Capa do livro: HISTÓRIA E MEMÓRIAS DE DOCENTES E DISCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA <br>Coleção Relatos das experiências docentes e discentes em tempos de pandemia<br> Volume 1

HISTÓRIA E MEMÓRIAS DE DOCENTES E DISCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA
Coleção Relatos das experiências docentes e discentes em tempos de pandemia
Volume 1

Autores: Andréia da Silva Quintanilha Sousa - Egeslaine de Nez (Orgs.)

Diante de uma pandemia causada por uma síndrome respiratória aguda grave que tem ceifado milhões de vidas, instituições públicas e privadas de ensino – da educação infantil ao ensino superior – suspenderam suas atividades presenciais e passaram a realizar aulas no formato remoto. Diante dessa realidade, pareceu-nos  premente ampliar o debate qualificado acerca do processo de ensino-aprendizagem nesse novo formato emergencial, a fim de refletirmos sobre os desafios, as incertezas, as alternativas tecnológicas e pedagógicas que o contexto de pandemia nos impôs. Nesse sentido, o Laboratório de Políticas Públicas Educacionais (LAPPE) do Centro de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), propôs o Projeto Suplementar de Ensino intitulado “Café Dialógico”. Esse projeto envolveu professores e estudantes da rede pública e privada de todos os níveis e modalidades de ensino, de diferentes regiões brasileiras, no período de abril a dezembro de 2020. As reflexões e os relatos contidos neste livro pretendem dar visibilidade às vivências e às experiências acadêmicas no contexto de aulas remotas emergenciais, para que não sejam apagadas da memória as reflexões-ações desenvolvidas num contexto histórico adverso, além da superação e esperança.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1637-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-1638-9
DOI: 10.24824/978652511637.2
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 392
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

HISTÓRIA E MEMÓRIAS DE DOCENTES E DISCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA <br>Coleção Relatos das experiências docentes e discentes em tempos de pandemia<br> Volume 1
AGNA CLARA CÂNDIDO DOS SANTOS
Estudante de graduação em Psicologia, pela Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui formação técnica em Informática, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2017).

AMANDA MOREIRA DA SILVA
Atua como professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) junto ao Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Doutora em Educação na linha de Trabalho-Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestra em Educação e Especialista em políticas públicas em espaços escolares pela mesma instituição. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e atualmente estudante de Pedagogia pela UERJ. Pesquisadora do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (Colemarx – UFRJ), parecerista de diversos periódicos na área de educação e autora dos livros: “Tempo e Docência: dilemas, valores e usos na realidade educacional” (2017), “Formas e tendências de precarização do trabalho docente: o precariado professoral e o professorado estável-formal nas redes públicas brasileiras” (2020) e “Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial: a busca pela força de trabalho a serviço de um projeto hegemônico” (2021), além de artigos em livros e revistas.

AMONE INACIA ALVES
Dra. em Educação FE/UFG. Professora da Faculdade de Educação da UFG.
Possui Licenciatura em História (UESB), mestrado em Sociologia pela UFPR e doutorado em Educação pela UFG. Atualmente é Professora Associada da FACULDADE DE EDUCAÇÃO – UFG. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos da Educação, trabalho, educação, formação de educadores, história social. Coordenou o Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFG entre os anos 2014 e 2018. Participa como representante institucional do Comitê Estadual do Campo e da Comissão Estadual da Educação do Campo do Estado de Goiás. Atualmente é Vice-Diretora da FE/UFG.

