Autores: Cândido Alberto Gomes - Grasiele Augusta Ferreira Nascimento - Sonia Maria Ferreira Koehler
A riqueza desta obra está no fato de os autores, partindo do tema específico da violência, serem capazes de transcendê-lo por meio de uma abordagem interdisciplinar que aponta para propostas educativas emancipatórias, formação crítico-humanizadora, educação ético-moral libertadora. Fica evidente nos vários textos a unidade entre ensino e pesquisa como caminho privilegiado para se produzir criticamente um saber novo. Mais ainda, emerge deles uma nova pedagogia que, partindo da defesa e promoção dos direitos humanos, se edifica sobre o que é autenticamente humano e se torna, portanto, o espaço privilegiado para o diálogo entre os diversos saberes e a realização de diferentes práticas extensionistas como serviço concreto àqueles que mais precisam.
Ronaldo Zacharias
Doutor em Teologia Moral, pela Weston Jesuit School of Theology (Cambridge-USA), especialista em Educação Sexual pela Faculdade de Medicina do ABC (Santo André-SP), Mestre em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana (Roma), graduação em Teologia pela Universidade Pontifícia Salesiana (Roma). Reitor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL- desde 2011) e Coordenador da Pós-Graduação em Educação Sexual do Centro UNISAL (desde 2005).
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-508-6
DOI: 10.24824/978858042508.6
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 342
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Cândido Alberto Gomes
Doutor em Educação (Ph.D.) pela University of California, Los Angeles. Mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, sociologia da educação, democratização da educação, ensino médio e financiamento da educação. Foi fundador e coordenador da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da UCB. Consultor da UNESCO e de várias organizações nacionais e internacionais. Atualmente é professor e pesquisador titular da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da UCB.
Sonia Maria Ferreira Koehler
Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de SP. Mestrado em Psicologia da Educação PUCSP. Especialização em Violência Doméstica contra Criança e Adolescentes (IPUSP). Especialização em Psicopedagogia pela UNITAU. Graduação em Licenciatura e Formação de Psicólogo pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. UNISAL/Lorena. Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá. Atualmente é Professora do UNISAL/Lorena, nos cursos de Psicologia e Pedagogia. Coordenadora e Pesquisadora do Observatório de Violências nas Escolas desde 2006. Integra o Núcleo de Assessoria Pedagógica (NAP) do UNISAL/Lorena.
Carla Paola Aparicio Barrenechea
Doctoranda en medicina preventiva, salud pública y microbiología médica en la facultad de medicina – departamento de medicina preventiva, salud pública y microbiología médica. Universidad de Salamanca.
Mestre en salud pública: mención epidemiología. Facultad de Medicina y Especialista en ciencias Forenses - Departamento de Post grado Universidad Mayor de San Andrés – Bolivia. Diplomados de Tanatología e Investigación Forense, Universidad Salesiana de Bolivia (La Paz – Bolivia Especialista en Diagnóstico y Manejo de Dolor pela Universidad Salesiana de Bolivia y Asociacion boliviana de manejo de dolor y cuidados paliativos. Especialista en Educación Superior. Facultad de Derecho Universidad Mayor de San Andrés – Bolívia. Actualmente es profesora en la Universidad Salesiana de Bolivia en cursos de Derecho, Ciencias de la Educación y Salud Pública.
Maria Jesús Comellas Carbó
Doctor en Filosofia i Lletres Y Licenciada en Psicología Universitat Autònoma de Barcelona
Miembro de la Association Internationale de Formation et de Recherche en Education Familiale. Cofundadora del grupo GRODE Grupo de Investigación Orientación y Desarrollo. Educativo del Departament de Pedagogia Aplicada de la UAB Cofundadora del do Observatório de Violências nas Escolas en Brasil sota la protecció de la UNESCO. Membre del consell d'administració L'Observatoire International de la Violence à l'École une ONG élu par l'assemblée general. Actualmente como profesor en la licenciatura de Psicología y el Doctorado de Pedagogia Aplicada. Codirectoria del grup GRODE Grup de Rercerca Orientació i Desenvolupament Educatiu del Departament de Pedagogia Aplicada de la UAB. Investigadora responsable: proyecto Las redes de soporte familiar, comunicación y desarrollo sociafectivo, lingüístico y cognitivo en la infancia y la adolescencia. Estudio comparativo con participación en la infancia y adoslencencia. Universitat Autònoma de Barcelona, España.
