Capa do livro: UM OLHAR SOBRE NÓS SURDOS<br>Leituras Contemporâneas

UM OLHAR SOBRE NÓS SURDOS
Leituras Contemporâneas

Autores: Gladis Perlin - Marianne Stumpf

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Sinopse

O livro “Surdos: leituras contemporâneas” é produto de um projeto de extensão objetivado a captar entre nós, surdos os significados imprescindíveis presentes, as provocações e acontecimentos, as produções contemporâneos devido ao discurso da diferença, bem como da circulação e  consumo  da cultura surda.

Assim sendo, divide-se em três partes pré-assentadas onde os autores se agrupam em torno de temáticas diferenciadas:

Significados imprescindíveis.  Autores cujos saberes reúnem significados que imperam, determinam impõem o agenciamento surdo.

Discurso da diferença e negociações. Temática em torno da qual os autores citam embates culturais mediante o discurso da diferença, bem como a resistência e a política.

Circulação e consumo da cultura surda. Esta divisão lista autores  que referem ao consumo e propaganda em torno de artefatos culturais que são : língua, escrita de língua de sinais, história cultural,  pedagogia, literatura, artes, etc.

Constitui-se de leituras projetadas no debate teórico sobre cultura e de leituras impregnadas sobre o ser surdo e a cultura surda. Esperamos, com este livro, colocar em público a ordem de ser surdo e não do dever ser, daquilo que realmente é e não daquilo que gostariam que fossemos. O nosso jeito de pensar a respeito de nós mesmos visando à presença da diferença com os não surdos. Os artigos escritos por surdos e alguns com presença de não surdos querem trazer esta diferença natural da natureza e da cultura surda como experimentamos.

 

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-443-0
DOI: 10.24824/978858042443.0
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 282
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

UM OLHAR SOBRE NÓS SURDOS<br>Leituras Contemporâneas

Autores

Ana Luiza Paganelli Caldas

Possui graduação em Pedagogia Habilitação Magistério de Educação Infantil pela Universidade Luterana do Brasil e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor titular da Escola Municipal de Educação Especial Para Surdos, professor do Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire, professor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bilíngue de Surdos Salomão Watnick e professor assistente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: libras, surdez, educação de surdos, educação especial e inclusão.

 

Andre Ribeiro Reichert

Possui graduação em Pedagogia Orientação pela Universidade Luterana do Brasil e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor Universidade Federal Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de surdos, libras, estrutura gramatical, bilinguismo e comunicação visual.

 

Augusto Schallenberger

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco e graduado em Pedagogia Habilitação Magistério da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Luterana do Brasil. Atualmente é professor da disciplina de Língua Brasileira de Sinais do curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, do curso de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e do curso de Pedagogia da Faculdade Cenecista de Osório. Desenvolve Pesquisa na linha dos Estudos Culturais em Educação.

Carla Morais

É graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Especialista em Educação de Surdos pelo Instituto Federal de São José, Aperfeiçoamento em Educação Profissional Tecnológica Inclusiva pelo Instituto Federal de Mato Grosso, Mestre em Teoria Literária pela Universidade federal de Santa Catarina. Atua no Instituto Federal de Santa Catarina Campus Palhoça Bilíngue.

 

Carlos Roberto Martins

É gaúcho de Novo Hamburgo. Graduado em Pedagogia com ênfase em Supervisão, Mestre em Educação pelo Centro Universitário La Salle Canoas e professor acadêmico da disciplina de língua brasileira de sinais na Universidade La Salle e na Universidade do Rio dos Sinos e instrutor dos Cursos de língua brasileira de sinais do Sistema FIERGS.

 

Carolina Hessel Silveira

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora assistente na Faculdade de Educação da UFRGS.

 

Cláudio Henrique Nunes Mourão

Possui licenciatura em Letras/Língua Brasileira de Sinais, na modalidade Educação a Distância, pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduação em Educação Física – Licenciatura Plena – pelo Centro Universitário Metodista - IPA. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), linha de Estudos Culturais em Educação. Atualmente é professor da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) do curso de Pedagogia no Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) e do curso de Pedagogia no Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha (CESF). Pesquisador na área de Literatura Surda e doutorando em Educação na UFRGS, em Porto Alegre-RS.

Débora Campos Wanderley

Mestre de Linguística; Aspectos da leitura e escrita de sinais: estudos de caso com alunos surdos da educação básica e de universitários surdos e ouvintes. É graduada de Letras Libras na UFSC e Pedagogia na Faculdade Martha Falcão em Manaus. Mestranda em Linguística, bolsista de CAPES. Professora Substituta da Língua de Sinais na Universidade Federal de Santa Catarina. Suas pesquisas se desenvolvem sobre: escrita de língua de Sinais: a influência do lúdico nos processos da escrita e leitura.

 

Emiliana Faria Rosa

É graduada em Letras (português/literatura), pós-graduação em Educação Inclusiva, Mestrado em Educação, Doutoranda em Linguística. Professora de LIBRAS na Universidade Federal do Pampa.

 

Fabiano Souto Rosa

É licenciado em pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil, possui Especialização pela universidade Federal de Santa Catarina e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é professor auxiliar de Língua de Sinais Brasileira do centro de Educação a distancia da UFPEL. Tem experiência na área de educação Surda, língua de sinais Estudos Surdos e literatura surda.

 

Fabio Irineu Silva

É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina; Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – Campus Palhoça Bilíngue; Área de formação: Matemática, Libras e Pedagogia.

 

Flaviane Reis

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é concursada efetiva na área de educação especial em libras pela Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: língua de sinais, educação, surdos, metodologia e expressão facial e corporal.

