Capa do livro: FORMAÇÃO DOCENTE E ARGUMENTAÇÃO:<br> perspectivas contemporâneas

FORMAÇÃO DOCENTE E ARGUMENTAÇÃO:
perspectivas contemporâneas

Autores: Clara Corrêa da Costa - Helen Silveira Jardim de Oliveira (Orgs.)

O problema é [...] o ponto de partida dos debates que resultam ou não em algum acordo; logo, é preciso, antes de tudo, que os interlocutores concordem que estão diante de um problema, o qual precisa ser posto como um obstáculo para o desenvolvimento das ações do grupo, o que é inicialmente apresentado no que se diz acerca dessas ações, das circunstâncias.
Qual é o problema posto pelos autores deste livro? O problema da formação de professores. Por isso, cada um dos capítulos começa delineando as questões dessa ação.

Alda Mazzotti e Tarso Mazzotti


Ao se debruçarem sobre diferentes temas e problemáticas que estão presentes na escola de hoje, os autores deste livro deixaram clara sua opção por não compactuar com o empobrecimento do debate educacional, desprezado tanto pelo pensamento autoritário quanto pelo pensamento pragmático.
 [...] esta obra coletiva oferecida a vocês – que como educadores e educandos são também formadores de opinião – espera poder contar com o indispensável feedback para que os autores reflitam sobre o quanto contribuíram e o quanto deixaram de contribuir com seus textos. Somente assim se estuda, se pesquisa e se avança, não com vista à perfeição, mas ao que sempre pode e merece ser aperfeiçoado.

Renato José de Oliveira

Impresso
de R$ 71,76 por
R$ 55,20
Digital
de R$ 71,76 por
R$ 50,23

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-267-7
ISBN DIGITAL:978-65-5868-266-0
DOI: 10.24824/978655868267.7
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 186
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

FORMAÇÃO DOCENTE E ARGUMENTAÇÃO:<br> perspectivas contemporâneas
CAROLINA BARREIROS DE LIMA
Mestre em Educação pela UFRJ. Especialista em Administração e Supervisão Escolar pela UCAM. Assessora do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB-MPRJ). Membro do Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem (LIMDA) da FE da UFRJ.

CAROLINA DE CASTRO NADAF LEAL
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco e em Novas tecnologias educacionais pela Faculdade Internacional Signorelli. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II (RJ) ? Departamento de Anos Iniciais do Ensino Fundamental ? Campus Engenho Novo I. Integrante do Laboratório de Ludicidade dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II.

CLARA CORRÊA DA COSTA
Pós-doutoranda em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Especialista em Ensino de Língua Inglesa e uso de novas tecnologias e em Tradução de Inglês pela Universidade Gama Filho (UGF). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II (RJ) – Departamento de Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Campus São Cristóvão I. Vice-líder do Laboratório de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação Matemática nos Anos Iniciais do Colégio Pedro II (LEPPEMAI CPII). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Aspectos Psicossociais do Corpo (GEPAC/UFRRJ).

EDITH MARIA MARQUES MAGALHÃES
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Coordenadora e Professora titular do Curso de Pedagogia (UNIG), membro do Núcleo Docente Estruturante, membro do Comitê de Ética, Líder do Grupo de Pesquisa Gestão Escolar e Políticas Públicas e membro do Grupo de Pesquisa Práticas Pedagógicas, Currículos e Espaços de Formação.

HELEN SILVEIRA JARDIM DE OLIVEIRA
Pós-doutora e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Música pela UFRJ. Especialista em Educação Matemática pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II (RJ) ? Departamento de Anos Iniciais do Ensino Fundamental ? Campus São Cristóvão I. Coordenadora Pedagógica de Matemática de 2008 a 2016. Membro do Apoio Pedagógico da Escola de Música de Manguinhos de 2008 a 2018. Líder do Laboratório de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação Matemática nos Anos Iniciais do Colégio Pedro II (LEPPEMAI CPII).

HELENICE MAIA
Pós-doutora em Representações sociais, subjetividade e educação pela Fundação Carlos Chagas (FCC). Pós-doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em Educação Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Especialista em Dificuldades de Aprendizagem pelo Instituto de Pesquisas Sociopedagógicas. Foi Professora Adjunta no Programa de Pós-Graduação da Universidade Estácio de Sá.

JANETE BOLITE FRANT
Doutora em Educação Matemática pela New York University (NYU). Especialista em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (USU). Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

MARIA DA CONCEIÇÃO VIEIRA GOMES
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Rede Pública de Educação do Rio de Janeiro. Docente em cursos de aperfeiçoamento para professores do Ensino Básico ministrados na Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (CECIERJ).

MONICA RABELLO DE CASTRO
Pós-doutora em Comunicação pela Université de Montréal (UdeM). Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Mestre em Filosofia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). DEA em Ciências da Educação pela Université de Strasbourg I. Professora aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estácio de Sá (UNESA).

NATALIA BARBOZA NETTO
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF), em Psicomotricidade e em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e em Administração Escolar pela UFRJ. Professora de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ) e de Educação Infantil na rede privada. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais (GESED) da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ.

RENATO JOSÉ DE OLIVEIRA
Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação (IESAE) da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de 2007 a 2020. Professor Titular (aposentado) de Filosofia da Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador do Grupo de Pesquisas sobre a Ética na Educação (GPPE) da UFRJ de 2003 a 2018.

RODRIGO BANDEIRA MARRA
Mestre em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) – Bolsista PROSUC/CAPES. Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) com extensão em Docência do Ensino Superior (UCAM). Graduação e Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador da pós-graduação em Criminologia e Segurança Pública (UNIG) e professor da graduação nos cursos de Direito, Pedagogia, Educação Física, Administração e Ciências Biológicas.

ROSEMARY BARBEITO PAIS
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Dificuldades de Aprendizagem: Prevenção e Reeducação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II (RJ) ? Departamento de Anos Iniciais do Ensino Fundamental ? Campus São Cristóvão I. Coordenadora Pedagógica de Matemática do Colégio Pedro II (2017-2018). Líder do Laboratório de Estudos, Pesquisas e Práticas em Aprendizagens Matemáticas nos Anos Iniciais do Colégio Pedro II (LEPAMAI CPII).

VÍTOR CORRÊA DA COSTA
Doutor e Mestre em Ciência e Tecnologia de Polímeros pelo Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisador do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Materiais e Tecnologias de Baixo Impacto Ambiental na Construção Sustentável (NUMATS) e do Laboratório de Biopolímeros e Sensores (LaBioS) da UFRJ.