ANA MARIA GOUVEIA CAVALCANTI AGUILAR
Possui Doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (PPGL/LALLI/2015), Mestrado em Letras – Teoria da Literatura pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP/SJRP/2002), Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia (1999), Especialização em Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispanoamericana pela Universidade de Roviera e Virgilio/UNIR (1995), Graduação em Letras – Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade Federal de Rondônia (1993); Bacharel em Teologia pelo Instituto Bíblico Ebenezer (IBE/Rio de Janeiro,1988) e está cursando o Pós-Doutorado pela UnB (PPGL/IL/LIP). Atualmente é professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR/DAL/NCH); Líder do Grupo de Estudos em Culturas, Educação e Linguagens (GECEL/UNIR/CNPq). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Estudos do Léxico, Linguística Textual, Literatura Brasileira, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e realiza pesquisas sobre questões relacionadas à Informática Educativa. Dedica-se, também, à modalidade de ensino à distância (EaD) e ministra atualmente, no Departamento Acadêmico Letras Vernáculas (DALV/UNIR), as disciplinas Língua Portuguesa, Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental II, Estágio Supervisionado no Ensino Médio, Metodologia da Pesquisa, Produção Textual Acadêmica, Português Instrumental e Novas Tecnologias na Educação.

ANDRÉA MARTINS DA COSTA NASCIMENTO
Licencianda em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui experiência na área da Educação, com ênfase na Informática.

ANDRÉIA DA SILVA QUINTANILHA SOUSA
Pós-Doutorado financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) realizado na Universidade do Algarve (2016), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015) e no Observatório da Educação PUCRS (2009), Doutorado (2004) e Mestrado em Educação (2000) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e graduação em História pela Universidade Federal de Rondônia (1990). Professora Associada da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Lotada Provisoriamente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Departamento de Fundamentos e Política da Educação. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Linha Educação, política e práxis educativas. Pesquisadora da Rede UNIVERSITAS, Grupo ligado ao GT 11 – Política de Educação Superior da ANPED, pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Avaliação de Políticas Públicas – GIAPP/UFRN.

ANDRÉIA MELO LACÉ
Professora Adjunta da Universidade de Brasília, Faculdade de Educação. Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense, em Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC/DF e em Produção e Uso de Tecnologias pela Universidade Federal de São Carlos. Graduada em História e em Pedagogia. Pesquisa os seguintes temas: políticas públicas educacionais, educação a distância, gestão da educação e tecnologias educacionais.

ANSELMO ALENCAR COLARES
Doutor em Educação. Professor Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFOPA e do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia – Doutorado Acadêmico (Associação em Rede – Polo Santarém/UFOPA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA”.

AURICÉLIA BEZERRA DE SOUZA BARROS
Graduada em Pedagogia para o ensino infantil e fundamental, pela Universidade Regional do Rio Grande do Norte/Instituto de Formação de Professores Presidente Kennedy. Licenciada em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa, pelo Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy – IFESP. Atuou no ensino básico da rede estadual do Rio Grande do Norte, como professora do ensino fundamental de 1986 a 2018. Atualmente, é professora da rede municipal de Natal desde o ano de 2009, em turmas do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.

BRUNO ERICK DE MELO FERNANDES
Técnico em Informática formado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), graduando em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

CARMEN TEREZA VELANGA
Professora Titular da Universidade Federal de Rondônia, área de EDUCAÇÃO. Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo FE-USP, 2014. Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 2003). Mestre em Educação (Políticas Públicas e Administração Escolar/UFRJ). Graduada em Pedagogia, e Especialista em Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ /Marília). Linhas de Pesquisa: Currículo. Diversidade Cultural. Educação Inclusiva. Formação Docente. Práticas Pedagógicas. Inovações Curriculares e Tecnológicas. Membro dos grupos de Pesquisa: Práxis (UNIR e UFOPA), EDUCA (PPGEE/ MEPE;UNIR); Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas – GEIFA (UNIR/Guajará-Mirim) e HISTEDBR(UNIR). Aposentada recentemente pela UNIR, estuda línguas e culturas na Califórnia (EUA).

CATARINA DE ALMEIDA SANTOS
Doutora em Educação pela USP, Pós-doutora pela Unicamp e Professora Associada da Universidade de Brasília.

