEIRO JUNIOR
Autor é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, no Campus Rural de Marabá (CRMB) Coordena o Grupo de Pesquisa Territórios Indígenas e Etnoenvolvimento (GPTIE); Doutor em Antropologia Social pela UFMG e Mestre em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (Unifesspa)

RONNIELLE DE AZEVEDO-LOPES
Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ, Professor de Filosofia do Campus Rural de Marabá (CRMB/IFPA) e Membro do Grupo de Pesquisa Territórios indígenas e Etnoenvolvimento (GPTIE).

LAÉCIO ROCHA DE SENA
Mestre em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia, pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutorando no Programa de Pós-Graduação em História pela mesma universidade. Docente do Curso de História do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU), na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Membro do Grupo de Pesquisa Territórios Indígenas e Etno-envolvimento (GPTIE).

MARIA CRISTINA MACEDO ALENCAR
Doutora em Linguística (UFSC). Docente da Faculdade de Educação do Campo (FECAMPO-UNIFESSPA). Membro do Grupo de Pesquisa Territórios Indígenas e Etno-envolvimento (GPTIE).

ARMANDA DA SILVA RIBEIRO
Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares pelo Instituto Federal do Pará (PPDRGEA/IFPA). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Campus Rural de Marabá do Instituto Federal do Pará (CRMB/IFPA). Membro do Grupo de Pesquisa Territórios Indígenas e Etno-envolvimento (GPTIE).

LENI BARBOSA FEITOSA
Professora de Física e Enfermeira. Doutoranda em Educação na Amazônia - Programa de Pós Graduação Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA) – Universidade Federal do Tocantins. Linha de Pesquisa: Saberes, Linguagem e Educação. Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) – Universidade Federal do Tocantins. Membro do GPTIE – Grupo de Pesquisa Territórios Indígenas e Etnoenvolvimento. Docente da Secretaria Estadual de Educação do Pará e Secretaria Municipal de Educação de Redenção-PA. Atua nas temáticas: Educação Escolar Indígena e Educação Indígena na Amazônia Legal brasileira; Saberes Tradicionais de Sujeitos Amazônidas; Ensino de Física em Territórios Indígenas; e Epidemiologia de Doenças Tropicais em Populações Indígenas na Amazônia Legal brasileira.

MILTON PEREIRA LIMA
Mestre em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA). Docente da Educação Básica na Secretaria Estadual de Educação do Pará (SEDUC-PA) e Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) – Redenção-PA. Membro do Grupo de Pesquisa Territórios Indígenas e Etno-envolvimento (GPTIE).

MARA PEREIRA DA SILVA
Mestra em Música pela Universidade de Brasília (UNB). Professora de Música na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro do Grupo de Pesquisa Territórios Indígenas e Etno-envolvimento (GPTIE).

QUÉLVIA SOUZA TAVARES
Professora Mestra em Educação e Cultura do Campus Rural de Marabá/IFPA. Membro do Grupo de Pesquisa Territórios Indígenas e Etnoenvolvimento. Desenvolve pesquisa na área de educação e cultura com povo indígena Ky`ikatêjê, da aldeia Kôjakati.