Capa do livro: EDUCAÇÃO, RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADES: <br>perspectivas plurais

EDUCAÇÃO, RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADES:
perspectivas plurais

Autores: Rosangela Aparecida Hilário - Tiago Dionísio da Silva - Jonas Alves da Silva Júnior - Igor Veloso Ribeiro (Orgs.)

livro digital
de R$ 0,00 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Farol para iluminar o caminho ainda não visitado e também o almejado, tecido para cobrir o corpo a ser aconchegado, megafone para falar o que não foi ouvido – ou precisa ser repetido –, lousa para mostrar o que há a ser explicado, carro para visitar lugares, onde quer que se precise ir para encontrar com quem conversar. Este livro é tudo isso, pois sempre em movimento e diálogo, em busca de mudança, e, ainda, com aguçado sentido de preservação de tudo que as nossas lutas já nos deram até aqui, tudo que conseguimos mudar nas relações de poder e o que ainda está para ruir. Cada capítulo é um caleidoscópio em variadas cores, texturas e lugares, com ricos sotaques oriundos de diversas universidades brasileiras. A cada virar de página, a cada percorrer dos olhos, pelas linhas, durante a leitura, as letras artefato e as palavras manufatura amplificam vozes negras, periféricas, transexuais, lésbicas, gays, bissexuais de todas nós, nem um pouco chegadas a tudo quanto é percebido como norma. Trata-se da voz da margem que traz vida, força e propósito ao conhecimento como algo tecido, bordado e desfraldado em luzes e cores, em cobre e ouro, na Universidade e em todos os espaços nos quais é preciso modificar, com fartura de novos ares, as lógicas e as relações, para não deixar criar mofo e para não fazer morrer de asfixia pelos constantes ataques conservadores. Então lê, respira, ventila!

Daniela Auad
Mulher lésbica, mãe e pesquisadora.
Professora Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE-FACED/UFJF) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGEd-So/UFSCar). É líder e fundadora do Grupo de Estudos e Pesquisas (CNPq) Flores Raras: Educação, Comunicação e Feminismos.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0195-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-0193-4
DOI: 10.24824/978652510195.8
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 246
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO, RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADES: <br>perspectivas plurais

Autores

ROSANGELA APARECIDA HILÁRIO

Doutora e Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP) e professora do Programa do Mestrado Acadêmico em Educação (MEDUC) e do Departamento de Ciências da Educação de Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia. Líder do Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde. Suas pesquisas concentram-se na área de interseccionalidade, com ênfase em raça e gênero e sexualidade na formação de professores.

 

TIAGO DIONÍSIO DA SILVA

Doutorando e Mestre em Educação (UFRRJ). Possui Graduação em Geografia (UFF); Especialização em Docência e Educação Básica (UFF); Especialização em Educação e Relações Raciais (UFF). Professor de Geografia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), mas atualmente trabalha Superintendência de Projetos Estratégicos (SUPPES/SUBPAE/SEEDUC-RJ). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em EJA (GEPEJA/UFRRJ).

 

JONAS ALVES DA SILVA JÚNIOR

Possui Graduação em Letras (USP) e em Pedagogia (Uninove); Mestrado em Letras pela USP; Especialização em Arte-Educação (UNB); Doutorado e Pós-Doutorado em Educação pela USP. Professor Adjunto do Departamento de Educação e Sociedade (DES/UFRRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ). É líder do Laboratório de Estudos e Gênero, Educação e Sexualidades (LEGESEX/UFRRJ/CNPQ).

 

IGOR VELOSO RIBEIRO

Procurador do Estado de Rondônia (PGE/RO), advogado e ativista LGBTQI+. Mestre em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça pela Universidade Federal de Rondônia (DHJUS/UNIR/ Emeron). Master in Business Administration em Parcerias Público-Privadas e Concessões na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde da Universidade Federal de Rondônia (GPAAL/Unir)

 

BETÂNIA MARIA ZARZUELA ALVES DE AVELA

Graduada em Comunicação Social (UNIRON) e Ciências Sociais (UNIR). Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Ativista Audre Lorde.

 

GRACYELLE SILVA COSTA

Doutoranda em Educação – PPGE/UFF Professora da Educação Básica.

