
ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:
a difícil implementação dos princípios do ECA
Autores: Vanessa Rombola Machado
Sinopse
Este livro aborda a complexa realidade do acolhimento institucional de crianças e adolescentes no Brasil, através da análise das continuidades e rupturas de culturas institucionais, a partir de uma experiência situada historicamente no processo de transformações de paradigmas. A implementação do reordenamento institucional proposto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente se depara com o desafio de promover tanto mudanças estruturais na política de atendimento, como mudanças culturais nas concepções e práticas dos atores do Sistema de Garantias de Direitos. Para assegurar a Proteção Integral da população infanto-juvenil é necessária a interiorização de uma nova forma de se pensar a política pública, pautada nos princípios da prioridade absoluta, na descentralização político administrativa, na municipalização, na participação popular e na intersetorialidade. A autora, assistente social, docente e pesquisadora da área da infância e da juventude se apropria, com rigor científico, dos elementos constitutivos da realidade e traz para o leitor uma valiosa contribuição para a compreensão do processo histórico que marcou a política de atendimento às crianças e adolescentes no Brasil. Também aborda as principais normativas legais que balizam o trabalho nas instituições de acolhimento, como o Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária e as Orientações Técnicas para os Serviços de Acolhimento para crianças e adolescentes.
Cleide Lavoratti
Detalhes do produto
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-930-0
ISBN DIGITAL:978-65-5868-926-3
DOI: 10.24824/978655868930.0
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 140
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Sumário

Autores
VANESSA ROMBOLA MACHADO
Assistente Social, Docente do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Maringá. Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Mestre em Política Social e Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2020). Líder do Grupo de Pesquisa: Serviço Social, Políticas Públicas e Direitos Humanos. É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Crianças e Adolescentes (NCA) e do Grupo de Pesquisa Cidades e Territórios vinculados a PUC/SP. Linhas de Pesquisas: Direitos Humanos; Criança e Adolescente; Violência doméstica; Trabalho Profissional e Fundamentos do Serviço Social.
Assistente Social, Docente do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Maringá. Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Mestre em Política Social e Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2020). Líder do Grupo de Pesquisa: Serviço Social, Políticas Públicas e Direitos Humanos. É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Crianças e Adolescentes (NCA) e do Grupo de Pesquisa Cidades e Territórios vinculados a PUC/SP. Linhas de Pesquisas: Direitos Humanos; Criança e Adolescente; Violência doméstica; Trabalho Profissional e Fundamentos do Serviço Social.