Capa do livro: O ESPAÇO GEOGRÁFICO DA EDUCAÇÃO:<br> diálogo interdisciplinar em tempo de pandemia

O ESPAÇO GEOGRÁFICO DA EDUCAÇÃO:
diálogo interdisciplinar em tempo de pandemia

Autores: Claudia Cleomar Ximenes (Org;)

A obra correlaciona as metodologias utilizadas nas aulas presenciais com as transformações espaciais na Educação. A causa primeira destas transformações é o aparecimento de um vírus que causa polêmica quanto a sua origem. No Brasil, logo após o carnaval de 2020, o país para. Pessoas de todas as idades, situações socioeconômicas, grau de escolaridade. As ruas ficam vazias. As famílias passam a ter mais tempo juntas. Em meio ao panorama pandêmico, com a construção de espaços geográficos que obrigam a humanidade a se reinventar, as metodologias de ensino são revisadas; algumas reformuladas, outras refugadas. O cenário é propício para mudanças, para o reencontro do Ser Humano consigo, com a natureza, com o Cosmo. O aprender caminha pari passu com a evolução das “coisas” da vida. Numa análise do tempo presente, constata-se que há mais de metamorfose do que persistência numa só forma da matéria.  Os desafios e as possibilidades didáticas exigiram dos educadores a revisão teórico-metodológica de sua práxis educativa. No cenário de dor, há oportunidades em que os professores-educadores apresentaram estudos livres sobre as metodologias, práticas e resiliência educativas em tempos de pandemia.  A experiência enquanto professores-educadores proporciona a esta obra relevância, dada a construção de espaços para a exposição do conhecimento, numa composição entre o antes, o percurso e as perspectivas para o depois de 2020.

Impresso
de R$ 62,40 por
R$ 48,00
Digital
de R$ 62,40 por
R$ 43,68

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1611-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-1612-9
DOI: 10.24824/978652511611.2
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 156
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

O ESPAÇO GEOGRÁFICO DA EDUCAÇÃO:<br> diálogo interdisciplinar em tempo de pandemia
CLARICE MARIA SANTANA
Mestrado em andamento em Ciência da Educação. Universidade Del Sol, UNADS, Paraguai. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Rondônia (2008), especialização em Gestão, Orientação e Supervisão pela Faculdade de Pimenta Bueno(2015), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Santo André(2012), especialização em Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal(2010) e especialização em Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros(2016). Atualmente é Professor da Secretaria Municipal de Educação de Cacoal, Rondônia, Brasil.

CLAUDIA CLEOMAR ARAÚJO XIMENES CERQUEIRA (ORGANIZADORA)
Doutorado em Andamento em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mestre em Geografia (2016/UNIR) (CAPES 4); Especialista em Administração Pública (2007); em Gestão Financeira (2007); em Docência do Ensino Superior (2007) e em História Regional (2017) todas as especializações pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP). Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (2006). Membro do Grupo de Pesquisa Experimental Diálogos Hídrico Multidisciplinar. Membro fundador da APECs-Brasil. Membro do Projeto “A formação de pesquisadores/educadores e de educadores/pesquisadores: desmistificando a ciência durante as Semanas Polares Internacionais” fomentado pelo CNPq. Membro do Grupo de pesquisa em ordenamento do território na Amazônia GOT-Amazônia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIR.

DANÚBIA ZANOTELLI SOARES
Doutoranda em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, sob a linha de pesquisa: Território e Sociedade na Pan-Amazônia – TSP. Mestra em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Membra do Grupo de Pesquisa em Geografia: “Mulher e Relações Sociais de Gênero – Gepgênero” Coordenado pela Profa. Dra. Maria das Graças Silva Nascimento Silva; Membra do Grupo Experimental de Pesquisa: Diálogo Hídrico Multidisciplinar, sob a coordenação da Profa. Dra. Nubia Débora Araujo Caramello. Graduada em Geografia pela Faculdades Integradas de Ariquemes (2009). Especializada em Gestão Ambiental pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2010). Atualmente integra o quadro docente efetivo da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia.

JEREMIAS ALVES DE SOUZA
Possui graduação em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas (2009). Pós-graduação lato sensu em Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) pela faculdade São Braz – UNINA. Atualmente é professor da Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino. Tem experiência na área de Física.

