Capa do livro: ESPORTE:<br> Muito além das competições Saúde e qualidade de vida para todos

ESPORTE:
Muito além das competições Saúde e qualidade de vida para todos

Autores: Helio Serassuelo Junior (Org.)

O Esporte, dentre seus objetivos, competição, lazer e prática escolar é tido como uma ferramenta para a melhoria da saúde. Mas até que ponto pode contribuir para o bem-estar geral do praticante? Este livro se propõe a discutir esse fenômeno sociocultural e seus benefícios nas dimensões biológicas, sociais e comportamentais do praticante.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1049-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-1047-9
DOI: 10.24824/978652511049.3
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 240
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ESPORTE:<br> Muito além das competições Saúde e qualidade de vida para todos
ORGANIZADOR
HELIO SERASSUELO JUNIOR
Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina, Mestre e Doutor em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte (EEFE-USP). Atualmente é professor Associado C do Departamento de Ciências do Esporte da Universidade Estadual de Londrina (UEL), docente permanente do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL. É líder do Grupo de Estudos em Atividade Física, Psicologia e Saúde (Geaps/UEL). Atua em pesquisas com a temática: Esporte, Psicologia do Esporte, Atividade Física, Aptidão física e Saúde em Crianças e Adolescentes.

AUTORES
ALEXANDRE ROBERTO MARCONDES PELEGRINELLI
Fisioterapeuta formado pela Universidade Estadual de Londrina, mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL, dissertação desenvolvida sobre a coordenação dos segmentos do tronco durante a corrida em pessoas com dor lombar. Atualmente é aluno de doutorado no mesmo programa e membro do Laboratório de Biomecânica Aplicada (LBA). O autor desenvolve pesquisas na área de biomecânica e epidemiologia clínica, com artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais.

ANA CAROLINA PALUDO
Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Mestra em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL. Doutorado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP) e estágio no exterior na School of Sport, Health and Exercise Science pela Bangor University, Wales, United Kingdom. Atuou como professora colaboradora no departamento de Educação Física na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro). Atualmente ocupa o cargo de Research Assistant na Faculty of Sport Studies – Masarik University (MUNI), Brno, República Tcheca. Membro do Grupo de Estudos em Atividade Física, Psicologia e Saúde (GEAPS/UEL).

ARNALDO VAZ JUNIOR
Professor do Instituto de Ensino Superior de Londrina (Inesul). Bacharel em Esporte pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre e doutorando em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL. Membro do Grupo de Estudos em Atividade Física, Psicologia e Saúde (GEAPS/UEL).

BRUNA BARBOZA SERON
Professora adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atua na área do Esporte Adaptado/Paralímpico. Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente coordena os projetos de extensão de Handebol em cadeira de Rodas e Goalball. Tem experiência como treinadora de Basquetebol em Cadeira de Rodas, Handebol em Cadeira de Rodas e Atletismo Paralímpico.

BRUNO MARSON MALAGODI
Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Campus de Rio Claro). Especialista em Ciências do Treinamento Desportivo pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Educação Especial e Inclusiva (Pitágoras/Unopar). Mestre e doutorando na linha de Atividade Física Relacionada à Saúde pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL. Membro do GEAPS/UEL (Grupo de estudos em atividade física, psicologia e saúde) e do Gepafid/UEL (Grupo de estudos e pesquisa em atividade física e deficiência).

ELAINE CAPPELLAZZO SOUTO
Formada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá, especialista em Educação Física Adaptada pela Universidade Federal de Uberlândia, mestra em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina. Docente da Universidade Federal da Paraíba nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, atua com ensino, pesquisa e extensão com atividade física adaptada.

ENIO RICARDO VAZ RONQUE
Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina, Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado realizado na Universidade de Coimbra, Portugal. Atualmente é professor Associado B do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina – UEL, docente permanente do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (PQ2). É membro do Laboratório de Atividade Física e Saúde (UEL) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física e Exercício – Gepafe/UEL. Atua nos temas Atividade Física, Comportamento Sedentário, Aptidão física e Saúde em Crianças e Adolescentes.

FELIPE ARRUDA MOURA
Bacharel e mestre em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é professor associado do Departamento de Ciências do Esporte da Universidade Estadual de Londrina – UEL e atua como orientador (mestrado e doutorado) no Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL e no Programa de Ciências da Reabilitação – UEL. Tem experiência na área de Educação Física e Ciências da Saúde, com ênfase em pesquisas voltadas para a biomecânica aplicada ao esporte e exercício, desenvolvimento de tecnologias para a Saúde e Esporte, modelos matemáticos e computação aplicados ao esporte e processamento de sinais biológicos.