CECÍDIA BARRETO ALMEIDA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1992), especialização em Docência do Ensino Superior e mestrado em Educação. Atualmente é Professora Efetiva da Universidade Estadual de Montes Claros. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, letramento, educação infantil, formação de professores alfabetizadores e psicologia escolar. Atuou até 2010, como professora da Educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental, durante 20 anos. Professora Formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em 2013, Supervisora Pedagógica em 2014-2015, Coordenadora Adjunta de Alfabetização e Letramento do PNAIC e Formadora Estadual do PNAIC – Educação Infantil. Coordenadora da Avaliação Institucional da Universidade Estadual de Montes Claros. Coordenadora do Prodocência – Programa de Consolidação das Licenciaturas. Pesquisadora Institucional da Universidade Estadual de Montes Claros. Professora Colaboradora do subprojeto (PIBID), no curso de Pedagogia Brasília de Minas. Professora Pesquisadora do Projeto Pacto pela Alfabetização: Vozes e Práticas de Professoras Mineiras em Formação. Professora Pesquisadora do Projeto Mediações Culturais e Formação de Professores Leitores no Curso de Pedagogia. Professora Orientadora de TCC – EAD-Unimontes. Professora da Pós -Graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento. Aluna de Pós-Graduação em Educação – Doutorado – UFU/PPGDE – Universidade Federal de Uberlândia. Professor Orientador Dr. Antonio Bosco de Lima. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Conselhos Municipais de Educação: Gestão e Controle Social da Educação Norte-Mineira 2011 a 2015 – RESOLUÇÃO CEPEx/UNIMONTES No. 157.

CLÁUDIA ROSANE PARRELA BESSA
Doutora (2020) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Linha de Pesquisa “Trabalho, Sociedade e Educação” (2015). Pós-graduada em Gestão de Pessoas nas Organizações SOEBRAS – Núcleo Montes Claros (2010) e em Psicopedagogia pela UNIMONTES (2001). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (1994), com habilitação em Magistério (Didática, Psicologia da Educação e Sociologia da Educação); Inspeção Escolar e Supervisão Escolar. Possui experiência em Avaliação Institucional. Docente do Ensino Superior na Universidade Estadual de Montes Claros.

DANIELLE XABREGAS PAMPLONA NOGUEIRA
Possui graduação em Licenciatura Plena em Ed. Artística Hab. Música pela Universidade do Estado do Pará. Especialista em Administração Escolar e Metodologia da Educação Superior. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. É professora Departamento de Planejamento e Administração da Faculdade de Educação/UnB, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, gestão e tecnologias educacionais.

DAVID ARENAS CARMONA
Possui licenciatura em Pedagogia. Especialização em Docência para o Ensino Superior. Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Campus de Aquidauana. Foi professor de língua espanhola, e professor de Geografia no Ensino Médio na rede Estadual de Ensino no Estado de Mato Grosso. Foi professor do Ensino Fundamental da – Secretaria Municipal de Educação de Lucas do Rio Verde, atuou no Projeto Mais Educação, foi professor de Língua Espanhola dos Cursos Técnicos do SECITEC e do PRONATEC de Lucas do Rio Verde, Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas da Educação Básica, Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação, História da Educação e Educação Brasileira. Atuou como professor substituto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana, nos Cursos de Pedagogia, Matemática, Geografia, Biologia, História e Letras Português/Espanhol. Atualmente é professor voluntário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana, nos cursos de Administração, Letras e Pedagogia. Atua como pesquisador no Grupo de Pesquisa GEU, Grupo de Estudos sobre Universidade UNEMAT/UFMT. Faz parte do Projeto de Pesquisa sobre Pedagogia Decolonial e Interculturalidade Crítica e do Projeto de Cultura: Clube de Leitura /Porque ler nunca é demais, da UFMS Campus de Aquidauana. É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Decoloniais – GPED/UFMS/CPAQ.

DEISE MANCEBO
Professora Titular da UERJ. Professora e pesquisadora do PPFH/UERJ. Possui doutorado em Educação (História e Filosofia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. É professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, desenvolvendo suas principais atividades no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ). Participa da Rede Universitas/BR, desde sua criação e é membro de sua coordenação colegiada desde 2016. É membro da coordenação colegiada da Rede Aste. Fez jus a 3 bolsas Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (em 2009, 2016 e 2019). É membro titular do Conselho Universitário da UERJ (2018-2020). Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, pesquisando, principalmente, os seguintes temas: trabalho; políticas para a educação superior e produção de subjetividades.

