Capa do livro: A QUEBRA DO SILÊNCIO E AS VERTENTES DO ABUSO SEXUAL:<br> manual de prevenção e intervenção

A QUEBRA DO SILÊNCIO E AS VERTENTES DO ABUSO SEXUAL:
manual de prevenção e intervenção

Autores: Winthney Paula Souza Oliveira (Coord.) - Antonio Zilton de Oliveira - Mônica dos Santos de Oliveira - Francisca Tatiana Dourado Gonçalves (Orgs.)

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Sinopse

O livro “A quebra do silêncio e as vertentes do abuso sexual: manual de prevenção e intervenção” reúne valorosos capítulos que conta com a rica e honrosa participação de grandes autores nacionais e internacionais com domínio na área, percorrendo as mais diversas vertentes, desde atuação médica, psicológica, pedagógica, odontológica e familiar. Também passeia por questões relacionadas ao agressor sexual, população idosa, violência contra meninos, literatura infantil, contexto esportivo, arteterapia e repercussões do isolamento social.  Clarificando várias possibilidades de ações referentes ao reconhecimento e combate a violação sexual, com destaque às diversas orientações seguidas de atividades práticas de intervenção que podem ser usadas para o ensino de habilidades protetivas.
Sem dúvida alguma, este livro apresenta grande relevância para a sociedade, diante da multiplicidade de conteúdos e perspectivas. Portanto, deve ser lido por todas as pessoas que acreditam no poder transformador do conhecimento, e que estejam comprometidas com a prevenção do sofrimento humano potencializado por práticas sexuais violadoras.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-973-7
ISBN DIGITAL:978-65-5868-974-4
DOI: 10.24824/978655868973.7
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 380
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

A QUEBRA DO SILÊNCIO E AS VERTENTES DO ABUSO SEXUAL:<br> manual de prevenção e intervenção

Autores

SOBRE OS/AS AUTORES/AS

ALESSANDRA ROCHA SANTOS SILVA

Psicanalista (Sociedade psicanalítica do Paraná – IFPS) e Psicóloga clínica (Mackenzie, São Paulo–SP). Especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo. Sua expe-riência na área da infância teve início em 1999, atendendo crianças e adolescentes em situação de risco. De 2002 a 2012 atuou como psicóloga do Centro de Referência Especializado de Atenção à Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, Coordenando o serviço em 2011.

 

ALINE RODRIGUES BERROSPI

Graduanda em Medicina pelo Instituto de Ensino Su-perior do Piauí Ltda. Uninovafapi (2017).

 

ANA CARINA STELKO-PEREIRA

Psicóloga (UFPR), Especialista em Terapia Analítico-Comportamental (Paradigma), Mestre em Educação Especial (UFSCar), Doutora em Psicologia (UFSCar) e professora adjunta da Universidade Federal do Paraná. Desenvolve trabalhos téorico-práticos com relação ao tema bullying, indisciplina e habilidades Socio-emocionais. Foi membro do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV) e orientou dissertações e teses no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na Universidade Estadual do Ceará. Publicou artigos e capítulos de livros sobre como fomentar um ambiente escolar saudável. Foi bolsista de Iniciação Científica durante a graduação, da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo no mestrado e doutorado. Fez estágio em Toronto (Canadá) como bolsista do Conselho Nacional de Pesquisa, conhecendo programas de intervenção a problemas de comportamento em crianças e adolescentes.

 

ANDRESA PINHO SOSTER

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (2008). Aperfeiçoamento em Psicologia Cognitiva-Comportamental pelo Instituto de Psiquiatria da FMUSP (2008). Pós-graduação em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto WP (2015). É mestre em Psicologia Clínica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2018). É doutoranda em Sexualidade Humana pela Universidade do Porto, Portugal. Membro da FBTC (Federação Brasileira de Terapias Cognitivas). Atua como psicóloga clínica, professora e supervisora de pós-graduação na área psicoterapia cognitivo-comportamental. É Membro WAS (World Association for Sexual Health). Atua como pesquisadora na área da sexualidade humana, com ênfase em saúde sexual e equidade de gênero.

