Capa do livro: EDUCAÇÃO DE SURDOS PELOS PRÓPRIOS SURDOS:<br> uma questão de direitos

EDUCAÇÃO DE SURDOS PELOS PRÓPRIOS SURDOS:
uma questão de direitos

Autores: Sí­lvia Andreis Witkoski

livro impresso
de R$ 40,19 por
livro digital
de R$ 40,19 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

No transcorrer deste livro o leitor encontrará a discussão do tema “educação de surdos e inclusão” construída por meio dos discursos sinalizados pelos próprios sujeitos, a partir do olhar (de dentro) de quem é surdo e conhece, de forma visceral, as experiências da “inclusão”, enquanto que a educação que almejam ainda se constitui em uma exceção à regra. São sujeitos historicamente silenciados pelos estigmas e preconceitos que lhes são atribuídos e para quem  são construídas políticas educacionais a partir da perspectiva inclusiva ouvinte. A leitura presente leva o leitor a conhecer e entender qual a educação que os surdos defendem, e porque a grande maioria se opõe à política educacional que prevê sua inclusão indiscriminada no ensino regular, o que subtrai o direito legalmente previsto em lei, de que possam receber uma educação bilíngue em escola própria.  Nesta perspectiva, destaca-se que ensino bilíngue tem, como eixo de sustentação, a Língua de Sinais como língua de instrução para o surdo, e a língua oral oficial do país como segunda língua. E somente num ambiente linguístico naturalmente bilíngue é que este alunado terá, de fato, a possibilidade de construir-se enquanto sujeito usuário da Língua de Sinais como primeira língua, promovendo a aprendizagem da língua oral por meio da metodologia de segunda língua.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-461-4
DOI: 10.24824/978858042461.4
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 116
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:

Sumário

EDUCAÇÃO DE SURDOS PELOS PRÓPRIOS SURDOS:<br> uma questão de direitos

Autores

Sílvia Andreis Witkoski               

É Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2011), com pesquisa na área de educação de surdos, tema do livro publicado em 2012: Educação de Surdos e Preconceito. É Pós-doutora em Educação pela UFPR, com o desenvolvimento da pesquisa Educação de surdos pelos próprios surdos: uma questão de direitos, que originou o presente livro. É também autora e ilustradora de livros infantojuvenis, entre os quais destaca: A Estrela (2012), Árvores da Vida (2009), Brincando com Portinari (2006) e O Galo Apaixonado (2006). De pertencimento: surda, bilíngue em Língua Portuguesa (oral e escrita) e Libras.