Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1795-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-1792-8
DOI: 10.24824/978652511795.9
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 170
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:2
OSCAR E. CORVÁLAN-VÁSQUEZ
Sociólogo e doutor em educação pela Universidade Toronto – Canadá. Foi pesquisador no Centro de Investigação e Desenvolvimento da Educa-ção no Chile e consultor da Organização Internacional do Trabalho – OTI. Atualmente é professor da Universidade de Talca – Chile.
IVETE CEVALLOS
Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Fundação Educacional de Votuporanga (1982), graduação em Física pela Universi-dade Federal de Mato Grosso (1992), mestrado em Educação pela Uni-versidade São Francisco-Itatiba (2005) e doutorado em Educação Mate-mática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011) com estágio na Universidade de Lisboa. Atualmente é professora assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso. Pós-doutora pela Universidade Federal de Rondonópolis com estágio Universidade de Sevilha, Espanha. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando com estágio supervisionado. Temas de pesquisa: licenciatura parceladas, professor formador de Matemática, professor pesquisador, profissionalidade do-cente; formação do professor e professor principiante. É membro do Grupo de Investigação sobre o Ensino e as Necessidades Formativas de Profissionais da Educação – GIENEF.
ROSEMARY BARBEITO PAIS
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005) onde pesquisou os “Modelos mentais usados pelos alunos para resolver problemas não convencionais”. Doutora em Educação pela PUC- Rio, pesquisando “Formação de Professores para o Ensino da Matemáti-ca”. É professora do Colégio Pedro II. Tem experiência na área de Edu-cação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Formação de Professores, Metodologia de ensino em EJA, Cotidiano Escolar.
EVANIL DE ALMEIDA CARDOSO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT (1992), especialização em Currículo do Ensino Fun-damental – Conteúdos e Metodologias na Área de 1º Grau – Nível I a IV, pela Universidade do Estado de Mato Grosso_UNEMAT (1994), Mestra-do em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (2004). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática? REAMEC – polo UFMT. Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus Cáceres-MT. Disciplina Conteúdos e Metodologia da Matemática para início da escolarização. Ênfase em Con-teúdos e Metodologia do Ensino, atuando com os temas: Educação, ensi-no de Matemática para Educação Infantil e Anos Iniciais, Formação de Professores e Educação Matemática.
JOSIMAR DE SOUSA
É Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003); doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009) e pós-doutorado em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa (2012). Atualmente é professor associado doutor da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pesquisa em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da matemática, formação de professores de matemática, desenvolvimento profissional, didática da matemática e estágio supervisionado. Coordena o Núcleo de Estudo pes-quisa em Educação em Ciências e Matemática – NEPECIM e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores de Matemática: formação inicial, saberes e identidade profissional – GRUPPROFMAT e o Projeto de Extensão Escola de Práticas em Ensino da Matemática. Tem vários livros publicados na área de formação inicial do professor de Matemática e práticas letivas do professor que ensina Matemática. Em alguns como autor e outros em colaboração com outros pesquisadores do Brasil e ou-tros países. É membro do Conselho Consultivo internacional do European Journals of Education Studies.
SIDIMAR MEROTTI VISCOVINI
É licenciado em matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Cáceres-MT. Tem especialização em metodologia de ensino de matemá-tica pela Faculdade Venda Nova Imigrante – Espírito Santo. É professor preceptor na licenciatura de matemática. Atualmente é professor de ma-temática na escola de educação básica da Rede Estadual de Ensino. Atu-almente é professor na cidade de Quatro Marcos – MT.
RENAN WILLIAN RODRIGUES LONGATI
É formado em Licenciatura Plena em Matemática (2017) pela Universi-dade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT campus Cáceres. Atualmente cursa o Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Educação na UNEMAT Cáceres, nível mestrado.