 

ANNA JÚLIA ZANELLA MACHADO CARRION

Graduanda do Curso de Psicologia na Universidade Federal das Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e extensionista bolsista do Projeto Farfalle: espaços de acolhimento e de reflexão sobre as violências desde 2019.

 

ANTONIO ZILTON DE OLIVEIRA (ORGANIZADOR)

Voluntário e Presidente da Fundação Maurizio Vanini; Poeta; Escritor; Ativista Comunitário; Divulgador Cultural e Social; Servidor Público Federal Aposentado; Auditor Interno; Técnico em Contabilidade pela Escola Coelho Neto, Caxias/MA; Licenciado em Letras – Português e Literaturas pela UEMA/CESC – Universidade Estadual do Maranhão/Centro de Estudos Superiores de Caxias; Pós-Graduado MBA em Auditoria Interna – Ênfase em Auditoria de Desempenho e Avalição de Programas, pela Fundação Getúlio Vargas – Brasília/DF; e Especialista em Educação em Direitos Humanos pela UFMA/UAB – Universidade Federal do Maranhão/Universidade Aberta do Brasil.

 

CAROLINA GONÇALVES DE FREITAS FONSECA

Mestre em Psicologia, Psicóloga, Psicopedagoga, Sexóloga, Especialista em Educação Sexual. Terapeuta Cognitiva Sexual. Professora de pós graduação. Palestrante. Supervisora Clínica. Delegada Estadual – Goiás da SBRASH, Membro da Comissão Especial de Direitos Humanos – CRP – Goiás. Colaboradora do portal sexosemduvida.com, Coordenadora e idealizadora do Programa Florescer – Gênero e Sexualidade.

 

CÁSSIO EDUARDO SOARES MIRANDA

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade (Saúde Coletiva) e do Programa de Pós-graduação em Saúde da Família (Mestrado Profissional – RENASF) do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Piauí na Linha de Pesquisa: Saúde na Escola. Coordena o NIPSEC (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas em Psicanálise, Educação e Contemporaneidade), que desenvolve pesquisa-intervenção clínica e pedagógica sobre os sintomas escolares: problemas de aprendizagem, distúrbios de comportamento, mal-estar docente, violência, sistema socioeducativo e outras formas de manifestação do fracasso escolar, na interface da psicanálise, educação e saúde pública. Possui graduação em Psicologia Clínica e Licenciatura Plena em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC, bacharel em Teologia pela Faculdade Batista de Minas Gerais, mestrado em Estudos Linguísticos pela UFMG, doutorado em Estudos Linguísticos pela UFMG, doutorado em Psicologia pela UFRJ com período de aperfeiçoamento na Universidade de Lisboa. Possui estágio pós-doutoral em Análise do Discurso pela UFMG (2009-2011). É pós-doutor em Educação na linha Psicanálise, Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da UFMG (2019-2020). É Especialista em Educação-Afetivo Sexual pela UEMG e possui formação em Psicanálise pelo Instituto de Psicanálise e Saúde Mental da Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Minas. É membro do Grupo de Trabalho Psicanálise e Educação da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisas em Psicologia e coordenador do Núcleo de Estudos Lacanianos (NEL) de Teresina (Iniciativa Escola de Psicanálise do Fórum do Campo Lacaniano).

 

CLARISSA DE ANTONI

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pela UFRGS. Professora Associada III do Departamento de Psicologia da Universidade Federal das Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Coordenadora dos Projetos de Extensão Farfalle: espaços de acolhimento e de reflexão sobre as violências desde 2016.

 

CRISTINA FUKUMORI WATARAI

Psicóloga (UEL – Londrina), com mestrado em Psicologia (Unesp – Assis), especialização em Psicologia Jurídica e em Violência doméstica contra crianças e adolescentes (USP/SP). Possui experiência na Docência do Ensino Superior e atua como Psicóloga Clínica e Psicóloga do NUCRIA (Núcleo de Proteção de crianças e adolescentes da Polícia Civil) no âmbito da escuta especializada.

 

DAIANE PASSOS MOÇO

Graduada em Fonoaudiologia pela UVA e Graduanda em Psicologia pela UERJ. Integrante do LADIS (Laboratório de Pesquisas em Desenvolvimento Socioemocional, Inclusão e Habilidades Sociais).