DJAMIRO FERREIRA ACIPRESTE SOBRINHO
Professor Efetivo em Dedicação exclusiva do Departamento de Direito na Universidade Regional do Cariri – URCA. Professor do Programa de Pós-Graduação lato sensu da Universidade Regional do Cariri – URCA nos Cursos de Direito Constitucional e Direito Tributário. Diploma de Estudos Avançados – DEA em Sociedade Democrática, Estado e Direito pela Universidade do País Basco – EHU/UPV – San Sebastián – País Basco – Espanha (2009). Doutorando em “La Globalización a Examen: Retos y Respuestas Disciplinares” na área de Direito Administrativo, Direito Constitucional e Filosofia do Direito pela Universidade do País Basco – EHU/UPV – San Sebastián – País Basco – Espanha. Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN na linha de Educação, Política e Práxis educativa. Coordenador da Especialização em Direito Global – interfaces Direito, Economia e Relações Internacional da Universidade Regional do Cariri – URCA. Coordenador da Especialização em Direito Administrativo e Gestão Pública – Universidade Aberta do Brasil – UAB/URCA. Coordenador dos Projetos de Iniciação Científica PIBIC/URCA: 1. Estado de Exceção e Constitucionalismo Democrático Latino-americano e 2. Teoria do poder e o ethos da exceção: Uma radiografia histórico-jurídica dos campos de concentração cearenses de 1932. Coordenador do Projeto de Extensão SEMEAR – Seminários de Estudos Articulados em Direito.

EDNA MARZZITELLI PEREIRA
Possui graduação em Pedagogia (1983), Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001) e Doutorado em Educação pela UNICAMP (2016). Tem experiência na docência desde 1994 quando ingressou na Universidade Federal do Pará – Campus de Santarém. Foi pró-reitora de Gestão Estudantil na UFOPA(2016 a 2018). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), trabalhando com as disciplinas de Sociologia da Educação, de Introdução à Sociologia e de Introdução à educação e à pedagogia. Faz pesquisa em História da Educação, em especial a história das instituições escolares na região Oeste do Pará. Assumir pela Port. n. 395 / GR – UFOPA de 13/08/2019 a Vice-Coordenação do Curso de Graduação em Pedagogia do Instituto de Ciências da Educação – UFOPA. É vice-presidente do Sindicato dos Docentes da UFOPA – SINDUFOPA/SN – ANDES.

EDNA SILVA FARIA
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (1991), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2005) e Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (2010-presente), Coordenadora dos cursos de Letras: Português – Licenciatura e Bacharelados em Estudos Literários e Linguística. Tem experiência na área de Letras (Linguística), com ênfase em Análise do Discurso e Semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso, semiótica, comunicação, literatura e educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa GESEM – Grupo de Pesquisa e Estudos em Semiótica.

EGESLAINE DE NEZ
Pós-doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande dos Sul (PUCRS), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Pedagoga e Especialista em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É líder do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNEMAT/UFMT). É editora assistente da Revista Panorâmica.

ELOA DOS SANTOS
Especialista em “Formação de Profissionais para a Educação Básica e Superior” pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2016). Licenciada em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2004). Cursou Inglês e Espanhol na Escola de Idiomas Fisk, posteriormente atuando como Professora de Inglês nessa mesma escola. Atuou também como Professora na Educação Superior nos Cursos de Letras, Turismo e Ciências Contábeis com as disciplinas de Inglês e Português na Faculdade de Ciências Sociais em Guarantã do Norte – MT. Nos anos de 2013 a 2015, atuou como Assessora de Políticas Educacionais na Secretaria Municipal de Educação de Terra Nova do Norte e como Secretária Municipal de Educação nessa mesma cidade no ano de 2016. É professora de Inglês, Espanhol e Português na Educação Básica – Rede Pública de Ensino desde 2001, e desde 2018 é concursada na rede pública estadual de ensino (Seduc) como docente na disciplina de Língua Portuguesa, lecionando atualmente na Escola Estadual Olímpio João Pissinati Guerra.

