LEONARDO PINTO DOS SANTOS
Professor da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Pará – Campus Altamira, onde coordena o Laboratório de Práticas de Ensino de Geografia (LabPrat). É Técnico em Geoprocessamento pelo Colégio Politécnico e Graduado em Geografia Licenciatura Plena pela UFSM. Especialista em Mídias na Educação e Mestre em Geografia pela UFRGS. Doutor em Geografia pela UFSM. Foi avaliador no PNLD 2017 Geografia Anos Finais, PNLD 2018 Geografia Ensino Médio, PNLD 2019 Projetos Integradores, PNLD 2019 Atualização BNCC Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, PNLD 2020 Projetos Integradores e PNLD 2021 Projetos Integradores e Projeto de vida. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Geográfica, Ensino-Aprendizagem, Livro Didático, Epistemologia Genética, Espaço Mentalmente Projetado, Pesquisa (auto)biográfica e Formação Docente.
ROSELANE ZORDAN COSTELLA
Possui Licenciatura em Geografia, Mestrado e Doutorado na linha de pesquisa em ensino de Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cursou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFRGS) estendido na Universidad de Valencia (Espanha). Tem vasta experiência na Educação Básica e no Ensino Superior como professora e assessora de ensino. Professora da Faculdade de Educação FACED/UFRGS no Departamento de Ensino e Currículo, no Núcleo de Estudos em Educação e Geografia (NEEGEO). Professora no Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEA/UFRGS). Coordenou a Coordenadoria das Licenciaturas da UFRGS/COORLICEN gestão 2015-2017. Coordenou Institucionalmente o Programa de Incentivo de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/UFRGS gestão 2013-2017. Pesquisa as seguintes temáticas: avaliações externas, BNCC, alfabetização/letramento cartográfico, autonarrativas e formação docente.
ALFONSO GARCÍA DE LA VEGA
Professor e pesquisador no Departamento de Didáticas Específicas na Universidade Autónoma de Madrid (UAM-España). Foi vice-reitor de pesquisa e inovação durante dois anos e diretor do Máster da Didácticas Específicas na Sala de Aula, Museus e Espaços Naturais durante oito anos na Faculdade de Formação do Professorado e Educação da UAM. É Doutor em Geografia, Mestre em Gestão da Paisagem e Território e Bacharel em Geografia. Ele obteve o Diploma Extraordinário de Bacharel. Ele obteve uma bolsa de estágio do Ministério da Educação e Ciência por quatro anos e fez estágios em institutos de Geografia nas universidades da Aix-Marseille II (França), Innsbruck (Áustria) e Adelaide (Austrália). Foi professor visitante nas universidades da UNIJUÍ (Ijuí), UnB (Brasília), USP (São Paulo), UNICAMP (Campinas), Padova (Itália), Antioquia (Medellín, Colômbia), Hankuk (Seul, Coreia do Sul). Agora participa da produção do Atlas Didático Digital da Espanha do Instituto Geográfico Nacional. As suas linhas de pesquisa estão relacionadas ao ensino de paisagem, pensamento espacial, currículo e estratégias de ensino geográfico.
ANA JUSTINA DA FONSECA ZIEGLER
Graduada em Geografia Licenciatura Plena pela UFSM (2012-2015), Mestra em Geografia (UFSM) (2018), atualmente é doutoranda do Curso de Pós-Graduação em Geografia (UFSM) integrante do Grupo de Pesquisa (LABEU) Laboratório de Espacialidades Urbanas. Profissionalmente atuou como Educadora de Geografia e Coordenadora Geral e pedagógica da disciplina no Práxis Curso Popular (2013-2014), em 2018 com a função de Professora de Geografia no Estado do Rio Grande do Sul. Em suas pesquisas trabalha com as temáticas: Educação Popular; Movimentos Sociais; Geografia de Gênero; Geografia Urbana.
ANTONIO CARLOS CASTROGIOVANNI
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Comunicação Social na área de práticas sociais em Comunicação, Geografia e Turismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e é professor adjunto da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Convidado do Curso de Pós-Graduação em Turismo da Universidade São Franciscana (UNIFRA). Foi professor do Departamento de Humanidades no Colégio de Aplicação da UFRGS. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia e ensino e as novas tecnologias, formação de professores, turismo e planejamento, geografia e turismo – turismo urbano.