 

DANIELLA VIDIGAL FERNANDES DA SILVA GUIMARÃES

Cirurgiã-dentista pela Universidade Federal do Ma-ranhão-UFMA. Especialista em Odontopediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Especialista em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês-IEP/HSL. Mestranda em Odontologia pela Universidade CEUMA.

 

DÉBORA ANDRADE CAMARGO DA SILVA

Advogada atuante em Direito das Mulheres em Goiânia/GO com foco na prestação de serviços jurídicos – tanto consultivo como contencioso – nas áreas cível, familiar e penal no que tange às desigualdades de gênero.

 

DIANA C. PEREIRA

Mestre em Psicologia pela Universidade do Minho (Portugal). Como colaboradora de investigação na Unidade de Desenvolvimento do Adulto e Enve-lhecimento da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, tem participado em projetos de investigação relacionados com o envelhecimento e, maioritariamente, com os maus-tratos a pessoas idosas. Atualmente, é Psicóloga Clínica e da Saúde numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI).

 

ÉRIKA SAID CASTELO BRANCO

Psicóloga graduada pela UESPI, especialista em análise do comportamento e em neuropsicologia pela Faculdade Inspirar. Trabalha em psicologia clínica e em avaliação e reabilitação neuropsicológica infanto-juvenil, atuando com ênfase em TEA há mais de 9 anos. Além disso, trabalha na área de psicologia escolar, prestando consultoria em diversas escolas. É palestrante e professora de graduação e pós-graduação no Piauí e Maranhão.

 

FELIPE BARBOSA DE SOUSA COSTA

Mestre em Saúde e Comunidade, linha de pesquisa Saúde na Escola, pela Universidade Federal do Piauí, Campus Teresina. Fisioterapeuta formado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (FACEMA). Membro do Núcleo Interdisciplinar de Psicanálise, Educação e Contemporaneidade (NIPSEC) do Centro de Ciências da Educação da UFPI. Fisioterapeuta Efetivo na Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), na Unidade Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Ferreira Aragão – Caxias (HRC-MA). Aprovado no Concurso Público da Prefeitura Municipal de Coroatá. Foi premiado com medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas em 2006 e menções honrosas em 2005 e 2007. Foi aluno do Programa de Iniciação Científica Jr-CNPq e Aluno do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC – FACEMA 2013/2014 e 2014/2015).

 

FRANCISCA TATIANA DOURADO GONÇALVES (ORGANIZADORA)

Psicóloga pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil. Especialista em Psicologia do Trânsito pela Faculdade de Ensino Superior do Piauí – FAESPI. Pós graduanda em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UNIFACEMA. Psicóloga Escolar do Centro Educacional Facema – CEFA – COC. Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Saúde, Avaliação Psicológica, Processos Psicossociais e Psicologia da Educação.

 

HELENA FUCHS

Graduanda do Curso de Psicologia na Universidade Federal das Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e extensionista do Projeto Farfalle: espaços de acolhimento e de reflexão sobre as violências desde 2019.

 

JENNIFFER PIRES

Psicóloga graduada pela UERJ. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da UERJ. Integrante do LADIS (Laboratório de Pesquisas em Desenvolvimento Socioemocional, Inclusão e Habilidades Sociais). Tem interesse de pesquisa nos seguintes temas: infância, adolescência e orientação familiar sob a abordagem cognitivo-comportamental.

 

JOSÉ FERREIRA-ALVES

Psicólogo e professor auxiliar na escola de psicologia da Universidade do Minho. Ele coordena uma linha de pesquisa em desenvolvimento e envelhecimento adulto, onde vários alunos optam por fazer sua tese final. Seus interesses abrangem maus-tratos, solidão, processos de envelhecimento bem-sucedido e pensamento dialético. Outros interesses de investigação situam-se no domínio da história da psicologia. Ensina cursos de desenvolvimento e envelhecimento de adultos, psicologia do desenvolvimento, bem como cursos de história da psicologia na graduação em psicologia.

 

JULIANA DE BRITO PATRICIO DA SILVA

Psicóloga formada pela Universidade Estadual do Piauí, é especialista em Análise Comportamental Clínica pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento e em Psicologia Jurídica, títulos reconhecidos pelo Conselho Federal de Psicologia. Atua como analista judiciário- psicóloga no Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, como psicóloga clínica em consultório particular e como supervisora nas áreas jurídica e clínica.