EMANUELLE LOURENÇO DO NASCIMENTO
Graduada em Pedagogia (2018) e Mestre em Educação (2021) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

FÁTIMA SUELI NETO RIBEIRO
Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2004), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1994), Especialização em Epidemiologia (1986), em Saúde do Trabalhador (1996) pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz e em Acupuntura (2019).Professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordena o Grupo de Ensino e Pesquisa em Epidemiologia do Câncer – GEPEC/UERJ.

FRANCELY APARECIDA DOS SANTOS
Sou DOUTORA EM EDUCAÇÃO: Formação de Professores, pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP-SP (2012), e possuo MESTRADO EM EDUCAÇÃO: Formação de Professores, pela UNIVERSIDADE DE UBERABA-UNIUBE (2003). Sou graduada em licenciatura plena em Pedagogia (1999), pela Universidade Estadual de Montes Claros/MG – UNIMONTES, e em Matemática (2000), pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG. Sou especialista em Psicopedagogia e em Teoria e Prática em Supervisão Educacional, ambas pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. Sou do quadro docente e efetiva concursada da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS / MG -UNIMONTES. Estudiosa da área da Pedagogia Sistêmica.

FRANCIELLE PRISCYLA POTT
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2008), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Iguaçu (2009) e Mestrado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal da Grade Dourados (2013). Foi aluna-bolsista da CAPES/Observatório da Educação no curso Mestrado em Educação. Atuou nas áreas de Assistência Social, Educação Básica e Superior. Atualmente, atua como Pedagoga no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Dourados.

GEANE VALESCA DA CUNHA KLEIN
Professora Adjunto II – Classe C do Departamento Acadêmico de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus Porto Velho. Possui doutorado em Letras pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É membro do Grupo de Pesquisa Filologia e Modernidades (UNIR), realizando pesquisas e orientações relacionadas à Linha de Pesquisa “Linguagens, educação e mídias”. Exerce a função de editora da Revista do Centro de Estudos da Linguagem (Re-Unir). Atua nos cursos de Letras (presencial e EaD) e em outros cursos de graduação da UNIR/RO em disciplinas das áreas de linguística, língua portuguesa e formação de professores.

GIRLIANY SANTIAGO SOARES
Pedagoga e Mestre em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutoranda em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

HANNS MÜLLER CARVALHO AGUIAR
Possui pós-graduação em Docência do Ensino Superior e Gestão Estratégica em Marketing Digital pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna e graduação em Administração pelas Faculdades Santo Agostinho (2015). Atualmente é proprietário/diretor da NEXT Idiomas, escola de idiomas da cidade de Montes Claros/Minas Gerais, professor de inglês dos Ensinos Fundamental II, Médio e Pré-Vestibular do Sistema Educacional Sólido LTDA e do Colégio São Mateus, além de lecionar matérias de Administração para concursos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas e Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, educação e língua estrangeira.

JANETE ROSA DA FONSECA
Licenciada em Pedagogia, Especialização em Orientação Educacional, Especialização em Administração: Capacitação Empresarial, Mestrado em Estudos Culturais na Educação e Doutorado em Educação. Pós-doutorado pela Fundação Universidade de Rio Grande (FURG). Foi docente dos Programas de Mestrado e Doutorado em Ciência da Educação de Assunção, Paraguai. Atuou como professora convidada no Instituto Politécnico da Guarda em Portugal. Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia e Diretora Acadêmica da Faculdade de Sorriso – FAIS/MT e Diretora de Unidade no Centro de Educação Tecnológica da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/RS. Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde e atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Coordenadora do PIBID Subprojeto de Alfabetização e Letramento e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFMS Campus de Aquidauana. Atuou como docente do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (PROLIND). Como pesquisadora atua na linha de pesquisa sobre Universidade, Estudos Culturais, Decolonialidade e Interculturalidade, Currículo e Formação de Professores. Possui artigos e livros publicados nestas áreas. Faz parte do grupo de pesquisadores do Grupo de Estudos sobre Universidade – GEU/UNEMAT/UFMT. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Decolonialidade/UFMS/Campus de Aquidauana. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da UFMS/ CPAQ. Membro do Conselho Editorial da Revista Olhar de Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa – Paraná e da Revista Inter letras da UNIGRAN, MS.

