Autores: Flávia Cristina Silveira Lemos - Dolores Galindo - Pedro Paulo Gastalho de Bicalho - Aluísio Ferreira de Lima - João Paulo Pereira Barros - Patrícia do Socorro Magalhães Franco do Espírito Santo - Karla Dalmaso de Souza - Lauany Câmara Chermont Pinheiro - Marcelo Moraes Moreira - Bárbara Moraes de Carvalho Leite - Eleazar Venancio Carrias - Ronilda Bordó de Freitas Garcia - Pamella Augusta Passos Ventura Pina - Marcelo Ribeiro de Mesquita - Sheyla Pereira Rocha - Cristina Simone de Sousa Reis - Helder Côrrea Luz - Daniel Castro Silva (Orgs.)
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-956-0
ISBN DIGITAL:978-65-5868-957-7
DOI: 10.24824/978655868956.0
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 714
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ADELMA DO SOCORRO GONÇALVES PIMENTEL
Professora Titular no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/ Faculdade de Psicologia. Orientadora de Doutorado. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em psicologia da UFPA: Mestrado e Doutorado - período 2015-2017. Especialista em desenvolvimento infantil pela Universidade Estadual do Pará; Especialista em Psicologia Clínica: Gestalt-terapia e Terapia Centrada na Pessoa pela UFPA; mestrado em Educação: políticas públicas pela UFPA (1999), doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Pós-doutorado em Psicologia e psicopatologia do Desenvolvimento na Universidade de Évora, Portugal (2007). Pós-doutorado em Ciências Interdisciplinares da Saúde UNIFESP (2013). Linha de pesquisa: Fenomenologia: teoria e clínica. Temas de estudo: processos de subjetivação; sexualidades, linguagens e ideologia, efeitos subjetivos das TIC, sofrimento humano, envelhecimento, racismo, depressão, linguagens artísticas aplicadas a saúde mental; clínica gestáltica da corporeidade.
ADRIANA ELISA DE ALENCAR MACEDO
Possui graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Especialização em Saúde Mental pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutora em Psicologia pela UFPA. Doutorado sanduíche na Universidade de Évora - Bolsista CAPES/2017. PDSE 88881.134010/2016-01. Experiência em Psicologia Clínica e pessoas com deficiência. Já atuou como Psicóloga no projeto Sentinela no município de Bragança-Pará com crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Psicóloga na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (FASEPA) - 2006 a 2018. Conselheira secretária do VIII plenário, gestão 2013 - 2016 e conselheira vice-presidente do IX plenário, gestão 09/2016-09/2019 pelo Conselho Regional de Psicologia- Pará e Amapá (CRP10). Coordenadora do Grupo de Trabalho de infâncias e juventudes do CRP10. Presidenta da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CRP10. Entre 2015 e 2017 atuou como docente no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, violências, medidas socioeducativas, políticas públicas, SINASE, história oral e pesquisa documental.
AIDE ESMERALDA LÓPEZ OLIVARES
Doutoranda em Psicologia PPGP-UFPA, Mestre em Artes (PPGArtes/UFPA); Pesquisadora do Núcleo de Estudos Fenomenológicos (NUFEN-UFPA). Nasceu no México em 15 de julho de 1986. Atualmente mora na cidade de Belém, no estado do Pará, Brasil. Foi bolsista da Organização dos Estados Americanos (OEA 2014). Licenciada em Coreografía pela Escuela Nacional de Danza Clásica e Contemporánea; (México, 2011) Realizou as carreiras técnicas em: Técnico Professional em Dança Terapêutica (Menção honorífica, Cédula: 6256018) e Técnico em Desenho Coreográfico (Cédula: 6256093) no Centro Universitario de la Danza" (México, 2008). Posse um aperfeiçoamento em Psicomotricidad (Excelencia Académica) pela Universidad del Valle de México (México, 2008). Estudou no ensino médio uma especialização em Dança, no Centro de Educación Artística Frida Kahalo (México, 2004) Tem experiência na área de Artes, com ênfase em no desenvolvimento social, na educação Artística e Dança-Movimento-Terapia.
ALCINDO ANTÔNIO FERLA
Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é Professor Associado da Escola de Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando no Curso de Bacharelado e no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Também atua como professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Social da Universidade Federal do Pará (UFPA), como professor no Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), como pesquisador visitante do Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz/FAPEAM, como pesquisador visitante na Alma Mater Studiorum - Università Di Bologna / Centro de Saúde Internacional e Intercultural e como pesquisador convidado no Centro de Investigaciones y Estudios de la Salud, da Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua. Líder do Grupo de Pesquisas Rede Internacional de Políticas e Práticas de Educação e Saúde Coletiva (Rede Interstício). Membro Titular da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações do Trabalho do Conselho Nacional de Saúde (CIRHRT) e da Câmara Técnica de Pesquisas do Conselho Nacional de Saúde. Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: integralidade em saúde, informação e comunicação em saúde, atenção à saúde, educação permanente em saúde, educação e saúde, trabalho em saúde, modelagens tecnoassistenciais em saúde e saúde suplementar.
ALONSO BEZERRA DE CARVALHO
Graduado em Filosofia, Ciências Sociais e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/Marília. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo USP e Livre-Docente pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Pós-Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Charles de Gaulle, Lille, França. Docente do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Estadual Paulista – UNESP/Marília. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ética e Sociedade (GEPEES), cadastrado no CNPq.
ALUÍSIO FERREIRA DE LIMA (ORG.)
Doutor em Psicologia Social pela PUCSP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará – UFC. Líder do Paralaxe: Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica da UFC. Bolsista de Produtividade CNPq.
ÁLVARO PINTO PALHA JUNIOR
Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade da Amazônia (2010) e especialização em Saúde Indígena pela Universidade Federal de São Paulo (2018). Atualmente é Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia Terceira Região e Coordenador da Childrens Villages International. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social.
ANA CAROLINA ARAÚJO DE ALMEIDA LINS
Possui graduação, licenciatura plena e formação em Psicologia pela UFPA. É especialista em Psicologia da Educação com ênfase em Psicopedagogia Preventiva pela UEPA, em Saúde da Família também pela UEPA e em Psicologia Hospitalar e Psicologia em saúde pelo Conselho Federal de Psicologia. É Mestre em Psicologia pela UFPA e membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar e da Comissão Estadual de Enfrentamento ao Acidente com Escalpelamento. Atua como psicóloga hospitalar na Clínica Cirúrgica e como preceptora da residência em Atenção Integral a Saúde da Mulher e da Criança, na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Atua ainda como docente de graduação e pós-graduação na Faculdade Metropolitana da Amazônia, nos cursos de Psicologia, Enfermagem e Odontologia, bem como preceptora de estágio em Psicologia Hospitalar pela Escola Superior da Amazônia. Tem experiência nas áreas de Psicologia Social, da Saúde e Hospitalar.