 

KARINA OKAJIMA FUKUMITSU

Psicóloga, suicidologista, Gestalt-terapeuta, psicopedagoga, palestrante e autora de livros e artigos sobre prevenção dos processos autodestrutivos, posvenção, luto por suicídio, acolhimento da vida e Gestalt-terapia. Pós-doutorado e doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia – USP, Mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology – EUA. Coordenadora da Pós-graduação em Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto da Universidade Municipal São Caetano do Sul (USCS) e coordenadora adjunta da Pós-graduação em Gestalt-terapia abordagem clínica e institucional da Universidade Cruzeiro do Sul.

 

KARLA JULIANNE NEGREIROS DE MATO

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em saúde coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Psicóloga pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista Psicologia Clínica socioeducacional pela Faculdade 7 de Setembro. Coordenadora do Grupo de Extensão em práticas lúdicas e educacionais (GEPLE). Pesquisadora do laboratório de avaliação psicológica (UECE). Pesquisadora GT Tecnologia Social e Inovação: Intervenções psicológicas e práticas forenses contra violência (ANPEPP). Realizou trabalhos teórico-práticos no ambulatório de saúde mental, DST Aids e transplantes renais no Hospital Universitário Walter Cantídio, Ambulatório de AVC do Hospital Waldemar de Alcântara e na da comunidade indígena Santo Antônio do Pitagary. Pesquisou e atuou com vítimas de violência sexual. Publicou artigos e capítulos de livros sobre transtorno Bipolar, violência sexual, suicídio na infância e adolescência e psicologia da educação. Foi bolsista de Iniciação Científica na graduação e pós-graduação da CAPES, CNPq, FUNCAP e PET- Saúde. Possui experiência docente na área da Saúde e da Educação e em tutorial presencial e a distância, atuando principalmente nos seguintes temas: Neurociência, Neuroeducação, Psicomotricidade, Saúde Coletiva, Saúde Mental, Saúde da criança, Saúde na escola, Avaliação Psicológica.

 

LÍVIA GOMES VIANA-MEIRELES

Psicóloga (graduada pela Universidade Federal do Ceará), professora adjunta do curso de Educação Física no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Psicologia pela UFC, Especialista em Psicologia do Esporte pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Atualmente segunda tesoureira da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (Abrapesp), gestão 2019-2021.

 

LÚCIA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE WILLIAMS

Titulações – Professora Titular com Doutorado em Psicologia Experimental, USP/SP, Mestrado em Psicologia, Universidade de Manitoba, Canadá e Bacharelado e Licenciatura em Psicologia, PUCSP. Fundadora do LAPREV, Laboratório de Análise e Prevenção da Violência, Departamento de Psicologia, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

 

LUDMILA XAVIER RODRIGUES

Psicóloga Clínica com formação em Terapia Cognitivo-comportamental; especialização em psicopedagogia e educação global e inteligências humanas. Dedica-se ao atendimento de adolescentes e adultos e ao desen-volvimento de Habilidades Sociais como prevenção e promoção de saúde.

 

MARIA DAS DORES SOUSA NUNES

Doutora em Ciências da Saúde: Universidade de Brasília (Brasil) / Tulane University (EUA) (2016). Mestra em Ciências da Saúde: Universidade de Brasília (2012). Médica Obstetra da Maternidade Wall Ferraz (Teresina – PI). Professora titular do Centro Universitário UNINOVAFAPI. Participou do Comitê de Prevenção da Mortalidade Materna do Estado do Piauí no período de 2012 a 2016. Membro ativo do Núcleo de Eventos Vitais da Fundação Municipal de Saúde de Teresina referente à vigilância do óbito materno. Residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Universitário de Brasília (1993). Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (1993). Especialista em Sexualidade Humana com área de atuação em Sexologia (2010). Especialista em Adolescência pela Universidade Federal da Bahia (2001). Especialista em Bioética e Direitos Humanos pelo Instituto Camilo Filho (2010). Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Piauí (1989). Seus principais interesses de pesquisas estão nas áreas da saúde da mulher, com linha de pesquisa em saúde sexual, reprodutiva e materno – infantil e direitos sexuais e reprodutivos.

