Capa do livro: TECENDO FIOS NA EDUCAÇÃO:<br>da informação nas redes à  construção do conhecimento mediada pelo professor

TECENDO FIOS NA EDUCAÇÃO:
da informação nas redes à  construção do conhecimento mediada pelo professor

Autores: Mirna Tonus - Nuria Pons Vilardell Camas

A intenção desta obra foi a de reunir várias concepções e vivências diferentes em torno de um interesse comum: a educação e as tecnologias, o que resultou em uma tarefa desafiadora, especialmente quando é preciso conciliar a correria profissional de nove autoras, em seus tempos, momentos profissionais e espaços geográficos. Participar de uma gestão democrática de construção em que todas têm voz não é algo fácil, mas, em todos os momentos de escrita deste livro, pulsou o compromisso de cada uma das autoras na elaboração de textos que expressassem o melhor de cada uma.

Esperamos que tenhamos conseguido fazê-lo nesta obra. Ela reúne meninas, sim, meninas, que, embora maduras, se sentem como as mais jovens aprendizes frente às constantes inovações tecnológicas que se apresentam em suas práticas docentes e em sua aprendizagem em rede. É isso, aliás, que nos incentiva a apresentar esta tessitura.

Com a leitura de "Tecendo fios na Educação: da informação nas redes à construção do conhecimento mediada pelo professor", desejamos que tod@s se inspirem e continuem a tecer junt@s, com todas as cores e texturas dos fios de suas vivências. 

As organizadoras.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-466-9
DOI: 10.24824/978858042466.9
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 136
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

TECENDO FIOS NA EDUCAÇÃO:<br>da informação nas redes à  construção do conhecimento mediada pelo professor

Beatriz Sanz Vazquez

Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pedagoga pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP).  Atuou como professora universitária,  no  curso de Pós-Graduação em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), no curso de Pedagogia do Centro Universitário Erminio Ometto de Araras (Uniararas); como parecerista, roteirista e  professora, na pós-graduação da Universidade de Uberaba (UNIUBE); e professora de EAD, na Universidade Interativa COC. Em outros momentos, atuou como supervisora na Fundação do Desenvolvimento Administrativo (FUNDAP), coordenadora de informática educacional na rede privada e professora de Ensino Fundamental I em escolas da rede pública de ensino. Atualmente, atua como coordenadora pedagógica da Rede SESI-SP participante do grupo Avaliar para Incluir. Pesquisadora nas áreas de educação, tecnologia e educação especial  nos temas: informática educacional, formação de professores, ambientes virtuais de aprendizagem, alunos com necessidades educacionais especiais, produção de conteúdo didático, metodologias do processo ensino aprendizagem e avaliação.

http://lattes.cnpq.br/7863532494878938

 

Juliana Arantes Dominguez

Doutoranda em Demografia (UNICAMP/IFCH/NEPO), Mestre em Sociologia (UNICAMP/IFCH), Professora nos cursos de Tecnologia em Marketing e Bacharelado em Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Padre Anchieta (Jundiaí e Cajamar - SP). Atualmente é Analista de Inteligência da Diretoria Adjunta de Avaliação Institucional Interna da Anhanguera Educacional Participações S/A onde também realiza curso de Especialização em Metodologias e Gestão em EaD. Participa como pesquisadora do Projeto Temático Fapesp intitulado Observatório das Migrações em São Paulo: fases e faces do fenômeno migratório no estado de São Paulo.

Lattes: .http://lattes.cnpq.br/3422134531112419

 

Jurema Luzia de Freitas Sampaio

Doutoranda ECA USP em Artes Visuais, com pesquisa sobre ensino de arte/licenciaturas por EaD. Mestre em Artes Visuais, IA UNESP, com pesquisa sobre VRML para EaD em Artes Visuais. Especialista em Ensino de Arte, formação de professores de arte e tecnologia, com pesquisa sobre a relação dos professores de Arte com o uso da tecnologia em sala de aula; e Licenciada em Artes Plásticas e Educação Artística, ambos pela PUC Campinas. Editora chefe da Revista Digital Art&. Professora nos cursos de Tecnologia em Gestão Comercial e Bacharelado em Publicidade e Propaganda Universitária do Centro Universitário Padre Anchieta de Jundiaí. Professora do Curso de Mediação Cultural da FESP SP. Designer Instrucional colaboradora do Instituto Paramitas. Revisora Técnica de trabalhos de pesquisa Strico Sensu (PUC SP, UNICAMP e USP). Autora de três capítulos em livros: "Drawings from Jundiaí and Ananinpua", no livro Young People Visions Of The World. De EÇA, Teresa Torres de Eca; KRUPP, Rachel & LAM, Bick Har.Londres, 2009; "Digital Art& Magazine", no livro International Dialogues about Visual Culture, Education and Art. Londres, 2008; "Comunidades Virtuais - O que é, para que serve, por quê usar; como usar e como não usar", no livro Tecnologias Educacionais e Aprendizagem: Estratégias no uso dos recursos Digitais, de MORAES, Ubirajara C. (Org.). São Paulo, 2007. Conteudista para curso de Licenciatura em Arte-EaD do Centro universitário Claretiano. Professora de Geometria Plana e Descritiva em aulas virtuais na  UNIP Virtual. Professora tutora dos cursos da Escola de Formação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, locada no projeto Aula Interativa, de responsabilidade do Instituto Eldorado com patrocínio da Dell Systems. Paracerista em premiações de projetos de tecnologia educacional: Fundação Telefônica, Prêmio Claro; Parecerista na avaliação de projetos cursos superiores: Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e para editoras: Cortez e PROEX-UFRN. Freelancer em Comunicação Visual.

