Capa do livro: FUNDAMENTOS DE GEOMETRIA:<br> olhares, experiências e teoria

FUNDAMENTOS DE GEOMETRIA:
olhares, experiências e teoria

Autores: Rúbia Barcelos Amaral-Schio - Andrei Luís Berres Hartmann - Maxwell Gonçalves Araújo (Orgs.)

O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Unesp – Rio Claro/SP é o primeiro programa em Educação Matemática da América Latina, fundado em 1984 e conta com mestrado e doutorado, ambos acadêmicos. Historicamente seus números são marcantes, pois já foram 374 defesas de mestrado e 257 de doutorado.
Em 2020, a disciplina Fundamentos da Geometria foi ofertada durante os desafios da pandemia mundial Covid-19, abordando de modo remoto o estudo de bases das diferentes geometrias, tais como Geometria Euclidiana, Elíptica e Hiperbólica, além das relações da Álgebra Linear com a Geometria Afim e a Geometria Projetiva.
Assim, essa obra apresenta diversos focos, como o ensino remoto de Geometria; o papel das tecnologias digitais, programação e pensamento computacional na Educação; Geometria inclusiva; teoremas de Hilbert não demonstrados; análise de livros didáticos de Matemática; aplicações envolvendo modelagem matemática e problemas de empacotamento de círculos. Dessa forma, o livro “Fundamentos de Geometria: olhares, experiências e teoria” reúne diversas reflexões proporcionadas a partir dos estudos realizados por pós-graduandos em Educação Matemática.

Impresso
de R$ 102,80 por
R$ 79,08
Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1400-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-1401-9
DOI: 10.24824/978652511400.2
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 170
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

FUNDAMENTOS DE GEOMETRIA:<br> olhares, experiências e teoria
ANDREI LUÍS BERRES HARTMANN
Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria/RS. Mestrando em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro/SP. Professor temporário nos Anos Finais do Ensino Fundamental na prefeitura de Cândido Godói/RS. Possui interesse e experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Educação Financeira.

DÉBORA PELLI  
Mestra em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto/MG. Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro/SP. Atualmente professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM/Campus JK, Diamantina, Minas Gerais. Possui interesse nas áreas de Novas Tecnologias e Educação Matemática, Ensino de Geometria e Ensino de Cálculo.

IGOR HENRIQUE DE PAULA BRANDÃO
Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro/SP. Mestrando em Educação Matemática pela mesma instituição. Possui experiência na área de Matemática, com ênfase em Novas Tecnologias e Educação Matemática.

JÉSSICA ALGARVE LOPES
Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro/SP. Mestranda em Educação Matemática pela mesma instituição. Possui experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática.

JÔKASTA BIS
Pós-Graduada em Educação Empreendedora pela Universidade Federal São João Del-Rei (UFSJ). Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro/SP. Professora efetiva no estado de São Paulo e prefeitura de Rio Claro/SP. Sua pesquisa tem como foco educação, infância e pós-modernidade.

JULIANO CAVALCANTE BORTOLETE
Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Doutorando em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro/SP. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Itaquaquecetuba/SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando, principalmente, nos seguintes temas: matemática; tecnologia; sociedade e educação.

LAÍS CRISTINA PEREIRA DA SILVA
Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Guaratinguetá/SP. Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro/SP. Professora de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio de São José dos Campos, Taubaté e Pindamonhangaba. Tem interesse pelas áreas de Filosofia da Educação Matemática, Filosofia da Matemática, Educação Matemática, Geometria, Desenho Geométrico.

LUCIANA LEAL DA SILVA BARBOSA
Mestra em Ciência da Computação pela Universidade Estadual (Unesp). Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro/SP. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Birigui/SP. Tem experiência em pesquisa na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, e Informática na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento de imagens, visão computacional, redes neurais, reconhecimento de padrões e robôs móveis, informática na educação, pensamento computacional na educação matemática.

LUCIANA VIEIRA ANDRADE
Mestra em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro/SP. É docente do quadro efetivo da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de ensino de Matemática na Educação Básica desde 1998, tendo sido professora do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Fundação Bradesco. No Ensino Superior, além da UFRN, lecionou no IFRN, na Faculdade de Natal (FAL) e na Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte (FATERN), no período de 2005 até 2011.

MARCUS VINICIUS MALTEMPI
Pós-doutor em Educação Matemática pela Universidade de Londres. Doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade de Campinas (Unicamp), tendo realizado Sanduíche na Universidade de Toronto. É professor associado da Unesp de Rio Claro e do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática. É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de Informática na Educação, mais especificamente em Educação Matemática e Educação a Distância.

MAXWELL GONÇALVES ARAÚJO
Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutorando em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro/SP. Professor efetivo, com dedicação exclusiva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Goiânia/GO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, racionalismo, crítica, comunicação, inclusão, educação e método.

RENATA APARECIDA DE SOUZA
Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro/SP. Professora Intérprete da Educação Básica na rede Municipal de Araputanga/MT e professora Intérprete na Rede Estadual na Escola Estadual Dr. Joaquim Augusto da Costa Marques. Possui experiência na Formação Inicial de professores, voltada a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, bem como o ensino da pessoa surda.

RÚBIA BARCELOS AMARAL-SCHIO
Pós-doutora pela North Carolina State University (NCSU). Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro/SP. Coordenadora do grupo de pesquisa TeorEMa - Interlocuções entre Geometria e Educação Matemática e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unesp. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) e membro do grupo de pesquisa PECIMAT.  Atualmente é chefe do Departamento de Matemática, vice-coordenadora do curso de Matemática e Coordenadora do Pibid. Tem como principal foco de pesquisa a Geometria, considerando especialmente aspectos de seu ensino e aprendizagem, assim como sua presença nos livros didáticos.

SAMANTA MARGARIDA MILANI
Mestra em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro/SP. Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Cacoal/RO.

SÍLVIO LUIS AMÂNCIO DE ABREU
Mestre em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Sorocaba/SP. Doutorando em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro/SP. Professor PEBII de Matemática efetivo na Rede Municipal de Cerquilho/SP, professor na Faculdade Porto das Monções (FAMO) e professor da Faculdade Santa Bárbara (FAESB). Desenvolve pesquisas relacionadas ao uso de Tecnologias na Educação Matemática, tendo interesse, principalmente, pelos seguintes temas: Educação Matemática, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação, Ensino de Matemática em tempos adversos.