Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-855-6
ISBN DIGITAL:978-65-5868-852-5
DOI: 10.24824/978655868855.6
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 394
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
EMILIA PEIXOTO VIEIRA (ORG.)
Graduada em Pedagogia Universidade Federal do Espírito Santo (1996), Mestra em Educação – USP (2001), Doutora em Educação – Unicamp (2011), com estágio Universidade Amiens (França). Professora Titular Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, foi Diretora Departamento Ciências da Educação – DCIE (2012-2014). Coordenadora Programa Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (2020-2022); Grupo Pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educação – PPeGE/UESC/CNPq; Projeto Extensão Fortalecimento e Articulação da Educação Infantil/UESC. Editora Revista Educação Básica em Foco – ANPAE, e foi diretora Seção Espírito Santo (2005-2008); Bahia (2017-2019). Parecerista Capes. Experiência área Educação, Política Educacional e Gestão: política educacional, gestão escolar, Educação Infantil, trabalho docente.
LUCIANA SEDANO (ORG.)
Professora Titular do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Ilhéus-BA. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Mestrado Profissional e do Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Possui Licenciatura em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Possui experiência na docência e em Orientação Pedagógico-Educacional nos diferentes segmentos da Educação Básica. Atua em diferentes projetos de formação de professores. Pesquisa principalmente nas seguintes áreas temáticas: didática, ensino de Ciências por investigação, linguagem e ensino de Ciências.
ROZIANE AGUIAR (ORG.)
Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Montenegro – Faem (2002). Especialista em Gestão e Recursos Humanos (FTC) (2004-2006) e Relações Étnico-Raciais – UESC (2006-2008). Mestra em Educação pelo Programa Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGE) Universidade Estadual de Santa Cruz (2014-2016). Atua como Coordenadora Pedagógica/Professora município de Itaju do Colônia-BA. Participa do grupo de pesquisa CNPq Políticas Públicas e Gestão Educacional PPeGE/UESC. Possui experiência docente e pedagógica na educação básica e ensino superior, nos seguintes temas: educação e relações étnico-raciais, relações humanas, coordenação e supervisão de estágio, formação de professores, formação continuada, alfabetização cientifica, ensino por investigação e ensino de ciências.
SOBRE OS AUTORES
ARLETE RAMOS DOS SANTOS
Pós-Doutorado em Educação e Movimentos Sociais pela Unesp, Doutora e Mestra em Educação – FAE/UFMG. Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Professora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação da Uesb – PPGEd/Uesb; Profa. do PPGE/UESC; Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade – Gepemdecc/CNPq.
CÂNDIDA MARIA SANTOS DALTRO ALVES
Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora de dedicação exclusiva na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Professora e orientadora no curso de pedagogia e no Programa de Mestrado em Educação, na linha de pesquisa: Políticas Educacionais. Com orientações nas áreas da Educação Infantil, formação de professores. Coordena o projeto de extensão: Brincando e Aprendendo na Educação Infantil da UESC. Membro do grupo de pesquisa do CNPq, Políticas Públicas e Gestão Educacional.
CARLA REIS
Mestra em Educação UESC (2016). Especialista em Alfabetização e Letramento UFBA (2020). Especialista em Educação Infantil – UESC (2013). Especialista em Ensino de Artes FACE (2013). Licenciada em Letras – Português/Inglês/Literaturas – UESC (2018). Licenciada em Pedagogia – UESC (2009). Possui experiência como docente em todos os níveis da educação básica, além de possuir experiência em coordenação pedagógica. Atuou no ensino superior na tutoria EAD de graduação em Pedagogia da UESC. Atualmente é professora do Ensino Fundamental I da rede municipal de Feira de Santana. Além disso, é tutora EAD de graduação em Pedagogia da UEFS. Dedica-se a pesquisa acerca dos seguintes temas: Educação Infantil, criança, alfabetização e letramento, histórias infantis e ludicidade.
