Autores: Solange Castellano Fernandes Monteiro
Depois de algum tempo de caminhada no âmbito da prática profissional e de pesquisa com os cotidianos das escolas, conseguimos concretizar a publicação deste livro. O livro traz um tema atual e necessário às reflexões sobre as atividades planejadas para enriquecer as ações relativas aos desafios da Educação Ambiental nas escolas. Tudo isso derivado das aprendizagens que delas emergem, visibilizando o tecer de novas redes de possibilidades a partir do conceito de “ecologia dos saberes” (Santos, 2007) que são narradas por cada um de nós, e resulta das ações desenvolvidas com a participação de tantos sujeitos anônimos que enfrentam entre as tensões e emancipação a partir da Educação Ambiental vivida nas escolas. Desconstruir as certezas relativas ao tema, na beleza dos olhares e saberes que além da luta contra a universalização a Educação Ambiental, o objetivo desse estudo também esbarra no planejamento de atividades relativas à formação dos professores. A pesquisa traz à tona os meandros de um rio que atento vai tecendo suas margens de possibilidades e a reflexão sobre a vida cotidiana que corre nas escolas. Não se trata de um trabalho solitário, mas de muitos coautores que buscam socializar, no aqui e agora desta pesquisa e no cotidiano das escolas, a crença na amplitude de uma rede que tece a busca da emancipação social a partir da Educação Ambiental no cotidiano das escolas.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-395-2
DOI: 10.24824/978858042395.2
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 192
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Solange Castellano Fernandes Monteiro
É licenciada em Pedagogia, com mestrado em Educação (UERJ- RJ), com doutorado em Ciências ( Instituto Oswaldo Cruz – FIOCRUZ), foi professora substituta da UERJ, ex- professora e coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Geremário Dantas, ex-professora da educação básica do Município do Rio de Janeiro e, está como orientadora educacional da Escola SESC de Ensino Médio/RJ. É autora de artigos e capítulos de livros no campo de currículo e educação, pesquisa e educação e estudos do cotidiano das escolas.