Autores: Gionara Tauchen - João Alberto da Silva
Os estudos reunidos nesta obra estão organizados em duas partes: A primeira, intitulada “Abordagens epistemológicas na educação em ciências”, discorre sobre as diferentes perspectivas epistemológicas, ancoradas nos diálogos com autores como Adorno e Horkheimer, Habermas, Rorty, Piaget, Foucault e Morin, entre outros, discutindo suas contribuições para os processos de pesquisa e ensino no campo da educação em ciências. A segunda, denominada “Princípios, ações e estratégias educativas”, contempla as condições de possibilidade, no campo da educação em ciências, socializadas pelos pesquisadores que participaram como palestrantes do II Seminário Internacional de Educação em Ciências, realizado na Universidade Federal do Rio Grande, no ano de 2012. Assim, esta obra expressa as contribuições de pesquisadores de diversas universidades brasileiras e estrangeiras, constituindo-se como importante referência para reflexões e alternativas de ação, tanto à formação profissional inicial quanto continuada.
A intenção desta obra é contribuir com os estudos de todos aqueles que se interessam em ampliar as compreensões e o diálogo epistemológico, auxiliando na qualificação dos processos de pesquisa e ensino no campo da educação em ciências.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-490-4
DOI: 10.24824/978858042490.4
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 176
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Luíza Mello da Silva
Graduanda em História Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), bolsista CNPq.
Vilmar Alves Pereira
Doutor em Educação. Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Catia Piccolo Viero Devechi
Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade de Brasília, Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação.
Amarildo Luiz Trevisan
Doutor em Educação. Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Fundamentos da Educação.
João Alberto da Silva
Doutor em Educação. Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Altair Alberto Fávero
Doutor em Educação. Professor da Universidade de Passo Fundo (UPF).
Bárbara Hees Garré
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental e Mestre do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande.
Paula Corrêa Henning
Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande.
Gionara Tauchen
Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
António F. Cachapuz
Professor Catedrático da Universidade de Aveiro/CIDTFF, Portugal.
Francisco Januário
Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Educação, Maputo, Moçambique.
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Pesquisadora sênior do CNPq, professora da Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP).
Lúcia Helena Sasseron
Doutora em Educação. Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo(USP).