ELIOENAI SANTOS DE SANTANA FARIAS
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (2005). Especialista em Pedagogia Empresarial pela Universidade Estácio de Sá (2002) e Formação de Gestores da Educação Básica pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2010). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (2020). Membro do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educacional/PPeGE – UESC, atuando no sub grupo Gestão Democrática. Docente na Rede Municipal de Ensino em Itabuna-BA (2002) e atuando como Gestora Escolar. Foi Conselheira Municipal de Educação em Itabuna-BA (2010-2017) e atualmente integra o Fórum Municipal de Educação (FME).
ÉRICO JOSÉ DOS SANTOS
Graduado em História pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Especialista em História do Brasil – FacSul/Unime. Especialista em Educação Infantil – Universidade Federal da Bahia. Mestre em Educação – Mestrado Profissional/PPGE pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas CNPq Políticas Públicas e Gestão Educacional, vinculado a Universidade Estadual de Santa Cruz. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas CNPq Rede de Pesquisa Discursos, Representações e Violência na Escola, vinculado a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atuou como docente na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atua como Gestor Escolar da Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação de Itabuna-BA.
JACIARA DE SOUZA SANTOS
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2008). Especialista em Leitura, Interpretação e Produção Textual, pela Faculdade do SulFacSul (2010). Mestra em Educação pelo Programa Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGE) Universidade Estadual de Santa Cruz (2017-2019). Docente de Língua Portuguesa da Educação Básica/Ubaitaba-BA, Coordenadora Pedagógica /Aurelino Leal-BA e Tutora do Curso de Extensão em Alfabetização e Letramento – UESC. Participa do grupo de pesquisa CNPq Políticas Públicas e Gestão Educacional PPeGE/UESC, desenvolve estudos e pesquisas sobre Políticas Públicas Educacionais, com ênfase na implementação de Políticas de Alfabetização. Possui experiência, nos seguintes temas: alfabetização, formação de professores e formação continuada.
JOSEFA SÔNIA PEREIRA DA FONSECA
Pós-doutoramento com pesquisa em Organização e Gestão da Escola – Universidad Autónoma de Madrid. Doutora em Educação – PUC São Paulo. Mestrado em Gestão Pública – fundação Getúlio Vargas, São Paulo – Bacharela em Administração pela Faculdade de Administração de Empresas do Estado de São Paulo – (Faesp). Professora do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação/PPGE na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Diretora da Revista Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa – FORGES. Gerente de Extensão da UESC.
KILDRIA VIEIRA ALVES GIGANTE
Mestra em Educação pelo programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação – PPGE da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Possui especialização em Gestão Escolar pela Faculdade do Sul da Bahia – Fasb, Especialização em Psicologia Social pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC e Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Teixeira de Freitas – FACTEF (atual Pitágoras). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – Uneb. Atualmente, compõe o quadro de professores efetivos da rede municipal de Teixeira de Freitas-BA (licença sem remuneração). É professora substituta no Ensino Superior na Universidade do Estado da Bahia – Uneb. Tem experiência na Área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas Educacionais e Gestão Escolar.
LARISSA VASCONCELOS LONGO
Mestra em Educação – Mestrado Profissional/PPGE, pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Graduada em Pedagogia e Ciências Sociais – UESC. Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB – Campus/Jequié. Conselheira/Presidente do Conselho Municipal de Educação – Maraú-BA. Membro/Coordenadora do Fórum Municipal de Educação Maraú-BA. Atua na área de Políticas Públicas, Formação de Professores, Currículo e Gestão da Educação. Membro do grupo de pesquisa Políticas Pública e Gestão da Educação – PPeGE.
LETÍCIA ANDRADE SILVA
Mestra em Educação – Mestrado Profissional (PPGE) – Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC; Licenciada em Letras pela Universidade do Estado da Bahia – Uneb. Possui Especialização nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura – Faculdade Santo Agostinho – FACSA; Literatura e Ensino de Literatura – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB; Especialista em Gestão Educacional.
