Capa do livro: FALANDO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES NA EDUCAÇÃO:<br>vamos nos permitir?

FALANDO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES NA EDUCAÇÃO:
vamos nos permitir?

Autores: Arilda Ines Miranda Ribeiro - Vagner Matias do Prado

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Sinopse

É possível dialogar com a sexualidade humana a partir do viés educacional? Quais os efeitos históricos, sociais e políticos das práticas escolares na vida dos sujeitos? É possível falar em direitos quando lidamos com a sexualidade? Afinal, o que é a sexualidade? O livro Falando sobre gênero e sexualidades na educação: vamos nos permitir? é uma coletânea de artigos oriundos de pesquisas de mestrado defendidas em programas de pós-graduação de duas instituições públicas do estado de São Paulo. Alguns estudos contaram com o apoio da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Os textos partem de diferentes perspectivas teóricas e fomentam debates acerca das relações sociais de gênero em suas interlocuções com os processos de formação educacionais. Problematizam a construção de representações hegemônicas de masculinidade, feminilidade e sexualidade, bem como o processo de estigmatização e discriminação contra gêneros e sexualidades consideradas pelo social como dissidentes. Promovem reflexões sobre o processo de feminilização docente e a contribuição das mulheres para a educação no Brasil, bem como as intersecções entre gênero e religião, e dialogam com a educação sexual e direitos reprodutivos enquanto questões a serem consideradas na área educacional. O livro propõe um convite ao diálogo sobre o processo de formação humana e os marcadores sociais de gênero, sexualidade, raça/etnia, geração, religião, classe social etc. Por isso, lançamos a pergunta aos educadore/as, professores/as, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais interessados nas temáticas do gênero e sexualidade: vamos nos permitir?

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-502-4
DOI: 10.24824/978858042502.4
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 146
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

FALANDO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES NA EDUCAÇÃO:<br>vamos nos permitir?

Autores

Arilda Ines Miranda Ribeiro

Professora Titular e Livre-Docente em História da Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Presidente Prudente - SP; Professora do Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação da mesma instituição. Coordenadora do Núcleo de Diversidade Sexual na Educação (NUDISE) e do Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura, Memória e Arte (GPECUMA). Autora de obras como: A Educação Feminina durante o século XIX: o colégio Florence de Campinas (1863-1889), da Área de Publicações do Centro de Memória da UNICAMP.

 

Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi

Professor Titular em Educação de Jovens e Adultos e Livre-Docente em Pesquisa em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Presidente Prudente - SP; Professor do Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação da mesma instituição. Autor de diversos artigos e livros na área, entre os quais: Uma outra escola é possível!, pela Editora Mercado das Letras.

 

Elizabeth Angela dos Santos

Pedagoga e Mestre em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Presidente Prudente - SP; atualmente é professora interina do Departamento de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Juara - MT. Desenvolve pesquisas e estudos na área de sexualidade, gênero e educação feminina.

 

Iranilde Ferreira Miguel

Supervisora de Ensino da Rede Pública Estadual da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP). Ministrou aulas no Instituto Superior de Educação de Junqueirópolis - SP (UNIALPA) no período de 2008-2010, e no curso de Pós-Graduação em Educação no Instituto Superior de Educação de Junqueirópolis - SP (2011). É graduada em História e Pedagogia e Mestre em Educação pela FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente - SP.

 

Jorge Luís Mazzeo Mariano

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Presidente Prudente-SP. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É membro dos grupos de pesquisa: Núcleo de Diversi¬dade Sexual na Educação (NUDISE) e do Grupo de Pesquisa em Educação, Memória, Cultura e Arte (GPECUMA), ambos na FCT/ UNESP, campus de Presidente Prudente - SP; e Informação e Memória, na UFSCar. Atualmente cursa o Doutorado em Educação na FCT/UNESP (Presidente Prudente - SP) e a Graduação em História, na Universidade de São Paulo (USP).

 

Keith Daiani da Silva Braga

Graduada em Pedagogia  pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Presidente Prudente - SP; Mestranda em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, campus de Presidente Prudente - SP. É membro do Núcleo de Diversidade Sexual na Educação (NUDISE) na FCT/UNESP.


Luciana Cristine Fazano

Psicóloga pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Assis - SP; Especialista em Magistério no Ensino Superior pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Mestranda em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, campus de Presidente Prudente - SP. É membro do Núcleo de Diversidade Sexual na Educação (NUDISE) na FCT/UNESP.

 

Maria de Fátima Salum Moreira

Professora do Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). É doutora em História Social pela FFLCH -USP, participa do  Grupo de Pesquisa Estudos de Gênero, Educação e Cultura Sexual (EDGES / FEUSP ) e é  vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Núcleo de Diversidade Sexual na Educação (NUDISE / FCT - UNESP). Autora de vários artigos sobre educação, gênero e sexualidade e da obra:  Ferroviários, trabalho e poder, pela Editora da UNESP.


Maytê Gouvêa Coleto

Psicóloga pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Assis - SP; Especialista em Psicologia aplicada à Educação pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, campus de Presidente Prudente - SP. É membro do Núcleo de Diversidade Sexual na Educação (NUDISE) na FCT/UNESP.

 

Selma Alves de Freitas Martin

Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), especialista em Educação em Saúde Pública pela UNAERP de Ribeirão Preto - SP e Mestre em Educação pela FCT/UNESP. Atua na Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente como Educadora de Saúde Pública. É coordenadora do Grupo Gestor Municipal do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas dos Ministérios da Saúde e da Educação.

 

Taluana Laiz Martins Torres

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP),  campus de Presidente Prudente - SP; Mestre e Doutoranda em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, campus de Presidente Prudente - SP. É membro do Núcleo de Diversidade Sexual na Educação (NUDISE) na FCT/UNESP.

 

Vagner Matias do Prado

Bacharel em Educação Física pelo Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Rio Claro - SP; Mestre e Doutorando em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, campus de Presidente Prudente - SP. É membro do Núcleo de Diversidade Sexual na Educação (NUDISE) na FCT/UNESP.