ADRIANA DOS SANTOS PRADO SADOYAMA
Possui graduação em Letras Português Inglês e Suas Literaturas pela Universidade de Marília (1997), Graduação em Pedagogia pela Universi-dade de Uberaba. Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora Efetiva da Universidade Federal de Catalão alocada na Faculdade de Educação nas áreas de Metodologia da Língua Portuguesa, Cultura, cur-rículo e avaliação, Estágio Supervisionado da Educação Infantil e Anos Iniciais e Arte e Educação. Estudos na área de formação de professores, políticas Educacionais. Projetos de pesquisa voltados para a área de lei-tura, formação leitora e compreensão leitora; bem como para estudos Educação Emocional e adoecimento docente. Coordenadora do Projeto de extensão em letramentos múltiplos na formação de professores dos anos iniciais em parceria com o município de Catalão, Educação Emoci-onal e Educação Permanente em Docência. Professora do Programa de Mestrado em Gestão Organizacional na linha de indivíduos com a linha de pesquisa gestão da qualidade em Educação/ Qualidade de vida do trabalhador da Educação e Educação Emocional. Vice-Líder do grupo de pesquisa Qualidade educacional. Coordenadora do Grupo de estudos Qualidade na Educação Brasileira: Metas e perspectivas. Atua como professora a 30 anos desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Ensino Superior. Orientações de graduação, especia-lização e Mestrado.
BRUNO GONÇALVES BORGES
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2014-2018) e Doutorando em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2018-).
Mestre em Educação e graduado em Filosofia. Lotado na Faculdade de Educação é professor nos cursos de Educação do Campo, Pedagogia e nos núcleos de formação pedagógica e filosófica de vários cursos atendi-dos pela FaE. Também é professor no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem do Instituto de Letras e Linguística da Universi-dade Federal de Catalão (UFCat). Tem interesse em filosofia geral, espe-cialmente, a contemporânea e suas intersecções com a educação, a tec-nologia e a política. Alguns de seus intercessores são Gilles Deleuze, Fé-lix Guattari e Gilbert Simondon. É editor da coleção Filosofia e Forma-ção e do Portal Eletrônico Filosofia no Cerrado. Vice-coordenador do curso de Educação do Campo 2020/2022 e coordenador de pesquisa da FaE 2021/2023.
CLEUDIO MARQUES FERREIRA
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (1990), Mestrado em Filosofia (UFG) (1994), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2016). É professor assistente da Universidade Federal de Goiás, na Regional Cata-lão, possuindo experiência nas áreas de Filosofia e Filosofia da Educação, com ênfase em Ética, Formação, Hegel, filosofia clássica e Rousseau.
ELIS REGINA DA COSTA
Professora da Unidade Academica Especial – Educação da UFG – UF-Cat (em transição). Doutora e Mestre em Educação na área de Psicologia Educacional pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UNI-CAMP/FE). Psicóloga pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Ex coordenadora dos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo (2013-2014) e Pedagogia (2011-2012); Na Unicamp durante o Doutora-do atuou como docente de Cursos de Licenciatura da Unicamp no Pro-grama Piloto de Bolsa para Instrutores Graduados (PPBIG/ período de 2003 a 2005). Atuou como Psicóloga na ICASU (Instituição Cristã de Assistência Social de Uberlândia) junto a crianças em situação de vulne-rabilidade social (1995-1997). No Ensino Superior possui experiência como Docente de Graduação e Pós-graduação em Diversas Instituições de Ensino Público e Privado: Associação Sul Mineira de Educação e Cultura (ASMEC-2001), Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva (2006-2009), Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP – IASP – 2001-2008) e Universidade de Barra Mansa (UBM – 2007-2008). Integra o Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensi-no de Ciências e Formação de Professores GEPEEC. Possui experiência na área de Aprendizagem e Desenvolvimento. Pesquisa nos seguintes temas: crenças de autoeficácia; estratégias de aprendizagem e seu ensino, e motivação escolar.