LISÂNGELA SILVA LIMA
Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Montenegro – Faem (2000-2002). Especialista em Planejamento Pedagógico (2004-2005); Educação de Jovens e Adultos (2004-2006) e Gestão Escolar (2011-2012). Mestra em Educação pelo Programa Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação PPGE/UESC – (2017-2018). Atua como Coordenadora Pedagógica município de Itabuna-BA e Tutora a Distância do Curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil – UAB/UESC. Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq – Estudos Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade –GEPEMDECC/Uesb. Possui experiência docente e pedagógica nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos; Formação de Professor; Alfabetização e Letramento; Cultura Popular; Gestão Escolar.
LIZANDRA SILVA LIMA
Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Montenegro – Faem (2000-2002). Especialista em Planejamento Pedagógico (2004 -2005); Educação Infantil (2004-2006) e Gestão Escolar (2011-2012). Mestra em Educação pelo Programa PósGraduação Mestrado Profissional em Educação PPGE/UESC – (2018-2019). Atua como Coordenadora Pedagógica município de Itabuna – BA e Tutora a Distância do Curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil – UAB/UESC. Possui experiência docente e pedagógica na educação básica e ensino superior. Tem experiência nos seguintes temas: Educação Infantil; Formação de Professor; Alfabetização e Letramento; Cultura Popular; Gestão Escolar; Coordenação Pedagógica.
MAIUSA FERRAZ PEREIRA SANTOS
Mestra em Educação pelo Programa Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (2017). Especialista em Psicologia Social – UESC (2003). Licenciada em Pedagogia pela UESC (2001) e em Geografia pela Faculdade de Ciências Educacionais – Face (2009). Possui larga experiência como pedagoga, professora e chefe de departamentos pedagógicos, coordenações e demais setores vinculados a educação em instituições de ensino na rede pública e privada. Atualmente é pedagoga no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, Campus Eunápolis e professora de geografia na Rede Municipal de Eunápolis-BA. Pesquisadora no Núcleo de Estudos em Educação Profissional – NEEP, do IFBA e no Grupo de Pesquisa em Educação e Gestão – GPEG, da UESC.
MARCELA SANTOS DE JESUS
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGE/UESC). É Docente na Universidade Paulista – Unip. Atua como Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Ilhéus-BA, nos segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental anos iniciais. Membro do Projeto de Extensão Fortalecimento e Articulação da Educação Infantil/UESC. Ex-Bolsita do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de Pedagogia. É participante do Grupo de Pesquisa CNPq: Políticas Públicas e Gestão Educacional/PPeGE vinculado à UESC.
MÁRCIA LACERDA SANTOS SANTANA
Doutoranda em Estado e Sociedade pela Universidade Federal do Sul da Bahia, (2019-2022). Mestre em Educação – Mestrado Profissional/PPGE pela Universidade Estadual de Santa Cruz, (2018). Graduada em Pedagogia, Universidade Católica de Salvador (1995); Licenciada em Filosofia Faciba (2014). Pós-Graduada em Planejamento, Projeto e Gestão Escolar (1999); Psicanálise Clinica (2003); Metodologia do Ensino Superior (2007); Ensino da Filosofia (2012). Professora do Complexo de Educação de Itamaraju, na disciplina de Filosofia, (1998-2020), Coordenadora Técnica na Secretaria Municipal de Educação de Itamaraju-BA, na gestão das Políticas Públicas de Educação (1998 até a presente data). Ministra cursos na área da Educação, com várias publicações na área da Educação Infantil e espaço escolar.
MÁRCIA LIMA SANTOS DE SOUZA
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (1991) e Licenciada em História pela Universidade de Uberaba – Uniub (2018). Especialista em Psicopedagogia pela UESC (1999). Mestra em Educação pelo Programa Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGE) pela UESC (2014-2016). Atua como formadora no Núcleo de Tecnologia Municipal do município de Itabuna na área de tecnologia educacional. Professora da Rede Estadual de Ensino. Possui experiência docente e pedagógica na gestão de sistema e escolar, com ênfase nos seguintes temas: Políticas Públicas Educacionais, Gestão Escolar e Avaliação da Educação Básica.
