ORGANIZADORAS
GRAZIELA SCHEFFER
Assistente Social, Professora Adjunta da Faculdade de Serviço Social (UERJ), Doutora em Política Social e Serviço Social (UFRJ), Especialista em Saúde Mental Coletiva (ESP/RS). Pesquisadora do Centro de Estudos Octavio Ianni (UERJ); Coordenadora do Grupo Estudos de Paulo Freire (UERJ). Tem experiência na área de Serviço Social e Saúde mental, desenvolvendo pesquisas em Fundamentos históricos do Serviço Social e trabalho profissional na saúde mental. Autora de livros e artigos nesses temas.
THAISA TEIXEIRA CLOSS
Assistente Social, mestre e doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), especialista em Residência Integrada em Saúde/Atenção Básica pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP/RS). Professora adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando no curso de graduação em Serviço Social e no Programa de pós-graduação em Política Social e Serviço Social. Tem experiência na área de Serviço Social, Saúde e Assistência Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos do Serviço Social, Formação e Trabalho Profissional, Residência Multiprofissional em Saúde. Autora de livros e artigos nesses temas.
INEZ ZACARIAS
Assistente Social mestre e doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. especialização em Saúde da Família e Comunidade pelo Programa de Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição e graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência profissional na área da Saúde, Assistência Social e docência em Serviço Social. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Serviço Social da UFSC. Principais temas de estudo: Formação Profissional, Trabalho e Processos de Trabalho em Serviço Social, Método em Marx e Fundamentos do Serviço Social. Autora livros e artigo nesses temas.
AUTORES/AS
ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Assistente Social, Mestre em Serviço Social e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Docente do Departamento de Serviço Social, do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB e Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da mesma universidade. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais. (João Pessoa-PB, Brasil).
ANA PAULA PROCOPIO DA SILVA
Assistente social, psicóloga, doutora em Serviço Social (UFRJ), professora adjunta da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FSS/UERJ, coordenadora do Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos e Afro-americanos – PROAFRO/UERJ.
ANDRESSA MOURA SANTOS
Graduanda em Serviço Social na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Estagiária do CAPS – UERJ, integrante do Grupo de Estudos Paulo Freire.
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CARLOS FELIPE NUNES MOREIRA
Professor na Faculdade de Serviço Social da UERJ. Graduado em Serviço Social pela UERJ (2006), Mestre (2010) e Doutor (2018) em Serviço Social pela UERJ. Pesquisador no Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Serviço Social na Área da Educação (GEPESSE), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Co-coordenador do Núcleo de Sistematização de Experiências no Campo das Políticas Públicas (NSEPP), da Faculdade de Serviço Social da UERJ. Trabalhou como Assistente Social na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, no Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas (PROINAPE), da Secretaria de Educação, de 2007 a 2015. Integrante da diretoria do CRESS-RJ nas gestões 2011/2014 e 2014/2017.
DANIELE BATISTA BRANDT
Graduação, mestrado e doutorado em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social (FSS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), além de especialização em Política e Planejamento Urbano pelo Instituto de Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Gênero e Sexualidade pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da UERJ. Atua como professora do Departamento de Fundamentos Teórico-Práticos do Serviço Social na FSS/UERJ e como assistente social no Hospital do Câncer III (HCIII) do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Atuou como assistente social na Rede de Proteção ao Educando (RPE) de 2007 a 2008 e no Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas (PROINAPE) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (PCRJ) de 2009 a 2011.
DOMÊNICA BORGES SILVA
Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social (FSS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atualmente é membro do Grupo Estudos de Paulo Freire (UERJ).
EBLIN FARAGE
Assistente social, mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação da UFRJ e doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação da UERJ. Professora da Escola de Serviço Social da UFF, membro do Programa de pós-graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional da UFF, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Favelas e Espaços Populares (NEPFE).
GRACYELLE COSTA FERREIRA
Professora na Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora e Mestre em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) com período sanduíche na University of Texas at Austin (Estados Unidos). Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
JESSICA FLORES MIZOGUCHI
Graduanda em Serviço Social na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista de Iniciação Científica CNPq na pesquisa Fundamentos e Memória Histórica do Serviço Social: Particularidades da Profissão no Rio Grande do Sul, sob a orientação da Professora Dra. Thaisa Teixeira Closs.
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LETICIA ARANCIBIA MARTÍNEZ
Trabajadora social, Doctora en Sociología por la Université catholique de Louvain, Bélgica. Profesora de la Escuela de Trabajo Social de la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso. Integrante del Núcleo de estudio de los Imaginarios Sociales y Política – Valparaíso y de diversos grupos de Trabajo social y de investigación interdisciplinaria en Chile, Europa y Latinoamérica. Ha realizado investigaciones sobre Imaginarios sociales, política y memoria en el marco de las relaciones de poder en la Educación y en el Trabajo Social. Ha investigado el conflicto, la política y la ciudadanía en la escuela; ha abordado el Movimiento estudiantil chileno y ha analizado la escuela y los conflictos socioambientales desde la Biopolítica. Ha coordinado la investigación sobre la producción y circulación de conocimientos durante la reconceptualización del Trabajo social en Chile en su relación con América Latina.
