Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1335-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-1336-4
DOI: 10.24824/978652511335.7
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 288
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ACÁCIO T. C. PIEDADE
É bacharel em Composição pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Estudou com Almeida Prado, Damiano Cozzella, Hans-Joachim Koellreutter, entre outros. Após sua formação em composição, pesquisou a música de povos indígenas e concluiu mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, na área de Antropologia. Realizou um estágio pós-doutoral em Musicologia Analítica na Universidade Paris Sorbonne, França, com apoio do CNPq, e um segundo pós-doutorado em Composição e Música Transcultural na Hochschule für Musik Franz Liszt Weimar, Alemanha, com apoio do DAAD. Compositor ativo e premiado, tem obras gravadas e executadas em concertos e festivais nacionais e internacionais. É professor associado na Universidade do Estado de Santa Catarina junto aos cursos de graduação e pós-graduação em música.
CASSIANO BARROS
É bacharel (2001 – Música – Regência e Cravo), mestre (2006) e doutor (2011) em Música pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Dedica-se principalmente ao ensino e à pesquisa, com ênfase nas áreas da Musicologia, História da Teoria Musical (poéticas antigas e retórica musical), Regência e Educação Musical. Atualmente, desenvolve projeto de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC com apoio da Capes. É autor do livro Uma chave para a música do século XVIII, publicado pela Editora Appris em 2019.
CRISTINA MOURA EMBOABA DA COSTA JULIÃO DE CAMARGO
É professora efetiva no Departamento de Música do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC desde 2015 em Regência, Coral e Prática de Conjunto. Seu projeto de pesquisa é sobre a atuação do “Regente na construção da aísthesis musical do educando” e em seu programa de extensão “Engenho Musical” coordena os grupos Madrigal Udesc, Big Band Udesc e coral infantil Viva a Voz. Tem Doutorado e Mestrado em musicologia pela Pós-Graduação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP. Bacharelado em Música com habilitação em Regência pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP. Atuou como regente coral em corais universitários (UNESP – campi de Franca e Jaboticabal, Madrigal ADEMUS/USP), corais de escola, empresas e instituições públicas. É Regente e Docente convidada do Festival Internacional Fiato al Brasile (Itália) desde 2013 em edições anuais.
LOURDES JOSÉLI DA ROCHA SARAIVA
É natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Completou os cursos de Bacharelado e Mestrado em Composição na Universidade do Estado do Rio Grande do Sul – UFRGS sob a orientação de Celso Loureiro Chaves e de Antônio Borges Cunha. Em 2013 completou o Doutorado na Universidade de York, Inglaterra, sob orientação de Thomas Simaku, com bolsa da Fundação CAPES. Foi indicada como melhor compositora ao Prêmio Açorianos de Música 2014, com a peça Retrato Metafísico de Porto Alegre, para violão solo, do CD ‘Porto Alegro’ gravado por Daniel Wolff. Suas obras incluem peças orquestrais, ensemble contemporâneo, peças para voz, e solo para diversos instrumentos as quais tem sido tocadas e gravadas no Brasil, e também no âmbito internacional – Estados Unidos, Peru, Canadá, México, Inglaterra, Suécia, Alemanha e China. No Departamento de Música da UDESC ministra disciplinas na área de Percepção Musical e Composição. Dedica-se à pesquisa em composição, etnomusicologia e em estética.
LUÍS FERNANDO HERING COELHO
É doutor (2009) e mestre (2003) em Antropologia Social pela UFSC e licenciado em Educação Artística/Habilitação em Música pela UDESC (1999). É professor adjunto no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, atuando principalmente no curso de Bacharelado em Música – Ciências Musicais, onde coordena o Laboratório de Etnomusicologia, ao qual está vinculada a Discoteca L. C. Vinholes. O livro Os Músicos Transeuntes: de palavras e coisas em torno de uns Batutas (2013), resultante de sua pesquisa de Doutorado, foi contemplado com o Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música (2012). Atuou como professor nos cursos de graduação em música da UNIVALI (2009-2014) e da UDESC (2011-2014) e como professor convidado no Programa de Pós-Graduação em Música da UDESC (2010-2015). Como músico/violonista participou do Grupo Teatro Jabuti (Florianópolis) de 1999 a 2002 e criou, em 2000, juntamente com a cantora Ive Luna, o grupo Cravo-da-Terra (Florianópolis), de cuja formação participou até 2005.