JONATHAN ALVES MARTINS
Cursa Doutorado em Educação na Linha de pesquisa Educação, Política e Práxis Educativas do Programa de Pós graduação em Educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É pesquisador bolsista de Demanda Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Possui Mestrado em Educação (2020) pela mesma Linha de Pesquisa. Cursa Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas (2017-) na UFRN. Possui graduação em História pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2010). É membro-pesquisador do Grupo de Pesquisa Filosofia e Engajamento na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e do Grupo Interdisciplinar de Avaliação de Políticas Públicas (GIAPP/UFRN). Tem experiência na área de Educação, Políticas Públicas e Ensino, com ênfase em Ensino de História e Sociologia, atuando nos ensinos médio e superior. Pesquisa os seguintes temas: educação, políticas públicas, políticas para juventude, movimentos sociais, engajamento e desigualdades sociais.

LIDIANA DA CRUZ PEREIRA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (2004), Graduação em Arte e Filosofia pela Centro Universitário Claretiano, Pós-graduada “Lato Sensu” em Metodologia do Ensino Superior e Inovações Curriculares – FARO (2005), Pós-graduada “Lato Sensu” Especialização em Mídias aplicada à Educação – UNIR (2013), Especialização em Metodologia do Ensino de Artes Visuais – UNINTER (20017), Especialização em Gestão da Educação à Distância – IFRO (2018), Pós-graduação “Stricto Sensu” Mestrado Acadêmico em educação – UNIR ( 2016). Atua como professora do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Professora de Arte do Ensino Médio com Mediação Tecnológica, Professora do Curso de Pedagogia Faculdade Sapiens. Tem experiência na área de Educação, Formação continuada de professores, tutoria em Educação a Distância. Ensino Superior Curso de Pedagogia. Grupo de Pesquisa – Práxis (UNIR).

MARA RÚBIA APARECIDA DA SILVA
Possui graduação em Letras – Inglês pela Universidade Federal de Uberlândia (2015). Possui graduação em Pedagogia pela Unipac (2015) Pós graduada/ Lato sensu em Tecnologia, Linguagens e Mídias em Educação pela IFTM e Mestre em Educação PPGED/FACED UFU (2017-2019) linha de pesquisa Trabalho, Sociedade e Educação. Vencedora da olimpíada Empreendedora Sebrae 2020. Atualmente pesquisa políticas públicas, trabalho docente e trabalho alienado.

MÁRCIA DA SILVA PEREIRA CASTRO
Professora Adjunta do curso de Graduação em Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Direitos Sociais (PPGSSDS) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduada em Serviço Social (1990) e Especialista em Antropologia (1998) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Mestre (2009) e doutora (2014) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Atualmente, é Diretora da Faculdade de Serviço Social (FASSO), membro do Comitê Institucional de Pesquisa e Inovação (CIPI) e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Mossoró-RN. Desenvolve atividades docentes na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos Históricos Teórico-metodológicos do Serviço Social, desenvolvendo, também, atividades de pesquisa e extensão com os seguintes temas: atuação profissional em Serviço Social, Estado, implementação e avaliação de Políticas Sociais, com destaque para a Política de Assistência Social e para as políticas pertinentes à área da criança e do adolescente. Integrante dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo Interdisciplinar de Estudo e Avaliação em Políticas Públicas (GIAPP/UFRN) e Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Públicas (GEPP/UERN). Tem orientado monografias e dissertações com temas referentes à política de assistência social, avaliação de políticas públicas e Estado.