ANDRÉ BENASSULY ARRUDA
Obteve graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2006). Realizou mestrado na UFPA através do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGP), iniciado em 2011 e concluído em junho de 2013. Participou do Grupo de Pesquisa “Transversalizando” coordenado pela Profª. Drª Flávia Cristina Silveira Lemos (UFPA), focado em temáticas sociais, tendo como referência teórica central a obra de Michel Foucault e Filosofia Crítica. Foi pesquisador do Projeto “A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA VITIMIZAÇÃO: PERFIL DAS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA NO SISTEMA DE JUSTIÇA CRIMINAL - UMA ANÁLISE COMPARADA SÃO PAULO E PARÁ”, coordenado pelo Prof. Dr. Luis Antônio Francisco de Souza (UNESP). Foi pesquisador colaborador e educador do Laboratório de Justiça Global e Educação em Direitos Humanos na Amazônia (LAJUSA). Iniciou suas atividades profissionais em 2004 como professor de psicologia aplicada à área da saúde e ética profissional em curso técnico de enfermagem e radiologia (ENFERTEC), onde exerceu a atividade até final de 2005. Nos anos de 2006 a 2007 trabalhou no município de Trairão/PA (transamazônica) com enquadramento funcional de técnico psicólogo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), onde contribuiu na organização e efetivação do Sistema Único de Saúde na referida região. De 2007 a 2008 desenvolveu suas atividades profissionais no município de Abaetetuba em unidades governamentais como: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente (NAECA). De 2009 a 2010, com enquadramento de assessor, contribui na Câmara de Defesa Social e Direitos Humanos da Secretaria de Governo do Estado do Pará. A partir do início de 2013 passou a compor o quadro de técnicos psicólogos do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA), mais especificamente do Programa de Proteção de Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), encerrando suas atividades neste programa em junho de 2014. Entre os de 2015 c a 2020 lecionou na Universidade da Amazônia, nos cursos de Psicologia, História, Letras, Artes Visuais, Matemática e Biologia, Comunicação Social, Serviço Social, entre outros. Tem experiência profissional na área de Psicologia Social, com ênfase em Serviço Social; Políticas Públicas Sociais; Direitos Humanos; Controle Penal Juvenil e Violência Letal Juvenil; Saúde Mental e atendimento psicossocial.
ANTONINO ALVES DA SILVA
Psicólogo. Mestre em Psicologia/UFPA.
ANTÔNIO SOARES JÚNIOR
Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Arte Educador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social do Guamá (FUNPAPA/PMB); Acadêmico do curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).
ARKLEY MARQUES BANDEIRA
Doutor em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é Docente do Ensino Superior da Universidade Federal do Maranhão - Integra o Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade PGCult - UFMA Coordena o Observatório Cultural do Maranhão - PGCult - UFMA e a Casa da Memória do Instituto do Ecomuseu do Sítio do Físico, em São Luís - MA.
ATAUALPA MACIEL SAMPAIO
Possui graduação (1997) e mestrado (2005) em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Leciona Psicologia Social e Psicologia Aplicada ao Direito no Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Atua como psicólogo no Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF3), realizando trabalhos com as equipes de saúde da família e com a população por elas assistidas. Tem experiência e interesse de pesquisa nas áreas de saúde mental e de modelos de atenção e de promoção à saúde.
ÁUREA GIANNA AZEVEDO NOBRE
Psicóloga -UFPA, Mestre em Psicologia na UFPA, Prof. assistente na UFMA.
BÁRBARA MORAES DE CARVALHO LEITE (ORG.)
Arquiteta, especialista em desenvolvimento urbano e meio ambiente, mestra em arquitetura. Atua como professora de nível superior desde 2013. Foi coordenadora acadêmica de curso (2016-2017) no Centro Universiário Ruy Barbosa (BA), procuradora institucional na Faculdade Internacional de São Luís (2017-2018) e gestora operacional (2018-2020) da Superintendência de Educação e Ciência do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP). Atualmente é consultora de transformação em educação, inovação e pesquisa na área de saúde.
BEATRIZ NAYARA FARIAS DAS CHAGAS
Psicóloga/UFPA.
BERNARDO JIMÉNEZ-DOMÍNGUEZ
Centro de Estudios Urbanos / CUCSH - Universidad de Guadalajara.
BRUNNO C. BONINI LUENGO
Graduando do Curso de Medicina da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE/Presidente Prudente.
BRUNO JÁY MERCÊS LIMA
Enfermeiro/UEPA; Psicólogo, Mestre e Doutorando em Psicologia/UFPA.
CARLA DE CASSIA CARVALHO CASADO
Psicóloga. Especialista em Neuropsicologia (ICHC-FMUSP) e em Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (ICS-UFPA). Realizou Mestrado e Doutorado em Psicologia, no Programa de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Laboratório de Psicologia, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atuou como psicóloga na Secretaria Municipal de Saúde de Belém, por doze anos. Foi técnico do ensino superior na Escola de Governança Pública do Estado do Pará, professora da Escola Estadual de Ensino Anísio Teixeira, docente dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual do Pará (UEPA), Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA), Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ) e Centro Universitário Estácio da Amazônia (Estácio). Atualmente é docente da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenadora do projeto de extensão Ambulatório de Avaliação Neuropsicológica Infantil (ANI) e do projeto Práticas Neuroeducativas de crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem, ambos em execução na Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do adolescente, Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza. É pesquisadora dos projetos. Avaliação cognitiva em crianças com epilepsia e transtorno de aprendizagem. Avaliação cognitiva e comportamental de pacientes com Distrofia de Duchene, Avaliação das habilidades pré-alfabetização de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento.
CARLA JÉSSICA DE ARAÚJO GOMES
Graduanda em Psicologia pela UFC. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). Integrante do VIESES-UFC.
CAROLLINE SEPTIMIO LIMEIRA
É graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA- 2007), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) na linha Currículo, Epistemologia e História da Universidade Federal do Pará (UFPA- 2012) e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação- (PPGE-2019) na linha Educação, Comunicação e Tecnologia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC- 2015). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Formação de Professores (INCLUDERE/UFPA) e do Observatório em Rede “Escolarização de Sujeitos com Deficiência Intelectual” em parceria com a UNIVALI, UFRRJ e UDESC. Discute temáticas que abordam a acessibilidade, educação inclusiva, formação de professores, saberes docentes e práticas escolares. Tem experiência em Formação de Professores e Assessoramento Técnico das escolas públicas. É servidora efetiva no cargo Especialista em Educação da Secretaria de Estado de Educação do Pará- (SEDUC-PA). É Coordenadora do Curso de Pedagogia e do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico- (NAP) da Faculdade Estácio.