http://lattes.cnpq.br/6329519608438275

 

Mirna Tonus

Doutora em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Educação e bacharel em Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998/1991). Professora no curso de Comunicação Social: habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Dedica-se à pesquisa em comunicação e educação, com ênfase em tecnologias da informação e da comunicação, jornalismo, hipermídia, mídias sociais, interação e educação plurimodal. Presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) gestão 2012-2016.

http://lattes.cnpq.br/7780938514523815

 

Mônica Mandaji

Doutora em Educação:Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e graduada em Comunicação Social pela Universidade Católica de Santos. Especialização em Mídias Interativas aplicadas a Educação e pós-graduação em Formação de professores para Educação a Distância. Possui Curso de Formação para tutoria ministrada pela Organização dos Estados Americanos - OEA. Atua como pesquisadora no grupo Formação de Educadores com suporte em meio digital - PUCSP  e como professora na Universidade Paulista – UNIP e é colaboradora em projetos de EAD junto ao Instituto Crescer.

http://lattes.cnpq.br/6318743597320752

 

Mônica Piccione Gomes Rios

Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP. Docente do Programa de Mestrado em Educação e do Curso de Pedagogia da UNOESC. Assessora Pedagógica da Área de Ciências Humanas e Sociais do Campus de Joaçaba da UNOESC. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa de Formação Docente e Práticas de Ensino do Programa de Mestrado em Educação da UNOESC e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa de Avaliação Educacional de Instituições de Ensino do Programa de Pós-Graduação de Educação: Currículo da PUC/SP.

http://lattes.cnpq.br/8794565484100151

 

Neli Maria Mengalli

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP. Assistente Técnico-Pedagógico na Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica. Avaliadora ad hoc para reconhecimentos e renovações de reconhecimento de cursos em Institutos de Ensino Superior pelo INEP/MEC. Co-autora dos capítulos O professor online, a mediação pedagógica e a construção do conhecimento, livro Formação Online de Educadores: Identidade em Construção; The Critical and Historical View in Communities of Practice (CoP) for the Development in Education, livro Cases on Collaboration in Virtual Learning Environments: Processes and Interactions; Networks and Communities of Practice (CoP) to Improve Management in Education, livro Handbook of Research on Electronic Collaboration and Organizational Synergy; Communities of Practice (CoP) in State Public Network, livro Education for a Digital World 2.0: Innovations in Education (2 ed.).

http://lattes.cnpq.br/2874239261753313

 

Nuria Pons Vilardell Camas

Doutora em Educação: Currículo, no eixo Tecnologias e Educação  (PUCSP), Mestre em Educação no Ensino Superior , no eixo Educação a Distância e Formação de Professores ( PUCC), graduada em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie , especialista em Leitura Crítica (UNESP ) e Docência online (CEDERJ-UERJ).  Professora  Adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisa a cultura digital na narrativa curricular, formação de professores e tecnologias, metodologia de pesquisa em meios digitais. Coordenadora do projeto de pesquisa Tecnologias Digitais e Formação de Professores; Tecnologias e Formação de Professores (PIBID-UFPR), Sal@lab (FDA-UFPR).

http://lattes.cnpq.br/1204848228722615

 

Renata Aquino Ribeiro

Professora mestre e pesquisadora na área de educação e tecnologia. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e Mestre em Artes - Hipermídia na University of Westminster (2003), reconhecido no Brasil pela Universidade de São Paulo (USP). Cursa o doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Currículo na PUC-SP, onde é parte da comissão organizadora do evento Web Currículo. Coordenadora de projetos na área de educação e tecnologia do Instituto Crescer e docente na área de formação de professores com tecnologia no Projeto Educonex@o NET Educação. Atuou como profissional de apoio em tecnologia educacional do Projeto Gestão Escolar e Tecnologias - PUC-SP e NEAD Unicastelo,  formadora e supervisora de EAD no Projeto Guri Online e formadora do Projeto UCA PUC-SP. Carreira como professora universitária inclui passagens como professora pela PUC/SP, Faculdades Euro-Panamericanas e UNIP. Experiência na área de Comunicação e Educação, com foco em Tecnologias e Educação atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia, educação, cibercultura, internet e ativismo. Experiência de coordenação de tecnologia da Web Rádio ABED na cobertura do Congresso Internacional da ABED nos anos de 2009 e 2008.

http://lattes.cnpq.br/5055838418140255

Blog: http://pesquisaeducacao.wordpress.com