MARICÉLIA DE SOUZA PEREIRA MOREIRA
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2011), Especialista em Leitura e Produção Textual na Escola – UESC, e Coordenação Pedagógica – UFBA (2013). Mestra em Educação pelo Programa Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Santa Cruz (2018). Integrante do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educacional PPeGE/UESC. Possui experiência docente e pedagógica na Educação Básica e Ensino Superior. Possui experiência em assessoria pedagógica para assuntos educacionais. Atua como Coordenadora Pedagógica do município de Coaraci-BA.
RAIMUNDA ALVES MOREIRA DE ASSIS
Doutora em educação pela Universidade Federal Fluminense-UFF (2008) e Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2000). É graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1974). Professora adjunta da UESC (aposentada). Tem experiência na área de educação, com ênfase em História da Educação, organização escolar, políticas públicas de educação no município de Itabuna, pensamento educacional na região sul da Bahia.
SARAH SANTANA NASCIMENTO
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (2010), Especialista em Psicopedagogia pela Associação Unificada de Ensino Superior – Aufes (2010) e Educação Inclusiva – UESC (2016). Mestra em Educação pelo Programa Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação PPGE-UESC (2018). Integrante do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educacional PPeGE/UESC. Atua como professora na Sala de Recurso Multifuncional. Possui experiência como coordenadora geral e de Educação Especial e Inclusiva na Secretaria Municipal da Educação de Canavieiras-BA e orientadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e Pacto-BA.
SILVANA APARECIDA DE ALMEIDA MIRANDA
Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Montenegro (Faem). Graduanda em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação (PPGE), Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Atua na coordenação Pedagógica/Gestão na rede pública de ensino da cidade de Itabuna-BA. Recentemente atuou na coordenação do projeto “Literaci Conecta”, lançado na rede municipal de ensino. Possui experiência docente na Educação Básica e no Ensino Superior, atuando na tutoria e coorientação de TCC na modalidade à distância (EAD). Estuda as temáticas: Literatura Infantil; Alfabetização Científica; Ensino de Ciências por Investigação e Formação de Leitores.
SOLANGE FRANÇA OLIVEIRA VIANA
Mestra em Educação – Mestrado Profissional (PPGE-UESC), graduada em Pedagogia – UESC, especialista em Alfabetização – UESC, Coordenação Pedagógica – UFBA e Educação Especial e Inclusiva – Fael. Atuou na rede municipal de Itabuna-BA como Coordenadora Municipal do Programa Mais Educação. Encerrou sua carreira na rede municipal como professora da Sala de Recursos Multifuncional – SRM. Continua como coordenadora pedagógica da rede estadual da educação de Bahia do EPI – Ensino Médio Integrado a Educação Profissional e do Proeja.
VALQUÍRIA PINHEIRO SILVA
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2001). Graduada em História pela Instituto Superior de Educação Elvin Dayrell (2018). Especialização em Estudos Sociais: História e Geografia do Brasil pela Faculdade de Amparo (2002). Especialização em Docência Superior pela Faesa (2006). Mestra em Educação – Mestrado Profissional/PPGE – Universidade Estadual Santa Cruz UESC (2017). Atua como coordenadora Pedagógica da Secretaria do Estado da Bahia (SEC) e, trabalha no Município de Alcobaça-BA. Possui experiência docente e pedagógica na educação básica, nas seguintes áreas: Políticas Públicas, Financiamento da Educação, Educação com ênfase em Coordenação e Orientação Pedagógica, Ensino de História e Geografia no Ensino Fundamental, Educação Infantil, Didática e Prática de Ensino.
VIVIANE BRICCIA
Possui graduação em Física – Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2012), com um estágio na Universidade de Valência (Espanha). Atualmente é professora Titular do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na Educação Básica como professora de Física no Ensino Médio e Fundamental. Tem atuado no Ensino Superior, com a formação inicial de professores no curso de Pedagogia, e também em propostas de Formação Continuada nos municípios da região de atuação da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Realiza pesquisa em: ensino de ciências, alfabetização científica, ensino por investigação e formação de professores.