Capa do livro: A CIDADE COMO LUGAR/ESPAÇO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM<br><br> COLEÇÃO CIDADE: conhecer e interpretar para compreender o mundo da vida - Vol III

A CIDADE COMO LUGAR/ESPAÇO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM

COLEÇÃO CIDADE: conhecer e interpretar para compreender o mundo da vida - Vol III

Autores: Alana Rigo Deon - Helena Copetti Callai - Tarcisio Dorn de Oliveira

livro impresso
de R$ 64,68 por
livro digital
de R$ 64,68 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)
 
Consultar frete e prazo de entrega

Sinopse

A obra A cidade como lugar/espaço para o ensino e aprendizagem, a qual pertence à Coleção Cidade: conhecer e interpretar para compreender o mundo da vida nos convida ao estudo da cidade levando em consideração a realidade e o contexto em que vivemos. Dedica um olhar atento para com o ensino e aprendizagem de crianças e jovens, buscando para isso, a partir de diferentes metodologias, possibilidades para estudar a cidade.
As reflexões tratadas no livro levam em conta o mundo da vida. E, considerando o cenário atual, nunca foi tão importante se ater às vivências, já que elas foram afetadas pela pandemia do coronavírus e impactaram principalmente a cidade. Diante disso, estudar a cidade na escola é permitir ao aluno não somente compreendê-la como espaço/lugar, mas possibilitar que este perceba a relação entre ela e os aspectos sociais, econômicos, culturais e históricos. Essa compreensão, por meio de um estudo interdisciplinar, oportuniza que o aluno reconheça o seu lugar no mundo, ao mesmo tempo que contribui para cidadania.
Eis o que nos oferece esta obra: possibilidades, a partir de diferentes olhares, para o estudo da cidade, as quais foram pensadas por quem reconhece a importância de considerar a realidade dos sujeitos nos processos de aprendizagens.

Drª. Maristela Maria de Moraes
Pós-Doutora em Educação nas Ciências

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-952-2
ISBN DIGITAL:978-65-5868-948-5
DOI: 10.24824/978655868952.2
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 218
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

A CIDADE COMO LUGAR/ESPAÇO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM<br><br> COLEÇÃO CIDADE: conhecer e interpretar para compreender o mundo da vida - Vol III

Autores

ALANA RIGO DEON (ORG.)
Doutoranda e Mestra em Educação nas Ciências: área de Concentração Geografia pela Unijuí -RS. Licenciada em Geografia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim. Integrante do grupo de pesquisa EMGEOCS na Unijuí e GEPET na UFFS. Atuou como professora do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul e como professora substituta na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. Atualmente desenvolve pesquisa nas seguintes temáticas: Ensino de Geografia, Livro Didático e Cidadania.

HELENA COPETTI CALLAI (ORG.)
Licenciada e Bacharel em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (FAFI-UNIJUÍ). Mestra e Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP-SP). Pós-Doutora pela Universidade Autônoma de Madrid - Espanha (UAM) com bolsa da CAPES. Professora Titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) junto ao Departamento de Humanidades e Educação (DHE) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC-UNIJUÍ). Orienta mestrado doutorado, supervisiona pós-doutorado e orienta PIBIC/CNPq. Pesquisadora bolsista de produtividade em pesquisa PQ/CNPq Nível 1D; Pesquisador Gaúcho FAPERGS. Membro da REDALADGEO- Rede Latino Americana de Didática da Geografia. Tem experiência de ensino e pesquisa na área de Geografia com ênfase em Ensino de Geografia/Educação Geográfica, Educação para a formação cidadã; Currículo e Formação de Professores para o Ensino Superior e Educação Básica; Avaliação Institucional. Consultora externa da CAPES, CNPq, FAPESP, FAPERGS. Autora de artigos científicos e livros e capítulos de livros na área de pesquisa.

TARCISIO DORN DE OLIVEIRA (ORG.)
Pós-Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Meridional. Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta. Organizador da Coleção Educação, Espaço Construído e Tecnologias, da Coleção Desenvolvimento, Tecnologias e Educação da Coleção Cidade: conhecer e interpretar para compreender o mundo da vida e da Coleção Desenvolvimento Regional, Meio Ambiente e Educação. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Líder do Grupo de Pesquisa Espaço Construído, Sustentabilidade e Tecnologias - Gtec da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

ADRIANA MARIA ANDREIS
Graduada em Estudos Sociais pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões. Graduada em Geografia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões. Especialista em Ensino da geografia pela Universidade Franciscana. Mestra em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

CARINA COPATTI
Graduada em Geografia pela Universidade de Passo Fundo. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional. Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia pela UNIASSELVI. Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Pós-Doutoranda em Políticas Educacionais pela Universidade Federal da Fronteira Sul.