MARCIA MARTINS
Graduanda do curso de Pedagogia Presencial Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Centro de Educação (UFRN/CE).

MARIA LÍLIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do curso de Pedagogia, do Programa de Pós-graduação em Educação/Ufopa e do Programa de Pós-graduação em Educação da Amazônia/PGEDA, Associação em Rede, polo/Ufopa. Coordenadora Adjunta do PPGE/Ufopa e do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA”. É vice- coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste Vice-presidente da Região Norte da Sociedade Brasileira de Educação Comparada/SBEC (2020-2022). Bolsista do CNPq – Brasil (nº do processo 304018/2018-0).

MARILIA MOROSINI
Prof. Titular PUCRS, Prof. ap. UFRGS. Coord. a CEES – Centro de Estudos em Educação Superior/PUCRS. Pesquisadora 1 A CNPQ. PD Universidade do Texas at Austin. Publicações com foco em enciclopédias de Educação Superior e Internacionalização da educação superior.

MELISSA VELANGA MOREIRA
Professora de Língua Portuguesa e Literatura. Foi professora substituta do Instituto Federal, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus – Colorado do Oeste. Licenciada em Letras/Português pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), com Pós-Graduação “Lato Sensu” em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Santo André, e Mestrado Acadêmico em Letras/Português pela Fundação Universidade Federal de Rondônia.

NIELLY LIZANDRA SILVA DE OLIVEIRA
Licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

ODORICO FERREIRA CARDOSO NETO
Professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Campus Universitário do Araguaia (CUA) possui Estágio pós-doutoral na UNB (2015), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002), graduação em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998), graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992), graduação em Filosofia pelo Instituto Filosófico de Apucarana (1986), experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, democracia, democratização, Plano Nacional de Educação (PNE) e gestão.

PEDRO ISAAC XIMENES LOPES
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2019). Cursou o Programa de Doutorado Sandui?che no Instituto de Educac?a?o da Universidade de Lisboa (2017). Possui, pela UFRN, bacharelado (2004) e licenciatura (2008) em Ciências Sociais, especialização em Gestão de Pessoas (2007) e mestrado em Ciências Sociais (2013). Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais da UFRN e membro da Comissa?o Pro?pria de Avaliac?a?o (CPA). Fez parte da Comissa?o do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2019 do Centro de Tecnologia. Já atuou como Tutor a Distância do Curso de Graduação em Pedagogia (2013-2018) e Professor Pesquisador Externo da Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social da UFRN (2016-2019). É docente dos Cursos da área de Educação da Universidade Potiguar (UnP). Tem experiência no campo da Educação, Avaliação de Políticas Públicas e Administração Pública.

POLLYANA LÚCIA MANGABEIRA
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Potiguar (2014). Atualmente, é graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande Norte.

POLLYANNA GRACY WRONSKI
Mestre em Contabilidade na Universidade Regional de Blumenau – FURB, Mestranda em Educação pela UNIOESTE – Fco Beltrão, possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro de Ensino Superior de Realeza (2012) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2007) – UNIOESTE. Atualmente é docente na REGES – Rede Gonzaga de Ensino Superior (Realeza – antigo CESREAL – Centro de Ensino Superior de Realeza) como professora de Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Análise de Custos, Perícia Contábil e Análise das Demonstrações Financeiras e no COLÉGIO REAL como professora de Ciências para o Ensino Fundamental e Biologia, Química e Matemática para o Ensino Médio.

PRISCILA ROSA DA FONSECA
Médica, formada pela Universidade Federal de Pelotas-RS. Possui pós-graduação Lato Sensu em Endocrinologia pela Faculdade IPEMED de Ciências Médicas – São Paulo. Possui participação em cursos de formação na área da saúde, bem como trabalhos publicados em anais de eventos e periódicos. Atualmente atua na Atenção Básica no município de Lucas do Rio Verde, Mato Grosso e com consultório particular nos municípios de Sorriso-Mato Grosso e Lucas do Rio Verde –Mato Grosso e como docente da UNI ATENAS. Ministra palestras sobre obesidade infantil, diabetes e alterações metabólicas.