FABIANA RODRIGUES CARRIJO
Doutora em Estudos Linguísticos – UFU (2013). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás (1994) e Mestrado em Lin-guística pela Universidade Federal de Uberlândia (2002). É professora efetiva do departamento de Educação da Universidade Federal de Goi-ás/Regional Catalão. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em História da Subjetividade a partir de Michel Foucault: práticas de leitura e escrita de si; Escrita e Leitura – produção de subjetividade; leitura e produção de textos I e II; Lendo a literatura ou a literatura nos lendo: práticas de leitura e escrita de si, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, letramento, gêneros literários, escrita de si, discurso das minorias e ficção. Recentemente realizou inúmeros prefácios de obras de ficção, uma delas intitulada Espontânea Clausura, de Elaine Rosa Teixeira pela editora Scortecci, que foi lançada na Bienal de São Paulo no dia 21 de agosto de 2010. Participa de dois grupos de pesquisa, cadastrados junto ao CNPq, a saber: EDULE (Educação e Leitura: His-tória, Políticas e Práticas) e LEDIF (LABORATÓRIO DE ESTUDOS DISCURSIVOS FOUCAULTIANOS). Possui vários capítulos e artigos publicados em periódicos nacionais. É autora de dois livros de crônicas: Contratos de amor lacerados e Vento na roseira. Coordenadora do projeto de extensão intitulado: COÇA, COÇA, PULA, PULA: OLHA A PULGA : PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS ANOS INICIAIS ? COTEJANDO OS TEMAS TRANSVERSAIS E A INTERDISCIPLINARIDADE.
FERNANDA FERREIRA BELO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás, Mestrado (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás PPGE/FE (2014). É Professora Adjunta da UFG – Regional Catalão. Desempenhou trabalho docente na educação básica e desenvol-ve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Educação Supe-rior, com ênfase em Políticas Educacionais atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Educacionais; Fundamentos da Educação, História da Educação, Educação, Trabalho e Movimentos Sociais.
JORDANA SANTOS NUNES
Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Catalão. Partici-pante do Programa de Iniciação Científica no projeto de pesquisa “O Anti-Emílio anunciador do conceito de programa de vida” sob responsa-bilidade do Prof. Dr. Bruno Gonçalves Borges.
LEONARDO PEREIRA DA COSTA
Possui graduação em Pedagogia (licenciatura), graduação em Artes Cêni-cas (bacharelado), especialização em Psicopedagogia, mestrado em Edu-cação e doutorado em Educação. Atuou como pedagogo na educação infantil, professor na educação básica e no ensino superior. Atuou tam-bém como ator, diretor e dramaturgo em grupos teatrais, sendo cofunda-dor da cia Quase9 Teatro (São Paulo – SP). Tem como principais áreas de pesquisa: o papel da arte na formação humana; fundamentos filosófi-cos – didáticos na educação e articulações entre a didática e a psicologia.
MANOEL MESSIAS DE OLIVEIRA
Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1990), graduação em Bacharel em Teologia pela Universidade Católica de Goiás (2008), especialização em Ciências da Religião (2000) e em Filosofia (2005) pela Universidade Federal de Uberlândia, mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (2011) e doutorado em Educação pela Universidade Fe-deral de Uberlândia (2019). Atualmente é professor da Universidade Fe-deral de Catalão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, inter-subjetividade, filosofia, democracia, existencialismo e Ensino Médio.
MARIA PAULINA DE ASSIS
Professora da Universidade Federal de Catalão. Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na linha de pesquisa Novas Tecnologias em Educação, título da tese: Learning design – conceitos, métodos e ferramentas. Realizou pesquisa de doutorado sanduíche em ferramenta de Learning Design para o Ensino Superior no London Knowledge Lab, UNIVERSITY COLLEGE LONDON. Mestre em ICT in Education, no Institute of Education, UNIVERSITY COLLEGE LONDON. Mestre em Comunicação e Se-miótica pela PUC-SP. MBA em Recursos Humanos pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Psicóloga pela Universidade Federal de Uberlândia (MG) – bacharelado e licenciatura. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGEDUC da Universidade Federal de Catalão. Possui experiência em docência e ges-tão de projetos em Ensino Superior, design instrucional e formação de professores, com ênfase em Educação a Distância e Novas Tecnologias. Atua em pesquisa e extensão com os seguintes temas: tecnologias digitais de informação e comunicação, ambientes virtuais de aprendizagem, fer-ramentas colaborativas, letramento digital, inclusão digital e educação popular.