Capa do livro: PRÁTICAS CORPORAIS & ATIVIDADES FÍSICAS:<br> sáude e sociedade <br><br>Coleção: Saúde e sociedade <br>Volume 2

PRÁTICAS CORPORAIS & ATIVIDADES FÍSICAS:
sáude e sociedade

Coleção: Saúde e sociedade
Volume 2

Autores: Alexandre Palma - Phillipe Rodrigues - Erika Cardoso dos Reis (Orgs.)

livro impresso
de R$ 68,00 por
livro digital
de R$ 68,00 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O livro Práticas Corporais & Atividade Física: saúde e sociedade é uma produção envolvendo o Salus: Laboratório Integrado de Pesquisas em Exercício, Biomedicina e Saúde Coletiva e a parceria entre alguns importantes amigos. A proposta era abordar as relações entre as atividades físicas/práticas corporais e alguns aspectos sociais contemporâneos, ou seja, apresentar um olhar para além de uma perspectiva exclusivamente biomédica. Ao abordar os aspectos socioeconômicos, políticos e culturais que atravessam a prática de atividades físicas/práticas corporais entendemos que refletir sobre este fenômeno não é possível fazê-lo somente pautado pelos saberes das ciências biomédicas.
A construção do presente livro tem, portanto, uma finalidade pontual: tratar de política. O enfrentamento das doenças e agravos à saúde é, antes de tudo, um ato político. Tratar das relações entre saúde e atividades físicas/práticas corporais, igualmente, diz respeito à política. O que significa realizar exercícios físicos para promoção da saúde ou prevenção de doenças entre os homens de cor negra? E entre as mulheres negras? Ou, ainda, entre as mulheres, negras e pobres? O que significam as atividades físicas realizadas no âmbito do trabalho profissional? E qual a ideia que se objetiva com a disseminação de que as atividades físicas ocupacionais “melhoram” a saúde? Tudo isto tem um significado político.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0087-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-0088-3
DOI: 10.24824/978652510087.6
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 334
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

PRÁTICAS CORPORAIS & ATIVIDADES FÍSICAS:<br> sáude e sociedade <br><br>Coleção: Saúde e sociedade <br>Volume 2

Autores

ORGANIZADORES
ALEXANDRE PALMA
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1986) e em Biomedicina pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (2016). Tem Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1995) e Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz (2002). Realizou estágios de pós-doutoramento no Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade Gama Filho (2014). É professor associado da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do Salus: Laboratório Integrado de Pesquisas em Exercício, Biomedicina e Saúde Coletiva.

ERIKA CARDOSO DOS REIS
Nutricionista pela Universidade Federal Fluminense; Mestra e Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz. Coordenou os Centros de Referência em Obesidade na cidade do Rio de Janeiro e atuou no Núcleo Estadual de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo. Atualmente é professora do Departamento de Nutrição Clínica e Social da Escola de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto e coordena pesquisas sobre o cuidado das pessoas com obesidade na perspectiva da linha de cuidado.

PHILLIPE RODRIGUES
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem especialização em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Gama Filho; Mestrado em Educação Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente cursa o Doutorado em Educação Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisando as relações entre violência e prática de exercícios físicos. É professor do Centro Universitário ABEU e profissional de Educação Física do Sistema Único de Saúde (SUS). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção da saúde, obesidade, violência e saúde coletiva. Integra o Salus: Laboratório Integrado de Pesquisas em Exercício, Biomedicina e Saúde Coletiva.

SOBRE OS AUTORES
DANIELLA DE BRITO ALEXANDRIA
Cursou Bacharelado em Educação Física na Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi membro voluntária do projeto de extensão “Cores no Prato” do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018); monitora bolsista da disciplina Natação na Escola de Educação Física e Desportos; e é membro do Salus: Laboratório Integrado de Pesquisas em Exercício, Biomedicina e Saúde Coletiva, da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente trabalha no Departamento de Fisiologia da Seleção Brasileira de Pentatlo Moderno.

GIOVANA BARBOSA DE PAIVA
Cursou Bacharelado em Educação Física na Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi bolsista de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq/UFRJ; e é membro do Salus: Laboratório Integrado de Pesquisas em Exercício, Biomedicina e Saúde Coletiva, da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui formação em artista de circo pelo Programa de Formação do Artista de Circo do Circo Crescer e Viver.

GUSTAVO MARTINS DE ANDRADE
Licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Tem especialização em Pedagogia Crítica da Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016); Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Membro do Grupo de Pesquisa Coletivo de Estudos de Políticas de Esportes, lazer e Educação Física (Gepoles). Professor de Educação Física da rede municipal de ensino de Araruama-RJ, desde 2016; e da rede estadual do Rio de Janeiro, desde 2018.