Azucena Ochoa Cervantes y Evelyn Diez-Martínez
Doctora en Psicología y Educación y Maestra en Psicología Educativa. Centro de Investigaciones Psicológicas y Educativas de la Universidad Autónoma de Querétaro. México. Actualmente se desempeña como docente de tiempo completo de la Facultad de Psicología de la Universidad Autónoma de Querétaro. Dentro de esta institución ha participado en la Licenciatura en Psicología Educativa, la Maestría en Ciencias de la Educación y en la Maestría en Educación para la Ciudadanía. Responsable del Observatorio de la Convivencia Escolar Querétaro (OCEQ) de la UAQ y miembro de la Cátedra UNESCO de la Juventud, Educación y Sociedad con sede en la Universidad Católica de Brasilia.
Evelyn Diez-Martinez Day
Doctorado en Psicología del Desarrollo Cognoscitivo, en la Escuela de Altos Estudios en Ciencias Sociales en París, Francia. Licenciatura en Psicología en la Facultad de Psicología de la Universidad Nacional Autónoma de México. Mestrado en Psicología del Desarrollo. Posdoctorado en la Escuela de Ciencias de la Educación de la Universidad Luis Pasteur en Estrasburgo, Francia. Actualmente cumple 34 años de profesora-investigadora en el nivel universitario. 17 años como profesor titular C en el Departamento de Educación y Comunicación de la Universidad Autónoma Metropolitana Xochimilco como profesor en la licenciatura de Psicología y el Doctorado en Ciencias Sociales y 17 años en la Facultad de Psicología de la Universidad Autónoma de Querétaro, en la licenciatura en Psicología, las Maestrías de Psicología Educativa, Psicología Social, Educación para la Ciudadanía y el Doctorado en Psicología y Educación.
Geraldo Caliman
Pós-Doutorado - Università Pontificia Salesiana de Roma; Doutorado em Educação - Università Pontificia Salesiana de Roma; Mestrado em Pedagogia Social - Università Pontificia Salesiana de Roma; Graduação em Pedagogia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras. Atualmente é professor da Universidade Católica de Brasília onde atuou como Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa. Tem experiência na área de Educação, Sociologia da Educação, com ênfase em Pedagogia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Social, Exclusão Social, Prevenção, Sociologia do Desvio e da Delinquência, Delinquência Juvenil. Atualmente é coordenador da Cátedra UNESCO: UNESCO Juventude, Sociedade e Educação da UCB.
Adelino Francisco de Oliveira
Doutorando em Filosofia da Religião pela Universidade Católica Portuguesa, Campus de Braga. Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor de Ética e Teologia na Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba.
Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba
Adriana Maria Corder Molinari
Doutora e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Graduada e licenciada em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba e em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral. Atuou na Educação Básica na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Possui experiência em gestão da educação, tendo ocupado cargos de secretária municipal de educação e diretora de escola, bem como de assessora no processo de municipalização do ensino. Atualmente atua na docência do ensino superior na Universidade de Franca e no Centro Universitário Padre Anchieta.
Edivaldo José Bortoleto
Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-São Paulo; Doutor em Educação pela UNIMEP. Mestre em Filosofia da Educação pela UNIMEP. Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atualmente é professor - Colégio Salesiano Dom Bosco Assunção Faculdade e professor da Faculdade de Ciências da Religião da Universidade Metodista de Piracicaba. , atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ética, ensino religioso, filosofia e educação infantil.
Pedro Paulo Gastalho de Bicalho
Doutorado e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Especialização em Psicologia Jurídica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia. Conselheiro Titular do Conselho Nacional de Segurança Pública (Ministério da Justiça). Professor visitante da School of Education, Social Work & Community Education (University of Dundee, Escócia). Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, segurança pública, governamentalidade, processos de criminalização e produção de subjetividade.
Grasiele Augusta Ferreira Nascimento
Doutorado e Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduação em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Atualmente é coordenadora e professora do Programa de Mestrado em Direito e no Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo. UNISAL/Lorena/SP. Professora Assistente na Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG/UNESP). Membro do conselho editorial da Revista Direito & Paz e da Academia de Letras de Lorena/SP (ALL).
Maria Aparecida Alkimin
Doutorado e Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduação em Direito pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena. Professora Pesquisadora do Programa de Mestrado em Direito e na Graduação do Centro Universitário Salesiano. UNISAL/Lorena/SP. Membro do Conselho editorial da Revista Jurídica Direito e Paz.