JEFFERSON HENRIQUE CIDREIRA (PREFACIADOR)
Doutor em Território e Sociedade na Pan-Amazônia pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR, 2020. Mestre em Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre – UFAC, 2013. Pós-Graduado em Planejamento e Gestão Escolar pela Faculdade FIVE, 2009; Graduado em História licenciatura pela Universidade Federal do Acre-UFAC, 2005; Graduado em Geografia licenciatura pela FAVENI, 2020. Foi professor da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR/AC, 2005 a 2006; Foi professor do Ensino Fundamental II pela prefeitura de Senador Guiomard – AC, concursado de 2008 a 2019; Coordenador Pedagógico e de Ensino da Escola Municipal Boa União, de 2009 a 2011; Gestor da Escola Boa União, 2012 a 2015; Coordenador da Biblioteca Municipal de Senador Guiomard, 2016. É professor da rede Estadual de Educação do Acre-SEE, concursado em 2011, e em 2019. É, também, professor de nível superior do Centro Integrado de Pesquisa e Educação da Amazônia – CIPEAMA, 2012 a 2020.

JOSÉ DE SOUSA MARINHO
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Acre (2015). Atualmente é estatutário pela SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E DESPORTO (SEDUC) (Amazonas) desempenhando a função de Professor de Biologia na Escola Estadual Prof. Antônio José Bernardo de Vasconcelos. Tem Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade São Braz (2019), possui cursos de capacitação na área de Informática e Educação Inclusiva. Estou cursando Pós-Graduação no Ensino de Ciências e Biologia pela FABRA.

MARCOS LINO MONTALVÃO
Mestrando em andamento em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2021), sob a linha de pesquisa Território e Sociedade na Pan-Amazônia – TSP graduação em Geografia – Faculdades Integradas de Ariquemes (2010). Pós-Graduação – Metodologia e didática ensino superior – Faculdades Integradas de Ariquemes (2011) trabalha na secretaria de estadual de educação e desporto do Amazonas. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: alunos no lugar vivido, docência, educação, interdisciplinaridade e formação de professores.

MARIA LIZIANE SOUZA SILVA
Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2021); Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2018); Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Acre – UFAC (2019); Especialista em Perícia Auditoria e Gestão Ambiental pela UNINORTE – ACRE (2013); Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Acre – UFAC (2012); Experiência como professora substituta EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC (2020-2021); Experiência em estudos na área de Geografia, com ênfase em Geografia humana, atuando principalmente nos seguintes temas do universo amazônico: nordestinos; trajetórias migrantes; látex; mulheres indígenas; extermínio; empoderamento; gestão ambiental; problemas ambientais.

MARIA MADALENA LEMES MENDES MOREIRA
Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Mulher e Relações Sociais de Gênero (GEPGÊNERO), Linha de Pesquisa: Gênero e o Ensino da Geografia. Especialista em Gestão, Orientação e Supervisão com Ênfase em Psicologia Educacional, pela Faculdade de Rolim de Moura – RO (FAROL). Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Rolim de Moura – RO (FAROL). Graduada e Bacharel em Psicologia, pela Faculdade de Rolim de Moura – RO (FAROL). Graduada e licenciada em Normal Superior, pela Faculdade de Rolim de Moura – RO (FAROL). Vice-diretora na Escola Estadual CEEJA – Domingos Vona em Santa Luzia d’ Oeste – RO.

NOELMA SOARES SILVA SZERVINSKS
Possui Mestrado em Educação pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires UNICEN (Tandil/Argentina); especialização em Letras Português e Literatura pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (Rio de Janeiro/Brasil) e em Gestão Escolar pela Faculdade Mauá do Distrito Federal (Brasília/Brasil); Graduação em Letras com Licenciatura Plena em Português/Inglês pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE. Atualmente é estudante do Programa de Doutoramento em Educação na UNICEN e Professora na Prefeitura Municipal de Padre Bernardo, onde também atua como assessora técnica e revisora. Dedica-se a pesquisar os avanços da educação em tempo integral no contexto brasileiro. Professora na Empresa Juscelino Kubitschek, admitida em 01 de fevereiro de 2013, onde trabalha até a presente data.