CRISSIA ROBERTA PONTES CRUZ
É psicóloga graduada pela Universidade da Amazônia (2014). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (PPGP/UFPA). Especialista em Psicologia da Saúde pelo Conselho Federal de Psicologia (2017). Pós-graduada em Atenção à Saúde da Mulher e da Criança (Residência Multiprofissional) pela Universidade do Estado do Pará e Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (2017). Membro da coordenação do Núcleo Belém da Associação Brasileira de Psicologia Social e membro da Comissão Psicologia e Gênero do Conselho Regional de Psicologia - 10° Região. Tem experiência de atuação nas áreas de Psicologia da Saúde e Clínica. Seus interesses em pesquisa são nas áreas de Psicologia Social e da Saúde com ênfase nos seguintes temas: violência contra as mulheres, relações de gênero e sexualidade.
CRISTINA SIMONE DE SOUSA REIS (ORG.)
Pedagoga/UFPA. Mestra em Psicologia/UFPA.
CYNTIA SANTOS ROLIM
Psicóloga, Especialista em Gestão e Planejamentos de Políticas Públicas em Serviço Social. Trabalhadora do SUAS, com experiência em Proteção Social Básica e Saúde Mental.
DAGUALBERTO BARBOZA SILVA
Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista de iniciação científica (PIBIC/CNPq). Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC).Integrante do VIESES.
DAIANE GASPARETTO DA SILVA
Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia – UFPA.
DANIEL CASTRO SILVA (ORG.)
Graduando de Psicologia da UFPA.
DENISE MACHADO CARDOSO
Doutora em Desenvolvimento Socioambiental (Pós-Graduação do Trópico Úmido PDTU/ NAEA) pela Universidade Federal do Pará (2006), realizou estágio doutoral na Universidade do Algarve/Portugal (2005). É mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará (2000) e graduada em História também nesta universidade (1987). Atualmente é Assessora Adjunta da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social (ADIS/UFPA), pesquisadora do Laboratório de Antropologia e dos Programas de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) e Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI). Participa do Comitê de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia (CAV/ABA) e é Pesquisadora Associada ao Musée du Quai Branly (França). Atuou como membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFPA (2012/2017). Participou, como Consultora Ad Hoc, no Programa Pró-Equidade de Gênero da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (2014/2016). Coordena o Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem (VISAGEM) e o Grupo de Estudos sobre Populações Indígenas (GEPI). É vice-coordenadora do Grupo de pesquisa Nósmulheres e é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Gênero Eneida de Moraes (GEPEM), do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Violência na Amazônia (NEIVA), do Projeto Recursos Naturais e Antropologia das Populações Marítimas, Ribeirinhas e Estuarinas (RENAS/MPEG), e do Pet/GT/CS. Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, educação indígena, etnomuseologia, cibercultura, antropologia visual, antropologia política, ciências sociais e ambientais.
DIANA COELI PAES DE MORAES
Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal do Pará – UFPa. Psicopedagoga. Pedagoga (UFpa). Mediadora de Conflitos TJ/PA. Professora de Crianças. Instrutora/Facilitadora de Educação Profissional EGPa.
DOLORES GALINDO (ORG.)
Possui Pós-Doutorado (2015-2016), Doutorado (2006) e mestrado (2002) em Psicologia Social pela Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), com Doutorado Sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona (2004). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1999. Atua como Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso. Foi vice-coordenadora e posteriormente Coordenadora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Estudos de Cultura Contemporânea. Na graduação, atua como Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (2013-2014). Lidera o Grupo de Pesquisa Ciências, Tecnologias e Criação (LABTECC). Foi da Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO (2016-2017).
EDILENE SILVA TENÓRIO
Acadêmica do curso de Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
ELEAZAR VENANCIO CARRIAS (ORG.)
Nasceu em 1977, no sudeste do Pará. Publicou artigos sobre relações de gênero e sexualidade na educação, além dos livros de poesia Regras de fuga (2017) e Quatro gavetas (2009), vencedor do Prêmio Dalcídio Jurandir de Literatura 2008. Doutorando em Educação na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), atua como pedagogo no Instituto Federal do Pará - Campus Tucuruí. Vive em Breu Branco (PA).
EMANUEL MESSIAS AGUIAR DE CASTRO
Psicólogo, Especialista em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Ceará e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará (2014) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2017). Atualmente, cursa doutorado na Universidade Federal do Ceará sob orientação do professor doutor Aluísio Ferreira Lima. Trabalhou como Professor Temporário da Universidade Estadual do Ceará (2018-2019). É coordenador e professor do curso de Psicologia da Faculdade Princesa do Oeste.
ENOCK DA SILVA PESSOA
Possui graduação (licenciatura) em Teologia (Faculdade Teológica ABECAR, 1974) e em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1976), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (jun.1983) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (mar.2003). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Acre (UFAC). Leciona Psicologia Social, Psicologia Aplicada e Psicologia Política. Atua nos seguintes temas: Religião, família, desenvolvimento humano (crianças e adolescentes), representações sociais, direitos humanos, preconceito e temas amazônicos. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Política. Foi Pro-reitor de Extensão e Cultura da UFAC de nov. 2012 a nov.2016 e de fev de 2018 a outubro de 2018. Foi membro titular da comissão Nacional de Ética em Pesquisa (jan.2012 a jan.2016). É pastor da Igreja Batista Seis de Agosto em Rio Branco-Acre, desde 1989. Realizou o Estágio: Professional Staff na Universidade de Ghent - Belgica, em 2010. Participou de visita técnica ao Instituto Vesuviano na região de Nápoles, Itália, em 2014.
FABIANA DE LIMA E SILVA
Psicóloga/UFPA. Atua como psicóloga em Políticas Públicas de Saúde e Assistência Social.
FABIOLA COLOMBANI
Psicóloga graduada pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis (2001). Especialista em Psicologia Escolar e Educacional. Mestre em Psicologia da Infância pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis (2009). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Marília (2016) e Pós-Doutora em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Marília (2017). Atuou no período de (2002-2020) como psicóloga da UBS no município de Campos Novos Pta – SP. Atualmente é docente e coordenadora da Clínica de Psicologia da UNIMAR - Universidade de Marília. É membro do Núcleo de Medicalização do Social no Contemporâneo, membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Ética e Sociedade (GEPEES), cadastrado no CNPq.
