Capa do livro: CONVIVENDO COM A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL:<BR> percursos de cuidado e educação nas redes parental e social de apoio <br><br>Coleção Vida em Família, Educação e Cuidado - Volume 21

CONVIVENDO COM A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL:
percursos de cuidado e educação nas redes parental e social de apoio

Coleção Vida em Família, Educação e Cuidado - Volume 21

Autores: Cláudia Paranhos Portela

As famílias contemporâneas têm sido lugar e motivo de muitas reflexões nas mais distintas áreas do conhecimento. A pesquisa desenvolvida por Cláudia Paranhos reforça a importância de olhar para o que se processa no interior da família. Este diferencial amplia qualitativamente o trabalho na medida em que a escolha metodológica da pesquisa é de se debruçar não apenas nos percursos institucionais ou institucionalizados do cuidado, da proteção e da inclusão, mas, antes, estudar a forma como as famílias se organizam, escolhem, refletem, excluem e “fabricam” os projetos de educar e socializar os(as) filhos(as) com deficiência. As análises da autora são muito atentas, dando conta de uma complexidade de afetos, emoções, desafios e projetos em famílias com presença de uma pessoa com deficiência intelectual. A partir de entrevistas minuciosas e observação do cotidiano das pessoas, a autora passeia entre as inseguranças no processo de cuidar, educar e socializar diante da peculiaridade da síndrome de down. A delicadeza do estudo está no fino aprofundamento que enfoca a deficiência intelectual como inscrita no dinamismo do coletivo: as redes de apoio parental e social como um longo caminho de construção de processos educativos. O tema convoca outras discussões, em particular aquela sobre a escola inclusiva e a emergência desta nos meios educacionais.

Lívia Fialho Costa
Doutora em Antropologia (École des Hautes Études em Sciences sociales, Paris). Realizou pós-doutorado em Educação (Université Paris 13-França). Professora do Departamento de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (Campus 1), da Universidade do Estado da Bahia-Uneb e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea (Ucsal).

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0855-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-0854-4
DOI: 10.24824/978652510855.1
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 262
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

CONVIVENDO COM A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL:<BR> percursos de cuidado e educação nas redes parental e social de apoio <br><br>Coleção Vida em Família, Educação e Cuidado - Volume 21
CLÁUDIA PARANHOS PORTELA
Pós-doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFBA). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Doutorado sanduíche pela Universidade de Lisboa (UL/PT). Mestrado em Educação Especial (CELAEE/Cuba/UEFS). Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação (GESTEC/ UNEB). Líder do Grupo de Pesquisa Educação Inclusiva e Diversidade (EDUCID).