IZADORA MOREIRA DA SILVA
Cursou Bacharelado em Educação Física na Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi bolsista de iniciação científica Pibic/CNPq/UFRJ; tem especialização em Ciências da Performance Humana e em Futebol, ambas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente realiza Doutorado em Educação Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro do Salus: Laboratório Integrado de Pesquisas em Exercício, Biomedicina e Saúde Coletiva, da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

JOSÉ AUGUSTO DALMONTE MALACARNE
Cursou Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia. Tem especialização em Pedagogia Crítica da Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente cursa o Bacharelado em Educação Física na Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Mestrado em Educação Física da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro do Salus: Laboratório Integrado de Pesquisas em Exercício, Biomedicina e Saúde Coletiva, da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

JOSE GERALDO SOARES DAMICO
Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989). Tem Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004);  Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), em cotutela com a Université Paris 8 em Antropologia Política. Atualmente é Professor do Departamento de Psicanálise e do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise, Clínica e Cultura do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro da Comissão Permanente de Combate ao Racismo Institucional do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua principalmente nos seguintes temas: psicanálise, violência, juventude, saúde mental e coletiva, corpo e lazer na interface com o racismo. Coordena, juntamente com o Prof. Dr. Tadeu de Paula, o Coletivo Egbê: clínica, política e comum.

JULIANA DIAS DE LIMA
Cursou Bacharelado e Licenciatura em Educação Física, ambas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com bolsa de iniciação científica Pibic/CNPq/UFRJ. Tem especialização em Neurociências, Esporte e Atividade Física pela Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (bolsista Capes), com ênfase nos estudos sobre Saúde Mental, Saúde Pública e Atenção Psicossocial. Pesquisadora colaboradora do Salus: Laboratório Integrado de Pesquisas em Exercício, Biomedicina e Saúde Coletiva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora no Laboratório de Neurociência do Exercício do Instituto de Psiquiatria (Ipub/UFRJ), como bolsista Faperj. Investiga os efeitos do exercício físico na saúde mental de adultos, crianças e idosos com transtornos mentais.

MARCELO PAULA DE MELO
Graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Tem Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004) e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Leciona na Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua com ensino, pesquisa e extensão nos campos de políticas públicas de educação, lazer, esporte, Política Educacional, e teoria social e esporte. Líder do Grupo de Pesquisa Coletivo de Estudos de Políticas de Esportes, lazer e Educação Física (Gepoles).

MARIA LUCINÊDE DE MACÊDO ARAÚJO
Cursou Bacharelado em Educação Física na Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem especialização em Musculação e Treinamento de Força pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como voluntária do Projeto de extensão do Programa de Atividades Físicas e Psicoeducação para uma vida autônoma com qualidade (Proaptiva) do Instituto de Psiquiatria (Ipub) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membra do Salus: Laboratório Integrado de Pesquisas em Exercício, Biomedicina e Saúde Coletiva, da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MARIANE FERREIRA DOS SANTOS ARAÚJO
Cursou Bacharelado em Educação Física na Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Especialista em Saúde da Família pelo Programa de Residência em Saúde da Família da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – ENSP/Fiocruz (2019). Formada como Doula pelo Grupo de Apoio à Maternidade Ativa/Levatrice (2018) e Educadora Perinatal pelo Coletivo Gesta (2019). É membro do Salus: Laboratório Integrado de Pesquisas em Exercício, Biomedicina e Saúde Coletiva, da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MARINA NASCIMENTO DE ARAÚJO
É estudante do curso de Bacharelado em Educação Física na Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É bolsista de Iniciação Científica – Pibic/CNPq/UFRJ; e membro do SALUS: Laboratório Integrado de Pesquisas em Exercício, Biomedicina e Saúde Coletiva, da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MURILO MARIANO VILAÇA
Graduado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de janeiro e em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador Associado da Fundação Oswaldo Cruz. Professor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS). Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (IBqM/UFRJ). Desenvolve pesquisas em Ética e Filosofia Política, especialmente nos temas de biomelhoramento humano e transumanismo.

PAULO NUNES COSTA FILHO
Possui graduação em Educação Física e em Biofísica, ambas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem especialização em Natação e Atividades Aquáticas pela Universidade Gama Filho, em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes e em Treinamento Desportivo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; e realizou Mestrado em Educação Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente cursa o Doutorado em Educação Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisando os efeitos dos exercícios físicos quanto às características histológicas e imunofenotípicas de células da medula óssea, timo e baço em modelo animal no processo de envelhecimento. É membro do Salus: Laboratório Integrado de Pesquisas em Exercício, Biomedicina e Saúde Coletiva.

ROGER DE MORAES
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá e em Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes. Tem Mestrado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental da Universidade do Estado do Rio de janeiro e Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz. Atua há mais de 20 anos como Professor de Fisiologia do Exercício Físico no ensino superior e capacitou-se para execução de modelos experimentais de órgão isolado e investigação proteômica, bem como na avaliação clínica da reatividade microvascular através da técnica de Fluxometria a Laser. Realizou estágio de Pós-Doutorado no Laboratório de Investigação Cardiovascular do Departamento de Fisiologia e Farmacodinâmica do IOC-Fiocruz. Atualmente integra a equipe de pesquisa em microcirculação do Programa de Hipertensão (Pro-HArt) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ.

VICTOR GONÇALVES CORRÊA NETO
Possui Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro Universitário da Cidade – UniverCidade; tem especialização em Ciências da Performance Humana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do Salus: Laboratório Integrado de Pesquisas em Exercício, Biomedicina e Saúde Coletiva, da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua principalmente nas áreas de Fisiologia do Exercício e Atividade Física e Promoção da Saúde. Atualmente é docente do Centro Universitário Gama e Souza e da Universidade Estácio de Sá.