 

FERNANDA PEREIRA DA SILVA

Doutoranda em Mídia e Cotidianos – PPGMC/UFF. Professora de Artes Visuais da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

 

MARCELO SIQUEIRA DE JESUS

Doutor em Educação (UFF), Docente Adjunto da UFVJM, Campus JK, Diamantina-MG. Líder do Grupo de Estudo sobre Negro e Educação no Vale do Jequitinhonha – GENEJEQUI.

 

TATIANE PACHECO DE MATTOS

Doutoranda em Educação, Demandas Populares e Contextos Contemporâneos (UFRRJ/ PPGEduc, SEEDUC). Grupo de Pesquisa de Educação de Jovens e Adultos.

 

MIRIAN RODRIGUES PEDROSA

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Rondônia. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde.

 

ADRIANA BORGES

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Direitos Humanos (PPDH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

ELAINE CONSTANT

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Direitos Humanos (PPDH).

 

EMANUELE AFONSO

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Direitos Humanos (PPDH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

FLÁVIA LOPES

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Direitos Humanos (PPDH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

EDSON SANTOS DA SILVA JÚNIOR

Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor de Língua Portuguesa na rede privada de ensino do Rio de Janeiro.

KARINE FÉLIX DELMONDES

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e professora de Língua Espanhola na rede privada de ensino do Rio de Janeiro.

 

VALERIA ROSITO

Valeria Rosito é professora associada de Literatura Brasileira na UFRRJ, Nova Iguaçu, líder do GP CNPq/UFRRJ GEDIR, Gênero, Discurso e Imagem, e coordenadora do projeto Na Palma da Mão: Intimidade e Espetáculo em Carolina Maria de Jesus.

 

LEANDRO RODRIGUES

Leandro Rodrigues é graduando em Letras – Português/Literaturas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); colunista e membro do Conselho Editorial da Revista África e Africanidades.

 

SANDRO ARAGÃO

Sandro Aragão é graduado em Letras – Português/Literaturas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente é mestrando na Pós-Graduação em Estudos de Literatura, subárea Literatura Brasileira/Teoria Literária, na Universidade Federal Fluminense (UFF) e é professor de Língua Portuguesa na Secretaria Municipal de Educação de Nilópolis (SEMED).

 

RAFAEL CHAVES VASCONCELOS BARRETO

Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE) e Doutor em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor na SEEDUC-RJ e SME-Rio. Integrante do grupo de pesquisa “Violência e trauma social: catástrofe, vestígios de memória e história” do PPGMS/UNIRIO e bolsista de ID1 (Incentivo à Docência 1) na Fundação CECIERJ.

 

RODOLPHO AMARAL

Licenciado em Letras (Português/Literaturas) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) com período sanduíche na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC/UC), o que equivaleu a uma dupla diplomação. Mestrando do PPG em Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense (UFF), subárea Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Bolsista CAPES.

 

ANDRÉA CASA NOVA MAIA

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense. Professora Associada do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Grupo de Pesquisa (CNPq) IMAM (Laboratório de Imagem, memória, arte e metrópole

 

VITOR LEANDRO DE SOUZA

Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor do Ensino Fundamental. Participa do Grupo de Pesquisa IMAM (Laboratório de Imagem, memória, arte e metrópole).

 

EDUARDA FRANCELINO VIEIRA

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia. Participa do Grupo de Pesquisa e Ativismo Audre Lorde.

 

SUZANA BARRETO DE OLIVEIRA

Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq-UFRJ sob orientação da Prof.ª Dr.ª Andréa Casa Nova Maia. Graduanda em História no Instituto de História da UFRJ. Participante do Grupo de Pesquisa IMAM (Laboratório de Imagem, memória, arte e metrópole).

 

VINÍCIUS DE SOUZA SANTOS

É graduando no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia. Participa do Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde.

 

MEGG RAYARA GOMES DE OLIVEIRA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora adjunta no setor de educação e professora no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná. É coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade Federal do Paraná.

 

LUCIANO MARQUES DA SILVA

Professor de Língua e Literatura, Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ. Participa do Grupo de Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos da UFRRJ.

 

SANDRA REGINA DE OLIVEIRA FAUSTINO

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC/UFRRJ), Mestre em Educação Agrícola/UFRRJ, Especialista em Sexualidade Humana, Pedagoga da rede pública do Município de Duque de Caxias/RJ. Participa do Coletivo Ekó Educadores Negros e Indígenas e pesquisadora do Laboratório de Educação, Gênero e Sexualidade (LEGESEX/UFRRJ).

