Autores: Martha Bento Lima
Este projeto se baseia no estudo das relações entre música, clínica e política. Para isso realizamos uma pesquisa de campo no Centro Comunitário Lídia dos Santos, situado na favela do Morro dos Macacos, no bairro de Vila Isabel, da cidade do Rio de Janeiro, entre os anos de 2011 e 2014, com grupos de jovens compreendendo a faixa etária entre 9 e 15 anos. A intervenção ocorreu por meio de uma Oficina de Composição Musical, onde através da prática desenvolvida acompanhamos os agenciamentos dos efeitos musicais, colocando uma lupa na linguagem musical, em seu dispositivo de escuta e movimento para a clínica ético-política. Foram compostas sete canções pelos jovens durante o percurso das oficinas — e entre elas uma paródia musical —, consideradas “musicocartografias”, platôs de intensidades vividos pelos jovens em cada canção produzida. Nesse contexto, foi possível observar que a prática musical associada à clínica, em seu dispositivo de escuta e movimento, favoreceu o traçado das linhas diagonais, movimentos de transversalização de sonoridades, narrativas, afetos e parcerias no espaço institucional, com a consequente expansão da vida em novos territórios existenciais. Esta obra participou de uma seleção e recebeu a indicação ao Prêmio Capes de Teses 2016 pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-955-3
ISBN DIGITAL:978-65-5578-965-2
DOI: 10.24824/978655578955.3
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 338
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1