Capa do livro: VIVÊNCIAS PIBID:<br> atividades desenvolvidas pelo Subprojeto de Língua Portuguesa em Benjamin Constant-AM - Volume 1 <br><br>Coleção Ciência Aberta - Volume 19

VIVÊNCIAS PIBID:
atividades desenvolvidas pelo Subprojeto de Língua Portuguesa em Benjamin Constant-AM - Volume 1

Coleção Ciência Aberta - Volume 19

Autores: Sérgio Nunes de Jesus (Coord.) - Jorge Luís de Freitas Lima - Rocilange Salles Cabral (in memoriam) (Orgs.)

livro impresso
de R$ 29,50 por
livro digital
de R$ 29,50 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O município de Benjamim Constant localiza-se no interior do estado do Amazonas. Região longínqua, de difícil acesso, mas de uma riqueza cultural e linguística imensurável. Apresentar este trabalho realizado naquele município muito nos orgulha, uma vez que é parte dos estudos de alunos-pesquisadores de um Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência, o PIBID. O Programa visa propiciar aos alunos dos cursos de licenciatura a prática docente em escolas públicas da região onde se localizam, fomentado o que de fato se objetiva nos cursos de licenciatura: a docência como mecanismo de interação e intervenção pedagógica. Muito nos orgulha porque os estudos aqui descritos foram fomentados por professores e futuros professores amazônicos, ou seja, produções que denotam a pesquisa como forma de valorização da docência na educação básica, daqueles que são muitas vezes esquecidos pela ciência e relegados à própria sorte.

A coletânea de textos aqui publicados representa a preocupação pungente do fazer pedagógico no ensino de línguas, mas especificamente, no ensino da Língua Portuguesa. Textos que desmistificam concepções teóricas do ensino das classes de palavras Advérbio, Adjetivo e Pronomes; figuras de linguagem e produção textual na educação básica. Abordar conceitos gramaticais em um viés que foge ao tradicionalismo é o diferencial deste livro.

Profa. Ingrid Letícia Menezes Barbosa (da apresentação)

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0162-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-0163-7
DOI: 10.24824/978652510162.0
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 102
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

VIVÊNCIAS PIBID:<br> atividades desenvolvidas pelo Subprojeto de Língua Portuguesa em Benjamin Constant-AM - Volume 1 <br><br>Coleção Ciência Aberta - Volume 19

Autores

ANDRÉIA BERNARDO ARCANJO
Licenciada em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Professora no Município de São Paulo de Olivença-AM na Escola Estadual Professora Nilce Rocha Coelho. Foi bolsista do Programa Institucional Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID no Subprojeto de Língua Portuguesa no período de março/2014 a outubro/2016.

CLARA ELIANA MACEDO NARO
Licenciada em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Professora do Município de Benjamin Constant – AM na Escola Municipal Profa. Graziela Corrêa de Oliveira. Foi bolsista do Programa Institucional Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID no Subprojeto de Língua Portuguesa no período de março/2014 a julho/2015.

CRISTIANA NAZÁRIO BEZERRA
Licenciada em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Professora no Município de Benjamin Constant-AM na Escola Municipal CESBI. Foi bolsista do Programa Institucional Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID no Subprojeto de Língua Portuguesa no período de 03/2014 a agosto/2015.

ELIANA DO NASCIMENTO LOPES
Mestre Em Ciências da Educação pela Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales – Paraguay, Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade KURIUS e Licenciada em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Professora no Município de Benjamin Constant-AM na Escola Estadual Coronel Raimundo Cunha (SEDUC) e na Escola Municipal Professora Graziela Corrêa de Oliveira (SEMED). Foi supervisora bolsista do Programa Institucional Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID no Subprojeto de Língua Portuguesa no período de março/2014 a fevereiro/2018.

INGRID LETÍCIA MENEZES BARBOSA
Mestre em Ciências da Linguagem (UNIR). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Português (FACIMED). Especialista em Tecnologias Educacionais (PUC – RJ). Licenciada em Letras: Português e Literatura Brasileira (UNESC). Membro do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: saberes e práticas discursivas na Amazônia (PDA, IF-RO). Desenvolve pesquisas nas áreas de Estudos da Linguagem, Linguistica e Educação. Coautora do Projeto Simpósio PDA (Premiado pela SBPC na UFMG em 2017).

INGRID PATRÍCIA MOÇAMBITE DA SILVA
Discente do Curso de Bacharelado em Direito na Escola Superior de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, em Manaus – AM. Foi bolsista do Programa Institucional Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID no Subprojeto de Língua Portuguesa no período de março/2014 a agosto/2015, quando cursava Licenciada em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

IVO GONÇALVES BITENCOURT
Licenciado em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Professor do Município de Benjamin Constant – AM na Escola Municipal Profa. Graziela Corrêa de Oliveira. Foi bolsista do Programa Institucional Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID no Subprojeto de Língua Portuguesa no período de março/2014 a junho/2016.

