Capa do livro: INFÂNCIAS, CRIANÇAS E NARRATIVAS DA ESCOLA

INFÂNCIAS, CRIANÇAS E NARRATIVAS DA ESCOLA

Autores: Ecleide Cunico Furlanetto - Maria da Conceição Passeggi - Karina Alves Biasoli

livro impresso
de R$ 34,90 por
livro digital
de R$ 34,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Esta obra nasceu ancorada em resultados de pesquisas fundamentadas na escuta de crianças, entre 04 e 13 anos de idade, que compartilharam, por meio de narrativas, os sentidos que construíam sobre suas experiências na escola. Desde o início, tínhamos consciência das implicações epistemológicas, teórico-conceituais, éticas e de método que seriam postas à prova no decorrer das pesquisas, uma vez que envolviam aspectos históricos, culturais e psicossociais, relacionados à constituição da subjetividade na infância. Considerando a pesquisa (auto)biográfica com crianças como um campo de pesquisa de grande complexidade, optamos por uma perspectiva pós-disciplinar, suscetível de entrelaçar aportes da Sociologia da infância, da Filosofia, da Hermenêutica filosófica, da Psicologia cultural, das Ciências da linguagem e da Psicologia analítica, com o objetivo de interrogar a legitimidade da palavra da criança, seus modos de narrar a vida e de interpretar o que acontece e o que lhe acontece. Passados trinta anos da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, podemos afirmar que é nesse esforço contínuo e compartilhado de considerar a criança como sujeito de direitos, que situamos a presente obra, socialmente engajada e profundamente comprometida com as diferentes infâncias.

As autoras

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0048-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-0045-6
DOI: 10.24824/978652510048.7
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 132
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

INFÂNCIAS, CRIANÇAS E NARRATIVAS DA ESCOLA

Autores

ECLEIDE CUNICO FURLANETTO
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e Pós-Doutorado na Universidade de Barcelona (2008). Coordenou o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) entre 2006 e 2018. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) desde sua fundação e Presidente do VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (VIII CIPA), realizado em 2018. Líder do Grupo de Pesquisa, Narrativas, aprendizagens e formações (NARRAR, UNICID- CNPq). Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Autobiografia, Representações e Subjetividades (GRIFARS-UFRN-CNPq. Sócia da ANPED e parecerista do GT8- Formação de Professores. Desenvolve pesquisas com foco nos processos de aprendizagem e formação articuladas aos seguintes eixos: narrativas (auto) biográficas, enquanto dispositivo de pesquisa e formação; processos de construção de subjetividade de atores educacionais; práticas de formação e narrativas infantis.

MARIA DA CONCEIÇÃO PASSEGGI
É pesquisadora de produtividade do CNPq – PQ1-D e Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutora em Linguística e Mestre em Letras Modernas pela Université Paul Valéry (Montpellier-França). Estágios pós-doutorais em Fundamentos da Educação (Universités de Nantes, Tours, Paris 13, PUCRS (BEX-CPAES). Professora visitante nas Université de Paris 13; Universidade de Buenos Aires (UBA); Université des Antilles et de la Guyane (UAG). Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Auto.Biografias, Representações e Subjetividades (GRIFARS-UFRN-CNPq). Participa de Conselhos Editoriais dos periódicos nacionais e internacionais. Pesquisadora associada do Laboratório EXPERICE (Paris 13-Paris 8); Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC, Universidade do Minho); do Centro de Investigação em Psicologia e Educação (CIEP, Universidades de Évora); do CIERS-Ed da Fundação Carlos Chagas; FORMAPH (Universidad de Antióquia). Suas pesquisas tematizam as narrativas autobiográficas e as escritas de si como método de pesquisa e dispositivos de pesquisa-formação e focalizam a reflexividade narrativa como disposição humana, promotora da reinvenção permanente das representações de si e do outro.

KARINA ALVES BIASOLI
Graduada em Direito pelo Centro Universitário FIEO (1997), com especialização em Direito Civil e Processual Civil pela UNIFIEO (2002), graduada em Pedagogia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005); Mestre e Doutora em Educação: Psicologia da Educação, pela PUC-SP. Atuou como assistente de pesquisa na Fundação Carlos Chagas (FCC) no âmbito do CIERS-ed. Pós-doutoranda em Educação, pela UNICID, onde desenvolve pesquisa com narrativas infantis e direitos humanos. Atualmente é membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP (triênio 2019-2021), nos núcleos: Organização de Movimentos Sociais e População de Rua; e Direitos das Comunidades Indígenas. Tem experiência na área de Educação, atuando como professora na Educação Básica e no Ensino Superior (Curso de Pedagogia).