RALF HERMES SIEBIGER
Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na área de Políticas e Gestão da Educação, especialista em Políticas Públicas e Planejamento Educacional pela Universidade Gama Filho (UGF), graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/Unemat/UFMT) na área de políticas de educação superior, e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Conselhos Municipais de Educação no Brasil (GEP-CMEBr). Professor Assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) na área de Metodologia Científica, no Campus de Sinop.

RENATA GABRIELE MACEDO DE ARAÚJO
Graduanda em Ciências biológica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atualmente é Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

RITA DE CÁSSIA ALVES
Pedagoga, Graduanda do Curso Letras Libras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

ROSEMEIRE DE ARAÚJO GOMES
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e mestrado em Educação, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2019), do Programa de Pós- Educação (POSEDUC), na linha de Políticas e Gestão da Educação, sendo orientada pela Professora Dra. Arilene Maria Soares de Medeiros. (UERN). É Professora da Educação Básica, da rede de ensino da Secretaria Municipal de Educação de Natal com experiência na área da Educação Infantil docência e coordenação Pedagógica de CMEIS (CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL) da rede. Atualmente desenvolve a função de Assessora Pedagógica e formadora no Departamento de Educação Infantil – SME/NATAL. As pesquisas versam sobre os conselhos escolares, a participação dos sujeitos nesses espaços, bem como as implicações e os desafios da gestão democrática, tendo como foco os espaços destinados a educação infantil, seu campo de atuação e pela relevância que essa etapa do ensino tem em seu fazer pedagógico.

SILVÂNIA PEREIRA DOS SANTOS
Possui Bacharelado em Serviço Social pela Estácio do Rio Grande do Norte, Licencianda em Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Pós-graduada no Ensino do Português e Linguística-UFRN, atua com crianças na Educação Básica de Ensino dos Anos Iniciais na rede privada de Ensino da cidade de Natal/RN. Atualmente é bolsista do Laboratório de Políticas Públicas Educacionais, sob coordenação da Prof.ª Dr.ª Andréia da Silva Quintanilha Sousa.

THAYSE MYCHELLE DE AQUINO FREITAS
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC/UERN). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEd/UFRN) na linha de pesquisa Educação, Estudos Socio-históricos e Filosóficos.

TIAGO DA SILVA BEZERRA
Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui especializações em Ensino da Língua Portuguesa e Matemática em uma perspectiva Transdisciplinar e Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atuei em várias funções no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gênero e Diversidade (NEGÊDI) e do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso (GETED) e exerci a função de professor mediador a distância em cursos técnicos. Atualmente exerço a função de parecerista na Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN),) da Revista Extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Revista Pró-discente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Além disso, sou membro integrante do Grupo Texto Livre da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e autor de livros da Novas Edições Acadêmicas.

VIVIANE DA SILVA MEDEIROS
Médica Veterinária graduada pela UFRPE, Doutora em Psicobiologia com ênfase em comportamento animal pela UFRN. Professora na Escola Agrícola de Jundiaí, trabalhando com comportamento e bem-estar animal, sanidade na aquicultura e criação de anfíbios e répteis. Atuando em projetos na área de educação em saúde e despertando vocações para ciências agrárias.

VIRGÍNIA MARIA DE MORAIS
Mestranda e Bolsista Integral CNPq do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades/PUCRS. Estágio docência na disciplina de Projeto de Trabalho de conclusão de curso e Trabalho de Conclusão de Curso no Curso de Pedagogia. Graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduação em Licenciatura em disciplinas especializadas do ensino médio pela Faculdade de Formação de Professores São Judas Tadeu/RS. Professora de Redação na área de língua portuguesa no Ensino Fundamental. Professora de Ensino Diversificado no Ensino Fundamental; Professora e organizadora de Laboratório de Aprendizagem de Redação, Leitura e Interpretação de Textos em escolas privadas de Porto Alegre. Experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração.