Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1075-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-1076-9
DOI: 10.24824/978652511075.2
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 224
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ANA LORENA BRUEL
Possui graduação em Pedagogia (1995) e mestrado em Educação (2003) pela Universidade Federal do Paraná, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014) e pós-doutorado na Université de Bordeaux (France). É professora do magistério superior na Universidade Federal do Paraná desde 2012, vinculada ao Departamento de Planejamento e Administração Escolar e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Atuou como professora e pedagoga na Educação Básica de 1992 a 2011. Desenvolve pesquisas na área de Políticas Educacionais, com temas como: políticas públicas para a educação, educação e desigualdades, distribuição de oportunidades educacionais.
BRUNO ANTONIO PICOLI
É doutor em Educação, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul e autor de Contraeducação Histórica: a Diagonal do Agora e a Utopia Negativa (EdiPUCRS, 2021).
CAROLINE RAMOS LOPES
É graduada em Pedagogia (2019) pela Universidade Estadual do Paraná. Atuou como atendente infantil na rede particular de ensino (2013-2016) e na rede pública (2016-2021). Atualmente é educadora infantil na secretária de educação e cultura do município de Matinhos. Também é discente do curso de especialização em questão social pela perspectiva interdisciplinar na Universidade Federal do Paraná. Concluiu o curso preparatório para mestrado “projeto Curso Pré-Pós” da Universidade Federal do Paraná (2020). É uma incentivadora da educação e cultura local por meio do esporte com o projeto “Diário de Board” no YouTube (2016-atualmente).
CRISTINA CARDOSO
Graduada em Pedagogia (1991). Mestrado (2007) e doutorado (2015) em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, na área de concentração Educação. Entre 2013/2014 esteve em estágio de doutorado sanduiche na Université de Limoges- França. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Estadual Paraná-UNESPAR onde atua no Grupo de pesquisa Margem e no Grupo de Pesquisa Universidade Escola na Universidade Federal do Paraná-Litoral. Atua no Grupo de pesquisa de Financiamento e Trabalho docente na Universidade Federal do Paraná vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Políticas Educacionais (NUPE), onde também já atuou como professora. É professora do curso de Pedagogia na UNESPAR. Foi professora das séries iniciais em escolas públicas e particulares (1986-1993). Foi Pedagoga na rede estadual do Paraná nas séries finais do ensino fundamental e do Ensino Médio (1994-2018) e pedagoga também na rede municipal do município de Araucária nas séries iniciais (1996-2008). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e Organização do Trabalho Pedagógico.
FEDERICO JOSÉ ALVEZ CAVANNA
Professor de História pelo Instituto de Professores Artigas (Montevideo, 2001), mestre em educação pela UEPG (2009) e doutor em História pela UFPR (2013). Professor na UNESPAR-campus de Paranaguá e nos Programas de Pós-Graduação de ProfHistória e História Pública da Unespar. É um dos líderes do Grupo de Pesquisa Margem.
GREICIANE FARIAS DA SILVA
Greiciane Farias da Silva é Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Paraná (2019) e Especialista em História e Cultura Afro-brasileira pela Faculdade São Luís (2021). Atualmente é aluna do Curso de Mestrado em História Pública, também da Universidade Estadual do Paraná, e Professora de Educação Infantil na Prefeitura de Campo Mourão – PR desde 2016.
HENRIQUE KLENK
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Catolica do Paraná (2009) com estágio em Mobilité à l’université de Fribourg – Université de Fribourg – Suisse (2008), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Catolica do Paraná (2012) e Doutorado sanduíche em Educação pela mesma instituição com estágio de pesquisa no Institut Catholique de Paris – France (2014-2015). É professor do colegiado de Pedagogia da Unespar-Paranaguá. É membro do Grupo Margem e coordenador do projeto de extensão “Memórias da pandemia: O Covid-19 na vida de estudantes e professores do litoral paranaense”.
JOÃO GUILHERME DE SOUZA CORRÊA
Professor de Sociologia da Educação no Colegiado de Pedagogia da UNESPAR – Paranaguá, Graduado em Ciências Sociais (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Marília). É um dos líderes do Grupo Margem.
JULIANO PEROZA
É graduado em Filosofia pela Universidade São Francisco (2001). Mestre (2009) e Doutor em Educação (2014) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atualmente é professor de Filosofia e Ética no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Campus Irati. Suas pesquisas giram em torno dos temas da Educação, Paulo Freire, Pensamento Utópico e Ideologia Neoliberal.
LUANA CARLA BERNARDO
Graduada em Logística pela Faculdade de Tecnologia FAESA (2014) em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (2021) e pós-graduada em Gestão Escolar pela Universidade Positivo (2020).
MÁRCIA BAIERSDORF
É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1998), mestre (2007) e doutora (2017) pela mesma universidade. Membro do grupo de pesquisa Observatório de Culturas e Processos Político-pedagógicos (OCUPP). Professora do Magistério Superior vinculada ao Setor de Educação da UFPR. Professora e pedagoga na rede pública de educação básica, entre 2000 e 2012. Desenvolve pesquisa em escola segundo abordagem participante no/do cotidiano. Na extensão desenvolve pesquisa-ação com a escola e com crianças, sob a influência dos pressupostos da educação popular. Entre as temáticas de estudo: experiência educativa, tempos, espaços e sujeitos; infâncias no ensino fundamental; produção didática; mediação pedagógica; política cultural das escolas.
PATRÍCIA VIEIRA TRÓPIA
É graduada em Pedagogia, Mestre em Ciência Política e Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp. Tem pós-doutorado pela Université Lumière Lyon II. É docente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia. Preside a Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (2020-2021). É autora do livro Força Sindical: política e ideologia no sindicalismo Brasileiro, publicado em 2009 pela editora Expressão Popular. É co-autora do livro As bases sociais das novas centrais sindicais brasileiras, publicado em 2015.