FELIPE SAMPAIO DE FREITAS
Filósofo e Mestre em Filosofia pela UFPA. Doutorando em Psicologia pela UFPA.
FERNANDA CRISTINE DOS SANTOS BENGIO
Docente da Universidade Federal do Pará. Graduada em Psicologia pela UFPA e em Gestão de Órgãos Públicos pela Universidade da Amazônia. Doutora em Psicologia UFPA. Interesses pelo campo da Educação, infância e juventude, cultura, memória e subjetividade. Experiência como técnica na Assistência Social, filiada a Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO).
FERNANDA NAZARÉ DA LUZ ALMEIDA
Psicóloga e Mestra em Psicologia pela UFPA.
FERNANDA TEIXEIRA DE BARROS NETA
Psicóloga, formada pela Universidade Federal do Pará, doutoranda em Psicologia Social e Clínica pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA, mestre em Psicologia Social e Clínica pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFPA pela linha “Subjetividade, Sociedade e Saúde”. Participa da Comissão de Gênero do Conselho Regional de Psicologia, CPR10, e do grupo de estudos “Transversalizando”; Tem como interesse de estudos temas transversais como infância, juventude, violência, políticas públicas, direitos humanos, inclusão, justiça, educação, Michel Foucault, Paulo Freire, Carl Rogers, outros. Atualmente é Professora Substituta da UFPA e conselheira do Conselho Regional de Psicologia Pará/Amapá.
FLÁVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS (ORG.)
Possui formação em Psicologia/UNESP (1999), Mestrado em Psicologia e Sociedade/UNESP (2003) e Doutorado em História Cultural/UNESP (2007). Foi bolsista FAPESP no Doutorado. Professora na graduação e no Programa. de Pós-Graduação em Psicologia/UFPA. Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPA. Bolsista de Produtividade do CNPQ-PQ-2. Estuda as relações entre Psicologia, Filosofia contemporânea, História Cultural e Política.
FLÁVIO LUIZ DE CASTRO FREITAS
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com estágio sanduíche pela Université Paris 1 - Panthéon Sorbonne. Além disso, é professor efetivo adjunto no campus V e professor permamente do Programa de Pós-Graduação (nível mestrado) Interdisciplinar em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão - PGCult. Também é líder do Grupo de Pesquisa em Teoria da Afetividade na Idade Moderna, Filosofia das Psicologias e das Psicanálises e é membro integrante do GT Deleuze- ANPOF.
FRANCO FARIAS DA CRUZ
Psicólogo pela UNAMA. Mestre e Doutor pela UFPA.
GABRIELA DI PAULA DIAS RIBEIRO
Psicóloga formada pela Universidade Federal do Pará (2013). Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (2019). Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia (2015). Pós-graduada em Atenção à Saúde Cardiovascular (Residência Multiprofissional em Saúde) pela Universidade do Estado do Pará vinculada ao Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (2015). Tem experiência como professora e supervisora de Estágios de Psicologia, Psicóloga da Saúde e Clínica. Atua nos seguintes temas: saúde coletiva, psicologia da saúde, psicologia clínica, plantão psicológico, ludoterapia a partir da Abordagem Centrada na Pessoa. Fez intercâmbio no Programa de Residência Multiprofissional da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP - Hospital São Paulo e durante a graduação de Psicologia participou da extensão universitária pelo programa de intercâmbio “Erasmus Mundus External Cooperation Window” oferecido pela UFPA através do Projeto ISAC “Improving Skills Across Continents” - Universidade de Coimbra, que possibilitou o estudo na área de psicologia durante seis meses na Universidade de Leiden, Holanda.
HELDER CORRÊA LUZ (ORG.)
Mestre em Serviço Social (Ufpa); especialista em Saúde Pública (Ufpa).
HELENA CAROLLYNE DA SILVA SOUZA
Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), é Bolsista de Extensão em Saúde Mental, Atuando no Centro de referência em obesidade e Ambulatório de ansiedade e Depressão. Media rodas de conversas com foco em saúde mental, com acadêmicos da Pós graduação Projeto este realizado pelo laboratório de soluções Educacionais da UFPA.
HÉLIO REBELLO CARDOSO JÚNIOR
Atuando na área de Filosofia desde 1989, mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Em 1999, defendeu tese de livre-docência para ascensão à função de Porf. Associado da Universidade Estadual de Londrina. Em 2006, com nova tese de livre-docência, concursou-se para o cargo de Prof. Adjunto como profesor de Filosofia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Concluiu três pós-doutorados, um deles com o prêmio 2008-2009 Fulbright Scholar Program Advanced Research and University Lecturing Awards; o mais recente junto a Universidade de Paris. 2019-2020, Integra o Grupo de Pesquisa Homo Mimeticus: Theory and Criticism (HOM) na Katholieke Universiteit Leuven (KU Leuven), Bélgica, através de seu projeto, Two Paths on Representational and Non-Representational Mimesis ? The Reconfiguration of Mimesis and Historical Mimesis at the Pragmatics of Forgetting. financiando pela ERC/CNPQ/FAPESP Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: multiplicidades, continuidade e teoria das coleções e multidões. É coordenador do Grupo de Pesquisas no DGP.
ÍCARO DOS SANTOS FERREIRA
Graduando de Psicologia pela UFPA.
ISABEL ROSA CABRAL
Possui graduação em Bacharelado em C. Biológicas-Modalidade Médica pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Genética pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IBILCE (1994) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Pará, coordenadora do PET Saúde/Saúde da Família (UFPA-Belém) e coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde - área de Oncologia. Tem experiência na área de Genética Humana, com ênfase em Mutagênese e Epidemiologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: citogenética, mutagênese ambiental e interação gene-ambiente na carcinogênese. Mais recentemente, vem desenvolvendo ações de ensino, pesquisa e extensão em Saúde Pública, embasada em Epidemiologia.
JÉSSICA MODINNE DE SOUZA E SILVA
Docente do curso de Psicologia e Educação Física (Bacharelado) da Faculdade Estácio Belém - Campus Nazaré (Belém-PA) e coordenada o grupo de estudos em gênero, sexualidade, raça, classe e território, chamado Ver-O-Gênero, na mesma instituição. Também atuou como coordenadora do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico da Faculdade Estácio Belém - Campus Nazaré. Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e graduada em Psicologia/Formação do Psicólogo pela mesma instituição. Tem experiência e ênfase em Psicologia Social, tanto na área de pesquisa, quanto na vivência em docência. É pesquisadora do grupo de estudos Transversalizando (UFPA). Integrou a Comissão de Gênero do Conselho Regional de Psicologia da 10° Região (CRP/10). Trabalha com os seguintes temas para pesquisa: saúde mental e saúde da mulher na Amazônia; gênero; internet, redes sociais e discursos midiáticos; estudos e métodos foucaultianos; psicanálise e esquizoanálise; Anti-Colonialismo; História Oral; Teoria Feminista Comunitária; Psicologia Social; Psicologia Política; Relações Raciais, de Classe e de Sexualidade. Foi educadora popular e psicóloga no Cursinho Popular da Rede EMANCIPA-PA. Atua também como artista visual, usando as técnicas de colagem digital, desenho e pintura para compor ilustrações, charges e quadrinhos. Membro do coletivo M.AR. - Mulheres Artistas Paraenses.