 

MARIA VITÓRIA DOS SANTOS DE OLIVEIRA

Acadêmica do curso bacharelado em Odontologia do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UNIFACEMA.

 

MERY CANDIDO DE OLIVEIRA

Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialista em Psicologia Clínica de Abordagem Psicodramática de Adultos e Adolescentes pelo Instituto Sedes Sapientiae. Curso de especialização em Psicologia Forense pela Universidade Metodista de São Paulo, supervisora de alunos pela Federação Brasileira de Psicodrama (FEBRAP). Psicóloga supervisora no Núcleo de Estudos em Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica, do Instituto de Psiquiatria /HC FMUSP, onde desenvolve pesquisa e coordena o grupo de Assistência à Vítimas e Agressores Sexuais (PIPAS). Perita nomeada nos fóruns de Central, Jabaquara, São Miguel, Santo Amaro. Mestre em Ciências, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coautora dos livros: “Temas em Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica do NUFOR, vol. I e II; “Coletânea de artigos Execução Penal – Umberto D Úrso – OAB; “Neuropsicologia Forense” do mesmo NUFOR – Núcleo Forense – Ipq-HCFMUSP; “Psiquiatria da Infância e Adolescência – Cuidado Multidisciplinar – IPq HC-FMUSP; “Avaliação Neuropsicológica Forense” – Núcleo Forense IPq – HC- FMUSP.

 

MÔNICA DOS SANTOS DE OLIVEIRA (ORGANIZADORA)

Escritora. Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UNIFACEMA. Uma das organizadoras e autoras do livro “Diálogos sobre abuso sexual para a escola, família e comunidade”. Voluntária na Fundação Maurízio Vanini. Seus interesses em pesquisa centram principalmente na área de análise do comportamento, autismo, habilidades sociais e psicooncologia.

 

NAHARA RODRIGUES LATERZA LOPES

Psicóloga, graduada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre e Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar e Especialista em Terapia Comportamental pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR). Atualmente, atua como psicóloga clínica.

 

PATRICIA LORENA QUITERIO

Professora adjunta no Instituto de Psicologia (Departamento de Cognição e Desenvolvimento) e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenadora do LADIS (Laboratório de Pesquisas em Desenvolvimento Socioemocional, Inclusão e Habilidades Sociais). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa – NuDERI (Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Humano e Relações Interpessoais). Possui graduação em Pedagogia pela UERJ e graduação em Psicologia pela UNESA. Possui especialização em Psicopedagogia, Psicomotricidade, Terapia Cognitivo-Comportamental e aperfeiçoamento em Neuropsicologia. Concluiu o Mestrado e Doutorado na linha de Educação Inclusiva e Processos Educacionais no Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped/UERJ). Atua como psicóloga cognitivo-comportamental para crianças e adolescentes. É membro da Associação Brasileira de Comunicação Alternativa – ISAAC-Brasil e do GT da ANPEPP Relações Interpessoais e Competência Social. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, com ênfase em Relações Interpessoais, Educação Especial/Inclusiva, Avaliação Psicológica e Psicologia do Ensino e Aprendizagem, com interesse nos seguintes temas: infância e adolescência; avaliação neuropsicológica e psicológica infantil; pessoas com deficiência; comunicação alternativa; habilidades sociais; competência social; habilidades sociais educativas (educadores e parentais); programas de habilidades sociais.

 

PAULO ROBERTO OLIVEIRA HENRIQUE SANTANA

Médico pela Faculdade Integral Diferencial (FACID 2014), Pós-Graduação em Dependência Química pela Universidade Fedral de São Paulo (UNIFESP 2017), Especialista em Psiquiatria pelo Instituto Bairral de Psiquiatria (IBP 2018). Mestre em Educação nas Profissões da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP 2020). Atuou como professor do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é professor da disciplina Clínica Integrada e Integração, Ensino, Saúde e Comunidade da Universidade UNINOVAFAPI. Ministra disciplinas em cursos de pós-graduação na área da saúde. Tem experiência na área de medicina com ênfase em Psiquiatria nos seguintes temas: dependência química e educação médica.