CARLA RIETHMÜLLER HAAS BARCELLOS
Graduação em Geografia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar pelo Instituto Prominas Serviços Educacionais. Mestranda em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

CAROLINE DAIANE RADUNS
Graduada em Engenharia Elétrica pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Especialista em Engenharia de Avaliações e Perícias pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Especialista em Engenharia de Segurança pela Universidade de São Paulo. Especialização em Segurança contra Incêndio e Pânico em Edificações e Áreas de Risco pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestra em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade de Passo Fundo. Doutoranda em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

CLÁUDIA ELIANE ILGENFRITZ TOSO
Graduada em História, Mestra, Doutora e Pós-Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, com Doutorado Sanduíche na Università di Bologna/Itália. Especialista no Ensino de Geografia e da História - Saberes e Fazeres na Contemporaneidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Licenciada em História pela UNIJUÍ. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais.

CRISTIANE DE LURDES XAVIER HAGAT
Graduada em Geografia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Educação Técnica e Tecnológica e Profissional pelo Instituto Federal Farroupilha. Mestra em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

DANIEL FERNANDO SANCHEZ NAVARRO
Graduado em Ciências Sociais pela Universidad Pedagógica Nacional de Colômbia – UPN/Colômbia. Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás.

ELENISE FELZKE SCHONARDIE
Graduada em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Estado do Rio Grande do Sul. Mestra em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

ELMIR JORGE SCHNEIDER
Graduado em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

FABIANE DA SILVA PRESTES
Graduada em Direito pelo Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestra em Direitos Humanos pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Doutora em Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari.

GABRIEL DA SILVA WILDNER
Graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

GABRIELA DAMBRÓS
Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora no Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pelotas.

JAEME LUIZ CALLAI
Graduado em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Graduado em História pela Universidade de Passo Fundo. Especialista em Documentação Científica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná.

JANAÍNA DE CÁSSIA MARTINI DEVENS
Graduada em Letras pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Inglesa pelo Centro Universitário Internacional.

JANDHA TELLES REIS VIEIRA MÜLLER
Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Personalizado para Grupos Especiais pelo Centro Universitário de Volta Redonda.

JORGE ALBERTO LAGO FONSECA
Graduado em Letras - Português e Literaturas pela Universidade da Região da Campanha. Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Políticas e Intervenção em Violência Intrafamiliar pela Universidade Federal do Pampa. Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

LEONARDO PINTO DOS SANTOS
Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria.

PATRÍCIA CRISTIANE FRANCO
Graduada em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Graduanda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especializanda em História e Cultura do Brasil pela Universidade Estácio de Sá. Mestranda em História pela Universidade de Passo Fundo.

RUDIÃO RAFAEL WISNIEWSKI
Graduado em Letras – Português/Inglês e Literaturas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Mestre em Letras pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

SIGFRAN DA SILVA SANTANA
Graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade de Tecnologia do Piauí. Especialista em Banco de Dados pelo Instituto Superior de Educação São Judas Tadeu. Mestrando em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

TAMIRES RODRIGUES OKASEZKI
Graduada em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Graduanda em Geografia pela Universidade Federal do Pampa. Especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia pelo Centro Universitário Internacional.

TATIANE FREITAS ALVES VALENÇA
Graduada em Pedagogia pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo. Especialista em Educação Infantil pela UNINTESE. Especialista em Gestão Escolar pela UNINTESE.

TIAGO FELIS PINHEIRO
Graduado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Especialista em Ensino de Geografia pela Faculdade Venda Nova Do Imigrante. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás.

VANILTON CAMILO DE SOUZA
Licenciatura em Estudos Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Graduado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Especialista em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Pós­-Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo.

VERA LÚCIA TRENNEPOHL
Graduada em Estudos Sociais pela Universidade Estadual da Paraíba. Graduada em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

VICTÓRIA SABBADO MENEZES
Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas. Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.