JOÃO EDUARDO COIN DE CARVALHO
Psicólogo, doutor em psicologia (IPUSP), pós-doutorado em Antropologia na Johns Hopkins University (Baltimore, EUA). Professor Titular e Supervisor do Curso de Psicologia do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Paulista (UNIP). Coordenador do GECOMP, Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Comunidade e Políticas Públicas. Atuando nos campos da Psicologia Social Comunitária, Assistência Social e Saúde Comunitária.
JOÃO PAULO PEREIRA BARROS (ORG.)
Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador do VIESES: Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação. Bolsista de Produtividade do CNPq.
JOSÉ ALVES DE SOUZA FILHO
Mestre e doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará – UFC. Membro do Paralaxe: Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica da UFC. Bolsista CAPES.
JOSÉ AUGUSTO LOPES DA SILVA
Mestrando em Educação- Linha Formação de Professores e Práticas Pedagógicas pela Universidade do Estado do Pará (UEPA); Acadêmico do curso de Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA);
JOSÉ DE ARIMATÉIA RODRIGUES REIS
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2001). Especialização em Saúde Coletiva pela UFPA (2006). Mestre em Psicologia pela UFPA (2014). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA (2016-2019). Pesquisa nas áreas de Psicologia da Saúde, Psicologia Social (práticas discursivas e produção de sentidos), Saúde Coletiva (integralidade, cuidado e redes de saúde), Crack, Álcool e outras Drogas e Saúde Mental.
KARLA DALMASO DE SOUZA
Psicóloga pela UFPA. Mestre em Serviço Social pela UFPA e Doutoranda em Psicologia pela UFPA. Psicóloga concursada no TJ/PA.
LARA BRUM DE CALAIS
Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC).
LAUANY CÂMARA CHERMONT PINHEIRO (ORG.)
Graduada em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2017). Psicóloga Clínica. Mestranda em Psicologia (PPGP/UFPA). Pós-graduanda em Psicologia Jurídica na Faculdade Brasil Amazônia (FIBRA). Aprimoramento na Abordagem Centrada na Pessoa pelo Núcleo de Estudos e Práticas Psicológicas - Abordagem Centrada na Pessoa (NEPPSI-ACP) (2018).Leandro Passarinho Reis Júnior
LETÍCIA CARNEIRO DA CONCEIÇÃO
Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Educacao pela Universidade Federal do Pará (2014) e doutorado em andamento pela Universidade Federal do Pará. Atuação profissional nas Secretaria Municipal de Educação de Belém/PA e Secretaria de Estado de Educação do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, ambiente, juvenilização, educação de jovens e adultos e ensino médio.
LORENA SCHALKEN DE ANDRADE
Possuo Graduação em Psicologia (UNAMA), Especialização em Gestalt-terapia (CCGT-PA), Mestrado em Psicologia (PPGP-UFPA) e atualmente estou no doutorado em Psicologia (PPGP-UFPA) - ambos na Linha de pesquisa: Fenomenologia, teoria e clínica. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Fenomenológicas (NUFEN-UFPA). Participo da coordenação do Projeto Quintas Criativas da Saúde juntamente com a Profª Drª Adelma Pimentel desenvolvendo workshops e oficinas voltadas para articulação das práticas integrativas e complementares em saúde sob a ótica da abordagem gestáltica; Atuo como Professora substituta na UFPA ministrando as disciplinas: Gestalt I e II, Avaliações Clínicas e Processos Psicoterápicos, Estágio Básico e orientações de TCC. Supervisora clínica do Plantão Psicológico (ênfase em Gestalt-terapia) na Universidade da Amazônia. Coordenadora do Grupo de Pesquisas gestálticas em Saúde e Corporeidade vinculado ao NUFEN, extensão do projeto Quintas Criativas da Saúde. Atuo em atendimento clínico de base gestáltica de 2014 aos dias atuais; Avaliação psicológica no contexto organizacional.
LÚCIA CRISTINA CAVALCANTE-DA-SILVA
Tem graduação, mestrado e doutorado em Psicologia, atualmente é Professora Adjunta e membro do Núcleo de estudos em Psicologia da Educação e Desenvolvimento da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
LUCIVALDO DA SILVA ARAÚJO
Docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DETO) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professor orientador (Mestrado) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP/UFPA), linha de pesquisa Fenomenologia: Teoria e Clínica. Pós-doutorado em Psicologia (UFPA/2017), Doutor em Psicologia Clínica (PUC-SP/2015), Mestre em Psicologia Clínica e Social (UFPA/2007) e Especialista em Desenvolvimento Infantil (UEPA/2004). Editor Geral da Revista Nufen: Phenomenology and interdisciplinarity. Terapeuta Ocupacional (UEPA/2002), coordenador do Grupo de Pesquisa Práticas Clínicas em Terapia Ocupacional (PRACTO/UEPA/CNPQ), pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa em Ciência da Ocupação (UFPA/CNPQ) e Núcleo de Pesquisas Fenomenológicas (NUFEN/UFPA/CNPQ). Interesses atuais: religiosidade e saúde, fenomenologia do cuidado, saúde mental, fenomenologia existencial hermenêutica e ciência da ocupação.
LUIS WAGNER DIAS CALDEIRA
Psicólogo e Especialista em Saúde Mental. Concursado na Secretaria Estadual de Saúde do Pará.
LUIZ MIGUEL GALVÃO QUEIROZ
Pedagogo. Doutor em Educação. Especialista em educação da rede estadual do Pará. Docente substituto da Universidade do Estado do Pará - UEPA.
LUIZANE GUEDES MATEUS
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Fluminense.