LILIAN BARBOSA DA COSTA
Graduação em serviço social pela escola de serviço social (ess) da ufrj e especialização em Serviço Social e Saúde pela FSS/UERJ. Atua como assistente social no Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas (PROINAPE) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (PCRJ).
MARIA JOSEFINA BECKER
Assistente Social, graduada e pós-graduada na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi Professora de Teoria de Serviço Social e Coordenadora do Departamento de Estágios na PUCRS. Trabalhou na área dos direitos das crianças e adolescentes: – no Juizado da Infância e Juventude de Porto Alegre; na Fundação Nacional do Bem-estar do Menor em Brasília, onde exerceu a função de Assessora Parlamentar dos Direitos da Criança na Assembleia Nacional Constituinte; como consultora sobre os direitos das crianças e adolescentes, no UNICEF e outros organismos nacionais e internacionais.
MARIA LÚCIA DURIGUETTO
Assistente Social, Mestrado e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professora Titular da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pós-doutorado pela Universidade da Calábria – Itália. Membro do Grupo de Pesquisa “Serviço Social, Movimentos Sociais e Políticas Públicas” (FSS/PPGSS-UFJF); Bolsista CNPQ.
MARIA ROSÂNGELA BATISTONI
Assistente Social, Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-Doutora pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Docente aposentada da Universidade Federal de São Paulo – docente do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Políticas Sociais/UNIFESP.
MIQUEL ÀNGEL OLIVER PERELLÓ
Trabajador Social, profesor en los estudios de Grado en Trabajo Social de la Universitat de les Illes Balears (UIB-España). Grupo de investigación “Desigualdades, Género y Políticas Públicas” – UIB.
PAMELA SOTO GARCÍA
Investigadora Emergente, Línea “Ciudadanía y Educación” Centro de Investigación en Educación Inclusiva SCIA-ANID CIE 160009. Filósofa, Doctora en Filosofía por la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (PUCV). Ejerció como Subdirectora del Área de Educación de la Corporación Municipal de Valparaíso para el Desarrollo Social (2017-2020), como académica ha realizado docencia de pre-grado en el Instituto de Filosofía, en la Escuela de Educación y en la Escuela de Trabajo Social de la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, y docencia de postgrado en el Instituto de Filosofía de la PUCV y en el Magister en Filosofía de la Universidad de Valparaíso, siendo una de las académicas de la Cátedra “Filósofas Iberoamericanas”. Es investigadora colaboradora del Centro de Pensamiento Iberoamericano (CEPIB) de la Universidad de Valparaíso, y coordinadora del Simposio “Filosofía escrita por mujeres, feminismo y género”, que se presentará el año 2021 en el Congreso de la Asociación Chilena de Filosofía (ACHIF). Especialista en la filosofía de María Zambrano e investigadora de las dinámicas de relación democrática y sus efectos en la escuela. Ha sido investigadora sobre Memoria del Trabajo social en la investigación sobre la producción y circulación de conocimientos durante la reconceptualización del Trabajo social en Chile en su relación con América.
PAULA BONFIM
Assistente Social, mestre e doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora adjunta da FSS da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenadora do “Núcleo de Estudos e Pesquisa: ser social e dimensões do exercício profissional”. Investiga a temática dos fundamentos do Serviço Social, com ênfase na ética profissional. É autora dos livros “A cultura do voluntariado no Brasil” (Cortez) e “Conservadorismo moral e Serviço Social” (Lumen Juris).
PRISCILA FURTADO DA SILVA
possui graduação em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social (FSS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como assistente social no Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas (PROINAPE) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (PCRJ).
ROSANA MATOS-SILVEIRA
Assistente Social (PUC/Belo Horizonte) e Doutora em Antropologia Social e Cultural (UGR, España). Pesquisadora do Grupo de Investigación en Trabajo Social SEPISE – Universidade de Granada, Espanha.
SUSANA MARIA MAIA
Assistente Social, Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestrado em Serviço pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora Adjunta do Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras, da Universidade Federal Fluminense/Campus de Rio das Ostras (UFF/CURO). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Lutas Sociais e Classes Subalternas e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiro de Rio das Ostras.
VICENTE DE PAULA FALEIROS
Assistente Social, Doutor em Sociologia, Especialista em Planejamento e Gerontologia, Professor Titular Aposentado e Emérito da UnB. Militante dos Direitos Humanos e Poeta. Publicou em 2013 o livro Globalização, Correlação de Forças e Serviço Social; em 2020, pela Editora CRV, o livro Representações sociais do sofrimento psíquico e da atenção nos CAPS e em colaboração com Alecrides Alencar, em 2020, o livro Transmissão Geracional do (des)cuidado e da (des) proteção. Também publicou, em 2021, o livro Cais em Brasília.
VIRGÍNIA ALVES CARRARA
Assistente Social, Professora do Departamento de Serviço Social do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Ouro Preto – ICSA/UFOP, Coordenadora do Núcleo de Extensão e Estudos em Formação e Trabalho em Serviço Social NEESFT/CNPq, Coordenação da Rede Iberoamericana de Investigação em Serviço Social.