GLÊNIO VINÍCIUS DE SOUZA OLIVEIRA
Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício – UEL; Mestrado em Exercício Físico na Promoção da Saúde pela Universidade Norte do Paraná – Unopar; Membro do Grupo de Estudos em Atividade Física Psicologia e Saúde (Geaps/UEL), Laboratório de Pesquisa em Exercício (Lapex/ Unopar), Coordenador técnico da C25 Soccer Academy, escola de futebol especializada na iniciação esportiva.

GUILHERME ALVES GRUBERTT
Professor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Especialista em Exercício Físico Aplicado à Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), Mestre e doutorando em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL. Membro do Grupo de Estudos em Atividade Física, Psicologia e Saúde (Geaps/UEL).

JULIANE CRISTINA LEME
Bacharel em Educação Física formada pela Universidade Estadual de Londrina. Mestra em Educação Física e estudante de Doutorado em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado UEM-UEL. É membro do Laboratório de Biomecânica Aplicada (LBA) da Universidade Estadual de Londrina. Atualmente trabalha com biomecânica da mulher, com ênfase no movimento dos seios, coluna vertebral, uso de materiais esportivos e próteses mamárias externas para mulheres mastectomizadas.

LIDYANE FERREIRA ZAMBRIN
Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestra e Doutora em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL. Atualmente é professora temporária da UEL. É membro do Laboratório de Atividade Física e Saúde (UEL), do Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física e Exercício (Gepafe/UEL), Grupo de Estudos em Epidemiologia da Atividade Física e do Comportamento Sedentário (GEEAFISCS/UEL) e Grupo de Estudos em Atividade Física, Psicologia e Saúde (Geaps/UEL). Atua nos temas Psicologia do Esporte, Atividade Física, Comportamento Sedentário, Aptidão física e Saúde em Crianças e Adolescentes.

LUIZ ROBERTO PAEZ DIB
Professor nos cursos de Psicologia e Educação Física da Faculdade Dom Bosco – Cornélio Procópio-PR. Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP); especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (Unopar); mestre em Educação Física e doutorando do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL. Membro do Grupo de Estudos em Atividade Física, Psicologia e Saúde (Geaps/UEL).

MÁRCIA GREGUOL
Graduada em Esporte pela Universidade de São Paulo, possui Mestrado e Doutorado em Biodinâmica do Movimento Humano pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutora em Atividade Física Adaptada pela Universidade de Padova (IT), docente dos cursos de graduação e pós-graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora do Projeto de Extensão Natação para Todos e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividade Física e Deficiência.

MARIA ANGÉLICA ALVES MORAIS
Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina. Professora de beach tennis e preparadora física da empresa Infinity Beach. Membro do Grupo de Estudos em Atividade Física, Psicologia e Saúde (Geaps/UEL).

MARIA RAQUEL DE OLIVEIRA BUENO
Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Bacharel e licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina. Pesquisadora nas áreas temáticas: Atividade física e saúde, comportamento sedentário, saúde mental, desempenho acadêmico e adolescentes. É membro do Laboratório de Atividade Física e Saúde da Universidade Estadual de Londrina.

MARIANA MOUAD
Bacharel em Esporte (UEL), licenciada em Educação física (Unopar), mestra em Exercício e Saúde (Universidade de Lisboa) e Doutora em Educação física (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL). Atualmente atua como docente do Departamento de Ciências do Esporte da Universidade Estadual de Londrina e com treinamento individualizado, voltado para a resistência de força, emagrecimento e esportes de raquetes. Membro do Grupo de Estudos em Atividade Física, Psicologia e Saúde (Geaps/UEL).

RICARDO BUSQUIM MASSUCATO
Professor da Faculdade Cristo Rei de Cornélio Procópio, Paraná (FACCREI). Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná (Unopar); Mestrado pelo Programa Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL; Especialista em Treinamento Desportivo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro do Grupo de Estudos em Atividade Física, Psicologia e Saúde (GEAPS/UEL).

SHAUANE EMANUELA FORNACIARI SILVA
Bacharel e licenciatura em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná. Especialista em Ginástica Rítmica pela Universidade Norte do Paraná. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL. Membro do Grupo de Estudos em Atividade Física, Psicologia e Saúde (GEAPS/UEL). Atualmente trabalha com iniciação esportiva na modalidade de ginástica rítmica e dança.

TIMOTHY GUSTAVO CAVAZZOTTO
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL. Professor no Departamento de educação física da Universidade Estadual do Centro Oeste em Guarapuava, Paraná. Membro do grupo de estudos em atividade física, psicologia e saúde (Geaps/UEL); Grupo de pesquisa em atividade física e saúde pública (FURG). Colaborador do Laboratório de Fisiologia experimental e aplicada à atividade física (Unicentro). Realiza pesquisas nas áreas de determinantes atividades físicas e saúde; tem experiência com análise de dados e programação em R.