MAÍRA DA MARIA PIRES FERRAZ
Psicóloga, graduada pela Universidade Federal do Pará (2018). Durante a graduação, esteve vinculada ao projeto de pesquisa “Violência contra crianças e adolescentes: indicadores e estratégias de enfrentamento” (PIBIC/CNPq) pelo qual foi contemplada pelo Programa PIBIC de Verão com o Prêmio Destaque da Iniciação Científica e Tecnológica UFPA (2016), realizando atividades de extensão acadêmica no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), dentro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Adolescência (NEPA). Atualmente, realiza curso de aprimoramento em atuação Clínica Analítico Comportamental (Instituto Comportamental 2018-2019) e é mestranda em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC-UFPA), integrando o Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento Humano (LED/UFPA), onde executa estudos sobre violência contra crianças e adolescentes e trajetória de vida de autores de agressão sexual.
MARCELO MORAES MOREIRA (ORG.)
Possui graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (1995), pós-graduação lato sensu pela Universidade Católica de Brasília (2009) e Mestrado em Psicologia Social e Clínica pela Universidade Federal do Pará (2013). Tenho boa capacidade para falar em público e boa experiência como palestrante. Sou professor do ensino superior, com experiência de docência nos cursos de Psicologia, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem, Direito, Educação Física e Administração. Também dou aulas na Pós-graduação lato sensu nas áreas da Educação, Saúde e Engenharias. Já tive a oportunidade de assumir a Coordenação do curso de Psicologia por quase 03 anos numa IES, onde pude aprender muito nas minhas relações com o corpo docente e discente. Atualmente, estou na Coordenação do Curso de Psicologia da Faculdade Estácio Belém, além da docência nesse curso. Sou professor, ainda, na Faculdade Ciência e Conhecimento - FCC, nos cursos de Bacharelado em Educação Física e Tecnólogo em Gestão Desportiva e de Lazer.
MARCELO RIBEIRO DE MESQUITA (ORG.)
Mestre em Currículo e Gestão da Escola Básica pelo Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão d escola básica (PPEB) do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB) da Universidade Federal do Pará UFPA). A pesquisa foi na linha de Currículo da Educação Básica e foi orientado pelo Professor Doutor Wladirson Cardoso, sendo a pesquisa voltada para currículos em projetos de aceleração da aprendizagem a partir das ferramentas de Foucault. Possuo Graduação em pedagogia e Letras pela Universidade do Estado do Pará e especialização em Tecnologias em educação pela PUC - RIO. Atuo profissionalmente como professor de Educação Básica pela Rede municipal de Educação de Belém e como Especialista em Educação pela Rede Estadual de Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia Moderna e Contemporânea - COGITANS.
MÁRCIO ALESSANDRO NEMAN DO NASCIMENTO
Psicólogo. Doutor em Psicologia e Sociedade: Subjetividade e Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Campus Assis-SP). Professor adjunto do curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR-MT). Coordenador do Laboratório Esquizoanalista de Produção de Subjetividades e(m) Interseccionalidades (LEPSI).
MARCIO JOSÉ DE ARAÚJO COSTA
Psicanalista. Bacharel e Especialista em Filosofia. Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia Social (UERJ). Pós-doutorado em Psicologia Clínica (PUC-SP) e em Teoria Psicanalítica (UFRJ). Coordenador do grupo de estudos e pesquisas Transversalidades (Departamento de Psicologia UFMA) e supervisor no estágio obrigatório em clínica segundo a abordagem da Esquizoanálise no curso de graduação em Psicologia da UFMA. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFMA.
MÁRCIO MARIATH BELLOC
Psicólogo, Doutor em Antropologia (Universitat Rovira i Virgili), validado nacionalmente como Doutor em Saúde Coletiva (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Mestre em Artes Visuais (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Experiência em gestão, atenção e participação popular em saúde no âmbito do SUS. Professor e investigador em antropologia médica, saúde coletiva, psicanálise, arte e experiência urbana. Professor visitante na Universidade Federal do Pará, junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Professor do Mestrado en Salud Mental da Universidad Nacional de Córdoba.
MARIA LUIZA LEMOS AZEVEDO
Graduanda de Psicologia- UNICEUB.
MARIANE LOPES DA PAIXÃO COSTA
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Atualmente é psicóloga educacional escolar da Universidade do Estado do Pará, campus Marabá (UEPA-Marabá).
MARLIZE RUTH ALBUQUERQUE PACHECO
Psicóloga.
MAYARA BARBOSA SINDEAUX LIMA
Tem graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará- UFPa. Atualmente, é Professora Adjunta e coordenadora do Núcleo de estudos em Psicologia da Educação e Desenvolvimento da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Mãe do Felipe Sindeaux. L. S. Lima.
MICHELE TORRES DOS SANTOS DE MELO
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGP/UFPA (2018). Bacharelado, Formação e Licenciatura em Psicologia, pela Universidade Federal do Pará (2003). Atuação nas áreas da Psicologia Clínica, Organizacional e do Trabalho. Experiência profissional em processos de Gestão com Pessoas, Análise Institucional, Cultura e Clima Organizacional, Gestão por Competências, Plano de Carreiras e Sucessão, Desenvolvimento de Lideranças, Processos Trabalhistas e Relações Sindicais, Gestão de Benefícios, Recrutamento e Seleção de Pessoal, Treinamento e Desenvolvimento, Consultoria Organizacional, Educação Corporativa, Comunicação Empresarial, Suporte em Medicina Ocupacional e Saúde do Trabalhador, Programas de Ergonomia, Segurança no Trabalho e Programas de Responsabilidade Social. Interesse em estudos e pesquisas voltadas à Saúde Mental e Psicodinâmica no Trabalho (Prazer e Sofrimento Psíquico), Saúde Mental na Assistência em Saúde Coletiva em HIV/AIDS. Membro do Grupo de Pesquisas em Saúde na Amazônia, pelo PPGP/UFPA.
MILENE MARIA XAVIER VELOSO
A Professora Milene Maria Xavier Veloso possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1993), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2001) e doutorado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento/UFPA (2015). Realizou estágio doutoral na Universidade do Minho em Portugal no grupo de pesquisa em Sociologia da Infância (2014). Esse doutorado sanduíche foi realizado com financiamento da CAPES. É professora Associada da Universidade Federal do Pará com experiência nas áreas de Psicologia Social e Psicologia da Saúde, atuando principalmente na investigação de temas relativos à violência contra crianças e adolescentes. Atualmente coordena o projeto de pesquisa intitulado: Violência contra crianças e adolescentes: indicadores e estratégias de enfrentamento e atua na Assessoria de Diversidade e Inclusão Social da Universidade Federal do Pará.