BENHUR PINÓS DA COSTA
Licenciado em Geografia UFRGS (1998), mestre em Geografia UFRGS (2002), doutor em Geografia UFRGS (2008), Pós-Doutor na Escola de Serviço Social da UFRJ (2018). Professor do Departamento de Geociências e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSM. Lider do Grupo de Pesquisa CNPQ Espacialidades Urbanas. Integrante do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações (NEER). Integrande do coletivo de pesquisadores sobre Múltiplas Territorialidades e Microterritorialidades nas Cidades. Membro da Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidade Ibero Latino-Americana. Áreas de atuação: Geografia Cultural; Geografia das Sexualidades; Geografia Social; Geografia e Cotidiano; Geografia, Território, Territorialdiade e Microterritorialidade.
CARINA COPATTI
Licenciada em Geografia pela UPF (2010) e Mestra em Educação pela UPF (2012). Doutora em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ (2019). Atualmente é Pós-doutoranda, bolsista PNPD Capes na área de Políticas educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação UFFS Chapecó. Foi avaliadora no PNLD 2017 Geografia, no PNLEM 2018 Geografia, no PNLD 2019 Geografia e no PNLD 2020 Geografia. Concentra suas pesquisas na área de Geografia e educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas educacionais, livro didático e ensino de geografia. É integrante do grupo de pesquisa Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais – Unijui, do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES-UPF e do Grupo de Estudos e Pesquisas Espaço, Tempo e Educação em pesquisa da UFFS Campus Chapecó.
CRISTIANO QUARESMA DE PAULA
É Professor Adjunto da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Pará – Campus Altamira. Pós-doutor em Geografia pela UFPA (2020), Doutor em Geografia pela UFRGS (2018), Mestre em Geografia pela UFRGS (2013), Licenciado em Geografia pelo CLARETIANO (2016) e Bacharel em Geografia pela FURG (2010). Concentra-se na compreensão das comunidades e movimentos sociais da pesca artesanal brasileira. Busca entender a relação entre território e ambiente no âmbito dos saberes e fazeres das comunidades tradicionais, especialmente as de pescadores. Também se interessa pelo conhecimento acadêmico da Geografia brasileira, e pelas ausências e emergências promovidas pelo mesmo. Entre as principais publicações destaca “Geografia e Pesca Artesanal Brasileira” (2019), “Geografia e Conjuntura Brasileira” (2017), “Brasil e Moçambique: diálogos geográficos sobre a pesca artesanal” (2016), e materiais voltados para o ensino de Geografia em contexto de comunidades tradicionais “O Lugar onde Moro – Geografia da FLONA de Tefé” (2016) e “O Lugar onde Moro FLONA de Tefé – práticas pedagógicas em Geografia” (2016).
DANIEL ALMENTEIRO GOMES DE FREITAS
Licenciado (2013) e Mestre (2016) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorando em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, na linha de pesquisa Espaço, Cotidiano e Sustentabilidades. Professor da Rede Estadual do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ).
DANIEL MALLMANN VALLERIUS
Licenciado em Geografia pela UFRGS com graduação-sanduíche na CCSU/USA. Mestre em Geografia pela UFRGS. Doutor em Geografia pela UFG com estágio doutoral na Universidad de Sevilla (ESP). Atuou como professor na rede municipal de Porto Alegre e em organizações de educação popular. Foi professor adjunto da FACGEO/UFPA – Campus Altamira onde coordenou o PIBID Geografia, os Estágios Supervisionados e o Laboratório de Práticas de Ensino de Geografia. Atualmente é professor adjunto do curso de Geografia da UFT – Campus Porto Nacional e membro do LEGEO/UFT e do NEPEG/UFG.
DENISE WILDNER THEVES
Graduada em Estudos Sociais – Licenciatura Curta (1988) e Geografia Licenciatura Plena (1990) pela UNISC. Mestra em Geografia pela UFGRS. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS, Linha de Pesquisa: Ensino, na área de Concentração: Geografia – ambiente, ensino e território, em 2018. Foi professora de Geografia na Educação Básica na rede pública e privada no município de Lajeado. Atuou como docente no curso de Pedagogia do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) – Laureate International Universities. Atualmente é professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na docência dos Anos Iniciais, Ensino Fundamental e na formação de professores.
