Capa do livro: INCONSCIENTE E EDUCAÇÃO

INCONSCIENTE E EDUCAÇÃO

Autores: Iraquitan de Oliveira Caminha (Org)

O presente livro é fruto de reflexões sobre as relações entre Inconsciente e Educação. Desde 1995, educadores com formação em Pedagogia, Psicologia, Psicanálise, Educação Física, Filosofia e Teologia formam o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Produção em Psicanálise e Educação - NEPPE/ESPI. Eles se reúnem regularmente para discutir as tensões entre a formação educativa, orientada para sujeitos conscientes, e o inconsciente, que nos coloca em situações nas quais as pretensões de controle consciente nos escapam. Pelo viés psicanalítico, as inter-relações entre a curiosidade intelectual e a vida sexual ou entre a atividade educativa e a capacidade sublimatória são discutidas pelo grupo.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-476-8
DOI: 10.24824/978858042476.8
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 192
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:

INCONSCIENTE E EDUCAÇÃO

Jacques Pain

Psicólogo, mestre e doutor em Ciências da Educação (Paris X), é professor emérito da Universidade de Paris X, no Département des Sciences de l’Éducation, sendo o fundador do setor “Crise, École, Terrains Sensibles”. Foi discípulo direto de Fernand Oury, com quem trabalhou pela difusão da Pedagogia Institucional, sobretudo através de várias obras publicadas pelas Éditions Matrice (França), como “Chronique de L'école caserne” (1972 [com Fernand Oury]), “L’école et ses violences” (2006) e “La pédagogie institutionnelle de Fernand Oury” (2009). 

 

Fernando Cézar Bezerra de Andrade

Graduado em Psicologia, Filosofia e Letras, é mestre e doutor em Educação (UFPB). Foi bolsista Capes em doutorado sanduíche na Universidade de Paris X, sob a orientação de Jacques Pain. É professor do Departamento de Fundamentação da Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Centro de Educação) e em Direitos Humanos (Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes) da UFPB. É psicanalista da Sociedade Psicanalítica da Paraíba, filiada ao Círculo Brasileiro de Psicanálise, e membro do Neppe desde sua fundação. 

 

Ivone de Barros Vita

Pedagoga e Psicóloga. Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidad Pontificia de Salamanca. Professora titular (aposentada) da Universidade Federal da Paraíba. Ex-membro do Círculo Psicanalítico de Pernambuco; Ex-membro e Secretária do Círculo Brasileiro de Psicanálise; Sócia Fundadora e ex-presidente da Sociedade de Psicanálise da Paraíba - SPP; Sócia Fundadora e Presidente do Espaço Psicanalítico: Estudos, Clínica e Consultoria – EPSI. Estudiosa, principalmente, dos seguintes temas: psicanálise, psicanálise e educação, psicologia, psicanálise familiar e psicanálise infantil. 

 

Iraquitan de Oliveira Caminha

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Graduado em Psicologia nos Institutos Paraibanos de Educação (1990). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1995). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain (2001). Defendeu tese sobre o problema da percepção na filosofia de Merleau-Ponty. Atualmente, é professor-pesquisador do Departamento de Educação Física, do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba. Líder do grupo de pesquisa Laisthesis – Laboratório de Estudos sobre Corpo, Estética e Sociedade e do grupo de estudos de Filosofia da Percepção. Membro do Laboratório de Psicopatologia do EPSI – LABORE e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Educação do EPSI NEPPE. Autor do livro O distante-próximo e o próximo-distante: corpo e percepção na filosofia de Merleau-Ponty e de vários artigos e capítulos de livros sobre Corpo, Ética, Educação Física, Esporte, Filosofia, Educação e Psicanálise. 

 

Graça Bandeira

Pedagoga com mestrado em Educação (UFPB); psicanalista com especialização em Teoria e Prática Psicanalítica (Epsi); professora do curso de Pedagogia – Modalidade a Distância/UFPB; coordenadora da Consultoria Reviver/Epsi; membro do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise e Educação (Neppe)/Epsi; membro do Núcleo de Criança e Adolescente/Epsi. Foi assessora técnica do Ministério da Educação/Banco Mundial (1999-2002); poeta com publicações em antologias estadual e nacional (2008-2011). 