NORMANDO JOSÉ QUEIROZ VIANA
Graduado em Psicologia, especialista em Psicologia Social e Comunitária – FAFIRE, mestre em Psicologia – UFPE e Doutor em Psicologia Cognitiva. Atualmente é professor adjunto e coordenador do Núcleo de Estudos Psicossociais em Saúde da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
OBERDAN DA SILVA MEDEIROS
Professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Tucuruí, acadêmico do curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGED.
PAMELLA AUGUSTA PASSOS VENTURA PINA (ORG.)
Graduada em Psicologia pela Universidade da Amazônia (UNAMA); Especialista em Saúde pelo Programa de Residência Multiprofissional, na área de Concentração em Saúde do idoso, do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), da Universidade Federal do Pará (UFPA).
PATRÍCIA DO SOCORRO MAGALHÃES FRANCO DO ESPÍRITO SANTO (ORG.)
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1995), Especialista em Psicomotricidade pela Universidade do Estado do Pará (1998), Mestre em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2003), Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2006). Experiência na área de Psicologia, com ênfase em docência, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagem Centrada na Pessoa, Psicologia da Saúde, Psicologia Humanista, Fenomenologia e Políticas Públicas. Atualmente é docente da Universidade Federal do Pará.
PAULO DE TARSO RIBEIRO DE OLIVEIRA
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1988), Mestrado em Saúde Pública - Ensp (1998) e Doutorado em Saúde Pública - Ensp (2005). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Psicologia, em que atua nos seguintes campos do conhecimento: saúde do trabalhador, sofrimento psíquico, análise institucional, política de saúde e monitoramento e avaliação. É membro da Abrasco-Associação Brasileira de Saúde Coletiva e Diretor da Rede Unida. Participa do Conselho Editorial da Revista Saúde e Debate e é membro do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde - CEBES e membro do GT da ANPPEP de Psicodinâmica do Trabalho. É Coordenador da Rede Unida/ Região Norte e Coordenador do Programa de Pós-Graduação da UFPA.
PAULO SÉRGIO DE ALMEIDA CORRÊA
Doutor em Educação. Professor Titular. Faculdade de Educação. Instituto de Ciências da Educação. Universidade Federal do Pará. Poeta. Músico. Compositor.
PEDRO PAULO FREIRE PIANI
Professor Associado da Universidade Federal do Pará. Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Saúde. Ambiente e Sociedade na Amazônia. Gerente de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar da UFPA/EBSERH. Doutor em Psicologia Social pela PUC-SP.
PEDRO PAULO GASTALHO DE BICALHO (ORG.)
Psicólogo, especialista em Psicologia Jurídica, mestre e doutor em Psicologia. Professor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Psicologia e ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos. Bolsista de produtividade em pesquisa (CNPq).
PEDRO ROMÃO DOS SANTOS JÚNIOR
É aluno de graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do Laboratório de Desenvolvimento e Saúde - LADS/UFPA, na linha de pesquisa: tratamento e prevenção psicológica. É bolsista de Psicologia no Distrito Sanitário Especial Indígena - Guamá/Tocantins, por meio de convênio entre UFPA e DSEI - GUATOC. Tem experiência nas áreas de Psicologia, nos temas: Psicoterapia, Ansiedade, Depressão, Desenvolvimento Humano, Direitos Humanos, Etnopsicologia, Saúde Mental e Povos Indígenas.
RAFAEL COELHO RODRIGUES
Psicólogo. Professor Adjunto do Centro de Ciências da Saúde - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense/UFF. Doutor em Psicologia/UFF. Mestrado em Psicologia - Universidade Federal Fluminense. Autor dos livros: O Estado Penal e a Sociedade de Controle: O Programa Delegacia Legal como Dispositivo de Análise (ed. Revan, 2009) e Juventude como capital (Ed. Juruá, 2014). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Produção de Subjetividade e Estratégia de Poder no campo da infância e da juventude (UERJ/UFF) e do Grupo de Pesquisa Saúde, Organizações e Trabalho (SORT/UFRB) e integrante do Centro de Referência Regional em Educação Permanente em Crack, Álcool e outras drogas (CRR/UFRB). Foi representante do Conselho Regional de Psicologia (CRP/05) no Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Tortura da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Atuou como consultor de pesquisa para Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em projeto de Cooperação com a UNESCO. Como membro da Coordenação Executiva do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, dentre outras atividades, coordenou a equipe de assessoria técnica para a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos da Presidência da República, assim como, o Centro de Referência em Direitos Humanos. Foi representante do CDDH junto a Rede Latino-americana Terra do Futuro e na Rede de Discussão sobre Políticas Públicas e Práticas de Cuidado para usuários de drogas do município de Petrópolis. Atualmente pesquisa temas como a genealogia das práticas psi no campo social com ênfase nas áreas da saúde e as possibilidades de resistência a partir de uma clínica de território.
RAFAEL DA SILVA QUEIROZ
Licenciado em Letras – Língua Portuguesa. Mestre em Literatura Amazônica. Docente da Rede Estadual de Ensino do Pará.
RAFAELE HABIB SOUZA AQUIME
Psicóloga, Graduada pela Universidade da Amazônia (UNAMA), Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Doutoranda em Psicologia pelo mesmo Programa. Atualmente é Professora Efetiva da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e ministra disciplinas nos campos da educação, organizações, ética e formação docente. Interesses em estudos sobre educação, infâncias, juventudes, políticas públicas e direitos humanos. Atuou como Conselheira do Conselho Regional de Psicologia 10ª Região, gestão 2016- 2019, sendo presidenta da Comissão de Ética (COE).
RENATA ALMEIDA FIGUEIRA
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2012). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da UFPA, com estágio na Universidade de São Paulo - USP pelo PROAP/CAPES (2015). Possui formação incompleta em Piano pelo Conservatório Carlos Gomes - UEPA (2004). Possui Aprimoramento Clínico em Gestalt-Terapia pela Ethos Psicoteste - GEGT (2016) e é pós-graduanda em Psicologia Clínica em Gestalt-Terapia pelo Centro de Capacitação em Gestalt-Terapia - CCGT. Atualmente é professora da Faculdade Estácio de Castanhal nos cursos de graduação e pós-graduação, é integrante do Núcleo de Estudos Fenomenológicos NUFEN/UFPA e sócia proprietária do consultório Canto das Flores - Psicologia e Arte. Possui interesse pela área docente, pesquisa, arte, educação e clínica.
ROBENILSON MOURA BARRETO
Psicólogo, Especialista em Educação Especial e Inclusiva, Mestre em Psicologia e Pesquisador do Laboratório de Psicanálise e Psicopatologia Fundamental da Universidade Federal do Pará (LPPF – UFPA).
ROBERT DAMASCENO RODRIGUES
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA (PPGP/UFPA).
RODRIGO TOLEDO
Psicólogo, Doutor e Mestre em Educação. Professor Adjunto Doutor na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e Universidade Paulista (UNIP). É pesquisador nos grupos “Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social e suas diversas expressões” e “GECOMP - Escola, Comunidade e Políticas Públicas”. Especializou-se em temáticas de enfrentamento à desigualdade e social e atendimento da população LGBT em contextos educativos e comunitários, bem como em formação em Psicologia e Ética Profissional.
RONILDA BORDÓ DE FREITAS GARCIA (ORG.)
Acadêmica do curso de Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) .
ROSA MARGARITA LÓPEZ AGUILAR
Departamento de Psicología Aplicada / CUCS - Universidad de Guadalajara.
SARA SOUSA DA FONSECA
Especialista em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais pela Faculdade Ipiranga. Licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará. Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Pará.
SHEYLA PEREIRA ROCHA (ORG.)
Psicóloga e Mestra em Psicologia pela UFPA. Atua como psicóloga na Santa Casa de Misericórdia em Belém do Pará.
SILVIO RICARDO MUNARI MACHADO
Formado em Pedagogia (UNESP), com mestrado e doutorado em Educação (UFSCar), atuando nas áreas da educação, cultura e assistência social, desenvolvendo pesquisas a partir de temas que daí emergem.
TEREZINHA SIRLEI RIBEIRO DE SOUZA
Pedagoga. Mestre em educação. Docente da Universidade do Estado do Pará – UEPA.
THIAGO CARDASSI SANCHES
Doutor em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Participante do grupo de pesquisa Artes Híbridas: intersecções, contaminações e transversalidades (UFMT/Campus Cuiabá). Participante do Laboratório Esquizoanalista de Produção de Subjetividades e(m) Interseccionalidades (LEPSI).
THIAGO TENÓRIO PEREIRA
Advogado e Consultor Jurídico. Graduado em Direito pelo Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ), Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Especializando em Teoria e Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS) e em Direito Constitucional pela Universidade Cândido Mendes (UCAM-RJ); Sócio fundador do Escritório Thiago Tenório & Advogados Associados; Pesquisador na área de Hermenêutica Jurídica.
THUANY STEFFANE LIMA MARTINS
Graduanda em Psicologia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), tendo sido bolsista do projeto “Caracterização de adolescentes acolhidos institucionalmente no município de Marabá-PA” (PIBIC/FAPESPA).
VALBER LUIZ FARIAS SAMPAIO
Possui graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (UNAMA); Especialista em Gestão e Planejamento de Políticas Públicas em Serviço Social pela Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ); Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) na linha de “Psicologia, sociedade e saúde” e, atualmente, é doutorando pela Universidade Federal do Pará – UFPA na mesma linha. Docente do curso de Psicologia e de Serviço Social da Faculdade UNINASSAU (Belém). Foi docente da Pós-Graduação da Faculdade de Educação Superior de Paragominas (FACESP); Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia 10ª Região, PA/AP (CRP 10) na gestão de 2016-2019 e atualmente faz parte diretoria na gestão de 2109-2022; Representante do CRP 10 na Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (CONPAS) e no Grupo de Trabalho do Conselho Federal de Psicologia (CFP) de Medidas Socioeducativas. Coordenador da Comissão de Psicologia e Políticas Públicas do CRP10; Conselheiro suplente do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas? CREPOP do CRP 10; integrante dos GT’s, do CRP 10, de Saúde Mental, Crack, Álcool e outras Drogas; do GT de Infância e Juventude e Psicologia e Assistência Social. Foi integrante da Comissão de Ética (COE) do CRP. Agrega experiências em atividades voltados às Políticas Públicas, com ênfase na Política Nacional de Assistência Social, Psicologia Social, Infância e Juventude, Psicologia da Saúde e Saúde Mental com ênfase na Política Sobre Drogas.
VANESSA GOES DENARDI
Mestra em Educação pela UDESC. Graduada em Letras pela UEPG.
VINICIUS FURLAN
Foi professor da UNESP e Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT) e atualmente é professor e supervisor universitário da Universidade Metodista da Piracicaba. Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui Mestrado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará, na linha de pesquisa “Sujeito e Cultura na Sociedade Contemporânea”. Graduado em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Autor do livro “Infância institucionalizada: identidade e acolhimento institucional”. Possui publicações de artigos em periódicos científicos, capítulos de livros e resumos em Anais de Congressos. Durante a graduação realizou pesquisas de iniciação científica na área de Psicologia Social e Psicologia Política. Recebeu Prêmio “Psicologia e Direitos Humanos: Repercussões da Ditadura Civil-Militar sobre a Psicologia como Ciência e Profissão” do Conselho Federal de Psicologia com o artigo “Psicologia e Políticas de Direitos: percursos de uma relação” que foi publicado na revista Psicologia: Ciência e Profissão (em 2017), editada pelo CFP. Recebeu “Prêmio Monográfico César Ades” do Conselho Federal de Psicologia com o artigo “Psicologia e os Contextos Sócio-Político-Cultural e das Políticas Sociais no Século XXI”, também publicado na revista Psicologia: Ciência e Profissão (2013). Recebeu prêmio da Associação Brasileira de Psicologia Social por trabalho apresentado no 16 Encontro Nacional da ABRAPSO. Teve trabalho de Relatório de Estágio premiado no Prêmio Silvia Lane 8ª Edição - publicado no site BVS-Psi. Recebeu prêmio de 1 colocado entre os trabalhos de Iniciação Científica da UNIMEP em 2011. Membro do Grupo de Pesquisa “PARALAXE: Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica”, da UFC. Membro do NEPIM (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Identidade-Metamorfose), da PUC-SP. Membro associado da ABRAPSO, compondo a atual diretoria da Regional ABRAPSO São Paulo. Membro do Grupo de Trabalho (GT) de Psicologia Política da Associação Nacional de Pós-Graduação em Psicologia. Têm experiência em Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, Psicologia Política, Psicanálise e Filosofia Política. Temas que tem trabalhado: história e epistemologia na psicologia, identidade-metamorfose, modulação de personagens, reconhecimento, lutas sociais e identitárias, biopolítica, processos grupais, direitos de crianças e adolescentes, educação, acolhimento institucional, políticas públicas sociais, saúde, família, direitos humanos.
ZUREIDE DO SOCORRO FERREIRA ALVES
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Pan Americana (FPA). Tem experiência com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), na área de educação especial e inclusiva, como educadora social com jovens e idosos em Centros de Referências e como docente em cursos de graduação na Universidade Paulista (UNIP) e Pós-Graduação na Faculdade Pan Americana.