DIRCE MARIA ANTUNES SUERTEGARAY
Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1972) obteve seu mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1988). Professora na FIDENE, atual Unijuí entre 1973 e 1982 e na UFSM entre 1978 e 1985. Professora titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua no campo da Geografia, com ênfase nos estudos da natureza. A temática na qual centra sua pesquisa é relativa aos estudos de: desertificação/arenização, ambiente e cidade, ensino de geografia e mais recentemente dedica-se o ensino e a pesquisa em Epistemologia da Geografia. Coordena o grupo de pesquisa Arenização/desertificação: questões ambientais. Presidente da AGB biênio 2000-2002. Coordenadora da área de Geografia CAPES 2005-2007. É professora convidada da UFRGS e atua no curso e Pós-graduação em Geografia dessa instituição. Vinculada (2013-2016) ao curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional da FACCAT. Presidente da ANPEGE biênio 2016 -2017. Professora Visitante na UFPB-Departamento de Geociências-Programa de Pós-Graduação em Geografia 2018.
EDER MILENO SILVA DE PAULA
Geógrafo (2004), Especialista em Geoprocessamento (2008) e Mestre em Geografia (2008) pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, e Doutor em Geografia (2017) pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Atualmente é professor da Faculdade de Geografia e Cartografia-FGC do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará. Professor Colaborador do Laboratório de Geografia Física da FGC, atua nas áreas de Geografia Física, Hidrogeografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.
EDUARDO SCHIAVONE CARDOSO
Bacharel (1989) e Licenciado (1991) em Geografia pela USP, com Mestrado (1996) e Doutorado (2001) em Geografia também na Universidade de São Paulo. Possui Pós-doutorado pela FCT – Faculdade de Ciência e Tecnologia da UNESP Campus de Presidente Prudente (2010). Professor Titular do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, tendo ingressado nesta instituição em 2003, trabalhando especialmente nas áreas de Geografia Humana e Ensino de Geografia. Coordenador do Grupo de Estudos em Geografia, Trabalho e Ambiente.
FLÁVIA RUBIANE DURGANTE
Possui graduação em Comunicação Social Habilitação em Jornalismo pela UNOCHAPECÓ, Pós-Graduação em Comunicação Integrada pela UNOCHAPECÓ, Mestrado em Geografia pela UFSM e doutoranda em Geografia pela UFSM. Integrante do Grupo de Pesquisa Espacialidades Urbanas. Jornalista da UFFS Chapecó. Coordena na UFFS o Grupo de Trabalho de Prevenção e Enfrentamento as Violências de Gênero e Sexualidades (GTPEVI) e atua como voluntária no Centro de Referências em Direitos Humanos Igualdade Racial Marcelino Chiarello da UFFS.
Trabalha nas áreas de gênero, sexualidade, educação, teorioas feministas, direitos humanos, políticas públicas e Geografias Feministas.
GABRIELA DAMBRÓS
Graduada em Licenciatura em Geografia pela UFSM (2011) e Pedagogia pela Uninter (2019). Especialista em TIC aplicadas a educação pela UFSM (2014) e Ensino de Sociologia no Ensino Médio pela UFSM (2015). Mestra em Geografia pela UFSM (2014). Doutora em Geografia pela UFRGS (2018). Professora do Departamento de Geografia da UFPEL.
HELENA COPETTI CALLAI
Possui graduação em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1973), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996). Professora titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Orientadora de mestrado e de doutorado e supervisora de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências – UNIJUI. Professora colaboradora na UFFS com orientação no mestrado de Geografia. Tutora de convênio internacionais – Universidad Autónoma de Madrid (Espanha) e Universidad Academia de Humanismo Cristiana (Santiago do Chile). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação geográfica, geografia, ensino de geografia, cidade e cidadania.
JULIANA GARCIA NUNES
Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018), Licenciada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Professora de Ciências Sócio-históricas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Especialista em História do Brasil Contemporâneo pela Faculdade Porto Alegrense FAPA (2013). Especialista em Educação para Diversidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS/FACED/SEDUC (2014). Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação em periferias urbanas Educação Inclusiva/Relações Étnicorraciais e Educação Patrimonial.