NUBIA DÉBORAH ARAUJO CARAMELLO
Realizou o doutorado pleno em Geografia, na Universidade Autônoma de Barcelona – UAB/Cataluña (Bolsista CAPES) reconhecido e validado pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado e graduação em Geografia, e em Pedagogia através da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Especialista em Processamento das Informações Geográficas na Gestão Ambiental e em andamento as Pós em Gestão Pública (IFAM) e Metodologia do Ensino Profissional e Tecnológico (IFAP). Integrante como pesquisadora nos grupos de pesquisa: Aigua, Territori i Sostenibilitat – GRATS (UAB/Cataluña); Dinâmica e Gestão de Rios (Geomorphos/UFRJ) e idealizadora do Grupo Experimental de Pesquisa Diálogo Hídrico Multidisciplinar (motivando a pesquisa dentro e fora dos territórios universitários). Pesquisadora de indicadores e metodologias que viabilizem Plano de Bacia Hidrográfica e mecanismo de Gestão de Bacia Hidrográfica Integrada ao interesse dos atores locais. Assessora Técnica via SEDUC do Comitê de Bacia Hidrografia do Rio Branco e Colorado. Dedica-se como pesquisadora a metodologia de ensino de geografia ativa participava através de projetos de iniciação cientifica (para uma alfabetização geográfica significativa a partir do espaço vivido) paralelo a docência no ensino básico. No mestrado o foco de pesquisa é o mapeamento de indicadores perceptivos para mediação de gestão de Rios e recursos hídricos participativa, eficiência de instrumentos de gestão de recursos hídricos e ao diálogo fluvial na adoção da Agenda 2030 como diretriz para o desenho local da sustentabilidade. Docente do Mestrado Profissional em rede Nacional em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos – ProfÁgua – Polo Ji-Paraná/RO e da rede estadual de ensino básico em Rondônia, há 25 anos.

PAULA ROBERTA VIEIRA DE AMORIM
Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA (2012) e Pós-Graduação lato sensu em Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) pela faculdade São Braz – UNINA. Atualmente é professora na instituição Secretaria De Educação e Qualidade de Ensino – SEDUC AM.

PAULO CÉSAR BARROS PEREIRA
Doutorando pelo Programa de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEOG – Universidade Federal do Amazonas/UFAM – 2021 – 2024. – Mestre pelo Programa de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós Graduação em Geografia – PPGG – Fundação Universidade Federal de Rondônia/UNIR/RO – 2020; – Graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade META – FAMETA 2015; – Pesquisador do Grupo de Pesquisa Dabukuri – Laboratório de Planejamento e Gestão do Território; – Pesquisador do Grupo de Pesquisa Geografia, Natureza e Territorialidades Humanas – GENTEH/PPGG – CNPq/CAPES – Fundação Universidade Federal de Rondônia; – Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Modos de Vidas e Populações Amazônicas – GEPCULTURA/PPGG – CNPq/CAPES – Fundação Universidade Federal de Rondônia; – ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-3706-1013; – Gestor e Coordenador do Departamento e Desenvolvimento de Tecnologia da Informação e Comunicação na Fundação de Tecnologia do Estado do Acre – FUNTAC. Desde 01/04/2017 até o momento; – Suporte Técnico da Informação há mais de 21(vinte e um) anos; – Trabalha e é concursado (efetivo) da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre desde 1994; – Experiência na área de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação; – Suporte e Consultoria na Instalação de Servidores AD Server 2008, Banco de Dados e Redes de Computadores; – Especialista em Distribuição e Fusão de Fibra Ótica; – Projetos de Redes e Suporte Técnico em Redes de Computadores e Manutenção em Computadores.
?
WELLINGTON CAVALCANTE DURÃES
Mestrando em Geografia, pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, desenvolvendo a Pesquisa intitulada: Santo Daime: da sacralização da natureza ao bem viver como experiência da fé. Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Acre (2014). Possui Especialização em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva pela Faculdade Sinal (2016). Atuou como professor de geografia na Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Acre (2015-2018). Tem experiência na área da educação e na área de pesquisa científica. Foi designado para compor a Comissão Eleitoral para eleição de Coordenador e Vice-Coordenador do Curso de Licenciatura em Geografia e Bacharelado em Geografia da UFAC no ano de 2012.Foi membro do Conselho Universitário da UFAC – CONSU no ano de 2013, atuando na comissão de Ensino Pesquisa e Extensão-CEPEX. Foi representante de aluno no Colegiado do Curso de Licenciatura em Geografia nos anos de 2013 e 2014. Participou na elaboração do regimento do Centro Acadêmico de Geografia no ano de 2012, sendo escolhido como representante de alunos do C.A. Atualmente é professor de Geografia da SEDUC-AM.