Capa do livro: AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE QUÍMICA:<br> reflexões para as atuais práticas educativas

AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE QUÍMICA:
reflexões para as atuais práticas educativas

Autores: Mateus José dos Santos - Rita Márcia Andrade Vaz de Mello - Vinícius Catão

A presente obra aborda a avaliação na formação dos professores de Química na Universidade Federal de Viçosa (MG). Buscou-se, por meio desta escrita, tecer reflexões acerca da avaliação na formação inicial de professores e de que modo as práticas instituídas nos centros de formação de professores contribuem para uma formação em avaliação efetiva com vistas a uma educação mais humana e emancipadora. As percepções dos sujeitos entrevistados enriqueceram a construção desta investigação, possibilitando discutir implicações para as práticas de ensino de Ciências e Química.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1200-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-1201-5
DOI: 10.24824/978652511200.8
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 112
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE QUÍMICA:<br> reflexões para as atuais práticas educativas
MATEUS JOSÉ DOS SANTOS
Especialista em Docência na Educação Básica pelo IFMG – Campus Avançado Arcos (2019). e em Ensino de Química pela Universidade Cândido Mendes (2019). Licenciado em Química pela Universidade Federal de Viçosa (2018). Participou do programa Ciências sem Fronteiras, fomentado pela CAPES, realizando suas atividades no Collège communautaire du Nouveau-Brunswick – Campus Bathurst e no Cégep de Sherbrooke, ambos no Canadá (2013-2015). Participou do programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Foi assessor de relacionamentos do projeto Embaixadores-UFV e colaborador de Expansão da ONG Rede CsF e cofundador do Núcleo Viçosa da Rede CsF/Em Rede. Atualmente é professor de Química da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEE/MG). Além disso, é Mestre em Educação pela Universidade de Viçosa e integrante do GEPPFOR – Grupo de Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação. Tem interesse pela Educação em Ciências e Educação Química com ênfase na formação de professores, metodologias de ensino e aprendizagem de Ciências, Ensino de Ciências por Investigação, pensamento crítico e reflexivo e práticas avaliativas em Química.  

RITA MÁRCIA ANDRADE VAZ DE MELLO
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (MG), Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa, Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Université Paris Descartes (Sorbonne). Já foi Presidente da Comissão de Pesquisa do Departamento de Educação e membro do CONSU. Atuou como Coordenadora geral dos Cursos Lato Sensu da Universidade Federal de Viçosa/Programa Nacional de Escola e Gestores. Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, formação de professores, avaliação e políticas públicas educacionais. Autora de artigos, livros e capítulos de Livros Nacionais e Internacionais.

VINÍCIUS CATÃO
Licenciado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Educação Inclusiva pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (MG), mestre e doutor em Educação (Ensino de Ciências) pela Faculdade de Educação da UFMG, tendo realizado estágio de pós-doutorado na Faculdade de Educação da USP em parceria com o Centro de Formação de Escola António Sérgio (Portugal). Professor Adjunto no Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa, setor de Educação Química. Possui experiências profissionais com temas relacionados ao ensino de Ciências/Química, espaços não formais de educação, formação inicial e continuada de professores, inclusão de surdos, educação bilíngue para surdos e diversidade na escola, com trabalhos voltadas à educação sociocientífica, educação e cidadania, História da Ciência aplicada ao ensino, alfabetização científica e processos de ensino e aprendizagem em contextos inclusivos.