 

Gisele Rangel

É surda, graduada em Geografia pela Universidade Luterana do Brasil – RS. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Rio Grande. E doutoranda em Educação na Universidade federal de Pelotas.

 

Heloise Gripp Diniz

É pedagoga surda pela Universidade do Estácio de Sá do Rio de Janeiro, licenciada em Letras/Libras, em modalidade à distância e mestre em Linguística na área da sociolinguística da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora assistente da Universidade Federal do Rio de Janeiro e trabalhou em duas escolas de surdos no Rio de Janeiro. Focaliza na pesquisa relacionada à Libras, tanto da estrutura linguística e gramatical quanto das relações sociolinguísticas entre Libras e sujeitos surdos e ouvintes. Possui experiência na tradução/interpretação em Libras/Língua Portuguesa na modalidade escrita. Autora do livro “A História da Língua de Sinais dos Surdos Brasileiros: um estudo descritivo de mudanças fonológicas e lexicais da Libras”.

 

Karin Strobel

É surda, formada em pedagogia. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Por mais de 20 anos foi professora de surdos em escolas de Curitiba e por dez anos fez parte da Equipe de pedagogia da Secretaria de Educação do Paraná. Ex-Diretora Presidente da Federação Nacional de Educação e Integração dos surdos.  É professora efetiva da Universidade Federal de Santa Catarina onde é professora do curso de graduação Letras/Libras. É autora do livro “As imagens do outro sobre a cultura surda” já em terceira edição.

 

Madalena Klein

Possui graduação em Serviço Social, Especialização em Psicologia Social, mestrado e doutorado em Educação. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Fundamentos da Educação e no programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação com ênfase nos seguintes temas: Educação de surdo, formação profissional e docente, diferença e currículo.

 

Marcelo Amorin

Graduado em Sistemas da Informação pela Faculdade Santa Maria: mestrando em Ciência da Computação no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco e graduando em Letras Libras na modalidade Educação a Distância pela Universidade Federal de Santa Catarina, Membro do grupo de pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional e do projeto Amadeus do CIn/UFPE. Atua como Especialista em Desenvolvimento de Softwares pela Fundação para Inovações Tecnológicas professor de Libras da Faculdades Integradas Barros Melo; professor pesquisador da Universidade Federal Rural de Pernambuco/Universidade Aberta do Brasil e professor da pós-graduação de Libras na Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Coordenador regional do Nordeste de Acessibilidade da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos.

 

Mariana Martins

Licenciada em Linguística, pós-graduada em Educação de Crianças e Jovens Surdos e mestre em Educação de Surdos e Língua Gestual Portuguesa (LGP). É docente de Linguística numa Licenciatura de Terapia da Fala e, na Associação Portuguesa de Surdos, de Linguística da LGP no curso de Formadores de LGP e de Língua Portuguesa como segunda língua a adultos surdos. É coautora da colecção “+LGP – materiais de apoio ao ensino da LGP”, do “Dicionário Escolar de Língua Gestual Guineense”, do “Gestuário Digital” e do “Programa Curricular de LGP”.

Marta Morgado

Licenciada em Linguística, pós-graduada em Educação de Crianças e Jovens Surdos e mestre em Educação de Surdos e Língua Gestual Portuguesa (LGP). É docente de Linguística numa Licenciatura de Terapia da Fala e, na Associação Por¬tuguesa de Surdos, de Linguística da LGP no curso de Formadores de LGP e de Língua Portuguesa como segunda língua a adultos surdos. É coautora da colecção “+LGP – materiais de apoio ao ensino da LGP”, do “Dicionário Escolar de Língua Gestual Guineense”, do “Gestuário Digital” e do “Programa Curricular de LGP”. É, também, Coautora de um livro da Universidade Católica Portuguesa “Os dicionários e os Avatares Gestuais

 

Regiane Pinheiro Agrella

É formada em Pedagogia pela Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio. Pós-graduada em Inteligência Multifocal e Psicanálise pela Faculdade Hoyler. Atualmente, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora de LIBRAS e pesquisadora em metodologia para ensino de LIBRAS para crianças, adolescentes e adultos.

 

Shirley Vilhalva

É surda, formada em Pedagogia UCDB, Pós graduação em Metodologia de Ensino FIFASUL e Mestrado em Linguística - UFSC. Surda, atuante na comunidade surda, foi diretora de Escola Estadual de Surdos - CEADA, atuou 25 anos como voluntária na FENEIS e está Conselheira Suplente do CONADE. Atuou como Professora Tutora do Pólo UFSC e atualmente estou como Coordenação do Sistema e Acompanhamento do Estudante do Curso Letras Libras. Compartilha na educação de Surdos em Mato Grosso do Sul durante 27 anos, surdos urbanos, hoje com índios surdos (Projeto Índio Surdo - fase: identificação da existência do Índio Surdo nas Escolas Indígenas em MS - CAS/SED/MS) e investindo em Encontros de Familiares Bilíngues. Autora e/ou colaboradora: livros: Despertar do Silencio (Ed. Arara Azul, 2004); (Surdos: Qual Escola? (Ed. Valer,2011); Indio Surdo (Ed. Arara Azul,2012).

 

Simone Gonçalves de Lima Silva

Surda, formada em Pedagogia, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus Palhoça Bilíngue, atua na área de Libras, Língua Portuguesa como segunda língua para Surdos, Didática da Educação Infantil e Culturas  e Identidades da Criança Surda. Atualmente é doutoranda em Linguística na Universidade Federal de Santa Catarina.