Autores: Francisco Ari de Andrade - Jean Mac Cole Tavares Santos
A decadência ideológica decorre do pensamento pós-moderno hegemônico nas múltiplas determinações da sociabilidade. A degenerescência do papel histórico da educação escolar e a fragilidade dos princípios que a orientam, denominado de “recuo da teoria”, conjugada às dificuldades estruturais do sistema educacional, em geral, não produzem apenas pessimismo pedagógico, e sim, caos à formação cultural e intelectual das gerações. Memorando Gramsci, poderíamos dizer que vivemos em plena atitude de renúncia à educação das gerações, numa impressão de que as gerações mais velhas renunciaram ao papel de educar as gerações jovens, e estas cometem o mesmo erro. O fracasso gritante das velhas gerações se reproduz tal e qual na geração que agora parece dominar.
Fica claro, então, que ao mesmo tempo em que se faz necessária a crítica do real (do reducionismo da atividade educativa, da fragmentação e do relativismo do conhecimento objetivo, do subjetivismo que engrandece a experiência do indivíduo), cabe, em igual proporção, o esforço na formulação de uma teoria pedagógica que supere o esvaziamento do papel da educação escolar.
Gestine Cássia Trindade
UFSCAR
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-504-8
DOI: 10.24824/978858042504.8
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 196
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Elione Maria Nogueira Diógenes
Professora da Universidade Federal de Alagoas. Tem formação em História, mestrado em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão. É líder do GEPE (Grupo de Pesquisa sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira).
Roseane Maria de Amorim
Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em História pela Universidade Católica de Pernambuco. Atualmente é professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Francisco Ari de Andrade
Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (Mestrado e Doutorado) PPGE-FACED-UFC. Professor permanente do Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas - MAAP, da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Educação Brasileira. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação do Ceará - GEPHEC. Desenvolve pesquisa sobre Instituição e Cultura Escolar.
Margareth Maria de Melo
Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Nordeste (1988) e mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora da Universidade Estadual da Paraíba.
Cristiane Maria Nepomuceno
Graduada em Ciências Sociais - Habilitação Antropologia - pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Economia pela Universidade Federal da Paraíba e Doutora em Ciências Sociais. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/Campus I - Campina Grande). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEAB-Í).
Normandia de Farias Mesquita Medeiros
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora adjunta II da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Integra (vice-líder), o grupo de pesquisa em formação e profissionalização do professor.
Adriana Valéria Santos Diniz
Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba. Exerceu o cargo de Secretária Adjunta de Educação e Cultura do Estado do RN. Doutora em Educação (Universidade de Valencia/ Espanha, reconhecido no Brasil pela UFC. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba e em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de João Pessoa.
Jean Mac Cole Tavares Santos
Graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em teoria e metodologia da História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com estágio doutoral na Universidade de Valência (UV - Valência, Espanha). É professor do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Acadêmico em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Participa do projeto de extensão Laboratório de Estudos e Pesquisas em Paulo Freire e Educação Popular (LEFREIRE) na UERN. Tutor do PET Pedagogia UERN, desde dezembro de 2010.
Maria Antônia Teixeira da Costa
Pedagoga com habilitação em Orientação Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora, nível Adjunto, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN, onde coordena o Grupo de Pesquisa Formação e Profissionalização do Professor.
Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro
Graduada em História pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, membro dos Grupos de Pesquisa em Alfabetização e Letramento e Psicologia e Educação Inclusão. É professora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e vinculada ao Programa Interinstitucional de Doutorado em Ciências da Saúde (DINTER), Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Patrícia Cristina de Aragão Araújo
Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba e Graduada em História pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Economia Rural [Campina Grande] pela Universidade Federal da Paraíba e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual da Paraíba. É Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indigena Neabí - UEPB, membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos Comunitários da Infância e Juventude, membro do Núcleo de Estudos Rurais. Sócio da Abpn, Anped, Anpuh e Sociedade Brasileira de História da Educação.
Giovana Carla Cardoso Amorim
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora adjunta II da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Faculdade de Educação (FE) atuando na área da Educação Infantil.
Hostina Maria Ferreira do Nascimento
Professora do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, graduada em pedagogia e doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011).
Francisco das Chagas de Loiola Sousa
Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará, mestre e doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande.
Verônica Maria de Araújo Pontes
Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho-Portugal, com graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. É chefe do departamento de Educação da UERN, avaliadora das condições de ensino superior do Ministério da Educação e do Desporto e consultora ad hoc da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e da Revista Linha Mestra.
Gestine Cássia Trindade
Graduada em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim e mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Atualmente, dedica-se exclusivamente ao doutoramento em Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de São Carlos, com bolsa CAPES. Desenvolveu estágio de pesquisa na Itália, no Dipartimento di Scienze Umanistiche da Università degli Studi di Cassino (cidade de Cassino) e na Biblioteca Nazionale Centrale (cidade de Roma).