Capa do livro: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO E LETIVAS DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA – AS CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NAS CONCEPÇÕES DO PROFESSOR:<br> (des)mistificação e (des)alienação do uso, ensino e aprendizagem da Matemática <br>2ª Edição

PRÁTICAS DE FORMAÇÃO E LETIVAS DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA – AS CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NAS CONCEPÇÕES DO PROFESSOR:
(des)mistificação e (des)alienação do uso, ensino e aprendizagem da Matemática
2ª Edição

Autores: Josimar de Sousa

Formar professores é sempre desafiador. Os caminhos são vários. Compreendê-los se faz necessário. Um deles pode se dar pela compreensão das contribuições didático-pedagógicas da História da Matemática para a formação de professores e práticas letivas no Ensino Básico. Este livro trata deste assunto. O destaque está por conta das possibilidades de desmistificação e desalienação do ensino e aprendizagem da Matemática como um saber pronto oferecido pelo livro de ensino. Tal possibilidade será percebida a partir das concepções dos professores que ensinavam Matemática sem serem licenciados. Cursaram a Licenciatura em Matemática no Projeto de Licenciaturas Parceladas da Universidade do Estado do Mato Grosso – Unemat – Brasil. Por um lado, este trabalho significa um acréscimo também à história de formação de professores e de suas práticas de efetivação neste estado. Por outro lado, significa, também, fortalecer a importância da História da Matemática tanto na formação do professor, como seu uso em sala de aula para ensinar Matemática. Dessa forma, o professor tem aqui outra possibilidade para enxergar melhor seu objeto de trabalho – a Matemática e, assim, poderá planejar seus objetivos para suas aulas de Matemática, à luz da história para compreender melhor os conteúdos matemáticos, desfazendo mitos e, não alienando o aluno pelo ensino centrado em certezas, mas com curiosidade, modo de resolução de problemas, questionamentos acerca de definições prontas nos livros de ensino etc. Foi assim que a Matemática evoluiu. É o que sua história nos revela. O professor do Ensino Básico só tem a ganhar com isto.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1321-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-1322-7
DOI: 10.24824/978652511321.0
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 170
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:2

PRÁTICAS DE FORMAÇÃO E LETIVAS DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA – AS CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NAS CONCEPÇÕES DO PROFESSOR:<br> (des)mistificação e (des)alienação do uso, ensino e aprendizagem da Matemática <br>2ª Edição
JOSIMAR DE SOUSA
Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003); doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009) e pós-doutorado em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa (2014). Atualmente é professor associado doutor da Universidade do Estado do Mato Grosso, onde é diretor da FACET. Tem experiência na área de Formação de professores de Matemática, com ênfase em Pesquisa em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, Práticas de formação de professores de Matemática, Desenvolvimento profissional, Didática da Matemática e Estágio supervisionado. É autor do livro Identidade Profissional do Professor de Matemática da Educação Básica, que resultou de seu pós-doutorado na Universidade de Lisboa. Coordena o Núcleo de Estudo Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. É o representante institucional da Unemat junto ao PPGECEME – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Membro do Conselho Consultivo Internacional do European Journals of Education Studies, Líder do Grupo de Estudo e pesquisa em Educação Matemática: formação de professores e ensino de Matemática – GPEMAT Unemat-Cácrees; membro do Grupo de Pesquisa Observatório do Professor de Ciências e Matemática: ensino/aprendizagem, saberes, profissão e formação – Unemat/IFMT-Cáceres. É coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática – NEPECIM e o projeto de pesquisa As Contribuições da História da Matemática para a Formação de Futuros Professores para o Ensino Básico em Situação de Estágio Supervisionado.