Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0929-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-0931-2
DOI: 10.24824/978652510929.9
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 194
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
IRLANA JANE MENAS DA SILVA
Professora da UEFS. Doutora em Ciências da Educação, Doutora Honoris Causa em Educação, poetisa, academias da ALAFS, CONCLAB/CONINTER, Membro do Núcleo de Literatura de Portugal, com capítulos de livros publicados e poesias em várias coletâneas. Coordenadora e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Gênero (GEPHEG/UEFS/CNPQ): Linha 2: envelhecimento e educação, formação de professores, danças.
SINEIDE CERQUEIRA ESTRELA
Professora Doutora em Ciências da Educação, Professora da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA) com atuação na coordenação Pedagógica da Educação Básica. Coordenadora e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Gênero (GEPHEG) Linha de pesquisa: Formação de professoras. (UEFS). Pesquisadora do Núcleo/Grupo de Pesquisa Carolina Maria de Jesus: Pesquisa e Extensão em Educação Popular, Agroecologia e Alfabetização da Classe Trabalhadora, vinculada ao Programa de Extensão Tecelendo (CFP/UFRB).
MÁRCIA SCHLAPP
Mestranda no Mestrado Profissional em História da África da Diáspora e dos Povos Indígenas / UFRB. Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. Pesquisadora Acadêmica da Linha 1: Relações de Gênero, Inclusão e História da Educação (GEPHEG/ UEFS (CNPq). Membro do Conselho Editorial da Revista Eletrônica Discente História.com. (UFRB) e atua na esfera cultural como curadora e produtora cultural com ênfase em educação.
EDILSA MOTA SANTOS BASTOS
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS (2017); Mestre em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Campus II – 2020); Pesquisadora Acadêmica da Linha 1: Relações de Gênero, Inclusão e História da Educação (GEPHEG/ UEFS (CNPq).
ANTONIA DO NASCIMENTO PEREIRA SANTOS
Especialista em: Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia; em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS e em Pedagogia. Professora regente na Escola Básica. Pesquisadora Acadêmica da Linha 1: Relações de Gênero, Inclusão e História da Educação (GEPHEG/ UEFS (CNPq). Desenvolvo o Projeto: Jogos e brincadeiras na inclusão de pessoas com deficiência no contexto escolar e o Projeto Adaptação curricular no ensino da geografia para estudantes autistas.
ANA ROSA SANTOS FARIAS
Especialista em Ciências (UEFS), Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino (UNIVERSO). Pós-graduada em Aperfeiçoamento em Ciências Básicas da Saúde Aplicado ao Ensino de Biologia de 2º Grau Articulado ao Ensino de Química e Física (UFBA). Pós-graduada em Educação Ambiental – (Faculdade FINON). Licenciatura Plena em Ciências habilitação em Biologia – UEFS Licenciatura curta em Ciências pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Coordenou o I Encontro de Professores de Química do 2º Grau – UEFS. Coordenou o II Encontro de Professores de Química – UEFS. Desenvolve o Projeto Historiar Ciências e Química na Escola Básica. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em História, Educação e Gênero (GEPHEG) – UEFS. Linha de Pesquisa: Gênero, Sexualidade e História da Ciência.
HYGOR SANTOS RAMOS
Graduado em História e em Geografia, (UEFS). Atua no Instituto Pró Saber.
ANANDA DO NASCIMENTO SANTOS
Graduanda em História (UEFS), desenvolveu projeto de pesquisa sobre o Centro Memorial do curso de História.
MARIA APARECIDA BATISTA DOS SANTOS RIBEIRO
Cursando Especialização em Alfabetização e Letramento. Pesquisadora Acadêmica da Linha 2: Formação de professores. EJAI (GEPHEG/ UEFS (CNPq).
IARA MARIA ALVES DA CRUZ MARTINS
Pedagoga Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Psicóloga Faculdade Nobre de Feira de Santana (FAN); Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em História, Educação e Gênero (GEPHEG), Linha 1: Diversidade, inclusão, história da educação.
MARIA EURÁCIA BARRETO DE ANDRADE
É mestre em Educação pela Universidade da Madeira – UMa, na área de concentração de Inovações Pedagógicas e doutora em Educação pela Universidad Americana (UA) na linha de linguagem e formação. É professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É pesquisadora da Educação, com ênfase em Alfabetização e Letramento, Formação de Professores e Educação de Jovens e Adultos.
ADJE SILVA SANTOS
Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Bacharel em Enfermagem (UEFS).
SIMONE LIMA MASCARENHAS FERRAZ
Mestranda no Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas. Bacharel em Direito pela Faculdade Dois de Julho e Licenciatura em Letras Vernáculas com Inglês pela Universidade Católica do Salvador. Especialista em Direito Público. Profissional liberal do Escritório de Advocacia Lima Mascarenhas, na cidade de Cachoeira/BA.
JURACY SANTANA RODRIGUES
Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em 2007. Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias– FAC, em 2016. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Candido Mendes em 2015; e em Metodologia do Ensino de História e Geografia pelo Centro Universitário (UNINTER), em 2013.
KATYA CRISTINA DA CONCEIÇÃO SILVA
Graduação em Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Bahia. Brasil.
LUANNY MARIA DE JESUS LEITE MOURA
Graduanda em Medicina pela Faculdade Ciências Médicas da Paraíba no ano de 2019
MARIA VITÓRIA BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS
Graduanda em Medicina pela Faculdade de Medicina Nova Esperança no ano de 2020.
BRUNO LOPES DE ALMEIDA
Graduando em Letras com Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Foi bolsista PIBID/CAPES (2018-2019). É bolsista CNPq de Iniciação Científica (2019-2020). Tem interesse nas áreas de linguística histórica, sintaxe, educação, gêneros, sexualidades e decolonialidade.
TAINE DO ROSÁRIO
Graduanda em Letras com Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Foi bolsista PIBID/CAPES (2018-2019). É bolsista CNPq de Iniciação Científica (2019-2020). Tem interesse nas áreas de linguística histórica, educação antirracista, decolonialidade e feminismo negro.