JORGE LUÍS DE FREITAS LIMA
Docente do Instituto de Natureza e Cultura – INC da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia (UFAM), Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia (UFAM). Bacharel em Direito (UNIR). Licenciado em Letras: Língua Portuguesa e respectivas literaturas (UNIR). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: saberes e práticas discursivas na Amazônia (PDA, IF-RO – Premiado pela SBPC na UFMG em 2017). Membro do Grupo de Pesquisa Observatório de Ensino de Línguas – UFAM e do Grupo de Pesquisa Infâncias, Criança e Educação na Fronteira Amazônica – UFAM. Foi Coordenador de Área no Subprojeto de Língua Portuguesa do Programa Institucional Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID do Instituto de Natureza e Cultura-INC/UFAM no período de fevereiro/2014 a fevereiro/2018.

KÁTIA D’ÂNGELA FIRMINO
Especialista em Ensino da Língua Portuguesa pela Faculdade Tahirih, Licenciada em Letras: Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Professora no Município de Benjamin Constant-AM na Escola Estadual Coronel Raimundo Cunha (SEDUC) e na Escola Municipal Professora Graziela Corrêa de Oliveira (SEMED). Foi supervisora bolsista do Programa Institucional Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID no Subprojeto de Língua Portuguesa no período de março/2014 a fevereiro/2018.

KEYLLA APARECIDA FERMIN ADRIÃO
Licenciada em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Foi bolsista do Programa Institucional Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID no Subprojeto de Língua Portuguesa no período de março/2014 a junho/2017.

MANOEL LOPES RODRIGUES
Especialista em Informática na Educação pelo IFAM-AM, Licenciado em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Foi bolsista do Programa Institucional Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID no Subprojeto de Língua Portuguesa no período de março/2014 a fevereiro/2017.

MARILENE TOMÉ MENDES
Licenciada em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Foi bolsista do Programa Institucional Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID no Subprojeto de Língua Portuguesa no período de março/2014 a outubro/2016.

RAICLEICE BASTOS FERNANDES
Assessora Educacional, Licenciada em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Língua Espanhola. Foi bolsista do Programa Institucional Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID no Subprojeto de Língua Portuguesa no período de março/2014 a março/2015.

RAIMUNDA NONATA LOPES CARDOSO
Licenciada em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Professora no Município de Atalaia do Norte-AM l na Escola Municipal Luciney Mello Carneiro. Foi bolsista do Programa Institucional Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID no Subprojeto de Língua Portuguesa no período de março/2014 a junho/2016.

SELIANE MENEZES CAUACHE
Licenciada em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Professora no Município de São Paulo de Olivença-AM na Escola Estadual Monsenhor Evangelista de Cefalônia. Foi bolsista do Programa Institucional Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID no Subprojeto de Língua Portuguesa no período de março/2014 a junho/2016.

SÉRGIO NUNES DE JESUS
Pós-Doutor em Educação (UFLO). Doutor em Ciências da Educação (UTIC). Mestre em Linguística (UNIR). Licenciado em Letras Português-Inglês (UNEB). Acadêmico do curso de Licenciatura em História (UNIUBE). Foi professor visitante na York University por meio do Department of Languages, Literatures and Linguistics (Faculty of Liberal Arts & Professional Studies, Toronto-Canadá). Assessor Científico da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência/SBPC. Da Associação Brasileira de Editores Científicos-ABEC. Avaliador de Cursos Superiores do Guia do Estudante (GE), da Editora Abril – Área / Verbete: Letras. Membro do Conselho Consultivo do Movimento Internacional Lusófono – MIL/Portugal. Membro Fundador da Academia de Letras de Cacoal/ACLEC-RO. Membro da Associação Cacoalense de Imprensa/ACI-RO. Membro Consultivo Permanente nas Editoras CRV/PR e Paco Editorial/SP. Atualmente lidera o Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq – (Premiado pela SBPC na UFMG em 2017) e desenvolve pesquisas nas áreas de Estudos da Linguagem – Educação – Povos e Comunidades Tradicionais. Jornalista/Articulista (DRT 0001619-RO – Portaria 89, de 22 de janeiro de 2016 – MTPS). Pesquisador Associado do Projeto PAINTER – FAPEAM – UFAM (INC, Benjamim Constant-AM). Escritor, músico e poeta.

SÉRGIO WALDIR DEL AGUILA YACTAYO
Cadastrador do Programa Bolsa Família (PFB) atuando na Secretaria de Assistência Social (CRAS) no município de Santo Antônio do Içá – AM. Foi bolsista do Programa Institucional Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID no Subprojeto de Língua Portuguesa no período de março/2014 a julho/2015, quando cursava o Licenciada em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

TATIANE FEITOSA DE OLIVEIRA
Licenciada em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Professora no Município de Amaturá-AM na Escola Municipal Duque de Caxias. Foi bolsista do Programa Institucional Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID no Subprojeto de Língua Portuguesa no período de março/2014 a julho/2015.

ROCILANGE SALLES CABRAL (IN MEMORIAM)
Professora do Curso de Letras na Universidade do Estado do Amazonas – Centro de Estudos Superiores de Tabatinga – CESTB/UEA), Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade Táhiri – Instituto Superior de Educação do Amazonas (ISEAMA), graduada em Letras – Língua Portuguesa (UEA/CESTB).