Autores: Lucia Helena Ramos Martins - Cyro de Barros Rezende Filho
A experiência de educação ambiental proposta durante a execução desse trabalho tem como elo fundamental o contato do indivíduo com a natureza. Tanto a natureza meio quanto a natureza indivíduo. As atividades propostas tem caráter de exercício tanto lúdico quanto científico. E atende as expectativas que se têm em relação à educação social e transformadora. Ou seja, apresenta como recurso de aprendizagem o exercício teórico e prático social construtivista. Atendendo as necessidades de alunos que ao nascerem no núcleo urbano perderam a referência e contato com os espaços naturais e vivem relações sociais conturbadas. Fatos que exigem dos professores atuais observações muito mais sensíveis em relação ao que se espera da aprendizagem.
Para o bom desempenho do professor na atualidade é preciso mais que o saber e a capacidade de ensinar, sendo necessário preparo e amparo de práticas e conhecimentos pedagógicos disponíveis. E ao investigar as necessidades de seus alunos, ele perceba que a relação com o meio pode ser o princípio de um processo de aprendizagem significativo e de sucesso tanto escolar quanto protagonista.
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-447-8
DOI: 10.24824/978858042447.8
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 92
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Lucia Helena Ramos Martins
É mestre em Ciências Ambientais, com especialização em Pedagogia Interdisciplinar do Ensino Superior, Licenciatura plena em História e curta em Geografia, títulos emitidos pela Universidade de Taubaté. Atualmente ocupa cargo efetivo na disciplina de História e está designada para a coordenação pedagógica na mesma unidade escolar “EE João Gonçalves Barbosa, Caçapava SP”. O interesse pela metodologia e educação socioconstrutivista, história, geografia e aspectos econômicos, social e político específicos da região do Vale do rio Paraíba do Sul. É foco para trabalhos e pesquisas envolvendo alunos das escolas públicas estaduais em representação á Diretoria de Ensino da Região de Taubaté e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Cyro de Barros Rezende Filho
É doutor em História Social pela USP, coordenador do curso de Pós-Graduação Política e Sociedade no Brasil Contemporâneo, e coordenador da linha de pesquisa Transformação e Construção do Ambiente Humano do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, ambos da Universidade de Taubaté.