Regina Vera Villas Boas
Doutora e Mestre em Direito das Relações Sociais na subárea de Direito Civil e Doutora em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC-SP. Professora-Doutora (concursada) nos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu da PUC-SP. Professora-Doutora pesquisadora no Curso de Pós-Graduação em Concretização dos Direitos Sociais, Difusos e Coletivos no Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Professora-Doutora no Curso de Direito da USJT, na disciplina de IED. Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
José Trasferetti
Doutor em Teologia Moral, Pontifícia Universidade Lateranenses. Doutor em Filosofia, Pontifícia Universidade Gregoriana. Bolsista do CNPq na Europa/Itália (1989-1991) Consultor científico da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi Diretor da Faculdade de Filosofia e Coordenador do Programa de Mestrado em Filosofia na PUC Campinas. Foi editor responsável pela revista quot; Phrónesis". Na Teologia Moral possui trabalhos sobre: comportamentos (Aids, sociedade midiática, tecnológica), sexualidade (homossexualidade), espiritualidade, política. Sempre pesquisou temas de fronteira entre a Teologia e a Filosofia. Atualmente é Professor extensionista da PUC-Campinas, desenvolvendo o projeto intitulado: Filosofia na Escola: O Desafio da Educação Continuada.
Guilherme Feliciano
O autor é Livre Docente em Direito do Trabalho e Doutor em Direito Penal pela FDUSP. Juiz do Trabalho Titular da 1ª Vara do Trabalho de Taubaté e Professor Associado do Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Membro do Conselho Editorial da Revista ANAMATRA-FORENSE “Direito e Processo” e do Conselho Editorial da EMATRA-XV (Escola de Magistratura do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região) para a Revista do Tribunal Regional do Trabalho da Décima Quinta Região. Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da Décima Quinta Região (AMATRA-XV).
Ana Maria D´Ávila Lopes
Mestre e Doutora em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais – pela UFMG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Membro Titular da Comissão Executiva do Consórcio Latino-Americano de Derechos Humanos. Prof. do Programa de Pós-graduação em Direito Constitucional (Mestrado/Doutorado) da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Professora da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará – ESMEC.
Pilar Jiménez Tello
Doctora en Derecho por la Universidad Autónoma de Barcelona; Licenciada en Derecho por la Universidad de Salamanca; Técnico de la Unidad de Evaluación de la Calidad de la Universidad de Salamanca; profesora Asociada de Derecho Administrativo (Departamento de Derecho Administrativo, financiero y procesal); Coordinadora Técnica del Centro de Estudios de la Mujer de la Universidad de Salamanca; colaboradora docente de la Universidad Autónoma de Barcelona. Ha ocupado y ocupa en la actualidad diversos puestos en los órganos de Gobierno de la Universidad de Salamanca: Claustro universitario (del que en la actualidad es miembro); miembro de la Comisión económica delegada del Claustro Universitario; miembro del Consejo de Gobierno; miembro de la Comisión Permanente del Consejo de Gobierno; miembro de la Comisión Económica delegada del Consejo de Gobierno y miembro del Consejo Social.
Alvaro Chrispino
Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui Pós-doutorado em Administração Pública pela FGV/EBAPE. Possui livros e artigos em periódicos especializados na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas e Ensino de Química/Ciências. Atualmente participa de 2 projetos de pesquisa internacionais. As áreas de sua produção: políticas públicas e gestão de sistemas educacionais, ensino de química/ciências, CTS-ciência-tecnologia-sociedade e mediação de conflitos. É Fellow da IUPAC - International Union Pure and Apllied Chemistry e Vice-Presidente e Diretor de Educação da ABQ Nacional. Atualmente é Diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca e Prof. dos Programas de Pós-Graduação em Mestrado e Doutorado do CEFET. RJ. Subsecretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Diretor da Associação Nacional de Política e Administração da Educação. ANPAE/RJ (2011-2013).
Mariana Lamego
Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006), bacharel e licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca e bolsista da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora do Curso de Turismo. CEFET/RJ.
Vladmir Oliveira da Silveira
Mestre e Doutor pela PUC-SP, Professor da PUC-SP e da UNINOVE, Diretor de Pesquisa em Direito e Coordenador do Mestrado em Direito da UNINOVE, Professor Catedrático Extraordinário de Relações e Direito Internacional da Universidade Católica de Murcia/Espanha (UCAM). Presidente do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito - CONPEDI.
Fabio José Garcia Reis
Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Professor e Diretor do Centro UNISAL, Unidade de Lorena. Coordenador da equipe de investigação das Instituições Salesianas de Educação Superior (IUS), composta por pesquisadores do Brasil, Chile, Equador e El Salvador. Dedica-se à pesquisa sobre as tendências da educação superior e os modelos de governança e gestão das IES. Colabora com o SEMESP na organização de seminários e fóruns de formação de lideranças e escreve no Blog do Fórum Nacional de Educação Superior.