LUIZ HENRIQUE FIAMINGHI
É professor Associado da Universidade Estadual de Santa Catarina -UDESC – nas áreas de Percepção Musical, Musicologia, Etnomusicologia e Processos Criativos. Estudou violino com Paulo Bosísio e Ayrton Pinto (UNESP). É bacharel em composição e regência pela UNICAMP. Como bolsista do CNPq especializou-se em violino barroco na Holanda. É Doutor em Música pela UNICAMP, com tese sobre a rabeca e José E. Gramani. É rabequista, arranjador e diretor musical do grupo ANIMA, com o qual foi ganhador dos prêmios APCA (1998) e Carlos Gomes (2000), gravou 8 CD’s, e tem realizado turnês no Brasil e exterior. Coordena o grupo de pesquisa “A Vez e a Voz da Rabeca”. Como intérprete e pesquisador atua nas áreas de música antiga (violino e viola barroca) e tradição oral brasileira (rabecas) e rítmica.
LUIZ MANTOVANI
É violonista e professor da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC em Florianópolis, desde 2003. Possui PhD em Musicologia pelo Royal College of Music em Londres, Mestrado e Artist Diploma pelo New England Conservatory of Music em Boston, e Bacharelado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Instrumentista com atuação internacional e especialista em música de câmara, integrou por 11 anos o Quarteto Brasileiro de Violões – com quem recebeu o Grammy Latino em 2011 – e atualmente integra o NOVA Guitar Duo.
MARCOS HOLLER
É bacharel em cravo, mestre em artes e doutor em musicologia pela UNICAMP. Em 2012 realizou estágio pós-doutoral na Universidade Nova de Lisboa e em 2016 atuou como pesquisador visitante na Hochschule für Musik Franz Liszt Weimar, Alemanha, como bolsista da Fundação Alexander von Humboldt/Capes. Foi professor de História da Música na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e atualmente é membro do programa de pós-graduação em música na mesma instituição, onde se dedica à pesquisa na área de musicologia histórica, principalmente sobre a história da música em Santa Catarina e sobre a música na atuação dos jesuítas nas Américas. Entre 2015 e 2019 foi editor da Opus (revista da ANPPOM). É autor do livro Os jesuítas e a música no Brasil colonial, lançado em 2010.
VALERIA BITTAR
Graduou-se em flauta doce na Universidade de Música e Artes Dramáticas de Viena, como bolsista da Fundação Alban Berg. Doutorou-se em Artes na UNICAMP. Trabalha performance em música através da percepção corpórea, sendo formada em Didática da Técnica Klauss Vianna – Escuta do Corpo. É professora de Prática de Conjunto e Flauta Doce na UDESC, coordenando o projeto de pesquisa “Músicos, música e instrumentos: investigação da performance na música histórica e na música popular tradicional” e o programa de extensão “Flauta Doce – performance e formação”. Responsável pela direção executiva dos oito CDs e espetáculos do Grupo ANIMA, do qual é fundadora e com o qual recebeu os prêmios: Funarte Música Brasileira, APCA e V Prêmio Carlos Gomes, apresentando-se no Brasil, Alemanha, Áustria, Suíça, França, Itália, Luxemburgo, EUA, Canadá, Argentina, Bolívia, Paraguai, Colômbia, Uruguai e México. Integra o grupo Harmonia Universalis e integrou o Núcleo Tálea-música medieval.