 

NATÁLIA STOCO

Mestranda em Educação do PPGEDUC/UFRRJ, Pedagoga/UFRRJ, pesquisadora do LEGESEX/UFRRJ, poetisa.

 

ALEXANDRA LAMARÃO BRASIL

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde.

 

GYME GESSYKA PEREIRA DOS SANTOS

Graduada e Bacharel em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestra em educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e doutoranda em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

VERÔNICA MORAES FERREIRA

Doutora em Educação pela USP, Mestre em Educação pela UFF. Possui pós-graduação Lato sensu em Língua Latina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e graduação nas áreas de Pedagogia /Orientação Educacional e em Letras/ Português Latim e Literatura, cursos realizados também na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Orientadora Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, RJ.

 

ALYNE MAYRA RUFINO DOS SANTOS

Bacharela em Arqueologia (UNIR) e pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa Ativista Audre Lorde.

 

LYGIA DE OLIVEIRA FERNANDES

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Proped/UERJ) e profissional da Educação Básica vinculada à Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME – Niterói).

 

MARINA PEREIRA DE ALMEIDA MELLO

Docente da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Departamento de Educação. Doutora em Antropologia (USP), mestre, bacharela e licenciada em História (USP).

 

ALINE SANTOS DA SILVA

Doutoranda e mestra em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Especialista em Docência do Ensino Básico – Colégio Pedro II (CPII). Atualmente, é professora da Rede Privada e da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ).

 

HELIONE RIBEIRO DOS SANTOS

Graduanda do curso de Letras da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

 

SANDRA REGINA SALES

Doutora em Educação e Professora do Departamento Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

 

THIAGO BARCELOS SOLIVA

Antropólogo. Doutor em Ciências Humanas (Antropologia cultural) pela UFRJ, mestre em Sociologia e Antropologia pela UFRJ, bacharel em Ciências Sociais pela UFF. Professor Adjunto A do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Líder do Núcleo de Pesquisa em Diferenças, Desigualdades e Saúde, da UFRB.

 

JOÃO GOMES JUNIOR

Professor, historiador, poeta e militante LGBTI+. Mestrando em Sociologia e Antropologia (UFRJ), pós-graduando em Estudos Linguísticos e Literários (IFRJ – Nilópolis), mestre em História Social (UFF), licenciado em História (UFRRJ). Pesquisador do Laboratório de Estudos de Gêneros, Educação e Sexualidades (LEGESEX) da UFRRJ, em Nova Iguaçu, e do Laboratório Cidade e Poder (LCP), da UFF, em Niterói, ambos no Rio de Janeiro.

 

MARCIO CAETANO

Pós-doutor em Educação, com apoio do PNPD-CAPES, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), doutor em educação (UFF, 2011), coordenador do Centro de Memória LGBTI João Antônio Mascarenhas (UFPEL/UFES/UFOB). Docente na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), orienta investigações desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

 

PAULO MELGAÇO DA SILVA JUNIOR

Pós-doutor em Educação pela UFRJ sob orientação do Prof. Dr. Antônio Flávio Moreira. Doutor em Educação pela UFRJ (2014). Professor da SME Duque de Caxias, professor e pesquisador da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa pertencente à Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro e docente colaborador do PPGEAC – UNIRIO. Atua principalmente nos seguintes temas: currículo, cotidiano escola, educação fundamental, orientação sexual, sexualidades, masculinidades, artes e dança.

 

TARCISO MANFRENATTI DE SOUZA TEIXEIRA

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e professor de Línguas Portuguesa e Inglesa na Rede Pública de Educação do Estado e Município do Rio de Janeiro. Membro do Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades (LEGESEX) e pesquisa os seguintes temas: educação e relações étnico-raciais; masculinidades; população LGBT; estudos decoloniais e cotidiano escolar.

 

WILSON GUILHERME DIAS PEREIRA

Graduando em Direito pela Faculdade Interamericana de Porto Velho; Estagiário de Direito no Ministério Público do Trabalho; Assessor Estadual de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes na Secretaria de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social – SEAS/Rondônia (2016-2019); Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Rondônia (2019); Conselheiro Estadual de Direitos Humanos (2019); Conselheiro Estadual de Desporto e Lazer – CONEDEL (2018-2019); Membro do Grupo de Pesquisa e Ativista Audre Lorde da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).