KINSEY SANTOS PINTO
Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Vinculado ao Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente – Ufal. Possui doutorado em Geografia pela Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduação em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica – GPEG – Ufal. Membro do Grupo de Pesquisa Formação Continuada de Professores – UFRGS.
LISANE REGINA VIDAL CONCEIÇÃO
Licenciada (2004) em Geografia pela UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, com Mestrado (2008) e Doutorado (2018) em Geografia também na Universidade Federal de Santa Maria. Professora efetiva da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul e da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria (RS).
LUIZ MARTINS JUNIOR
Licenciado em Geografia pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE; licenciado em Pedagogia pela Faculdade Uninter. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina e, atualmente, está doutorando no curso de Educação do programa de Pós-Graduação de Educação na Faculdade de Educação – FAED/UDESC.
MARCOS BOHRER
Licenciado e mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorando em Geografia com ênfase no Ensino de Geografia (POSGEA/UFRGS). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC – Campus Videira).
MARIANA NEVES CRUZ MELLO
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2010), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2013) e doutorado em Ecologia Aquática e Pesca pela Universidade Federal do Pará (2017). Atualmente é professora Substituta da Geografia da Universidade do Estado do Pará, especialista ecóloga – Agroflora Projetos e Consultoria LTDA e assistente ambiental – ICNM Consultoria e Projetos. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana e Ensino de Geografia. Possui experiência em Ecologia Política, com ênfase em trabalhos com populações tradicionais.
NESTOR ANDRÉ KAERCHER
Licenciado em Geografia e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
ROSA ELISABETE MILITZ WYPYCZYNSKI MARTINS
Doutora em Geografia; Mestre em Educação; Professora do Departamento de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina – FAED/UDESC; professora do PPGE FAED/UDESC; Coordenadora do LEPEGEO; Coordenadora do grupo de pesquisa CNPQ – Ensino de Geografia e Diferentes Linguagens.
SABRINA GUIMARÃES REIS
Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa em Ensino de Geografia (2015). Doutora em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, na linha de pesquisa Espaço, Cotidiano e Sustentabilidades (2019). Professora substituta da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ).
SUELEN SANTOS MAURICIO
Professora substituta no Departamento de Geografia no Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina – FAED/UDESC. Possui graduação em Geografia – Licenciatura e mestrado em Educação pela UDESC. Doutorado em Educação em andamento, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FAED/UDESC, na linha de pesquisa Políticas Educacionais, Ensino e Formação Docente.
THIARA VICHIATO BREDA
Fez sua licenciatura e bacharelado em Geografia na UNESP, quando criou o jogo de tabuleiro Conhecendo o Parque Ecológico recebendo o registro de inovação. No mestrado em Ensino e História em Ciência da Terra na Unicamp dedicou-se a estudar as contribuições dos jogos para os processos de ensino-aprendizagem na educação geográfica. Essa pesquisa resultou no livro Jogos geográficos em sala de aula. Em seu doutoramento em Ensino e História em Ciência da Terra e Educação (cotutela entre Unicamp e UAM-Madrid) estudou a mobilização e a construção de saberes cartográficos e pedagógicos em uma perspectiva po?s-estruturalista do currículo. Atualmente é professora da Unifesspa atuando no curso de geografia e na Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia. É coordenadora do Laboratório de Extensão e Pesquisa em Educação Geográfica e do Pibid interdisciplinar – núcleo Xinguara e colaboradora do Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia (APEGEO/Unicamp). Tem desenvolvido estudos principalmente nos seguintes temas: educação geográfica, formação docente, jogos pedagógicos, cartografia escolar, educação indígena e geografia cultural.
VICTÓRIA SABBADO MENEZES
Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS na linha de pesquisa em Ensino de Geografia. Mestra em Geografia pelo POSGEA/UFRGS e licenciada em Geografia na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Integrante do Núcleo de Estudos em Educação e Geografia (NEEGEO) da UFRGS. Atualmente é professora na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) no campus de União da Vitória. Atua com os seguintes temas: ensino de Geografia, formação de professores, pesquisa (auto)biográfica.