 

Pierre Normando Gomes da Silva

Nascido em 1966, licenciado em Educação Física pelo Centro de Ensino de João Pessoa – Unipê (1989), bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico Cultural de Ensino – Faculdade de Teologia Avançada de São Paulo (1991), licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (1993), mestre em Educação pela UFPB (1998), mestre em Teologia pela Faculdade de Ciências Teológicas do Rio de Janeiro (1996) e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é professor associado da UFPB/CCS/Departamento de Educação Física, e professor no Programa de Pós-Graduação em Educação Física Associado UPE/UFPB, linha de pesquisa Prática Pedagógica e Formação Profissional; professor no Programa de Pós-Graduação em Educação – UFPB, na linha de pesquisa Processos Ensino Aprendizagem; líder do Gepec – Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação – CNPq/CCS/UFPB e membro do Núcleo de Pesquisa em Educação e Psicanálise – Epsi. Desenvolve ensino, pesquisa e extensão na área de Educação Física, na linha de pesquisa Pedagogia da Corporeidade, com projetos relacionados à linguagem do movimento, o jogo em sua complexidade, metodologias de ensino, saberes docentes e saúde integrativa. Pelo paradigma da corporeidade, atua na interface: educação, teologia e saúde. Persegue os valores da verdade, amorosidade, justiça e ludicidade. 

 

Edmilson Pereira Jurema

Professor da rede pública de ensino do estado da Paraíba. Professor de Educação Física no Ensino Fundamental e Médio na cidade de Itabaiana – PB. Atua no Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, na cidade de Itabaiana, como professor de Educação Física.


Edna Cunha

Graduada em Pedagogia, mestre em Educação (UFPB). Professora aposentada da UFPB. Atualmente professora pesquisadora da UFPB Virtual, no Curso de Ciências Naturais, da Disciplina Escola, Família e Sociedade. Membro do Neppe há mais de dez anos.

 

Marta Helena Burity Serpa

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande, com estágio doutoral na Universidade Paris-Ouest Nanterre/la Defence – Paris X (bolsista da Capes); mestre em Psicologia Social pela UFPB. É professora adjunta da UFCG (Educação Especial). Vice-coordenadora do Observatório Nacional de Educação Especial-Paraíba/UFSCar/Capes. Possui licenciatura e formação de psicólogo. Tem curso em Psicopatologia da Criança na França e foi professora de autistas também na França. Realizou estágios em instituições francesas de Educação Especial. Foi diretora de uma escola inclusiva (autistas e outros) nos anos 1990 (instituição privada pioneira em João Pessoa, PB). Coordena projetos na UFCG. Foi professora convidada do governo francês para proferir palestras na Universidade Sorbonne; na Universidade Paris X e no Congresso Internacional de Autismo. Possui inúmeras publicações nacionais e internacionais nas áreas de deficiência e educação inclusiva.

 

Adir Luiz Ferreira

Gaúcho de Porto Alegre. Bacharel e licenciado em História, mestre em Ciência Política, na UFRGS. Doutorado em Ciência Política pelo Institut des Hautes Études en Amérique Latine da Université de la Sorbonne Nouvelle (Paris III). Pós-doutorado em Educação no Canadá, no Centre Interdisciplinaire de Recherches sur l’Apprentissage et Développement del’Éducation, da Uquam (Université du Québec à Montréal). Trabalha na UFRN, no Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação. É professor associado IV e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação. Desenvolve pesquisas sobre o cotidiano escolar e temáticas como as relações entre socialização, ensino-aprendizagem e vida de estudantes e práticas de professores. Coordena a base de pesquisa “Epistemologia e Ensino-Aprendizagem: Escola e Socialização”. Publicações: O cotidiano escolar e as práticas docentes (Natal: EDUFRN, 2000), L’éducation à la citoyenneté démocratique: représentations et questions sociopsychologiques (Montréal: Logiques, 2001), Havia uma sociologia no meio da escola (Natal: EDUFRN, 2004), Entre flores e muros: narrativas e vivências escolares (Porto Alegre: Sulina, 2006), A escola socializadora: além do currículo tradicional (Natal: EDUFRN, 2009). Áreas de interesse: metodologias qualitativas na pesquisa educacional, sociologia da educação, vida de estudantes e de professores no cotidiano escolar.