 

RAQUEL FERREIRA COELHO

Psicóloga formada pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, ênfase em Saúde Coletiva, especialista em Saúde Pública e pós-graduanda em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico. Atua no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) em Caxias – MA, e como psicóloga clínica na Clínica Ferreira Coelho, abordagem Cognitivo-Comportamental.

 

RODRIGO LIMONGE REIS CARVALHO

Graduando em Psicologia pela UERJ e integrante do LADIS (Laboratório de Pesquisas em Desenvolvimento Socioemocional, Inclusão e Habilidades Sociais).

 

SÉBASTIEN PONNOU

Psicanalista e professor da Universidade da Normandia (IUT de Evreux – Departamento de Carreiras Sociais, Normand Interdisciplinary Research Centre in Education and Training – CIRNEF, EA 7454). Seu trabalho se concentra em: estudos psicanalíticos – em particular a clínica e a teoria lacaniana; práticas e atualizações clínicas no domínio da intervenção social; questões de saúde mental – em particular a análise de bases de dados de saúde e as representações dos transtornos mentais nas mídias e na literatura especializada; os dispositivos institucionais e formação de profissionais de saúde, educação e intervenção social.

 

SHEILA MARIA PRADO SOMA

Psicóloga. Mestrado e Doutorado em Psicologia pela UFSCar. Pesquisadora do LAPREV-Laboratório de Estudos e Prevenção da Violência (2012-2018). Coautora dos livros O Segredo da Tartanina, O Segredo da Tartanina-Manual do Adulto e O Tesouro da Tartanina. Atua como psicóloga em Ribeirão Preto, na área clínica, prevenção emocional, orientação de pais, cursos, supervisão, pesquisa, área de psicologia jurídica e na escuta de crianças com suspeita ou confirmação de abuso sexual.

 

SHIRLEY DE SOUZA S. SIMEÃO

Doutora em Psicologia Social pela UFPB. Professora do Departamento de Psicologia da UFPB. Coordenadora do Núcleo de pesquisa em cognição e comportamento (LAPECC). Integrante do GT Relações Interpessoais e Competência Social (ANPEPP). Atua na orientação e supervisão de pesquisa e intervenções com foco no desenvolvimento de habilidades sociais de crianças e adolescentes.

 

TEREZA CRISTINA PEREIRA CARVALHO FAGUNDES

Doutora em Educação e Professora Adjunta Aposentada da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora, extensionista e autora de publicações na área de Educação em Sexualidade, entre outras. Diretora de Relacionamento da Associação Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana – SBRASH e Membro da Commision de Educación y Formación Continua de FLASSES (2018-2021).

 

THAÍS DE OLIVEIRA VIEIRA

Graduanda em Psicologia pela UERJ e integrante do LADIS (Laboratório de Pesquisas em Desenvolvimento Socioemocional, Inclusão e Habilidades Sociais).

 

THAMARA SAMYRAM’S DOS SANTOS CARVALHO

Psicóloga, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Saúde Mental Pela FLATED. Psicóloga do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), atuando no acolhimento institucional para adolescentes (Casa lar) e Residência Inclusiva. Psicóloga Clínica na abordagem Terapia Cognitivo – Comportamental.

 

WINTHNEY PAULA SOUZA OLIVEIRA (COORDENADORA)

Escritora. Pedagoga, Psicopedagoga, especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE), especialista em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação Educacional. Graduanda em Psicologia, Pós-graduanda em Suicidologia, em Arteterapia e em Terapia Cognitivo-Comportamental. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Pará-UFPA. Coordenadora do projeto Diálogos sobre abuso sexual da Fundação Maurízio Vanini.

 

SOBRE O ILUSTRADOR

MAURO FREITAS

Ilustrador desde os primeiros anos de vida. Sempre gostou de desenhar e criar suas próprias histórias. Trabalhou em agência de publicidade e, nas horas vagas, ilustrava para algumas editoras. Em 2015 publicou seu primeiro livro: “Preto e Branco”. Depois vieram outros: “Ser ou Não Ser? Eis Itamar”, “Tem Monstro Aqui em Casa” e “À Flor da Pele”, todos em parceria com amigas escritoras. Mauro tem 2 filhos, que adoram desenhar e também gostam de criar seus próprios universos.